Previsão do Tempo e Alertas - Fevereiro 2008

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Ainda estamos longe do Domingo, mas segundo as previsões do freemeteo a partir de Domingo virá :huh: a tão desejada chuva? :rain:
A tendência é de chuva para o sul, e possibilidade de neve :w00t: na Serra da Estrela.

freemeteo17kd5.jpg
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: sempre a aprender

Meu caro Vince agradeço-lhe a explicação que deu ao fórum sobre a lógica que enfoca os modelos meteorológicos.
Até morrer estarei sempre a aprender. E hoje aprendi muitíssimo, mais uma vez aqui no Fórum.

Obrigado. Aquilo que eu expliquei foi apenas uma forma simples e pouco técnica de explicar algumas coisas dos modelos, uma coisa muito resumida e grosseiramente simplificada. Para quem quiser aprofundar o assunto, há aqui alguns documentos já mais complexos sobre o Ensemble, etc:

http://www.ecmwf.int/newsevents/training/rcourse_notes/GENERAL_CIRCULATION/index.html

Ainda bem que esta aqui o expert Vince para ir dando aos "rookies" umas luzes sobre o comportamento dos modelos!:

Não sou expert nenhum, de qualquer forma obrigado.

]ToRnAdO[;59015 disse:
É oficial???

Claro que não é oficial, é quase uma brincadeira, mas talvez pudesse não ser. Como os espanhois tem DANA porque tiveram necessidade de clarificar o conceito de Gota Fria que é usado de forma errada para um sem número de situações em Espanha, nós poderiamos ter DINA (depressão isolada nos niveis altos) ou DISA (depressão isolada em altura) ou outra sugestão qualquer para a Upper Level Low (ou Cutoff Low se estiver na fase isolada). Isto porque em Portugal não há termos oficiais para dezenas ou centenas de coisas e à medida que vai crescendo um interesse mais profundo das pessoas pela meteorologia começa a fazer falta alguma terminologia mais específica. Numa reunião que eu e o Minho tivemos recentemente com o I.M. pusemos essa questão e foi-nos dito que internamente usavam terminologia inglesa para termos inexistentes em português, e que os espanhois é que por tradição traduzem tudo como talvez saibam, basta ver o que eles fazem às vezes até com bandas de música em que chegam a traduzir o nome da banda.

Mas já que se falou deste assunto, a tal wiki que se falou aqui há uns tempos e que em breve existirá aqui no MeteoPT, terá um dicionário/glossário para gradualmente todos os que quiserem e puderem irem contribuindo e traduzindo alguma terminologia inglesa. Haverá mais pormenores em breve sobre o assunto.
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
vince

Numa reunião que eu e o Minho tivemos recentemente com o I.M.

boas

deve ser por estas reuniões que não se pode falar mal do I.M. :D:D:D

ESTOU A BRINCAR, a critica que lhes faço é apenas o desleixo e a apatia meteorológica na divulgação de dados online e na informação à população

ex: o motivo pelo qual a pagina quando mais precisamos dela ou está lenta ou não funciona, mais um exemplo, o motivo pelo qual o radar de chuva com chuva não funciona.

gostaria de saber se ouve alguma comunicação dada pelo I.M. em relação a este assunto se possível e também sobre o que eles acham deste novo movimento meteorológico, que está cada vez mais forte em portugal.

abraços
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
]ToRnAdO[;59007 disse:
Boas noites malta...

Sei que nao tenho estado muito activo mas vou estando sempre em cima do assunto...

Ora bem, parece que as mudanças andam no ar...

Os modelos nao tem estado a lidar bem com o LEVANTE sentido nos ultimos dias e assim ira continuar nos proximos... o que tem estado a provocar forte ondulação e ventos fortes tal como neste momento esta aqui em V.R.S.A. e tambem tem provocado uma variaçao termal entre camadas atmosfericas tanto a 500mb com 700mb. Tanto ao ver pelas imagens de satelite varias L localizadas a sul do pais estao a formar permitindo assim que celulas solitarias se formem no sul da Penisula podendo provocar aguaceiros e possibilidades de trovoadas...

O Levante continua a mexer com o Atlantico como na depressao que esta a emitir linhas de instabilidade para a zona Madeirense... mas se reparem o centro esta ao contrario do que os modelos dizem esta a chegar-se mais para o continente criando possibilidade de linhas instaveis afectarem o centro e sul do pais se assim continuar...

Digo e repito o AA já era e agora atençao as CUT LOW que se podem formar em qualquer lado sem avisar...:thumbsup:

Totalmente de acordo :D :thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
vince
ESTOU A BRINCAR, a critica que lhes faço é apenas o desleixo e a apatia meteorológica na divulgação de dados online e na informação à população

Eu sei que estás a brincar mas é importante não fazer essa ligação pois alguns poderão eventualmente fazer essa associação de forma maldosa. Eu mesmo critico às vezes o IM, ainda ontem o fiz no tópico da sondagem da temperatura máxima. Aquilo que já foi decidido pela administração do forum há muito tempo atrás foi deixar claro e de forma explicita para a moderação do forum que aqui existe liberdade de expressão e critica, mas dentro do respeito quer por pessoas quer por instituições, seja o IM ou outra qualquer. E isso já é assim há muito tempo, muito antes da reunião. Foi decidido desde que o Minho, e posteriormente eu e o Rog fomos convidados para administrar e moderar o Forum.

gostaria de saber se ouve alguma comunicação dada pelo I.M. em relação a este assunto se possível e também sobre o que eles acham deste novo movimento meteorológico, que está cada vez mais forte em portugal.

Todas as criticas e sugestões que tem aparecido no forum com mais insistência foram transmitidas ao IM, era esse um dos vários objectivos da reunião por parte deles. A maioria das criticas não é novidade nenhuma para eles e eles são os que mais desejam que algumas coisas sejam melhores mas nem sempre há os recursos necessários.
Quanto ao movimento, sim, estão a assistir a tudo isto com muito interesse e até a estudar que de forma se pode aproveitar melhor esta "rede" de pessoas interessadas e dispersas geograficamente.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
VINCE

Pronto, como nao conhecia essa expressao de DISA ou DINA que para mim ate hoje em termos meteo era inesistente... mas percebi...;)

Minho

Nao se pode dizer que a expressao Gota Fria em termo Portugues seja errada e nao se pode substituir um termo não oficial por um ja existente e ja usado anteriormente porque assim se quer ou por uma proposta efectuada, quanto a mim muito interessante... Estiveram bem os dois, mas escolheria DISA!!:thumbsup:

DINA ---> NAH, nao cola no ouvido ''vem ai uma dina'':lmao:

DISA é mais tecnico, e mais meteorologico...

-----------------------------OFF TOPIC------------------------------

Voltando ao que é...

Adoro as saidas (18h) a partir das 96h da GFS e na concordancia com os outros modelos...

Parece que é desta k á molho...
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Apenas para informar que o Iceberg não desapareceu, continua por aqui ... :lol:

O meu pouco tempo disponível não permite a minha participação neste forum como eu desejaria, mas estou sempre atento aos desenvolvimentos do mesmo.

Reunião com o IM ? Fantástico, isto está mesmo a evoluir! :thumbsup:

Parabéns aos Administradores e a todos os membros deste fantástico forum. :palmas:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
[quote=']ToRnAdO
Minho

Nao se pode dizer que a expressao Gota Fria em termo Portugues seja errada e nao se pode substituir um termo não oficial por um ja existente e ja usado anteriormente porque assim se quer ou por uma proposta efectuada, quanto a mim muito interessante... Estiveram bem os dois, mas escolheria DISA!!:thumbsup:

[/quote]

Tornado, claro que se pode utilizar o termo gota fría. Eu só aproveitei o teu post para dar a conhecer um termo para esse fenómeno inventado cá pelo fórum :thumbsup:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Apenas para informar que o Iceberg não desapareceu, continua por aqui ... :lol:

O meu pouco tempo disponível não permite a minha participação neste forum como eu desejaria, mas estou sempre atento aos desenvolvimentos do mesmo.

Reunião com o IM ? Fantástico, isto está mesmo a evoluir! :thumbsup:

Parabéns aos Administradores e a todos os membros deste fantástico forum. :palmas:

Ora seja bem aparecido!

Estar fora do MeteoPT por motivos de trabalho só é bom sinal :) Que todos os que estiverem ausentes estejam sempre só por esse motivo, haja saúde! :)



Saúde é coisa que o nosso Anticiclone tem! Agora o dos Açores foi de férias mas está outro sobre a Europa para o substituir. E que bem o faz... 1040hPa!

Os ensembles são verdadeiramente um pesadelo, só nos vale mesmo o facto das temperaturas regressarem para valores próximos do normal...


mt8portoens640x480ri7.jpg


E nada, absolutamente nada parece quebrar este estado das coisas...
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Eu sei que estás a brincar mas é importante não fazer essa ligação pois alguns poderão eventualmente fazer essa associação de forma maldosa. Eu mesmo critico às vezes o IM, ainda ontem o fiz no tópico da sondagem da temperatura máxima. Aquilo que já foi decidido pela administração do forum há muito tempo atrás foi deixar claro e de forma explicita para a moderação do forum que aqui existe liberdade de expressão e critica, mas dentro do respeito quer por pessoas quer por instituições, seja o IM ou outra qualquer. E isso já é assim há muito tempo, muito antes da reunião. Foi decidido desde que o Minho, e posteriormente eu e o Rog fomos convidados para administrar e moderar o Forum.



Todas as criticas e sugestões que tem aparecido no forum com mais insistência foram transmitidas ao IM, era esse um dos vários objectivos da reunião por parte deles. A maioria das criticas não é novidade nenhuma para eles e eles são os que mais desejam que algumas coisas sejam melhores mas nem sempre há os recursos necessários.
Quanto ao movimento, sim, estão a assistir a tudo isto com muito interesse e até a estudar que de forma se pode aproveitar melhor esta "rede" de pessoas interessadas e dispersas geograficamente.

boas

:thumbsup:

abraços
 

Snow

Cumulus
Registo
25 Jan 2006
Mensagens
364
Local
Mouriscas - Abrantes
amigos cada vez temos mais gente interessada no "nosso" forum.

Faço um apelo aos que passam pelo forum diariamente, de modo a registarem-se e participarem.

Ando para ver se compro uma estação metereologica, para participar de forma mais assidua no forum. Aconselham-me o que?

Temos excelentes membros no forum, e isso ja nao passa despercebido ao país, inclusive o nosso IM

Abraço amigos:thumbsup:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Boas noites:
-Os principais modelos estão a esta altura de acordo para os próximos dias.
Sueste, sueste, sueste.Advecção persistente de sueste, assim tem sido nos últimos dias ,assim continuará e se fosse em julho ou Agosto já estaria a provocar uma vaga de calor histórica,não só por cá ,mas em toda a Europa Ocidental.
Em Fevereiro surge este ar de Primavera sobretudo no Litoral norte e tempo ameno um pouco por toda essa mesmo Europa.
Mas depois de tanto sueste e também por causa dele , há forte possibilidade de instabilidade já para o fim de semana e especialmente no SW alentejano e Algarve. Mas nada que pareça ameaçar o cinturão Anticiclónico de Lisboa a Instambul, de Londres a Varsóvia.Esse cinturão ameaça perdurar, apesar de esporádicos episódios de instabilidade.
Vai voltar a chover um pouco.Talvez nem chegue ao Norte.
Ainda e sempre cautelas e caldos de galinha...
E ainda e sempre "ainda falta Inverno"...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
... An area SW of Portugal ...

A SSE-ward moving upper-level low encounters warmer SSTs ( at or above 20°C ) and in combination with cooler mid-levels widespread instability release will be the result. As surface depression establishes ties with a very moist subtropical airmass to its south a nice theta-e ridge downstream of this feature develops and in combination with aforementioned environmental conditions, instability could reach 1000 J/kg during the latter part of the forecast period but mainly just out of the area of responsibility. Shear could be adequate for an isolated organized thunderstorm risk, especially when the depression moves further to the east than currently anticipated.

in Estofex

A propósito da temperatura da água que o Estofex refere, aqui fica o mapa das anomalias (sábado passado)

anomalia.gif

http://www.nhc.noaa.gov/tafb/atl_anom.gif