Previsão do Tempo e Alertas - Maio 2008

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
tendenciaiw8.png
 


windgirl

Cirrus
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
4
Local
Lisboa, Portugal
A porcaria da chuva ja parava de cair :disgust::mad:

Apoio inteiramente...
Mas ainda não percebi: ainda estamos dentro do que é normal ou de facto este tempo já se pode considerar como "anormal" face aos registos dos últimos anos?

Segundo o que me parece ver nas últimas actualizações do GFS, parecia que íamos ter melhoras para o fim de semana mas afinal nem por isso...
:sad:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
E não é que chegados a Junho ,segundo uns,ainda só temos isto?

11mh3.png


ou isto, se observarmos outros?

13kh2.png


Começa a ser moléstia?

Há muito que esta Primavera deixou de ser "normal"...
E se adicionarmos o pretérito Inverno,
também ele "anormal",
nada acrescentaremos à anormalidade vigente,
que fará parte da normalidade que, de quando em vez ,
faz Primaveras e Invernos assim...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O ano passado não ouvi ninguém a se queixar .....
Porque anormal foi mesmo o que se passou o ano passado ... isso sim é que foi anormal!!
Digam-me uma coisa ... há quantos anos é que não tinhamos um Maio com precipitação acima da média ... e temperaturas abaixo da média !!

Que eu saiba o Verão ainda não se mudou para o mês de maio ... ou será que se mudou e eu não reparei :angry::angry:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
O ano passado não ouvi ninguém a se queixar .....
Porque anormal foi mesmo o que se passou o ano passado ... isso sim é que foi anormal!!
Digam-me uma coisa ... há quantos anos é que não tinhamos um Maio com precipitação acima da média ... e temperaturas abaixo da média !!

Que eu saiba o Verão ainda não se mudou para o mês de maio ... ou será que se mudou e eu não reparei :angry::angry:

O ano passado aconteceu praticamente o mesmo que está a acontecer este ano, a unica diferença foi que o ano passado por esta altura já tinhamos tido mais dias com temperaturas acima dos 20ºC mas depois vinha um ventinho de norte que dava cabo de tudo em determinados periodos de tempo :lmao: já este ano, tem sido quase sempre chuva e nuvens é por isso que a comunicação social anda desesperada á procura de culpados, e do sol, claro está que o IM não pode culpar mais ninguém a não ser o pobre anticiclone dos Açores que anda a passar umas férias para as Bahamas e só volta em Setembro (opnião pessoal).

Ao que parece as temperaturas foram adiadas mais uns dias mas começaram a subir gradualmente a partir dia 3/4 de Junho :unsure::unsure:

 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O ano passado aconteceu praticamente o mesmo que está a acontecer este ano, a unica diferença foi que o ano passado por esta altura já tinhamos tido mais dias com temperaturas acima dos 20ºC mas depois vinha um ventinho de norte que dava cabo de tudo em determinados periodos de tempo :lmao: já este ano, tem sido quase sempre chuva e nuvens é por isso que a comunicação social anda desesperada á procura de culpados, e do sol, claro está que o IM não pode culpar mais ninguém a não ser o pobre anticiclone dos Açores que anda a passar umas férias para as Bahamas e só volta em Setembro (opnião pessoal).

Ao que parece as temperaturas foram adiadas mais uns dias mas começaram a subir gradualmente a partir dia 3/4 de Junho :unsure::unsure:

A minha memória é que deve ser volátil :D, pois achava que tinha sido o ano passado que as temperaturas tinham chegado aos 40º (ou lá perto), mas pelo jeito foram há dois anos ...
Ai a minha memória ... tenho que cortar no queijo !!:D:D
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Bons dias:
-Este tópico está em condições de afiançar em primeiríssima mão,
que finalmente a temperatura irá subir e a instabilidade cessar.
É verdade. Há muito que queríamos dar-vos esta notícia mas até aqui
tal não tem sido possível.
Assim e depois de chuvas de um modo geral fracas e generalizadas hoje e amanhã,
depois da instabilidade convectiva de sexta a domingo com maior preponderância nas regiões do interior,
os modelos apontam quase todos para o fim das hostilidades para o início da semana que vem.
Há ainda um se: o todo-poderoso GFS ainda vacila, mas creio que entrementes juntar-se-á aos outros modelos .
Entretanto , se para a semana o tempo se mantiver como tem estado até aqui
o melhor será esquecerem este post e eu
em vez da Meteorologia talvez me dedique à pesca.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bons dias:
-Este tópico está em condições de afiançar em primeiríssima mão,
que finalmente a temperatura irá subir e a instabilidade cessar.
É verdade. Há muito que queríamos dar-vos esta notícia mas até aqui
tal não tem sido possível.
Assim e depois de chuvas de um modo geral fracas e generalizadas hoje e amanhã,
depois da instabilidade convectiva de sexta a domingo com maior preponderância nas regiões do interior,
os modelos apontam quase todos para o fim das hostilidades para o início da semana que vem.
Há ainda um se: o todo-poderoso GFS ainda vacila, mas creio que entrementes juntar-se-á aos outros modelos .
Entretanto , se para a semana o tempo se mantiver como tem estado até aqui
o melhor será esquecerem este post e eu
em vez da Meteorologia talvez me dedique à pesca.

Tens mesmo a certeza :confused: eu só tenho 50%.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Tens mesmo a certeza :confused: eu só tenho 50%.

Exactamente a mesma percentagem que eu tenho, concordo ctg Mário! Percebi perfeitamente a tua análise nimboestrato mas ainda agora o GFS voltou a adiar a chegada da "calmaria", mais ainda faz uma aproximação de baixas pressões vindas de NO para complicar ainda mais o filme. O modelo europeu esse é clarissimo, mas sinceramente a consolidação com mais uma ou duas runs será fundamental! É mais uma vez o choque dos monstros modelísticos e eu já nem sei em quem acreditar!

Mas se não se concretizar Nimboestrato não te dediques à pesca! Continua a dedicar-te como bem fazes e a contribuir com a qualidade a que nos tens habituado neste tópico :)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Então Sexta-feira e Sábado temos mais uma situação a acompanhar. Mais uma ULL que se forma desta vez sobre o sul do país.

Temperatura e Depressão aos 500hPa
500-4.gif


Não obstante a fartura de bolsas de ar frio, continuamos com indices de instabilidade bastante baixos:

CAPE/LI para 6ª e Sáb 18Z
Na sexta à partida haverá algumas trovoadas pelo interior de Trás-os-Montes ao Alentejo, e no sábado talvez mais interessantes a norte.
cape-4.gif



Precipitação noite de sexta à tarde de Sábado
prec-12.gif



Ascendência entre 6ªf e Sábado
asc.gif



Para além do CAPE ser baixo, não vai haver muito shear que suporte grandes e duradouras trovoadas. Só no norte está um pouco mais favorável no shear dos niveis baixos.

mls.gif



Para acabar, claro que é apenas uma ideia, pois faltam 50 horas e até lá muita coisa pode mudar.
 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
O ano passado aconteceu praticamente o mesmo que está a acontecer este ano, a unica diferença foi que o ano passado por esta altura já tinhamos tido mais dias com temperaturas acima dos 20ºC mas depois vinha um ventinho de norte que dava cabo de tudo em determinados periodos de tempo :lmao: já este ano, tem sido quase sempre chuva e nuvens é por isso que a comunicação social anda desesperada á procura de culpados, e do sol, claro está que o IM não pode culpar mais ninguém a não ser o pobre anticiclone dos Açores que anda a passar umas férias para as Bahamas e só volta em Setembro (opnião pessoal).

Ao que parece as temperaturas foram adiadas mais uns dias mas começaram a subir gradualmente a partir dia 3/4 de Junho :unsure::unsure:



Acho que querias dizer começarão.