Política e economia internacional 2015

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
E o prémio para a notícia menos surpreendente do dia vai para...

O controlo de capitais imposto na Grécia, que apenas permite levantar até 60 euros por dia, vai durar pelo menos mais dois meses. A notícia é dada pelo ministro grego da Economia, George Stathakis, enquanto decorre o Eurogrupo em Bruxelas.

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1&did=193313

Lá se foi o Verão para muita gente. Agora os alemães vão punir o 'mau' comportamento:

http://www.sapo.pt/noticias/documento-misterioso-sobre-grexit-marca_55a15c2ebeea2ce95f462c69

Não é muito aconselhável ser mandão por muito tempo. Historicamente dá sempre bronca. Eles (alemães) que o digam.
 
Relativamente ao plano dos alemães relativamente à saída temporária da Grécia:

If that German finance ministry paper is a bit tl;dr, here's a digest of what it proposes:

a) to keep Greece in the euro:

- Place companies and other assets to be privatised into an independent trust committed to selling them and using the proceeds to pay off national debt

- Reform the public administration under the supervision of the European Commission.

- Legislate for automatic cuts in government spending if budget deficit targets are missed

And b)if that doesn't work out, the paper recommends a five-year euro holiday for Greece, with debt restructuring and "humanitarian and technical assistance".

http://www.telegraph.co.uk/finance/...ans-warn-reforms-are-too-little-too-late.html

Ou seja, sob o controlo das economias mais fortes (recordo que o Juncker foi 'indicado' pelos alemães).

Já de vez...

9Xsbolf.jpg
 
Última edição:
Como mera curiosidade deixo aqui um gráfico que reflete a balança comercial da Alemanha. Foi sempre um país exportador mas a entrada no euro criou um 'milagre'. A falta de flutuações na moeda (marco alemão vs. euro) impediu as correções económicas dentro da Europa:

seKpmey.png


Os problemas da Grécia também têm mantido o Euro baixo. O que tem ajudado a Alemanha.
 
Não deitem as culpas para cima da Alemanha.

São muitos os países que estão contra o acordo e fartos dos gregos.

Depois há países como Portugal e Espanha que estão cépticos.

Parece que só a França é que está a ser uma grande entusiasta do acordo.

Vai vencer a democracia e a vontade do povo europeu. A UE tem 28 países, se a memória não me falha, e o euro tem 19. Há vários anos que os gregos não respeitem acordos e prazos, agora chega!

E Portugal deve ter o mesmo tratamento se não cumprir aquilo a que se comprometeu.
 
As Wall Street frets over when the first interest rate hike in nine years will come, Federal Reserve Chair Janet Yellen is sticking to the script.

(...)

"Based on my outlook, I expect that it will be appropriate at some point later this year to take the first step to raise the federal funds rate and thus begin normalizing monetary policy," Yellen said in prepared remarks. "I want to emphasize that the course of the economy and inflation remains highly uncertain, and unanticipated developments could delay or accelerate this first step."

http://www.cnbc.com/2015/07/10/fed-...terest-rate-hike-to-come-later-this-year.html
 
Greece’s privatization program has failed to the tune of 94 percent, the International Monetary Fund claims in its recent report on Greek debt sustainability. It explains that state revenues from sell-offs up to March 2015 had amounted to 3.2 billion euros against an original target for 50 billion, set in 2011 during the fourth progress review of the first bailout agreement for the 2011-15 period.

http://www.ekathimerini.com/199080/...am-has-failed-as-banks-have-not-yet-been-sold

A new bailout for Greece could amount to between 82 and 86 billion euros, according to a eurozone document drafted Sunday and seen by AFP.

"The Eurogroup takes note of the possible program financing needs of between EUR 82 and 86bn, as assessed by the institutions," said the document compiled by eurozone finance ministers.

http://www.ekathimerini.com/199382/...-set-at-82-86-bn-euros-says-eurozone-document

Antes que haja indignação acerca da quantia, basta ver o destino do anterior dinheiro. Boa parte dele voltou para a origem ou não saiu do sistema financeiro:

VfW2l55.jpg
 
É o fim da linha para o governo Nacional-Socialista grego. Torna-se óbvio que todas as exigências dos países da Europa do Norte e de Leste visam apenas a queda do governo grego. As condições impostas para o 3º resgate, a serem aceites provocarão certamente a queda do governo pela perda de apoio parlamentar. Está à vista a formação de um governo de unidade nacional na Grécia, liderado por alguém de confiança das instituições europeias.

Está mais que visto que a maior parte dos membros da Zona Euro não confia neste governo para lhe emprestar mais 85 mil milhões de euros (e com razão). O governo grego entrou à bruta, sairá de mansinho, humilhado, deixando um país em condições bastante piores daquelas que encontrou quando tomou posse há 6 meses. Dá-me vontade de rir da estupidez (e sublinho a palavra porque é isso mesmo que é) de algumas alminhas lusitanas que tanto criticaram o pragmatismo do nosso governo. A sabedoria popular diz que mais vale um cobarde vivo do que um herói morto.

É verdade que havia alternativa à austeridade imposta pela Troika. As alternativas estão à vista, é só olhar para a Grécia que vai ter de escolher qual das alternativas à austeridade da Troika prefere: a perde total da pouca soberania que lhe resta ou o colapso de todo o seu sistema bancário, deixando a maior parte da população na mais absoluta miséria e rebentando totalmente com o pouco que resta do tecido económico grego.

Interessante que a posição da Grécia hoje é semelhante à da Alemanha do pós WWII. Na altura, para obter um perdão parcial da dívida e obter ajudas do plano Marshall (e da URSS no caso da Alemanha Oriental), esta teve de abdicar de toda a sua soberania. A RFA vendeu-se à NATO (ainda hoje há bases americanas na Alemanha), a RDA vendeu-se à URSS.
Em democracia a população escolhe quem os governa, e são parte responsável pelas suas acções. E depois sofre na pele. Com a devida distância (por muito louco que seja Tsipras, não chega aos calcanhares da insanidade de Hitler) os alemães cometeram o erro em 1933 de eleger o NSDAP .Os gregos em 2015 cometeram o erro de eleger o Syriza. Dois erros históricos, que deveriam servir de aviso para outras paragens (Le Pen, Podemos, e afins).
 
se a Grécia voltar a imprimir moeda nunca irá à falência. Como usa a moeda dos outros faliu.

Quantos países no mundo compartem moeda? muito poucos.

Usar uma moeda comum é um absurdo, entre várias outras coisas.
 
É o fim da linha para o governo Nacional-Socialista grego.

Há aqui uma confusão qualquer.
O nacional socialismo é um movimento nacionalista e racista. O Syriza é coligação maioritariamente trotskista.

Em democracia a população escolhe quem os governa, e são parte responsável pelas suas acções. E depois sofre na pele. Com a devida distância (por muito louco que seja Tsipras, não chega aos calcanhares da insanidade de Hitler) os alemães cometeram o erro em 1933 de eleger o NSDAP .Os gregos em 2015 cometeram o erro de eleger o Syriza. Dois erros históricos, que deveriam servir de aviso para outras paragens (Le Pen, Podemos, e afins).

Não me parece que o Podemos tenha proposto a expulsão dos judeus, africanos e árabes.

Dá-me vontade de rir da estupidez (e sublinho a palavra porque é isso mesmo que é) de algumas alminhas lusitanas que tanto criticaram o pragmatismo do nosso governo. A sabedoria popular diz que mais vale um cobarde vivo do que um herói morto,

Outras civilizações mais antigas que a nossa nomeadamente a persa dizem que mais vale ter um exército de 5 leões que um de 500 carneiros.

Qual foi o pragmatismo do nosso governo? A do cobarde? os cobardes também são mentirosos.
 
Editado por um moderador:
se a Grécia voltar a imprimir moeda nunca irá à falência. Como usa a moeda dos outros faliu.

Quantos países no mundo compartem moeda? muito poucos.

Usar uma moeda comum é um absurdo, entre várias outras coisas.
Claro!... Quanto mais moeda imprimir, menos ela valerá... Veja-se o exemplo do Zimbabué. A inflação disparará, como a moeda é fortemente desvalorizada deixam de poder importar bens, etc... Vai haver fome, vai haver carros na estrada muito velhos (Cuba...). Mas tornar-se-á um destino ainda mais interessante de férias para quem tiver Euros no bolso... com muito pouco comprarão muito. Pobres Gregos, não merecem isso!
 
A longo prazo acho mais interessante termos uma moeda forte que uma moeda fraca.

Quanto ao turismo. Que empregos bem remunerados oferece? É importante mas não há país de médias dimensões que dependa apenas do turismo e seja rico. São todos pobres. A Grécia não tem capital para se reindustrializar e ninguém vai querer investir num país dominado pela extrema-esquerda.

Daqui a uns tempos os gregos verão como estavam enganados. Se a Grécia colocar os salários e as pensões ao nível de Portugal tem o problema da dívida resolvido e o desemprego cairá.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.