Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Eu já não digo nada isto está para aqui uma guerra entre fogões e frigorificos.

Só sei que vem ai muita instabilidade e alguma frescura :lmao::lmao: esta alta atmosfera malandra :assobio: :lmao:

 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Epa vamos parar por aqui por favor.
Tanto post escrito sobre neve em Bragança e ninguém sequer se deu ao trabalho de fazer as contas.

Aqui estão as cotas de neve para Bragança, baseadas no último run do GFS das 12z.
Cotas com precipitação estão indicadas a azul, e como de costume, atenção às quantidades de precipitação.

cotasof5.gif


Os optimistas que metam frio e/ou precipitação, os pessimistas que tirem, como queiram, mas discutamos isso com factos na perspectiva do tema deste tópico.

Como sempre dêm também uma olhadela ao ensemble. O ensemble a mim mostra-me uma precipitação consolidada que provavelmente poderia até ser mais, e um frio minimamente consolidado que a mudar seria para tirar um pouco. Não há membros mais frios que o actual mas há muitos membros com este frio deste run. Olhando para isto tudo diria que há boas possibilidades a 80 horas de distância de Bragança ter neve a cotas de 800/900m.


Ensemble para Bragança Run GFS 12z

enskc8.gif
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Estou plenamente de acordo! Eu penso que se trata do tempo normal para a época, estamos em Março ainda! E a seguir, "Abril águas mil", ou "Abril ainda a velha queima o carril"! De acordo com o passado que percorri, encontro este mês de Março perfeitamente dentro do normal, em qualquer mês uma variação de temperatura média +/-0.5ºC é normalissima!

Então se essa variação é normal, pq insistem em falar sempre no Aquecimento?:rolleyes::rolleyes:


Hey LUPER, achei por bem responder à tua pergunta neste tópico, já que a meu ver faz mais sentido. E eis aqui o meu veredito em relação ao aquecimento/arrefecimento:


Eu sou neutro!:D:D
E sou neutro por isto: O CO2 é um gás de estufa que à partida armazena calor na atmosfera. Calor = a maior cinética molecular . Mas calor não significa necessariamente aumento da temperatura. Antes uma maior dinâmica entre as moléculas. Que tanto podem tender a formar vagas de frio como de calor. Daí há uns tempos ter falado do aumento da entropia atmosférica. Resumindo o aumento do CO2 é a meu ver um responsável pelos fenómenos extremos, não necessariamente ligado ao calor ou ao frio. Digo eu...:disgust:

PS: Sou sim um apologista ao travão da subida calopante da concentração de CO2 (e gases afins provenientes da queima de combustiveis fosseis que diminuem a qualidade de vida de todo o sistema terra) na atmosfera.
:thumbsup::thumbsup:

Esta minha resposta está algures numa página deste tópico. Como vês, e da minha parte não vês nenhum defensor do aquecimento. Nem do arrefecimento. Mas sim de fenómenos extremos.

Tudo o resto são fluxos de energia, ou ciclos!:thumbsup:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Hey LUPER, achei por bem responder à tua pergunta neste tópico, já que a meu ver faz mais sentido. E eis aqui o meu veredito em relação ao aquecimento/arrefecimento:




Esta minha resposta está algures numa página deste tópico. Como vês, e da minha parte não vês nenhum defensor do aquecimento. Nem do arrefecimento. Mas sim de fenómenos extremos.

Tudo o resto são fluxos de energia, ou ciclos!:thumbsup:

concordo plenamente com o andré

quanto a nevar em bragança deve também nevar no estoril porque na situação de corrente de oeste só mesmo nos meses de dezembro ,janeiro ou fevereiro quando o anticiclone da sibéria está estendido até á PI. agora em finais de março só mesmo com uma corrente de N ou NW de ar polar
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Vince, mas Bragança está a 720m de altitude.

Daqui até Domingo a cota ainda pode ir perfeitamente a 0 como pode ir para 3000 ;) esperemos até Sábado á noite para retirarmos conclusões embora existam tendências :assobio: vamos ver no que isto dá.
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Epa vamos parar por aqui por favor.
Tanto post escrito sobre neve em Bragança e ninguém sequer se deu ao trabalho de fazer as contas.

