Previsão do Tempo e Alertas - Maio 2008



nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Bons dias:
Este tópico está em condições desde já, de desmentir em primeiríssima mão
o que ontem por aqui foi afiançado igualmente em primeiríssima mão.
Na verdade ,e depois da instabilidade convectiva que se avizinha para o fim de semana ,sobretudo no sábado e já aqui muito bem escalpelizada pelo Vince,
os modelos a médio prazo recuaram de novo, encostaram-se ao GFS e assim sendo a meados da próxima semana , até talvez haja uma pausa nas precipitações mas que eventualmente poderão regressar lá mais para o final,
mas as temperaturas não darão mostras de grandes subidas ,continuando ao que tudo indica inferiores aos valores normais para a época.
Face ao exposto,obviamente que pondero comprar a cana de pesca,muitos anzóis e muita minhoca o que poderá ser útil face à greve da frota pesqueira portuguesa que se avizinha...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bons dias:
Este tópico está em condições desde já, de desmentir em primeiríssima mão
o que ontem por aqui foi afiançado igualmente em primeiríssima mão.
Na verdade ,e depois da instabilidade convectiva que se avizinha para o fim de semana ,sobretudo no sábado e já aqui muito bem escalpelizada pelo Vince,
os modelos a médio prazo recuaram de novo, encostaram-se ao GFS e assim sendo a meados da próxima semana , até talvez haja uma pausa nas precipitações mas que eventualmente poderão regressar lá mais para o final,
mas as temperaturas não darão mostras de grandes subidas ,continuando ao que tudo indica inferiores aos valores normais para a época.
Face ao exposto,obviamente que pondero comprar a cana de pesca,muitos anzóis e muita minhoca o que poderá ser útil face à greve da frota pesqueira portuguesa que se avizinha...


O tempo não anda para notícias em primeira mão meu caro... eu também tenho alguma dificuldade em defenir uma tendência. Ontem quando vi o início da viragem do GFS comecei a duvidar dos outros modelos a médio prazo. Isto porque na minha opinião o GFS é um monstro delirante... mas que nunca repete duas vezes um delírio... se ele esboçasse seguir as outras tendências aí já não acreditava que recuasse! Vamos ver... o calor e o sol vão chegar concerteza, mas para já teremos que aguardar..

Dúvida agora, na minha opinião, vai ser até quando teremos esta interessante actividade convectiva que se inicia amanhã. O Vince já mostrou como ela se comportará Sexta e Sábado, mas será que se irá estender? Eu pessoalmente gostava porque logo este fim de semana tenho de ir a Lisboa e a animação de Sábado parece estar mais a norte :disgust::disgust::disgust::disgust:

Mas anyway, a duração desta instabilidade, e mesmo das trovoadas previstas para os próximos dias, parece não ter a linha final bem delineada.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Vista a última run do GFS ainda piora a situação. Havia uma ténue possibilidade de a partir de dia 10 de Junho aparecer o calor mas....foi-se.

Portanto o tempo dos últimos 15 dias continua em cenário para os próximos 15.

Claro que ainda pode melhorar mas para já a tendência é esta.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Bem vou dizer o que penso e para mim sexta e Sábado teremos as tais trovoadas boa sorte para quem as apanhar :p a partir de domingo Céu pouco nublado ou limpo e pequena subida da temperatura que se vai manter durante toda a semana com temperaturas na casa dos 20 a 26ºC:D calor para mim no final da primeira semana de Junho:hehe: meto as minhas mãos no lume por estas afirmações:p:hehe::unsure::D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Também acho que na 2ª semana as coisas vão finalmente melhorar, o GFS já começa a vacilar um bocado entre run's, mete as depressões lá para os britânicos (omo o europeu). Deve ser desta. Afinal começa o Euro2008, vem o Santo António e as sardinhas, convem que haja algum calorzito para ajudar a animar a malta.

