Pôr do Sol



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,230
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Dia 18, 4ªfeira, pilar solar e um sol virtual, vinte minutos depois de desaparecer o sol real. São efeitos relacionados.

WCIu8ZF.jpg


IWh83QO.jpg


hg2joV8.jpg


(ainda há mais fotos com outros aspectos deste poente)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,230
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Fotos do poente que tirei no início da semana, dia 21, segunda-feira:

:thumbsup: Pureza e beleza de cores! Tens uma bela vista elevada do horizonte oceânico, qual é altitude aí? Aqui os 20m já permitem a linha de visão tanger o horizonte a 16 Km. Em geral, de uma forma aproximada, esta distância em Km é igual a 3.57 vezes a raiz quadrada da altitude relativa, em metros, do observador. Se o horizonte fôr o mar, a altitude é a absoluta. A 100m de altitude absoluta o observador verá um objecto sobre o mar até à distância de 35,7 Km aproximadamente. Isto significa que se um navio estiver mais distante do que este valor, começa a ser cortado. O ponto mais elevado do navio desaparecerá da vista quando a distância exceder aqueles 35,7 Km de um valor igual à distância do horizonte correspondente à altura desse ponto do navio acima do mar. É ainda interessante notar que a hora exacta do ocaso, quando o limbo superior do sol desaparece, depende de dois factores e é sempre mais tarde do que a hora indicada normalmente (ou mais cedo, para o nascente). Os factores são, a altitude do observador e a refracção atmosférica nas camadas baixas, ambas variáveis. O efeito da refracção permite-nos ver ainda o sol quando ele na verdade já está geometricamente abaixo do horizonte. E quanto mais alto estiver o observador, mais tarde se põe o sol.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,230
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Por do sol ontem, na Nazaré

:cool: belos momentos! E apanhaste o raio verde!

EOS 700D, canon EF75-300, sem tripe'

:thumbsup: isso é que é mão firme. Mantiveste o ISO 100, e a abertura em que valor f/? Porque conseguiste uma muito boa profundidade de campo. Em 300mm à mão, mesmo com prática, é difícil descer da velocidade 1/200.
 

nelson972

Cumulus
Registo
22 Abr 2010
Mensagens
355
Local
Mira de Aire
:cool: belos momentos! E apanhaste o raio verde!



:thumbsup: isso é que é mão firme. Mantiveste o ISO 100, e a abertura em que valor f/? Porque conseguiste uma muito boa profundidade de campo. Em 300mm à mão, mesmo com prática, é difícil descer da velocidade 1/200.

Obrigado!

Dados da foto:
tirada as 17:07
ISO 200
comp. exp : -0.7
F/16
1/200 seg
300mm

A lente e' de baixa qualidade, mas da' para brincar um bocadinho, ir buscar pormenores la' longe.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,230
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Obrigado!

Dados da foto:
tirada as 17:07
ISO 200
comp. exp : -0.7
F/16
1/200 seg
300mm

A lente e' de baixa qualidade, mas da' para brincar um bocadinho, ir buscar pormenores la' longe.

Cena mais luminosa do que eu pensava então. E com o ISO 200 até conseguiste f/16, por isso está tudo tão nítido em profundidade. Lá está, para o 1/200 já é precisa uma "boa mão". Normalmente a regra para o limite está no 1/ #zoom, portanto abaixo de 1/300 para a 300mm já é a zona difícil.

Essa 75-300mm é mesmo da Canon? Eu tive a 75-300mm e era bastante boa até 250mm. Também tive a 70-300 da Sigma, que rapidamente se deteriorou e acima de 200mm era francamente má.
 
  • Gosto
Reactions: nelson972

nelson972

Cumulus
Registo
22 Abr 2010
Mensagens
355
Local
Mira de Aire
A lente e' esta :

111.jpg


Lente barata, de geração anterior, para ter alguma capacidade de zoom. Sei que deveria apostar em lentes de melhor qualidade, mas simplesmente não posso gastar muito dinheiro em hobbies. :)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,230
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A lente e' esta :

111.jpg


Lente barata, de geração anterior, para ter alguma capacidade de zoom. Sei que deveria apostar em lentes de melhor qualidade, mas simplesmente não posso gastar muito dinheiro em hobbies. :)

:thumbsup: Precisamente a que eu usei, bem barata agora sem dúvida! Ainda é utilizável, mas o desgaste já não proporciona uma focagem decente (centenas de milhar de utilizações em condições abusivas) :hehe:.