Política e economia internacional 2020

As câmaras municipais não constroem hospitais.
Questionável. Não é competência integral das autarquias, mas têm um papel essencial, não só na pressão sobre a tutela, mas porque no final são chamadas a pagar uma boa parte. É assim com as Urgências do CHTV, em que a CMV avançou com a sua parte quando era devido mas o Estado não. Se calhar no Algarve podia ser ao contrário, porque em vez de o gastar onde se deve as autarquias gastar milhares (em Viseu também) em vigas de ferro com ferrugem e deboches culturais.

Eu não acredito na descentralização. É um mantra. Na prática as coisas são mais complexas e depois não funcionam. Existem inúmeros exemplos que me dão razão. É preciso pensar muito bem as coisas, ponto por ponto. Por exemplo, há quem defenda que as autarquias contratem os professores. Ora na prática isto leva apenas a um caminho: entradas com cunha, e posterior degradação do sistema de ensino público. Eu sei como se manipulam as entradas na função pública e nas empresas públicas a nível local.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Portugal está fortemente dependente da economia europeia. E a economia europeia será fortemente abalada por este evento. Quem julga que a economia portuguesa vai sobreviver só porque não fica 1 ou 2 meses em "lockdown", está enganado. Não vai sobreviver de qualquer forma. Além disso é preciso estabilidade governativa na missão de recuperar essa economia. Acham que algum governo sobrevive a dezenas de milhar de mortos devido a um surto descontrolado e a defesa do governo for "mas ao menos mantivemos as esplanadas cheias". A população neste momento quer a saúde e o bem-estar dos seus. Se a coisa correr bem no factor social, mais confiança no governo, mais confiança no SNS, mais confiança nas instituições, mais força haverá para recuperar a economia.

• Gosto
Reactions: meteo
Mas digam então quais são as medidas mais agressivas que devemos tomar. Justifiquem porque devemos entrar em Estado de Emergência. Porque neste momento já temos o país a funcionar nos mínimos essenciais.
Não disse que era necessário mais medidas, do que as que estão agora implementadas. Aliás, para dizer que é necessário ou não, só se fosse da área de saúde o podia dizer. O que digo é que se conseguirmos que isto não alastre de forma disparatada como em Itália, poderemos voltar à vida normal mais rapidamente.
Ainda há algumas coisas que se podem fazer, como por exemplo agilizar as compras de supermercado, a partir de casa, e recebermos lá as compras. Pelo menos para as pessoas mais idosas, seria algo muito proveitoso. Outra das coisas que se podia fazer era despachar do Cais do Sodre ou de outros locais qualquer turista que se mantenha na rua a beber, após as horas permitidas.

Pelo exemplo de Itália, não tenho capacidade de criticar esta ou aquela medida, que seja mais agressiva.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Eu não acredito na descentralização. É um mantra. Na prática as coisas são mais complexas e depois não funcionam. Existem inúmeros exemplos que me dão razão. É preciso pensar muito bem as coisas, ponto por ponto. Por exemplo, há quem defenda que as autarquias contratem os professores. Ora na prática isto leva apenas a um caminho: entradas com cunha, e posterior degradação do sistema de ensino público. Eu sei como se manipulam as entradas na função pública e nas empresas públicas a nível local.

A única solução não democrática para o despesismo é o estado central cortar financiamento ao poder local. Mas como se sabe isso gera descontentamento, da esquerda á direita. E há sempre uns (autarquias com bom trabalho) que pagam por outros.

A solução democrática é as pessoas votarem bem nas autárquicas.

Depois há coisas que não se controlam, como os fundos europeus. Isto é assim aqui como em África . Os EUA “deram” muito dinheiro a Moçambique que foi simplesmente usado para pagar luxos de alguns.
Depois as pessoas menos críticas preferem o “pelo menos fez (o mínimo)” e votam nos criminosos. Para não falar no caciquismo.

• Gosto
Reactions: Mjhb e frederico
Duvido muito que qualquer um de nós, se cuidasse de idosos, ou tivesse 1 filho doente, vulnerável, fosse levantar a bandeira económica nesta fase da proliferação do coronavirus. Há que ter uma gestão de prioridades. E eu nem estou envolvido em nenhum destes 2 casos, mas por isso e também por respeito a quem cuida dos doentes, vamos lá esquecer por 1 semana a parte económica da coisa. Temos muito tempo para isso. Para não chegar à situação de Itália, só temos agora.

Para mim o resultado desta sondagem é uma surpresa muito positiva. Nunca pensei que pudesse ser uma questão tão fracturante na sociedade espanhola e demonstra que a Monarquia foi enfiada pela goela abaixo dos espanhóis no meio da Constituição que permitiu a Espanha tornar-se num estado de direito. Se calhar seria interessante referendar-se a Monarquia:

A Republica em Espanha poderia ser o primeiro passo para uma Federacao iberica com Portugal...
Eu nem quero pensar nisso. Uma república em Espanha seria uma desgraça para as línguas e culturas minoritárias do Norte, que nada têm a ver com a castelhana... :intrigante:
Uma república por lá poderia ser o fim do nosso país, já que por lá tem crescido, nos últimos anos, o interesse para criar uma união ibérica. E uma união com Espanha seria catastrófica para a nossa cultura e costumes. Num curto espaço de tempo, os cartazes passariam a estar quase todos em espanhol, a SIC e TVI provavelmente passariam também a falar em espanhol, o país seria infetado com rádios de flamenco, passodoble, reggae latino... (sobretudo no Sul)... A médio-longo prazo seria também uma desgraça a nível linguístico, pois o português é a sexta língua mais falada do mundo. E a nível histórico, pois a História de Portugal passaria a ser completamente desvalorizada por cá, tal como já é por lá neste momento. :sweat::disgust::hmm:

A República em Espanha só concluiria a divisão de Espanha em vários países independentes: Galícia, País Vasco, Catalunha e, talvez, também a região Valenciana.
Duvido muito... Mas sim, se as culturas minoritárias não forem protegidas, acontecerá isso mesmo. :rolleyes:

Duvido muito...

Não te esqueças que, historicamente, Espanha como país só existe há 500 anos (união à força, porque unidade entre galegos, bascos, catalães e restantes espanhóis é "só para Inglês ver"), para além de vários movimentos e algumas guerras de independência ao longo destes séculos.
Se considerar-mos o início da "reconquista" cristã da Península, houve vários reinos (países) que estiveram mais tempo independentes do que como uma parte de Espanha...

Última edição:
Eu nem quero pensar nisso. Uma república em Espanha seria uma desgraça para as línguas e culturas minoritárias do Norte, que nada têm a ver com a castelhana... :intrigante:
Uma república por lá poderia ser o fim do nosso país, já que por lá tem crescido, nos últimos anos, o interesse para criar uma união ibérica. E uma união com Espanha seria catastrófica para a nossa cultura e costumes. Num curto espaço de tempo, os cartazes passariam a estar quase todos em espanhol, a SIC e TVI provavelmente passariam também a falar em espanhol, o país seria infetado com rádios de flamenco, passodoble, reggae latino... (sobretudo no Sul)... A médio-longo prazo seria também uma desgraça a nível linguístico, pois o português é a sexta língua mais falada do mundo. E a nível histórico, pois a História de Portugal passaria a ser completamente desvalorizada por cá, tal como já é por lá neste momento. :sweat::disgust::hmm:

És muito dramático. Até parece que essas coisas acontecem em piloto automático sem as populações darem um ai ou ui.

• Gosto
Reactions: ClaudiaRM