10 Junho, Temperatura 2m
10junhojs9.gif


Mas eu nestes assuntos de meteorologia jamais meto as mãos no fogo :hehe:

Quanto às trovoadas, só tem piorado de saída para saída, se calhar pouco vai sobrar.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Defacto parece que já se vê a luz ao fundo do tunel, mas eu também não metia as maãos no fogo:lol:

OF TOPIC: Nós nunca estamos satisfeitos com o tempo que faz:), quando reina o tempo anticiclónico queremos chuva:D, quando temos superficies frontais e depressões queremos sol:lmao::lmao:...
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
-Eu, de mãos chamuscadas, lá vou sair agora para a faina (já me tornei um Pescador Profissional) , mas há un contratempo:- Há greve.
Para além de tal, o GFS vacila de novo,
com as suas 4 saidas diárias,às vezes avança e recua 2 vezes ao dia,
e ao contrário das marés ,nesta agitação, os sobressaltos são constantes.
Mas com tantos avanços e recuos,
com tanta alternância do "é agora" e do "parece que ainda não",
com outros,que dizem "sim,sim,tudo indica que é agora",
com esta Primavera que a todos tem surpreendido,
acho que vou ficar em Terra por mais uns tempos .
Pois se até " pouca trovoada vai sobrar" ,
se até para 2 , 3 dias, abundam surpresas,
então , porquê embarcar?
Claro que não se podem dar notícias em 1ª mão ( para 6, 7 dias)
quando para 2, 3, nada está ainda seguro.
A actividade convectiva já não irá abundar:
-"Veremos o pouco que irá sobrar"...
Depois do que sobejar,
prá semana ,parece haver um novo dado (lá estou eu a arriscar):
-Ocorrerá Nortada no Litoral Oeste.(Estou a arriscar pouco...)
Se assim acontecer, SE , repito ,ao que tudo indica tal virá a ocorrer, será uma peninha:
-É que no meio de tanta desgraça havia a temperatura da água do mar apelativa que ronda já os 17º à espera apenas de uns dias de sol.
E até nisso, esta Primavera vai ser agreste:
Até poderá vir a tão almejada subida das temperaturas, não sem antes,
uma Nortada recolocar os 15º da ordem de temperatura no vasto Oceano a Oeste...



sobressai a Nortada
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Hoje um senhor do IM disse na Rtp que a partir de domingo as temperaturas irão subir e por fim a Primavera se irá manifestar :lmao::lmao: é desta que vou há praia.
A instabilidade irá abrandar e o céu sem duvida ficara pouco nublado a limpo.
Mas mesmo que as temperaturas subam a nortada nunca irá deixar sentir o calor :cold:
Mas se o senhor do IM disse ele é que sabe vou esperar então para ir para a praia e tirar o mofo eo cheiro a naftalina das t-shirts e do fato de banho...:hehe::hehe:

Já tenho saudades de quedas de temperatura de um dia para o outro da ordem dos 10ºC a 15ºC.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Quanto às trovoadas, só tem piorado de saída para saída, se calhar pouco vai sobrar.

De facto analisar as saídas CAPE do GFS de ontem e hoje é uma diferença da noite para o dia!

De qualquer forma deixo para análise a última imagem de satélite que mostra desenvolvimentos interessantes no atlântico em lenta deslocação para o continente:




A dúvida é se daqui virá algo de interessante ou não (para já a nebulosidade na área aumenta). Para já uma descarga electrica isolada no atlântico detectada:

http://www.aemet.es/es/eltiempo/observacion/rayos#animacion

Veremos o que nos pode trazer a tarde...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
De qualquer forma deixo para análise a última imagem de satélite que mostra desenvolvimentos interessantes no atlântico em lenta deslocação para o continente:

Se olharmos para os modelos essa área coincide com um bom PVA (advecção de vorticidade positiva) e uma boa divergência nos niveis altos que ajudam o ar a subir nesse local. Mas esses factores favoráveis não sendo excepcionais também não se prolongam até ao continente nas próximas horas.

Esquecendo os mapas do CAPE e a precipitação convectiva diria que só no interior ao longo da tarde e noite haveria condições favoráveis. Mas claro que isto tem que se conjugar com tudo o resto, o CAPE por exemplo é mesmo marginal, é só um palpite.

PVA 6/12/18
pva.jpg


Divergencia 300 hPa
wind.jpg
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Amanha não será um dia tão bom como se esperava para trovoadas...vão se limitar ao interior apenas...depois bom tempo e parece que se confirma o calor para o final da semana como disse num post ontem ;) parece mesmo que não vou queimar as mãos :p:p :hehe: