Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Para já quero referir o pseudo Verão que todos davam por certa para esta semana e fds, já se esfumou e no entanto não vejo ninguem referir isso, claro que ao contrário este forum não falaria de outra coisa.

Relativamente ao ultimo terço deste mês, a possibilidade de uma entrada fria é cada vez maior, pois relembro que o gfs insiste nela há cerca de 6 dias, em todas as runs. Quando isso acontece geralmente não costuma falhar, pelo que devemos continuar a olhar para isto com alguma probabilidade de se tornar realidade.

Recordo que a data de hoje é 10 de Março, e que o inverno já acabou no dia 29 de Fevereiro. Para já está a ser uma Primavera muito prometedora. :rolleyes:
 


ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
não,
o freemeteo continua a prever temperaturas acima dos 20ºC para quinta, sexta, sábado e domingo. pelo menos para a metade sul do país (faro 24ºC no domingo).

Pensando que ainda estamos no inverno (o equinócio é só dia 20 de março) são temperaturas bastante boas
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
não,
o freemeteo continua a prever temperaturas acima dos 20ºC para quinta, sexta, sábado e domingo. pelo menos para a metade sul do país (faro 24ºC no domingo).

Pensando que ainda estamos no inverno (o equinócio é só dia 20 de março) são temperaturas bastante boas

A temperatura a 850 hpa desceu cerca de 5º nas previsões do GFS, pelo que o freemeteo irá proceder a actualização em conformidade. Quanto a 24º em Faro a meio de Março é banal, ou não tivesse eu vivido no Algarve mais de 22 anos :rolleyes::rolleyes:, aliás já fiz muitos dias de Praia em Março. Mas penso que dificilmente Faro fará 24º nos próximos dias, vamos ver, porque o GFS está a tirar calor em todas as runs. :cool:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Pois sim... a run das 12h foi bastante positiva a + de 180h, como já é costume acontecer com as runs destes ultimos dias:rolleyes:... ambas insistem com entradas bastante frias em conjunto com precipitação... que podem eventualmente vir a trazer neve a cotas "relativamente" baixas consigo...

Está prevista uma subida de temperaturas esta semana, mas se a tendencia se manter...:rolleyes: podemos contar com cenários frios no final do mês...:D

Mas é claro que tudo pode mudar de um dia para o outro...:lol:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,211
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Para já quero referir o pseudo Verão que todos davam por certa para esta semana e fds, já se esfumou e no entanto não vejo ninguem referir isso, claro que ao contrário este forum não falaria de outra coisa.

Relativamente ao ultimo terço deste mês, a possibilidade de uma entrada fria é cada vez maior, pois relembro que o gfs insiste nela há cerca de 6 dias, em todas as runs. Quando isso acontece geralmente não costuma falhar, pelo que devemos continuar a olhar para isto com alguma probabilidade de se tornar realidade.

Recordo que a data de hoje é 10 de Março, e que o inverno já acabou no dia 29 de Fevereiro. Para já está a ser uma Primavera muito prometedora. :rolleyes:

É verdade. Estive agora a ver o run das 12z do meteociel, e há previsão de alguma chuva já para sabado dia 15, e que penso ainda nunca ter sido prevista.:thumbsup:
Venha ela;)
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
boas

meu caro luper concordo com o que disse :D mas uma coisa é certa o gfs marcava calor para a semana passada e foi o que foi, pode tirar o frio.

estamos a falar de previsões com alguma antecedência ;)

a instabilidade está lá a partir do meu dia de anos dia 17 :D e acho que vai ser um final de mês potente mas até lá muitas run vão sair muita tecla se vai bater neste tópico.

abraços
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
O modelo Europeu está também de acordo com a tendência do GFS.
Veremos o evoluir da situação tendo em atenção que existem vários modelos em consonancia, sendo que faltam muitas horas :)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
E achas bem. Mas o que é que tu mesmo achavas há apenas 3 dias atrás ? Que vinha calor e trovoada. E quem te disse para teres calma que não era bem assim ? Vai lá ver... O que quer isto dizer. Quer dizer para termos cuidado e não embandeirarmos em arco a olhar para umas saídas de modelos :p

Podes crer fico feliz por me ter enganado foi um erro feliz :lmao:

É com este tipo de erros que aprendemos e não caimos no buraco na vez seguinte :hehe::hehe: estamos sempre a aprender.

Afinal trata-se de meteorologia quem a entende ?? :rolleyes::rolleyes: e como o Luper já disse o adiar de calor vai ser uma constante tal como foi o ano passado.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Os modelos ainda estão muito confusos. Falta muito tempo para sonhar...

Marés vivas e ondulação de 4 metros voltaram a naufragar a costa da caparica. Mais um bar de praia que vai ruir
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
A run das 18h foi terrivel...:angry: tiraram o frio todinho... agora só umas temperaturas negativas a 850 hPa no extremo norte e durante umas horas... o resto do território só apanha, por vezes com temperaturas a 850 hPa na ordem dos 2ºC-6ºC

Precipitação: antes de 180h... alguma chuvinha... pouca... depois das 180h... é o diluvio!!:lol:

Ora vejam...http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?mode=1&ech=6:dry:
 

StormFairy

Cumulus
Registo
23 Fev 2008
Mensagens
242
Local
Quinta do Anjo - Palmela
:D:D:D vou pedir umas galochas (Francesas é claro) como prenda de anos !!

Venho pedir-vos um favor. Estive a dar uma vista de olhos :shocking: ás previsões para a Zona de Lloret de Mar. :p (Yep tenho 1 finalista quase de viagem) Não vi nada de especial, podem dar-me a vossa opinião das probabilidades de tempo de 14 a 24 Março (eu sei que poderá ser um tiro no escuro) só pra eu ficar semi-informada :thumbsup: :p
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,211
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A run das 18h foi terrivel...:angry: tiraram o frio todinho... agora só umas temperaturas negativas a 850 hPa no extremo norte e durante umas horas... o resto do território só apanha, por vezes com temperaturas a 850 hPa na ordem dos 2ºC-6ºC

Precipitação: antes de 180h... alguma chuvinha... pouca... depois das 180h... é o diluvio!!:lol:

Ora vejam...http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?mode=1&ech=6:dry:

Lá se vai a neve na Páscoa...:(
Era a ultima oportunidade de ver neve esta "primavera-primavera" (porque de inverno teve muito pouco). Ainda por cima estava a convencer a familia toda a ir para o norte... Já me saiu o tiro pela colatra!:disgust:
E até a chuva de Sabado se dissipou... (Bolas pah, lá vou eu ter de ir à saida de campo de ecologia.. Um dia inteiro a apanhar insectos no monsanto..)

Neve adiada de dia 21 para 23 que agora se prevê que seja a 25.
Atrevo-me a dizer que será assim até Maio!:hehe:
Quando deixarem de prever neve, vem então ela de surpresa!:D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,211
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
:D:D:D vou pedir umas galochas (Francesas é claro) como prenda de anos !!

Venho pedir-vos um favor. Estive a dar uma vista de olhos :shocking: ás previsões para a Zona de Lloret de Mar. :p (Yep tenho 1 finalista quase de viagem) Não vi nada de especial, podem dar-me a vossa opinião das probabilidades de tempo de 14 a 24 Março (eu sei que poderá ser um tiro no escuro) só pra eu ficar semi-informada :thumbsup: :p

Bem, ainda falta muito tempo.
Se calhar é melhor veres só a previsão no dia 14 de manhã ou 13 à noite.
Para já, e segundo o meteociel, as calochas só serão necessárias dias 19, 20 e 24.:lol: