Política e economia internacional 2020

"Se respeitares ligeiramente mais a democracia, a gente paga-te a mesada". Resigno-me a aceitar que possa ser a única opção com entidades externas à UE, mas cá dentro que só está quem quer acho completamente escusado...

A democracia (e tudo o que ela implica) não se compra nem se vende. Isto não é como a venda da indulgência na IC... Cortes nos fundos afectam directamente o povo. A Hungria (as Hungrias) ou cumprem e podem estar ou não cumprem e saem. De outra forma, porque continua de fora a Turquia?

• Gosto
Reactions: N_Fig
Mais ou menos.

Uma coisa é querer entrar na UE. Outra é estar dentro dela tendo perfeita noção de que não é possível sair dela sem haver enormes problemas.

Isso depois depende da realidade de cada país.
Mas se acham que a democracia não é importante, podem sempre sair, não é? Querendo os benefícios, cumpram os requisitos. Esta espécie de "Estás na União Europeia mas não vos concedemos o subsídio X" é que não me cheira bem...
Exato. É esse mesmo o argumento subjacente aos vetos, bloqueios...

De resto, não sei qual é a novidade.

Só haverão decisões/medidas significativas quando estiver tudo para estoirar. E ninguém vai ficar satisfeito.
E nas condições atuais esta perda de tempo poderá ser grave...
O Rutte tem eleições para ganhar em Março. Nada melhor para a coesão interna do que inimigos externos. O jogo é intemporal.
...e é especialmente mau quando cheira a tanga para eleitor holandês ouvir

Mas se acham que a democracia não é importante, podem sempre sair, não é? Querendo os benefícios, cumpram os requisitos. Esta espécie de "Estás na União Europeia mas não vos concedemos o subsídio X" é que não me cheira bem...

Não querem e sabem que é impossível expulsar. Depois arranja-se uns 'amigos', que raramente faltam, para mostrar que não são caso único.

Os restantes candidatos à entrada na UE também não são grande coisa em termos democráticos. Mas dão jeito em termos económicos e geo-políticos.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Vocês são meninos maus por isso devem levar menos fundos mesmo que seja para lidar com as consequências de uma m**** da qual não têm culpa nenhuma ao mesmo tempo que ignoramos as merdas todas das quais têm, efectivamente, culpa. De facto, faz todo o sentido...

Isso parece-me um bitaite ideologicamente motivado.

Factos? Ainda falta um bocado bem grande para ultrapassar a Croácia. E também volto ao mesmo: Poucas receitas fiscais, pouco emprego, pouco aumento do poder de compra. Ao menos holandeses e irlandeses têm postos de trabalho para compensar.

Relembro que o típico holandês e irlandês está muito mais endividado que o típico português. Como tal, não há grande paciência para as generalizações habituais.

• Gosto
Eu entendo isso, mas estamos numa situacao de excecao. É assim tao dificil chegar a um acordo? A Holanda é dos países que mais beneficia com a UE. Tem alguma necessidade de estar constantemente a ser do contra e a bloquear tudo? Ainda por cima montantes que sao 'peanuts' quando comparado com os orcamentos nacionais. Além disso, é divida comum que pode ser paga através de impostos Europeus. Talvez a minha frustracao se deva pelo facto de ser mais federalista.

Edit: A minha comparacao com os EUA ou a China nao é obviamente nesse sentido. Eu sei que nao sao a mesma coisa. A questao é que neste momento o mundo caminha para dois blocos rivais: China e os EUA, e se a UE quiser ter algum poder no meio dos dois, tem de se unir e impor.
Bloquear tudo? Caro amigo, a Holanda é tão membro da União como qualquer um dos restantes 26, e tem direito de veto como qualquer um dos restantes 26, todos têm o seu direito de veto. Além do mais, não é só a Holanda. É a Holanda, a Dinamarca, a Finlândia, a Áustria e a Suécia. Provavelmente Rutte dá a cara porque tem eleições em breve, é real politik, mas a postura é comum aos 5 países.
Concordamos que é um tempo excecional, e por isso mesmo estou certo que se vai chegar a um acordo mais cedo ou mais tarde. Mesmo que demore uma semana inteira, é assim tanto tendo em conta que há que acolher 27 sensibilidades diferentes em algo tão importante quanto o montante de dívida que está em jogo e a criação de impostos europeus? Recordo que vários países rejeitaram a criação de mecanismos de tributação comum por referendos. Esses povos, por mais que possa discordar deles, não são mais nem menos que o nosso ou qualquer outro.

O problema dos federalistas é achar que milhares de séculos de história, economias diferentes, ambientes políticos diferentes, geografias diferentes, culturas e estruturas sociais diferentes se unem numa federação em 3 tempos. Vai demorar, e muito. Todas as federações que foram montadas à pressa ou caíram rapidamente ou se aguentaram por mão autoritária. Calma com as integrações.

Isso parece-me um bitaite ideologicamente motivado.

Factos? Ainda falta um bocado bem grande para ultrapassar a Croácia. E também volto ao mesmo: Poucas receitas fiscais, pouco emprego, pouco aumento do poder de compra. Ao menos holandeses e irlandeses têm postos de trabalho para compensar.

Relembro que o típico holandês e irlandês está muito mais endividado que o típico português. Como tal, não há grande paciência para as generalizações habituais.
Não sei por quê. Há pouco que me aproxime ideologicamente da Bulgária, sequer. Apesar de tudo, nos últimos 16 anos a Bulgária aumentou o GDP per capita em mais de 9x, são 900% de aumento. Obviamente não se tratará de impostos baixos (apenas), mas teria sido diferente com um regime de impostos elevados? Quem saberá?

O típico holandês e o típico irlandês estão mais endividados que o típico portugues, mas o próprio artigo que partilha coloca-os próximos ou acima de 200% do GDP per capita médio da UE27, enquanto Portugal está nos 79%

• Gosto
Estou com os países do norte ele sabem para onde vai muito desse dinheiro e vêmo-lo todos os dias nas estrada ou num sitio bonito com piscina, por isso querem controlar para onde vai para não acabarem nos stands da jaguar ou ferrari

Não sei por quê. Há pouco que me aproxime ideologicamente da Bulgária, sequer. Apesar de tudo, nos últimos 16 anos a Bulgária aumentou o GDP per capita em mais de 9x, são 900% de aumento. Obviamente não se tratará de impostos baixos (apenas), mas teria sido diferente com um regime de impostos elevados? Quem saberá?

O típico holandês e o típico irlandês estão mais endividados que o típico portugues, mas o próprio artigo que partilha coloca-os próximos ou acima de 200% do GDP per capita médio da UE27, enquanto Portugal está nos 79%

Toda a Europa de leste começou muito de baixo, como bem sabes. E isso torna o cenário português ainda pior (mas isso é outra conversa).

De resto, mantenho o que escrevi:

-> O que não faltam por esse mundo fora são países com enquadramentos fiscais muito baixos (Bulgária, Rússia, ilhotas do atlântico, pacífico e caraíbas...) que não são 'ricos' (nas métricas que interessam). É preciso mais.

-> Se o tópico é 'viver acima das possibilidades' e 'irresponsabilidade', bom, não se deve parar no governo. Acho que a seguinte métrica não deixa grandes dúvidas.

XpjDeNV.png

Há problemas de despesa governamental, sem dúvida. Contudo, e novamente, deve-se ter mesmo muito cuidado com as generalizações. Algumas delas simplesmente não são verdade.

Última edição: