Aristocrata, nós, quem?
Eu não sou com certeza.
Nunca votei em qualquer um dos partidos que nos governou e causou esta crise. Nunca contraí empréstimos. Nunca usufruí de nenhum dinheiro que fosse um "chulanço". Até de serviços públicos, raramente usufruí. Nem nunca dei o meu dinheiro aos bancos. A dívida pública, a austeridade, o desemprego não têm nada a ver comigo. Mas será que têm a ver com outros "nós", com outros portugueses?
Então Aristocrata, quem é o culpado em Portugal estar como está?
Que portugueses? Não digam que são todos.
Agora sei que toda esta crise têm que ter responsáveis apurados; governos anteriores PS e PSD, ou os bancos, ou a união europeia.
Duvido que tenha sido a maioria do povo directamente responsável por esta crise. Duvido que tenham sido a maioria das pessoas honestas e que trabalham, seja no público ou no privado. Agora, sei que foi uma maioria dessas pessoas honestas que votou nos partidos que nos enfiaram nesta crise, e que apoiaram esquemas que nos levaram a esta crise.
Esquemas como por exemplo, dar poder de decisões políticas e económicas, e até da emissão da moeda (e agora das políticas de austeridade) que é decidida por políticos, economistas e banqueiros europeus, que não são portugueses e e nunca foram eleitos democraticamente.
Apesar disso a nossa perda de soberania foi na verdade decidida pelos portugueses que votaram no PS e PSD que quiseram a entrada nesta Europa unida economicamente e que nos levou à miséria.
Portanto, eu posso culpar a Alemanha, mas mais culpa têm os nossos governos, e mais culpa têm os portugueses que os elegeram.
Mas eu nunca fiz parte em nada disto.
David: cigarras? Não compreendo porque dizes isso. Eu tenho somente resultado do que trabalho, não sou cigarra, mas queixo-me da forma injusta como esta Europa (e governos portugueses que a apoiam) estão a destruir a vida dos portugueses que trabalham e mal ganham para viver a vida.
Quem têm sorte emigra ou já tinha um emprego seguro. Agora eu por exemplo, que se quiser voltar a Portugal, não vou ter qualquer sorte, por mais que me esforce, no público ou com um negócio privado. E a culpa? De quem disse.
Isto nada tem a ver com cigarras e formigas. É mais os leões do poder a comer as presas da população. E no meio alguns com sorte que se safam, como eu e tu.
Agora podes ter a certeza que se não tivesses sorte, ias pensar de forma diferente. Por exemplo, se tivesses um filho e não conseguisses ter um emprego ou continuar o teu negócio.
Volto a repetir: os Alemães não são os "maus" da Europa.
NÓS somos os verdadeiros culpados da crise no nosso país e não eles.
Fazer de um país o "carrasco" da nossa crise é
lançar achas para a fogueira e
sacudir a água do capote...
Enquanto não percebermos que somos efectivamente aqueles que podem resolver os problemas internos...não vamos lá!