Previsão do Tempo e Alertas - Fevereiro 2008

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Não devemos nunca na termodinâmica da atmosfera embandeirar em arco.Nem alinhar pelas compensações . O GFS, acompanhado por outros modelos quando insiste em 21 deste mês nesta adveçcão fria para o próximo fim de semana

maro2mc0.png
,

eu próprio , pensei, é agora,
afinal este Inverno não se pode despedir sem uma boa entrada fria,
é agora,vai ser agora e há que alertar amigos para a eventualidade de excursões à neve ,
sempre ressalvando a imponderabilidade de tal juízo,
e a 27 deste mês o que temos para este fim de semana?
Muito sol,muitas neblinas, alguns nevoeiros ....
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Não devemos nunca na termodinâmica da atmosfera embandeirar em arco.Nem alinhar pelas compensações . O GFS, acompanhado por outros modelos quando insiste em 21 deste mês nesta adveçcão fria para o próximo fim de semana

maro2mc0.png
,

eu próprio , pensei, é agora,
afinal este Inverno não se pode despedir sem uma boa entrada fria,
é agora,vai ser agora e há que alertar amigos para a eventualidade de excursões à neve ,
sempre ressalvando a imponderabilidade de tal juízo,
e a 27 deste mês o que temos para este fim de semana?
Muito sol,muitas neblinas, alguns nevoeiros ....

Sim o que eu acreditei nessa entrada... quando das tendências de vários dias apareceu essa beleza de entrada fria pensei que já nada a tirava... a alegria nem dias durou, foram mesmo escassas horas! :disgust:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Qual é a utilidade pratica dos modelos a mais de 180h, se raramente estão certos:huh:? E só servem para nos dar ilusões e falsas esperanças:(
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Embora previsões a 240 horas tenham para mim uma credibilidade quase nula, pelas desilusões que todos temos apanhado, acho pelo menos curiosa este encaixe de duas situações interessantes dos dois modelos rivais :D

GFS (240horas)




ECMWF (240horas)



Não é normal o ECMWF ser tão generoso conosco nos ultimos tempos! :lol: Isto tá a anos luz mas não deixa de ser engraçado. Duas situações distintas, as duas igualmente interessantes.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Qual é a utilidade pratica dos modelos a mais de 180h, se raramente estão certos:huh:? E só servem para nos dar ilusões e falsas esperanças:(

Quase nenhuma! Apenas podem mostrar tendências... e mesmo essas ultimamente não têm existido :mad:

Ás vezes dão para rir um bocadinho :lmao: E rir é o melhor remédio!
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
eu acho que esta sensação que os modelos a mais de 180h não têm utilidade é causada pelos mais recentes falhanços.
o pior é que falham sempre que prevêem frio e chuva para a PI :angry:
(não conheço os modelos mas devem basear-se em registos históricos)
se calhar no verão a situação inverte-se. prevêem tempo seco e calor até às 180h e depois acabam por virar para tempo ameno e húmido, como no ano passado:lmao:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Qual é a utilidade pratica dos modelos a mais de 180h, se raramente estão certos:huh:? E só servem para nos dar ilusões e falsas esperanças:(

Bons dias:
-Não é bem assim MSantos.não é bem assim.
À custa desses modelos a médio prazo já programei e realizei um fim de semana em Lamas de Mouro com vários pessoas amigas e foi um sucesso (26 e 27 de Nov. de 2005).Aliás quando reservei as casas nas Brandas com 6 dias de antecedência e disse que era para tomar o pulso à neve ,o recepcionista riu-se e disse-me que na altura estavam 25º.Depois claro, chamou-me bruxo.
A maior parte das vezes os modelos a médio prazo dão tendências claras que por vezes se concretizam.Este ano têm sido um fiasco quando anunciam entradas frias, mas grosso modo, até têm acertado com assinalável antecedência quando anunciam a durabilidade de situações estáveis em que este Inverno tem sido fértil.
Haverá variáveis qua ainda escapam aos computadores e ainda bem que assim é.Detestava saber o tempo que iria fazer nos próximos 2 meses...
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Embora previsões a 240 horas tenham para mim uma credibilidade quase nula, pelas desilusões que todos temos apanhado, acho pelo menos curiosa este encaixe de duas situações interessantes dos dois modelos rivais :D

GFS (240horas)




ECMWF (240horas)




Não é normal o ECMWF ser tão generoso conosco nos ultimos tempos! :lol: Isto tá a anos luz mas não deixa de ser engraçado. Duas situações distintas, as duas igualmente interessantes.

huuummm....
isto já não devia estar noutro tópico (Previsão do tempo e alertas - Março 2008):lmao:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Vocês são todos uns gandas doidos :lmao::lmao: venham mas é mais extremos extremosos extremados para cima de Lisboa e a normalidade para o resto do país...:D:D as cheias já lá vão á mais de uma semana e ainda se fala delas se fosse em Vila Nova da Rabona nunca mais ninguém se lembrava no dia seguinte é triste mas só assim é que as coisas mudam e o resto do país deixa de ser paisagem.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Andasse a arranjar mais um panorama histórico para Lisboa :lmao: parece que vem ai o fresco e a chuva...as possiblidades de neve continuam tão iguais como em Dezembro.

Tás pior :lmao: :p

Mas dois factores parecem estar de facto a ganhar forma: Precipitação e algum frio! Agora as possibilidades de neve são agora menores que em Dezembro a meu ver!
Teria que entrar muito mais frio Mário, isso é que era ;) Mas desde que vi um porco a andar de bicicleta já acredito em tudo como dizia o outro! :p
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Andasse a arranjar mais um panorama histórico para Lisboa :lmao: parece que vem ai o fresco e a chuva...as possiblidades de neve continuam tão iguais como em Dezembro.




Mario Barros,

Não confundas os leitores, o mapa que colocaste não bate a bota com a perdigota em relação ao que disseste...

mais um panorama histórico para Lisboa ... parece que vem ai o fresco e a chuva...

O mapa aponta uma quantidade de precipitação de 8mm, histórico???
O mapa aponta 15ºC de máxima e mínimas que não chegam as 0ºC, histórico??

Vamos lá analisar melhor os mapas antes de comentar....



.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Mario Barros,

Não confundas os leitores, o mapa que colocaste não bate a bota com a perdigota em relação ao que disseste...



O mapa aponta uma quantidade de precipitação de 8mm, histórico???
O mapa aponta 15ºC de máxima e mínimas que não chegam as 0ºC, histórico??

Vamos lá analisar melhor os mapas antes de comentar....



.


Sim eu sei que o meteograma não dá nada de anormal simplesmente falei na generalidade no rumo que as coisas estão a tomar ;) as coisas ainda se estão a compor...:hehe:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Mario Barros,

Não confundas os leitores, o mapa que colocaste não bate a bota com a perdigota em relação ao que disseste...



O mapa aponta uma quantidade de precipitação de 8mm, histórico???
O mapa aponta 15ºC de máxima e mínimas que não chegam as 0ºC, histórico??

Vamos lá analisar melhor os mapas antes de comentar....



.

:thumbsup::thumbsup:
já nem digo nada:rolleyes: