Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vamos tentar discutir objectivamente o Gronelandês.

Começando pelo ECM, este tem esta configuração já no fim do periodo de previsão do modelo, as 216/240h

ecmds8.png

http://85.214.49.20/pics/ecmpanel1.gif

Situação interessante mas frágil, o nosso AA não se vai propriamente embora, continua a marcar presença e o da Gronelândia pode sempre evoluir para uma malfadada união açoreano-britânica. O ideal seria olhar para os ensembles do ECM, mas não temos acesso a eles....

Olhando para o GFS, e ai já temos os ensembles, e os 21 cenários para as 240h são estes:

gfsdb7.png

http://85.214.49.20/pics/senspanel2401.gif

Minha conclusão: há de tudo para todos os gostos a 240h, nada está garantido mas há algumas esperanças de que o tempo não seja monótono, há ali muitas soluções interessantes mas também nada de muito especial (pressões razoavelmente baixas em PT por ex.), presumo que de qualquer forma mais interessante do que é habitual para a 2ª metade de Março. Mas como este Inverno já nos vergou o optimismo, aguardemos.
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,214
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Era mesmo bonito se acontecesse:D. Mas não nos vamos iludir com mais este devaneio do GFS

Sim, é melhor aterrarmos um pouco.
Até porque há uns dias atrás todo esse frio estava previsto para dia 21.
Foi um inverno cheio de adiamentos.:disgust:
 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
Gostaríamos, todos, certamente, que esses modelos tão apelativos fossem realidade e deixassem de ser meras projeccões resultantes de aplicacões informáticas, sobre cujas varíáveis quase que desconhecemos tudo....pelo menos os mortais como eu

Gostaria de dizer que já fiquei feliz com o breve aguaceiro que esta manhã senti por volta das 08h00 da manhã e que durante quinze minutos me fez sonhar com uma chuvada valente das antigas ....

Mas o tempo inexorável continua....os ninhos da passarada estão quase prontos, as cegonhas estão este ano em número impressionante (há postes de alta tensão com seis ninhos), os tojos estão carregadinhos de flor na base dos chaparros, as estevas já começam a mostrar as suas flores brancas, ar árvores de folha caduxa já mostram as novas folhas luzidias de novas...

Meus amigos o Inverno já se foi....por estas bandas....já estamos na Primavera.

Mas já vi chuvas impiedosas em Março Abril e Maio e já assisti a um forte nevão na Serra da Estrela e em Ávila (Espanha) nos primeiros dias de Junho de 1984, por exemplo ... estranhos desígnios dos Deuses.....que fazer?

Viver um dia de cada vez...:D
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Parece que finalmente acabou este tempo tão monótono mais que não seja pelo facto das temperaturas começarem a ficar dentro do normal. Parece quase certo a formação de um anticiclone ao sul da Gronelândia muito graças a uma possível dorsal no Jet. A partir daqui é que já é tudo mais difícil, saber como se estenderá o anticiclone, meridionalmente ou longitudinalmente.... aí será toda a diferença entre termos um circulação zonal ou termos umas belas nortadas...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Parece que finalmente acabou este tempo tão monótono mais que não seja pelo facto das temperaturas começarem a ficar dentro do normal. Parece quase certo a formação de um anticiclone ao sul da Gronelândia muito graças a uma possível dorsal no Jet. A partir daqui é que já é tudo mais difícil, saber como se estenderá o anticiclone, meridionalmente ou longitudinalmente.... aí será toda a diferença entre termos um circulação zonal ou termos umas belas nortadas...

Eu voto nas nortadas :lmao: e penso que o Luper tambem :p
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Meus amigos o Inverno já se foi....por estas bandas....já estamos na Primavera.

Mas já vi chuvas impiedosas em Março Abril e Maio e já assisti a um forte nevão na Serra da Estrela e em Ávila (Espanha) nos primeiros dias de Junho de 1984, por exemplo ... estranhos desígnios dos Deuses.....que fazer?

Viver um dia de cada vez...:D

Vou revelar uma intimidade por imposição desta coincidência..
Casei em 02.06.84...
E onde foi a lua-de-mel?
À Serra da Estrela.Fiz uma alteração de planos à última hora em virtude dos factos.
E vi nevar a 3 de Junho do ano da graça de 1984 em território Português de forma impiedosa.
Curioso falares e experimentares tal situação justamente na minha lua de mel.
E se a Primavera parece desde já instalada,a História recomenda-nos cautelas por este e outros episódios.
Sim. Viver um dia de cada vez.
Há agora sinais de uma alteração na circulação atmosférica para a Europa Ocidental a médio prazo com o fecho desta fábrica de depressões profundas que a Gronelândia tem vindo a produzir e que à nossa latitude provoca invernos tépidos e pouco chuvosos como este que temos vivido.
Por enquanto, ainda são ténues tendências.
Veremos.
Mas para Março , isto está ainda tudo muito movimentado.
Que o digam os britânicos...
Ainda muita água poderá correr sob as pontes...
Para já,alguma chuva,sobretudo a norte,depois lá para quarta, de novo o Anticiclone,
e depois , há agora, uns sinais de instabilização pelo fecho da tal Fábrica...
Mas ainda é a tantos dias que o melhor é nem falar...
Pode dar azar........