Previsão do Tempo e Alertas - Fevereiro 2008

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Não devemos nunca na termodinâmica da atmosfera embandeirar em arco.Nem alinhar pelas compensações . O GFS, acompanhado por outros modelos quando insiste em 21 deste mês nesta adveçcão fria para o próximo fim de semana

maro2mc0.png
,

eu próprio , pensei, é agora,
afinal este Inverno não se pode despedir sem uma boa entrada fria,
é agora,vai ser agora e há que alertar amigos para a eventualidade de excursões à neve ,
sempre ressalvando a imponderabilidade de tal juízo,
e a 27 deste mês o que temos para este fim de semana?
Muito sol,muitas neblinas, alguns nevoeiros ....

Não devemos nunca na termodinâmica da atmosfera embandeirar em arco.Nem alinhar pelas compensações . O GFS, acompanhado por outros modelos quando insiste em 21 deste mês nesta adveçcão fria para o próximo fim de semana

maro2mc0.png
,

eu próprio , pensei, é agora,
afinal este Inverno não se pode despedir sem uma boa entrada fria,
é agora,vai ser agora e há que alertar amigos para a eventualidade de excursões à neve ,
sempre ressalvando a imponderabilidade de tal juízo,
e a 27 deste mês o que temos para este fim de semana?
Muito sol,muitas neblinas, alguns nevoeiros ....

Sim o que eu acreditei nessa entrada... quando das tendências de vários dias apareceu essa beleza de entrada fria pensei que já nada a tirava... a alegria nem dias durou, foram mesmo escassas horas! :disgust:

Embora previsões a 240 horas tenham para mim uma credibilidade quase nula, pelas desilusões que todos temos apanhado, acho pelo menos curiosa este encaixe de duas situações interessantes dos dois modelos rivais :D

GFS (240horas)

ECMWF (240horas)

Não é normal o ECMWF ser tão generoso conosco nos ultimos tempos! :lol: Isto tá a anos luz mas não deixa de ser engraçado. Duas situações distintas, as duas igualmente interessantes.

Qual é a utilidade pratica dos modelos a mais de 180h, se raramente estão certos:huh:? E só servem para nos dar ilusões e falsas esperanças:(

Quase nenhuma! Apenas podem mostrar tendências... e mesmo essas ultimamente não têm existido :mad:

Ás vezes dão para rir um bocadinho :lmao: E rir é o melhor remédio!

eu acho que esta sensação que os modelos a mais de 180h não têm utilidade é causada pelos mais recentes falhanços.
o pior é que falham sempre que prevêem frio e chuva para a PI :angry:
(não conheço os modelos mas devem basear-se em registos históricos)
se calhar no verão a situação inverte-se. prevêem tempo seco e calor até às 180h e depois acabam por virar para tempo ameno e húmido, como no ano passado:lmao:

Qual é a utilidade pratica dos modelos a mais de 180h, se raramente estão certos:huh:? E só servem para nos dar ilusões e falsas esperanças:(

Bons dias:
-Não é bem assim MSantos.não é bem assim.
À custa desses modelos a médio prazo já programei e realizei um fim de semana em Lamas de Mouro com vários pessoas amigas e foi um sucesso (26 e 27 de Nov. de 2005).Aliás quando reservei as casas nas Brandas com 6 dias de antecedência e disse que era para tomar o pulso à neve ,o recepcionista riu-se e disse-me que na altura estavam 25º.Depois claro, chamou-me bruxo.
A maior parte das vezes os modelos a médio prazo dão tendências claras que por vezes se concretizam.Este ano têm sido um fiasco quando anunciam entradas frias, mas grosso modo, até têm acertado com assinalável antecedência quando anunciam a durabilidade de situações estáveis em que este Inverno tem sido fértil.
Haverá variáveis qua ainda escapam aos computadores e ainda bem que assim é.Detestava saber o tempo que iria fazer nos próximos 2 meses...

Embora previsões a 240 horas tenham para mim uma credibilidade quase nula, pelas desilusões que todos temos apanhado, acho pelo menos curiosa este encaixe de duas situações interessantes dos dois modelos rivais :D

GFS (240horas)

ECMWF (240horas)

Não é normal o ECMWF ser tão generoso conosco nos ultimos tempos! :lol: Isto tá a anos luz mas não deixa de ser engraçado. Duas situações distintas, as duas igualmente interessantes.

huuummm....
isto já não devia estar noutro tópico (Previsão do tempo e alertas - Março 2008):lmao:

Vocês são todos uns gandas doidos :lmao::lmao: venham mas é mais extremos extremosos extremados para cima de Lisboa e a normalidade para o resto do país...:D:D as cheias já lá vão á mais de uma semana e ainda se fala delas se fosse em Vila Nova da Rabona nunca mais ninguém se lembrava no dia seguinte é triste mas só assim é que as coisas mudam e o resto do país deixa de ser paisagem.

Andasse a arranjar mais um panorama histórico para Lisboa :lmao: parece que vem ai o fresco e a chuva...as possiblidades de neve continuam tão iguais como em Dezembro.

Tás pior :lmao: :p

Mas dois factores parecem estar de facto a ganhar forma: Precipitação e algum frio! Agora as possibilidades de neve são agora menores que em Dezembro a meu ver!
Teria que entrar muito mais frio Mário, isso é que era ;) Mas desde que vi um porco a andar de bicicleta já acredito em tudo como dizia o outro! :p

Andasse a arranjar mais um panorama histórico para Lisboa :lmao: parece que vem ai o fresco e a chuva...as possiblidades de neve continuam tão iguais como em Dezembro.

Mario Barros,

Não confundas os leitores, o mapa que colocaste não bate a bota com a perdigota em relação ao que disseste...

mais um panorama histórico para Lisboa ... parece que vem ai o fresco e a chuva...

O mapa aponta uma quantidade de precipitação de 8mm, histórico???
O mapa aponta 15ºC de máxima e mínimas que não chegam as 0ºC, histórico??

Vamos lá analisar melhor os mapas antes de comentar....

.

Mario Barros,

Não confundas os leitores, o mapa que colocaste não bate a bota com a perdigota em relação ao que disseste...

.

Sim eu sei que o meteograma não dá nada de anormal simplesmente falei na generalidade no rumo que as coisas estão a tomar ;) as coisas ainda se estão a compor...:hehe:

Mario Barros,

.

:thumbsup::thumbsup:
já nem digo nada:rolleyes: