Previsão do Tempo e Alertas - Agosto 2008

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Aqui fica o mapa do dia...
wind3285032and32mslpeurxr3.gif



O ECMWF está modelar uma situação típica de Outono para o início de Setembro. Mas claro, ainda falta muito tempo....
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
O ECMWF está modelar uma situação típica de Outono para o início de Setembro. Mas claro, ainda falta muito tempo....

Há agora, ao contrário dos últimos dias, uma grande disparidade entre os principais modelos a partir do 4º, 5º dia.Nada a que já não temos assistido no passado.O GFS,coloca o centro dessa depressão bem mais a nordeste e bem menos vigorosa;o que na Ibéria fará toda a diferença .
São muitos dias .Sobretudo nesta altura do Ano.
Se para um horizonte menos vasto,se para 3 ,4 dias há este diz que disse,este vem que não vem trovoadas,este "oh diabo !!! aos poucos foram tirando quase tudo", e o que parecia certo e seguro surge agora ténue cinzento esbatido,
se assim é ,
olhemos sempre para esses mapas (previsões) com o sobrolho circunspecto.No mínimo.
Está pois difícil saber o que ,desde já, aí vem.Sabemos de alguma instabilidade
depois deste calor que ainda não chegou ao litoral oeste,mas que já tem data marcada para ir-se embora.Desconfiamos que mais uma vez a montanha irá parir um rato.Ou somos nós ,sempre nesta espera que pode enregelar os ímpetos,mas não mata a paixão que nos molda mais para o que queremos do que para o que vemos?
Uma bela trovoada de Verão???
Onde? Onde? A espera tem sido tanta que já faria Kms para ver uma.
Onde vão estar???
De início era mais a norte,agora até podem ocorrer no mar.
de ínicio não havia dúvidas.Agora há cada vez menos certezas.
Vamos esperar que a previsão actual do IM se confirme.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Há agora, ao contrário dos últimos dias, uma grande disparidade entre os principais modelos a partir do 4º, 5º dia.Nada a que já não temos assistido no passado.O GFS,coloca o centro dessa depressão bem mais a nordeste e bem menos vigorosa;o que na Ibéria fará toda a diferença .
São muitos dias .Sobretudo nesta altura do Ano.
Se para um horizonte menos vasto,se para 3 ,4 dias há este diz que disse,este vem que não vem trovoadas,este "oh diabo !!! aos poucos foram tirando quase tudo", e o que parecia certo e seguro surge agora ténue cinzento esbatido,
se assim é ,
olhemos sempre para esses mapas (previsões) com o sobrolho circunspecto.No mínimo.
Está pois difícil saber o que ,desde já, aí vem.Sabemos de alguma instabilidade
depois deste calor que ainda não chegou ao litoral oeste,mas que já tem data marcada para ir-se embora.Desconfiamos que mais uma vez a montanha irá parir um rato.Ou somos nós ,sempre nesta espera que pode enregelar os ímpetos,mas não mata a paixão que nos molda mais para o que queremos do que para o que vemos?
Uma bela trovoada de Verão???
Onde? Onde? A espera tem sido tanta que já faria Kms para ver uma.
Onde vão estar???
De início era mais a norte,agora até podem ocorrer no mar.
de ínicio não havia dúvidas.Agora há cada vez menos certezas.
Vamos esperar que a previsão actual do IM se confirme.

Bom dia,

Penso que a trovoada ninguém a tirará, se vem mais ou menos vioenta isso já não se sabe. Que zonas irá afectar isso também será incógnito e só mesmo na hora se poderá ter mais noção. Mas que ela vem lá isso continuo aa acreditar bastante.

Só uma nota final para o muito calor previsto para 5ª feira...é tão bom ver aquela temperatura ali :hehe: :trovao::nicephoto:

gfs-1-42kub2.png
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Bom dia,

Penso que a trovoada ninguém a tirará, se vem mais ou menos vioenta isso já não se sabe. Que zonas irá afectar isso também será incógnito e só mesmo na hora se poderá ter mais noção. Mas que ela vem lá isso continuo aa acreditar bastante.

Só uma nota final para o muito calor previsto para 5ª feira...é tão bom ver aquela temperatura ali

Bom Dia pessoal..

mirones ja viste bem os nossos vizinhos espanhois..tiveram trovoadas durante a madrugada e manha..:w00t:

http://www.aemet.es/es/eltiempo/observacion/rayos
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Uma breve passagem pela run das 0z e uma vez que a das 6z estará quase a sair, indica pelo menos a manutenção das condições propícias a ocorrência de trovoada em todo o país, nomeadamente quinta feira no sul e sexta no norte! O tempo que falta anima as hostes, mas aconselho a não euforia... estas situações são sempre muito incertas! Mas sonhemos ;)
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Bom Dia pessoal..

mirones ja viste bem os nossos vizinhos espanhois..tiveram trovoadas durante a madrugada e manha..:w00t:


Bom dia Brunomc,

É verdade, olhando aqui podemos ver isso mesmo:

http://www.aemet.es/es/eltiempo/observacion/rayos

Ainda que tenham sido na sua esmagadora maioria descargas negativas (numa proporção de 1 - /150 +). Não nos podemos queixar, se olhando para o potencial actual (CAPE) nessa zona e vemos que daqui a partir do final do dia de amanhã temos o país quase todo a amarelo com partes laranja e mesmo a escurecer esse laranja com indices de 3 e mesmo 4, poderemos ter realmente um bom espectáculo (espero que sem incidentes graves). Hoje poderemos lá para a noite já ver o 1º aviso do estofex sobre este episódio.

Cumps.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
INFORMAÇÃO INSTITUTO DE METEOROLOGIA:

Continente


Previsão para 4ª Feira, 27 de Agosto de 2008

REGIÕES NORTE E CENTRO:
Céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito
nublado até meio da manhã nas regiões do litoral a norte do Cabo
da Roca.
A partir da tarde, aumento gradual da nebulosidade nas regiões do
interior com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e
trovoadas.

Vento fraco (inferior a 15 km/h).
Pequena subida da temperatura máxima, em especial nas regiões
do interior.

Neblina ou nevoeiro matinal.

REGIÃO SUL:
Céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no Alto
Alentejo.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando temporariamente
moderado (20 a 30 km/h) de noroeste nas regiões do litoral Oeste.
Pequena subida de temperatura.Neblina ou nevoeiro matinal.

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1,5 a 2 m.
Temperatura da água do mar: 16-17ºC
Costa Sul: Ondas de sueste com 1 a 1,5 m.
Temperatura da água do mar: 18-19ºC

TEMPERATURAS MÁXIMAS PREVISTAS
PORTO - 24ºC
LISBOA - 29ºC
FARO - 29ºC

OS METEOROLOGISTAS: JOSÉ DA COSTA TÊSO E MARGARIDA GONÇALVES
Previsão para 5ª Feira, 28 de Agosto de 2008

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.

Vento em geral fraco (10 a 20 km/h) do quadrante leste, soprando
moderado (20 a 30 km/h) no Algarve.
Pequena subida da temperatura máxima nas regiões do litoral Oeste.

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1,5 a 2 m.
Temperatura da água do mar: 16-17ºC
Costa Sul: Ondas de sueste com 1 m.
Temperatura da água do mar: 18-19ºC

JDACT E MG
Previsão para 6ª Feira, 29 de Agosto de 2008

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros e trovoadas.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante sul,
soprando temporariamente moderado (20 a 35 km/h) nas terras altas.
Pequena descida de temperatura, em especial da máxima.

JDACT E MG
Previsão para Sábado, 30 de Agosto de 2008

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros e trovoadas, mais prováveis nas regiões Norte e Centro.

Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante sul,
soprando temporariamente moderado (20 a 35 km/h) nas terras altas.
Descida da temperatura máxima.

OS METEOROLOGISTAS: JOSÉ DA COSTA TÊSO E MARGARIDA GONÇALVES
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Bom dia,

Penso que a trovoada ninguém a tirará, se vem mais ou menos vioenta isso já não se sabe. Que zonas irá afectar isso também será incógnito e só mesmo na hora se poderá ter mais noção. Mas que ela vem lá isso continuo aa acreditar bastante.

Só uma nota final para o muito calor previsto para 5ª feira...é tão bom ver aquela temperatura ali :hehe: :trovao::nicephoto:

gfs-1-42kub2.png





Tenho que corrigir acerca do muito calor, será calor normal e não mais de 30 ,31º para Lisboa, terá que se reparar, e não me canso de escrever com um geopotencial com valores baixos não poderá haver muito calor porque se reflete em todos os niveis da atmosfera.
O gfs de vez enquanto aumenta muito as temperaturas.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
O gfs de vez enquanto aumenta muito as temperaturas.

Mas por vezes também faz exactamente o contrário. Eu quando falei em muito calor tenho a noção do que disse. Sei perfeitamente que não estava a falar de temperaturas de mais de 34ºC em Lisboa e perto dos 40ºC no interior.

Vamos esperar para ver se amanhã não haverá muito bons distritos em alerta amarelo/laranja por causa da temperatura.

Cumps.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
A minha resposta tem haver com o geopotencial previsto para amanhã e com o tefigrama e com as temperaturas mostradas pelo ecmwf gratuitas(tem que se ver todos os modelos e não só um):).
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
A minha resposta tem haver com o geopotencial previsto para amanhã e com o tefigrama e com as temperaturas mostradas pelo ecmwf gratuitas(tem que se ver todos os modelos e não só um):).

Exacto, mas esse baixo geopotencial, é o potenciador das trovoadas...a tal DANA. A meu ver qunato maior for o gradiente térmico entre o goepotencial e a 850hpa, melhores as condições para a ocorrência de trovoadas, digo eu :rolleyes:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Exacto, mas esse baixo geopotencial, é o potenciador das trovoadas...a tal DANA. A meu ver qunato maior for o gradiente térmico entre o goepotencial e a 850hpa, melhores as condições para a ocorrência de trovoadas, digo eu :rolleyes:



Eu não me referi à potenciação de trovoadas relacionado com esta cut off, mas sim a valores altos de temperatura como foi colocado no post.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Eu não me referi à potenciação de trovoadas relacionado com esta cut off, mas sim a valores altos de temperatura como foi colocado no post.

Ok, percebi o que querias dizer. Estás a querer dizer que o gradiente de temperatura será compensado em altitude amenizando as mesmas à superfície.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Sim:D:)
E eu não acredito que sejam muito violentas, pois a energia á superficie não será a sufeciente para gerar violentas trovoadas, teria que haver mais dias com componente de leste para que houvesse maior acumulação de energia, e na costa ocidental a água teria que ter mais 2 ou 3º para haver mais calor latente, e assim mais espectáculo.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Concordando com o que dizes, ainda assim e apenas como mera previsão pessoal (qual borda-dágua :D) que penso se atingirá 34ºC em Lisboa e os 40ºC no interior, começando a descer significativaemnte as mesmas com a entrada da DANA. A meu ver haverá um momento com pico máximo da temperatura nesses valores... :p (sou teimoso)