Aqui estão as cotas de neve para Bragança, baseadas no último run do GFS das 12z.
Cotas com precipitação estão indicadas a azul, e como de costume, atenção às quantidades de precipitação.

cotasof5.gif


Os optimistas que metam frio e/ou precipitação, os pessimistas que tirem, como queiram, mas discutamos isso com factos na perspectiva do tema deste tópico.

Como sempre dêm também uma olhadela ao ensemble. O ensemble a mim mostra-me uma precipitação consolidada que provavelmente poderia até ser mais, e um frio minimamente consolidado que a mudar seria para tirar um pouco. Não há membros mais frios que o actual mas há muitos membros com este frio deste run. Olhando para isto tudo diria que há boas possibilidades a 80 horas de distância de Bragança ter neve a cotas de 800/900m.


Ensemble para Bragança Run GFS 12z

enskc8.gif

Ora aqui está alguem que percebe da poda. ;)

A precipitação irá ser maior com que os modelos mostram, a avaliar pela minha experiência.:rolleyes:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
se manter a corrente de oeste, nem pensar nesta altura do campeonato e com geopotencial tão elevado (ecmwf)
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
concordo plenamente com o andré

quanto a nevar em bragança deve também nevar no estoril porque na situação de corrente de oeste só mesmo nos meses de dezembro ,janeiro ou fevereiro quando o anticiclone da sibéria está estendido até á PI. agora em finais de março só mesmo com uma corrente de N ou NW de ar polar

Explica lá melhor essa teoria, que eu gosto de aprender coisas novas. :lmao::lmao:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
jet stream!ou corrente de jacto.
é mais simples dizer corrente de oeste
o geopotencial aos 500hp a passar por portugal no norte é só de 5520 no domingo
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Explica lá melhor essa teoria, que eu gosto de aprender coisas novas. :lmao::lmao:

gostava de que alguem me escreva quando situações como aquela que está referenciada no modelo do gfs vir nevar em fins de março em bragança ?
digam uma situação que tenha ocorrido nesta altura do ano?
explicar,duas possiveis situações de neve com a corrente de oeste.
1ª situação: nos meses dedezembro ,janeiroe fevereiro e ás vezes no inicio de março á geralmente uma alta no interior da peninsula que da maioria das vezes ocorre com uma ausencia de ventos,céu limpo ás vezes com nuvens altas,e uma forte amplitude diária das temperaturas e com forte geada.quando uma superficie frontal se aproxima de oeste durante a noite ela irá encontrar de um modo geral temperaturas negativas no interior de portugal, logo ao encontrar esse ar frio irá nevar,mas esta situação é muito estável pois o ar no interior da peninsula (pois é um enorme "planalto" eis uma das razoes da formação de uma alta no interior)é muito seco e pesado e a corrente de oeste(jet stream)terá que ter grande velocidade para quebrar esta barreira de altas pressões. com esta situação já chegou a nevar em évora mas de noite.
esta alta muitas das vezes entra em fase com o anticiclone da sibéria.

2ªsituação: como aconteceu no fim de semana 22 de março a 25 de março mas com forte advecção de ar polar, em que o jet veio de oeste, nw, porque senão a neve fica por cotas altas e a probalidade é maior de cair a cotas baixas, é nos meses atrás que referi com esta situação.


sonhar não paga imposto. e é bom sonhar, mas temos que ser realistas
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
gostava de que alguem me escreva quando situações como aquela que está referenciada no modelo do gfs vir nevar em fins de março em bragança ?
digam uma situação que tenha ocorrido nesta altura do ano?

Calma pá, se cair neve em Bragança não vai acabar o Mundo.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Estou plenamente de acordo! Eu penso que se trata do tempo normal para a época, estamos em Março ainda! E a seguir, "Abril águas mil", ou "Abril ainda a velha queima o carril"! De acordo com o passado que percorri, encontro este mês de Março perfeitamente dentro do normal, em qualquer mês uma variação de temperatura média +/-0.5ºC é normalissima!



dismistificar o adagio abril aguas mil.

é um adagio de origem do nw de portugal o verdadeiro adagio para o resto de portugal será:
"abril aguas mil mas coadas por um funil"
são muitos aguaceiros mas fracos

espero que este adagio não se confirme mas sim o outro e este: "abril frio e molhado enche o celeiro e farta o gado" para o resto do território. o gfs dá uma boa tendencia o ecmwf se aproxima.