Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

Incriveis estes cenários a mais de 180h, pena é que se resumem a ficção ... e então esta saída das 6z é inacreditável .... e provavelmente vão continuar a mandar mais cenários apocalipticos a mais de 180h ou em chuva, ou em frio ....

rtavn2881he6.png

A tendência anda já a alguns dias a mostrar, a partir do dia 17 vai mudar virá a chuva ou a neve isso depende, mas como venho afirmando a partir de dia 17 isto vai mudar :D:D:D

Vou revelar uma intimidade por imposição desta coincidência..
Casei em 02.06.84...
E onde foi a lua-de-mel?
À Serra da Estrela.Fiz uma alteração de planos à última hora em virtude dos factos.
E vi nevar a 3 de Junho do ano da graça de 1984 em território Português de forma impiedosa.
Curioso falares e experimentares tal situação justamente na minha lua de mel.
E se a Primavera parece desde já instalada,a História recomenda-nos cautelas por este e outros episódios.
Sim. Viver um dia de cada vez.
Há agora sinais de uma alteração na circulação atmosférica para a Europa Ocidental a médio prazo com o fecho desta fábrica de depressões profundas que a Gronelândia tem vindo a produzir e que à nossa latitude provoca invernos tépidos e pouco chuvosos como este que temos vivido.
Por enquanto, ainda são ténues tendências.
Veremos.
Mas para Março , isto está ainda tudo muito movimentado.
Que o digam os britânicos...
Ainda muita água poderá correr sob as pontes...
Para já,alguma chuva,sobretudo a norte,depois lá para quarta, de novo o Anticiclone,
e depois , há agora, uns sinais de instabilização pelo fecho da tal Fábrica...
Mas ainda é a tantos dias que o melhor é nem falar...
Pode dar azar........

Caro Nimboestrato,

A sua análise faz todo o sentido e vem de acordo ao postado por outros membros, por ex. pelo Mário Barros...!

O bloqueio é possível veremos até às 144h as tendências que os "ensembles" nos reservam para posteriormente seguir a evolução, obviamente tendo em conta a fiablidade dos modelos a tantas horas, no entanto últimamente estes até se têm portado mais ou menos bem.

Como também tive oportunidade de "postar" no dia 3/3; "neste Março parece que a movimentação tende em continuar e que não nos ficaremos por aqui, estou em crer e espero que ainda muita água correrá este mês e que a neve fará das suas por cá, veremos ..."

Um bem haja a todos os que postam neste tópico :)

Aleluia...Aleluia...
Vem aí o Dilúvio Pascal...

pscoa1ut3.png

Se fosse para o próximo sábado esta previsão ,
o recorde de visitas e de posts do nosso Meteopt seria facilmente pulverizado e a protecção civil deste País já estaria em alerta máximo.
Mas é uma previsão para o outro sábado a seguir.
É lá longe.E assim sendo esta previsão, será obviamente efémera.
Mas que há uma tendência para alteração da circulação atmosférica para a semana, lá isso há...
Veremos em que moldes ir-se-á manifestar...

A tendência está lá a muitos dias para uma mudança muito interessante a partir da próxima semana;) para mim dificilmente iremos ter estabilidade a partir do inicio da próxima semana...estou confiante que iremos ter algo de muito interessante no meu ver será mais em forma de chuvas fortes e ventos fortes mas isso logo veremos;):thumbsup:

A tendência está lá, até as previsões do NAO (Oscilação Atlântico Norte) apontam para uma mudança de padrão. Mas a única coisa que parece ser certa até ao momento é este ficar neutro. A partir do dia 17 se segue ou não para negativo ainda é uma ingógnita. Mal começou este Inverno o indice NAO nunca chegou a ser negativo embora estivesse previsto por várias vezes, o que traduz em números aquilo que nós já sabiamos da influencia do AA neste pobre Inverno.

naoln5.gif

Se o anticiclone da Gronelândia/polo já começa a ser cada vez mais certo, a ingógnita é o comportamento do dos Açores.
Tenho muita dificildade em acreditar nesta disposição das peças:

aaap4.gif

Só vendo para acreditar .... :D Há de ficar algures entre a monotonia e isto, talvez um AA um pouco mais presente embora fraco a deixar passar alguma água para um início de Primavera um pouco húmida.

Quanto a esse dilúvio, tem ainda pouca consistência nos ensembles, linha verde, é apenas acompanhado por um outro companheiro com sonhos tão molhados, e mais uns quantos ao longe mais comedidos.

ensnt2.gif

Importante é haver tantos membros a mostrar alguma precipitação acompanhada de alguma frescura, embora pouca. Não há fumo sem fogo, alguma coisa vai ser.

É verdade, a tendência está lá .... e para já todos os modelos apontam para uma Primavera com uma precipitação na media/acima da média .... e as temperaturas bem isso nem se falam, é o mesmo de todos os anos ... acima da média !!!
Para não dizerem se/sou bruxo ou algo do género vou fundamentar-me!!

euPrecSea.gif

precip.gif

glbPrecMonNorm.gif

Mas contudo para este mês de Março já não espero grande coisa ....talvez uma mistura de alguma depressão com anti-ciclone e duvido que estas previsões a 10 dias de distancia se confirmem....

Já saiu a run das 12z e segue a linha daquela que tinha saido as 00z ou seja, a entrada perfeita para muita gente aqui no Forum, e a derradeira entrada fria deste Inverno..
Uma entrada bem gelada ... de Norte/Nordeste, o que curiosamente está de acordo, com aquilo que dizem os britânicos para a proxima semana ....!!
Contudo, se tal verificar-se essa entrada trará muito pouca precipitação mas com bastante vento...

Mas é como diz o Vince .... a depressão na Gronelândia parece certa ... a questão é o comportamento do AA e a forma como este se "estica"

eh lá...esta run mantêm-nos na fase 4 do CAALMEX (euforia)
se tendência se mantiver por mais alguns dias
isto a partir do dia 19 é uma alegria:D:D:D
é chuva, frio, granizo, neve, vento....
acrescente-se que o fds é grande, ou que dá para apreciar ainda melhor este "potencial acontecimento":lol:

Estou ansioso que o dia 18 começe a figurar nas 180h das run...pois penso que a partir da ir poderá mudar o padrão...ou não.
Uma coisa é certa esta última run a partir das 180 é uma festa!!!

É... de facto é uma festa autêntica... Mas mesmo sabendo que é longo prazo, mesmo sabendo que isto são tendências, mesmo sabendo que em várias runs o padrão começa a repetir-se... há um ligeirissimo pormenor, que embora ligeiro, deixa-me a pensar se não iremos ter nova pasmaceira e isto tudo se torna num autêntico fiasco...
o nosso amiguinho, aquele que nos aparece na esquerda dos modelos... AAquele que gosta de chatear, parece nesta run estar a abrir mais os bracinhos como que a querer abraçar-nos... ainda deixa espacinho para a entrada fria vir namorar conosco, ainda nos deixa ter "momentos de intimidade" com alguma precipitação... mas já viram que ele (bem ciumento por sinal) começa já a querer abraçar Portugal... :disgust:

Enfim sem tornar isto num filme "erótico-meteorológico" gostava que o início de Primavera fosse um pouco mais "estimulante" que este pasmacento inverno :p

É... de facto é uma festa autêntica... Mas mesmo sabendo que é longo prazo, mesmo sabendo que isto são tendências, mesmo sabendo que em várias runs o padrão começa a repetir-se... há um ligeirissimo pormenor, que embora ligeiro, deixa-me a pensar se não iremos ter nova pasmaceira e isto tudo se torna num autêntico fiasco...
o nosso amiguinho, aquele que nos aparece na esquerda dos modelos... AAquele que gosta de chatear, parece nesta run estar a abrir mais os bracinhos como que a querer abraçar-nos... ainda deixa espacinho para a entrada fria vir namorar conosco, ainda nos deixa ter "momentos de intimidade" com alguma precipitação... mas já viram que ele (bem ciumento por sinal) começa já a querer abraçar Portugal... :disgust:

Enfim sem tornar isto num filme "erótico-meteorológico" gostava que o início de Primavera fosse um pouco mais "estimulante" que este pasmacento inverno :p

Pois....:disgust: o AA anda muito perto,
mas mesmo assim ainda estamos na fase 4 :w00t:
pelo menos mais umas 5/6 horitas:lmao: