Se a Merkel é racista e xenófoba? Não faço ideia. Talvez. Mas mesmo que o seja, nunca o seria na sua plenitude, de forma assumida. Ou não teria a profissão que tem. Se bem que, ainda ontem ou hoje, se manifestou relativamente a este tema e foi bem clara.
Se há pessoas que colam rótulos às outras, isso é com elas. Eu abomino isso e sinto profunda repulsa por quem o faz. E tenho todo o direto de expressar a minha opinião. Isso reflecte-se no facto de, no que me é possível e nas várias vertentes da minha vida, me pôr a milhas de gente assim. Para mim as pessoas são indivíduos e é assim que as encaro: não têm género, nem cor de pele, nem nacionalidade, nem orientação sexual, nem religião (desde que me a não imponham!) nem coisa nenhuma. Encaro-as como seres únicos e é assim que as avalio e decido se as quero na minha vida ou não. Devo isso à educação que, felizmente, recebi que mais do que me transmitirem teorias da treta, me fizeram, desde cedo, conviver com seres humanos das mais diversas origens.
A maior parte dos preconceituosos deste país são parolos que acham que o mundo é aquilo que a vista deles alcança do jardim ou da varanda. Mas são estes mesmos parolos que colocam nas costas dos outros a responsabilidade dos problemas do mundo, os primeiros a ficarem danados quando sofrem nos costados os preconceitos de outros ignorantes de outros lados, o que não deixa de ser engraçado de se ver. Faz-me lembrar uma das ironias da crise: muito boa gente que em tempos passados dizia à boca cheia que não queria cá pretos e romenos e ucranianos e brasileiros foram obrigados a meter a viola no saco, fazer as malinhas e agora são eles, fora de portas, os pretos, romenos, ucranianos e brasileiros lá do sítio. Um fartote de rir.
Enquanto os Portugueses colam rótulos a estes e aqueles, outros colam rótulos aos Portugueses. Sim, porque por essa Europa fora, para muito boa gente (tão ignorantes como os que aqui critico, naturalmente), ser Português é, à partida, preguiçoso, bêbedo e agressor. É, como diz o outro, uma questão de perspectiva...
P:S: os ilhéus, como deves saber, também não fogem aos rótulos que gostam de lhes colar. Coisa particularmente notória se se lerem as caixas de comentários de jornais online sobre as regiões autónomas, nomeadamente se o tema 'dinheiro' vier à baila...