Política e Economia internacional 2026

A propogação deste surto tem características sui-generis.

Das duas três. Ou estes passageiros estiveram todos expostos ao agente roedor numa das suas visitas na Argentina, ou então faziam orgias a bordo. O número de casos que tem aparecido não parece compatível com a propogação que só é possível com um contacto "muito íntimo", como tem sido referido por alguns epidemologistas.

Também paira a dúvida no facto de estar toda a gente bem a desembarcar nas Canárias e subitamente 3h depois estão positivos e a dar entrada no hospital com estado de saúde deteriorado. Continuo a achar que o risco é limitado mas parece-me que continuaŕa a pairar a desconfiança nalguns organismos, como a OMS. E isso é nada bom para eventuais pandemias vindouras.
Não há qualquer indício, para já, de que o Hantavírus tenha um risco sequer semelhante ao da COVID no que toca à propagação - a comunidade científica conhece este vírus há décadas, o SARS-CoV-2 no início de 2020 era algo novo e apenas tínhamos informação pouco transparente vinda da China. -> A razão mais plausível pela qual muitos passageiros no cruzeiro contraíram a doença deve-se ao ambiente isolado e à possível sobrelotação do cruzeiro em questão, aliado ao período de tempo relevante em que estiveram em alto mar.

Espero, sinceramente, estar certo, porque se não estiver estamos realmente todos lixados... :unsure:

• Gosto
Reactions: hurricane e Hawk
Sim, tudo indica que não tem potencial pandémico. Mas com taxas de mortalidade de 35% não tem que ter potencial pandémico para causa preocupação.

O conhecimento acerca deste vírus não parece tão unânime assim. Parece que esta estirpe teve um surto bem caracterizado na Argentina em 2019. Mas não se sabe muito mais além disso, ao contrário dos outros Hantavirus que ocorrem por contacto com roedores, onde nesses sim parece haver bastante conhecimento acumulado.

Não há qualquer indício, para já, de que o Hantavírus tenha um risco sequer semelhante ao da COVID no que toca à propagação - a comunidade científica conhece este vírus há décadas, o SARS-CoV-2 no início de 2020 era algo novo e apenas tínhamos informação pouco transparente vinda da China. -> A razão mais plausível pela qual muitos passageiros no cruzeiro contraíram a doença deve-se ao ambiente isolado e à possível sobrelotação do cruzeiro em questão, aliado ao período de tempo relevante em que estiveram em alto mar.

Espero, sinceramente, estar certo, porque se não estiver estamos realmente todos lixados... :unsure:

Se fosse como o Covid, tinha começado numa ponta e terminado noutra. A preocupação não é o potencial pandémico. É a taxa de mortalidade. Nunca gostei de cruzeiros. A ideia de estar enfiada numa lata no meio do oceano sempre me causou espécie. Não exactamente por causa de um vírus, como é o caso, mas porque sempre pensei nas hipóteses mais comuns, como um avc ou um enfarte. Cruzeiros para mim só no Douro...

• Gosto
Reactions: hurricane
O navio deverá partir das Canárias para os Países Baixos esta tarde com 30 tripulantes a bordo. Durante as próximas 4 noites estará a navegar em águas portuguesas. Da mesma forma que os outros países se prepararam para receber os seus cidadãos, é importante que esteja em vigor um plano de contingência caso seja necessário evacuar um tripulante doente para um hospital português. Terá alguém pensado nisso?

• Haha
Reactions: "Charneca" Mundial
A preocupação não é o potencial pandémico. É a taxa de mortalidade.
A taxa de propagação é um tema relevante. É literalmente devido à elevada taxa de propagação que tivemos que aguentar todas as restrições da COVID de forma a não rebentar o sistema de saúde por completo, apesar de a COVID, antes das vacinas, ter uma taxa de letalidade de 2% - mais alta que a da gripe comum, mas consideravelmente mais baixa que a de outras doenças (como a do hantavírus). O hantavírus tem uma taxa de propagação baixa apesar da sua taxa de mortalidade elevada, logo, com cooperação internacional, será possível que isto acabe por não se espalhar para além do surto no navio de cruzeiro. Toda a informação que existe aponta para esse cenário, e esperemos que assim seja. :unsure:

A taxa de propagação é um tema relevante. É literalmente devido à elevada taxa de propagação que tivemos que aguentar todas as restrições da COVID de forma a não rebentar o sistema de saúde por completo, apesar de a COVID, antes das vacinas, ter uma taxa de letalidade de 2% - mais alta que a da gripe comum, mas consideravelmente mais baixa que a de outras doenças (como a do hantavírus). O hantavírus tem uma taxa de propagação baixa apesar da sua taxa de mortalidade elevada, logo, com cooperação internacional, será possível que isto acabe por não se espalhar para além do surto no navio de cruzeiro. Toda a informação que existe aponta para esse cenário, e esperemos que assim seja. :unsure:

Se a taxa de propagação tivesse alguma semelhança à da Covid, dentro de um navio aquilo tinha corrido de uma ponta à outra. Vai fazer em Junho 2 anos que o meu pai estava numa unidade de reabilitação e houve um surto. Em pleno verão. Dos utentes escaparam 2 (ambos tinham tido Covid recentemente). De resto foi tudo. Os enfermeiros e auxiliares praticamente nem se testaram porque sabiam que estavam positivos mas dadas as circunstâncias tinham de continuar a trabalhar. Eu tive cuidado mas certamente fui infectada antes de saber que havia bicheza a circular. Fui todos os dias visitar o meu pai na mesma porque ele e o colega de quarto testaram positivo antes de mim. A sorte é que como estavam todos vacinados, não houve necessidade sequer de nenhum utente (na sua esmagadora maioria idosos e bastante debilitados) ser transportado ao hospital, quanto mais morrer. Foi a oportunidade de eu observar in loco aquilo que eu já sabia na teoria: o poder da vacinação. Em conversa com uma enfermeira, com o mesmo número de utentes, no surto anterior à vacinação em massa, tinham morrido 4 utentes. Já nem sabia quantos tinham necessitado de hospitalização. Dito isto, é natural que haja receio. Ainda temos quase todos um pouco de ptsd. E é claro que todos quantos estiveram naquele navio têm razão para estar com medo. Mas estou convicta que em termos de contágio não haverá grandes problemas. Já quanto ao destino de quem estiver infectado, é mais complicado de prever.

E depois 'notícias' destas. Enfim...

O norovírus é bem menos grave que o hantavírus. -> Raramente causa mortes e, para a maioria dos infetados, os sintomas tendem a ser ligeiros.

Seja como for, têm sido tempos arriscados para quem anda de cruzeiro. Dois grandes surtos num curto espaço de tempo é obra... :shocking:

O norovírus é bem menos grave que o hantavírus. -> Raramente causa mortes e, para a maioria dos infetados, os sintomas tendem a ser ligeiros.

Seja como for, têm sido tempos arriscados para quem anda de cruzeiro. Dois grandes surtos num curto espaço de tempo é obra... :shocking:

Existem cerca de 2500 grandes surtos de norovirus anualmente, só nos EUA. No entanto existe uma agenda mediática para dar particular expressão aos ocorridos em cruzeiros...

Esta notícia é ridícula. Qualquer creche/infantário tem disto com fartura. E os pais das crianças que o digam. Parece que é mesmo para instalar o pânico entre os menis informados/mais preguiçosos. Não gosto de cruzeiros e não gosto de ilhas. Nada contra quem gosta mas a ideia de estar rodeada de água por todos os lados sempre me foi desconfortável. Mais por pensar em problemas de saúde súbitos do que por estas questões. Também tenho direito às minhas pequenas manias.

• Gosto
Reactions: hurricane
Esta notícia é ridícula. Qualquer creche/infantário tem disto com fartura. E os pais das crianças que o digam. Parece que é mesmo para instalar o pânico entre os menis informados/mais preguiçosos. Não gosto de cruzeiros e não gosto de ilhas. Nada contra quem gosta mas a ideia de estar rodeada de água por todos os lados sempre me foi desconfortável. Mais por pensar em problemas de saúde súbitos do que por estas questões. Também tenho direito às minhas pequenas manias.
Se não fosse esta situação do Hantavírus, provavelmente nem seria notícia. A comunicação social está bem a espalhar o pânico, seja no que for, pois na meteorologia é exatamente igual. Não sei se é só em Portugal ou se nos outros países também é assim, mas é uma tristeza.

Agora não se vão calar enquanto continuarem a surgir casos confirmados de Hantavírus.
A preocupação é mesmo o facto de ser um vírus com uma taxa de letalidade algo elevada, mas este facto também torna o seu nível de contágio mais reduzido do que o Covid.
Como já referiste, se fosse semelhante ao Covid, tinha contagiado o navio inteiro e já havia aqui pano para mangas devido às pessoas que também andaram nos aviões.

E depois 'notícias' destas. Enfim...

Os cruzeiros sao o pior sitio para se ficar doente. Eu confesso que já diz dois com os meus pais, apesar de nao ser algo que me chame a atencao. No primeiro, a minha mae apanhou um gripe do pior. No segundo (o ano passado) fui eu que apanhei, e tinha passado o inverno todo sem ficar doente. Foi preciso ir para um cruzeiro já a meio de maio.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Os cruzeiros sao o pior sitio para se ficar doente. Eu confesso que já diz dois com os meus pais, apesar de nao ser algo que me chame a atencao. No primeiro, a minha mae apanhou um gripe do pior. No segundo (o ano passado) fui eu que apanhei, e tinha passado o inverno todo sem ficar doente. Foi preciso ir para um cruzeiro já a meio de maio.

Ofereçam-me/convidem-me para tudo menos viagens em cruzeiros. Não, obrigada. Façam à vontade que eu cá não me meto na vida de ninguém mas eu não vou. Isto já vem desde muito longe mas depois do que vivi com o meu pai, piorou. Qualquer coisa pode acontecer a qualquer pessoa em qualquer altura. E podemos ter ajuda médica atempada e morrermos ou ficarmos dependentes na mesma mas chamem-lhe fobia, como já me o disseram, que eu continuo a não considerar irracional ter medo de não ter ajuda médica (quase) imediata no caso de um avc, um enfarte, uma embolia pulmonar, um aneurisma.

Alguns soldados israelitas foram captados em vídeo a sodomizar um detido.

Depois de ser publicitado, foram detidos.

Houve uma enorme manifestação na prisão a exigir a libertação dos soldados.

Os soldados foram para a TV defender-se.

As acusações foram retiradas.

Ninguém quis saber.

Hamas!

Anos depois há uma ínfima minoria que finalmente acorda para a vida sabendo-se lá há quanto tempo tinham a história em mãos e há uma enorme indignação.

Parte dos que nunca quiseram saber continuarão com a cabeça enterrada na areia. Hamas! (excetuando o facto de que há demasiados que são torturados e libertados sem acusações formalizadas).

A outra parte vai ajustar a retórica. Deeply concerned, certamente.

aNtIsSeMiTiSmO!

Última edição: