Política e economia internacional 2020

Apesar de o Latim ainda ser falado no Vaticano, tanto o Latim como o Grego antigo são línguas mortas, e estão ambas classificadas como tal.

Não me leves a mal, mas eu prefiro simplesmente falar português, de preferência sem acordo ortográfico.

Sim mas eu não disse para assassinar as línguas todas e falarmos todos latim.
Como sabes temos o inglês como língua franca sem precisar de fazer isso :lol:

Uma das razões apresentadas para uma federação europeia é competir com os EUA como grande potência. Ora, mantendo o inglês como língua franca da UE, isso não faz qualquer sentido.
Uma das batalhas mais importantes para ser potência é a batalha cultural.
Enquanto os jovens chineses estiverem enclausurados sem fazerem trocas culturais com o resto do mundo (como os sul coreanos com o K-pop) , a China nunca será uma grande potência comparável aos EUA. A cultura é importante.

Uma das razões apresentadas para uma federação europeia é competir com os EUA como grande potência. Ora, mantendo o inglês como língua franca da UE, isso não faz qualquer sentido.
Uma das batalhas mais importantes para ser potência é a batalha cultural.
Enquanto os jovens chineses estiverem enclausurados sem fazerem trocas culturais com o resto do mundo (como os sul coreanos com o K-pop) , a China nunca será uma grande potência comparável aos EUA. A cultura é importante.

Tem toda a razao nisso. Mas tambem nao acho que a cultura Europeia seja assim tao diferente da Americana. Diria mais que temos uma cultura Ocidental. E a cultura é extremamente mutavel.

Na verdade foram os países colonialistas que influenciaram primeiro a cultura americana, no entanto com o domínio dos EUA a cultura Anglo-saxónica americana invadiu a Europa e o mundo.
Está a acontecer o mesmo com a cultura Hispânica e lusa da América Latina.

Na verdade foram os países colonialistas que influenciaram primeiro a cultura americana, no entanto com o domínio dos EUA a cultura Anglo-saxónica americana invadiu a Europa e o mundo.
Está a acontecer o mesmo com a cultura Hispânica e lusa da América Latina.

Entao por isso mesmo. A cultura expanda-se por ela, com as migracoes e os movimentos de pessoas e tambem os gostos da multidao. A Europa continua a ser prezada pelos seus museus, estetica, arquitetura. Nao existe local no mundo com maior atracao ao turismo que a Europa e isso diz muito. A Europa continua a ser vista como um local de bem estar, qualidade de vida, liberdade, etc. Isso para mim é o mais importante e tem de ser preservado. E acho que a UE enquanto projeto e instituicao ajuda a preservar isso.

Entao por isso mesmo. A cultura expanda-se por ela, com as migracoes e os movimentos de pessoas e tambem os gostos da multidao. A Europa continua a ser prezada pelos seus museus, estetica, arquitetura. Nao existe local no mundo com maior atracao ao turismo que a Europa e isso diz muito. A Europa continua a ser vista como um local de bem estar, qualidade de vida, liberdade, etc. Isso para mim é o mais importante e tem de ser preservado. E acho que a UE enquanto projeto e instituicao ajuda a preservar isso.

Sim mas se a União Europeia se justifica apenas por motivos económicos e políticos então faz mais sentido defender uma integração ocidental ou global ao invés de europeia. Assim faz parecer que a democracia liberal é uma coisa de "europeus" e não da humanidade.

Parece-me que a UE poderia e deveria fazer mais para promover o cinema e a música europeia dentro do Continente. Em Portugal nos anos 60 ouvia-se muita música espanhola, italiana e francesa nas rádios. Hoje em dia? Nada. Além disso o cinema europeu que teve tanto sucesso nas décadas de 50, 60 ou 70, desapareceu das nosas salas. Há uma dominância total em Portugal do que vem dos EUA e isto deveria acabar. Precisamos de mais diversidade cultural. Itália e França têm excelente música pop e cinema, por que carga de água não chegam a Portugal?

Parece-me que a UE poderia e deveria fazer mais para promover o cinema e a música europeia dentro do Continente. Em Portugal nos anos 60 ouvia-se muita música espanhola, italiana e francesa nas rádios. Hoje em dia? Nada. Além disso o cinema europeu que teve tanto sucesso nas décadas de 50, 60 ou 70, desapareceu das nosas salas. Há uma dominância total em Portugal do que vem dos EUA e isto deveria acabar. Precisamos de mais diversidade cultural. Itália e França têm excelente música pop e cinema, por que carga de água não chegam a Portugal?
Parece-me uma questão de anglicismo, o inglês é relativamente fácil de aprender, enquanto o francês e o Italiano não o são.
Penso que isto terá começado nos anos 70 com o Rock'N Roll. De qualquer forma, antes dos anos 70 o Estado Novo censurava muito do que vinha dos EUA, e dessa forma havia mais cinema francês e Italiano, mas é apenas a minha opinião.

Em 24 horas, ~800 recuperados e ~400 mortos na Lombardia.

O resto de Itália, felizmente, não está no mesmo estado. E é bom que se enfatize isso.

Os números chineses eram tanga aquando da epidemia. Continuam a ser tanga.

O Rouhani diz que 70% dos iranianos poderão ser infetados. Muita gente continua na rua porque têm que ganhar a vida.

Nunca se saberá o real impacto do vírus no Irão.

Última edição:
Em 24 horas, ~800 recuperados e ~400 mortos na Lombardia.

O resto de Itália, felizmente, não está no mesmo estado. E é bom que se enfatize isso.

Os números chineses eram tanga aquando da epidemia. Continuam a ser tanga.

O Rouhani diz que 70% dos iranianos poderão ser infetados. Muita gente continua na rua porque têm que ganhar a vida.

Nunca se saberá o real impacto do vírus no Irão.
Tópico errado, este é o tópico de política Orion.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
sou muito pró Europa vejo filmes de todo o lado, gosto muito do Sueco parece que falam a cantar, quanto ao Inglês tem de existir uma língua franca e o inglês tem tudo para o ser esta muito espalhada e é fácil de aprender.
Ps. O Inglês actual é o chamado Inglês comercial muito mais simplificado o original é como qualquer língua é complexo

sou muito pró Europa vejo filmes de todo o lado, gosto muito do Sueco parece que falam a cantar, quanto ao Inglês tem de existir uma língua franca e o inglês tem tudo para o ser esta muito espalhada e é fácil de aprender.
Ps. O Inglês actual é o chamado Inglês comercial muito mais simplificado o original é como qualquer língua é complexo

Estás errado. Toda a gente que diz que o inglês é a única língua com capacidade de ser a língua franca está errado, e se disser que é por ser simples ainda mais errado está.
A única razão é esta:

ppGWf8p.png

Depois é um ciclo virtuoso.
Quando uma língua se torna franca mais poder os países onde essa língua é a materna/oficial ganham.

Última edição:
Se a China ultrapassar os países anglofonos em termos de economia só tem um problema. A falta de comunicação entre jovens e artistas de lá e de todo o mundo imposta pelo regime.
A Coreia do Sul e o Japão não têm esse problema e o que vemos aqui no ocidente? Nichos de jovens muito interessados nessas culturas e idiomas.

Estás errado. Toda a gente que diz que o inglês é a única língua com capacidade de ser a língua franca está errado, e se disser que é por ser simples ainda mais errado está.
A única razão é esta:

ppGWf8p.png

Depois é um ciclo virtuoso.
Quando uma língua se torna franca mais poder os países onde essa língua é a nativa ganham.
é sim por ser fácil achas que o mandarim se aprende do pé para a mão e ainda para mais tem mil idiomas estas bem deslocado da realidade . a facilidade com regras simples muito disseminada o mandarim só aparece por via do puro volume de falantes tal como o Hindi praticamente não se fala fora de fronteiras, e algo que tem Chinês em vez de mandarim não espanhol em vez de castelhano não vale o os bites de memoria onde esta guardado