Previsão do Tempo e Alertas - Maio 2008

• Thread starter Thread starter rbsmr
  • Data de início Data de início
Bons dias:
Este tópico está em condições desde já, de desmentir em primeiríssima mão
o que ontem por aqui foi afiançado igualmente em primeiríssima mão.
Na verdade ,e depois da instabilidade convectiva que se avizinha para o fim de semana ,sobretudo no sábado e já aqui muito bem escalpelizada pelo Vince,
os modelos a médio prazo recuaram de novo, encostaram-se ao GFS e assim sendo a meados da próxima semana , até talvez haja uma pausa nas precipitações mas que eventualmente poderão regressar lá mais para o final,
mas as temperaturas não darão mostras de grandes subidas ,continuando ao que tudo indica inferiores aos valores normais para a época.
Face ao exposto,obviamente que pondero comprar a cana de pesca,muitos anzóis e muita minhoca o que poderá ser útil face à greve da frota pesqueira portuguesa que se avizinha...

Bons dias:
Este tópico está em condições desde já, de desmentir em primeiríssima mão
o que ontem por aqui foi afiançado igualmente em primeiríssima mão.
Na verdade ,e depois da instabilidade convectiva que se avizinha para o fim de semana ,sobretudo no sábado e já aqui muito bem escalpelizada pelo Vince,
os modelos a médio prazo recuaram de novo, encostaram-se ao GFS e assim sendo a meados da próxima semana , até talvez haja uma pausa nas precipitações mas que eventualmente poderão regressar lá mais para o final,
mas as temperaturas não darão mostras de grandes subidas ,continuando ao que tudo indica inferiores aos valores normais para a época.
Face ao exposto,obviamente que pondero comprar a cana de pesca,muitos anzóis e muita minhoca o que poderá ser útil face à greve da frota pesqueira portuguesa que se avizinha...

O tempo não anda para notícias em primeira mão meu caro... eu também tenho alguma dificuldade em defenir uma tendência. Ontem quando vi o início da viragem do GFS comecei a duvidar dos outros modelos a médio prazo. Isto porque na minha opinião o GFS é um monstro delirante... mas que nunca repete duas vezes um delírio... se ele esboçasse seguir as outras tendências aí já não acreditava que recuasse! Vamos ver... o calor e o sol vão chegar concerteza, mas para já teremos que aguardar..

Dúvida agora, na minha opinião, vai ser até quando teremos esta interessante actividade convectiva que se inicia amanhã. O Vince já mostrou como ela se comportará Sexta e Sábado, mas será que se irá estender? Eu pessoalmente gostava porque logo este fim de semana tenho de ir a Lisboa e a animação de Sábado parece estar mais a norte :disgust::disgust::disgust::disgust:

Mas anyway, a duração desta instabilidade, e mesmo das trovoadas previstas para os próximos dias, parece não ter a linha final bem delineada.

Vista a última run do GFS ainda piora a situação. Havia uma ténue possibilidade de a partir de dia 10 de Junho aparecer o calor mas....foi-se.

Portanto o tempo dos últimos 15 dias continua em cenário para os próximos 15.

Claro que ainda pode melhorar mas para já a tendência é esta.

Bem vou dizer o que penso e para mim sexta e Sábado teremos as tais trovoadas boa sorte para quem as apanhar :p a partir de domingo Céu pouco nublado ou limpo e pequena subida da temperatura que se vai manter durante toda a semana com temperaturas na casa dos 20 a 26ºC:D calor para mim no final da primeira semana de Junho:hehe: meto as minhas mãos no lume por estas afirmações:p:hehe::unsure::D

Também acho que na 2ª semana as coisas vão finalmente melhorar, o GFS já começa a vacilar um bocado entre run's, mete as depressões lá para os britânicos (omo o europeu). Deve ser desta. Afinal começa o Euro2008, vem o Santo António e as sardinhas, convem que haja algum calorzito para ajudar a animar a malta.

10 Junho, Temperatura 2m
10junhojs9.gif

Mas eu nestes assuntos de meteorologia jamais meto as mãos no fogo :hehe:

Quanto às trovoadas, só tem piorado de saída para saída, se calhar pouco vai sobrar.

Defacto parece que já se vê a luz ao fundo do tunel, mas eu também não metia as maãos no fogo:lol:

OF TOPIC: Nós nunca estamos satisfeitos com o tempo que faz:), quando reina o tempo anticiclónico queremos chuva:D, quando temos superficies frontais e depressões queremos sol:lmao::lmao:...

-Eu, de mãos chamuscadas, lá vou sair agora para a faina (já me tornei um Pescador Profissional) , mas há un contratempo:- Há greve.
Para além de tal, o GFS vacila de novo,
com as suas 4 saidas diárias,às vezes avança e recua 2 vezes ao dia,
e ao contrário das marés ,nesta agitação, os sobressaltos são constantes.
Mas com tantos avanços e recuos,
com tanta alternância do "é agora" e do "parece que ainda não",
com outros,que dizem "sim,sim,tudo indica que é agora",
com esta Primavera que a todos tem surpreendido,
acho que vou ficar em Terra por mais uns tempos .
Pois se até " pouca trovoada vai sobrar" ,
se até para 2 , 3 dias, abundam surpresas,
então , porquê embarcar?
Claro que não se podem dar notícias em 1ª mão ( para 6, 7 dias)
quando para 2, 3, nada está ainda seguro.
A actividade convectiva já não irá abundar:
-"Veremos o pouco que irá sobrar"...
Depois do que sobejar,
prá semana ,parece haver um novo dado (lá estou eu a arriscar):
-Ocorrerá Nortada no Litoral Oeste.(Estou a arriscar pouco...)
Se assim acontecer, SE , repito ,ao que tudo indica tal virá a ocorrer, será uma peninha:
-É que no meio de tanta desgraça havia a temperatura da água do mar apelativa que ronda já os 17º à espera apenas de uns dias de sol.
E até nisso, esta Primavera vai ser agreste:
Até poderá vir a tão almejada subida das temperaturas, não sem antes,
uma Nortada recolocar os 15º da ordem de temperatura no vasto Oceano a Oeste...

sobressai a Nortada

Hoje um senhor do IM disse na Rtp que a partir de domingo as temperaturas irão subir e por fim a Primavera se irá manifestar :lmao::lmao: é desta que vou há praia.
A instabilidade irá abrandar e o céu sem duvida ficara pouco nublado a limpo.
Mas mesmo que as temperaturas subam a nortada nunca irá deixar sentir o calor :cold:
Mas se o senhor do IM disse ele é que sabe vou esperar então para ir para a praia e tirar o mofo eo cheiro a naftalina das t-shirts e do fato de banho...:hehe::hehe:

Já tenho saudades de quedas de temperatura de um dia para o outro da ordem dos 10ºC a 15ºC.

Quanto às trovoadas, só tem piorado de saída para saída, se calhar pouco vai sobrar.

De facto analisar as saídas CAPE do GFS de ontem e hoje é uma diferença da noite para o dia!

De qualquer forma deixo para análise a última imagem de satélite que mostra desenvolvimentos interessantes no atlântico em lenta deslocação para o continente:

A dúvida é se daqui virá algo de interessante ou não (para já a nebulosidade na área aumenta). Para já uma descarga electrica isolada no atlântico detectada:

http://www.aemet.es/es/eltiempo/observacion/rayos#animacion

Veremos o que nos pode trazer a tarde...

De qualquer forma deixo para análise a última imagem de satélite que mostra desenvolvimentos interessantes no atlântico em lenta deslocação para o continente:

Se olharmos para os modelos essa área coincide com um bom PVA (advecção de vorticidade positiva) e uma boa divergência nos niveis altos que ajudam o ar a subir nesse local. Mas esses factores favoráveis não sendo excepcionais também não se prolongam até ao continente nas próximas horas.

Esquecendo os mapas do CAPE e a precipitação convectiva diria que só no interior ao longo da tarde e noite haveria condições favoráveis. Mas claro que isto tem que se conjugar com tudo o resto, o CAPE por exemplo é mesmo marginal, é só um palpite.

PVA 6/12/18
pva.jpg

Divergencia 300 hPa
wind.jpg

Amanha não será um dia tão bom como se esperava para trovoadas...vão se limitar ao interior apenas...depois bom tempo e parece que se confirma o calor para o final da semana como disse num post ontem ;) parece mesmo que não vou queimar as mãos :p:p :hehe: