Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
2003124547739507466_rs.jpg
[/URL][/IMG]

Já viram que a iso 0 atravessa o oceano até ao paralelo 30º no mês de Abril.....:huh:
 


LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Pois... nao faço a minima ideia, mas chamou-me a atenção uma entrada daquelas na altura que é !

Bem atendedo que estamos na Primavera deve ser normal, é um devaneio do GFS, não é para ligar, vamos seguir em frente e ver a quantidade de chuvinha que vai cair no fds na metade norte de Portugal, isso sim, é muito importante.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Uma vulgar variabilidade climática de Portugal dada a sua localização geográfica, sempre sujeita a situações que fogem à tradicional normalidade. Eu não atribuo uns meses de Inverno mais quente ao aquecimento global tal como não atribuo uma Primavera mais fresca a um arrefecimento.
:thumbsup:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Claro que não é normal. Mas há que salientar que há uma grande diferença entre dizer "atravessa o oceano" e dizer "um run do GFS a 126 horas prevê que possa atravessar" ;)

De qualquer forma, sendo raro, não seria inédito, este por exemplo aproxima-se, 15 de Abril 1974:
http://www.wetterzentrale.de/archive/ra/1974/Rrea00219740415.gif

Se consideramos que 5º de latitude são despreziveis, tudo bem. Apenas achei engraçado o mapa, nada demais.

Já agora, conheces este grafico?
 

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
Nevar em Bragança;porque não?
Com este cenário tudo é possivel!

Eu já vi nevar na minha terra no dia 1 de Maio em cotas acima dos 700m, nós por cá chamamos-lhe a neve do cucu (ave que tem esse nome) porque costuma cair durante a noite e derreter durante a tarde.
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Boas pessoal!Grande animação por aqui hoje!:D O que eu já me ri aqui a olhar para os posts que perdi durante o dia de hoje, e realmente vale a pena ter o forum p discutirmos estas questoes!Acho muito bem termos as nossas diferenças de opinioes e devemos respeitar a de cada um...
Relativamente às previsoes concordo com o Luper relativamente à grande probabilidade (caso haja uma hecatombe, talvez algo mude, mas não acredito pq a tendencia está lá toda:rolleyes:) de haver aguaceiros de neve em Bragança..Não acho de todo descabido, aliás, é mais provável do que irem apanhar sol para o Estoril..!Verão vem mais tarde...muito mais tarde...!
Só mais uma pequena achega ao comentario do André sobre os gases com potencial ou efectivo efeito de estufa comprovado, esses gases realmente podem provocar um aquecimento moderado da temperatura a nível global (basta verificarmos a definição básica de efeito de estufa!!) mas este aquecimento pode dar origem ao degelo, que por sua vez pode dar origem às quebras de correntes oceânicas, que por sua vez podem alterar as temperaturas(no caso do nosso país diminuindo-as bastante!).Por isso de facto, o conceito de aquecimento global é bastante subjectivo...Há que ter em conta também os ciclos naturais do planeta! (Porque é que não queimamos enxofre com força?!?!?!? - Quizz: verifiquem qual é o efeito do enxofre relativamente a alguns compostos quimicos causadores do efeito de estufa..!):thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nevar em Bragança;porque não?
Com este cenário tudo é possivel!

Eu já vi nevar na minha terra no dia 1 de Maio em cotas acima dos 700m, nós por cá chamamos-lhe a neve do cucu (ave que tem esse nome) porque costuma cair durante a noite e derreter durante a tarde.

O Minho não está cá nestes dias para confirmar, mas acho que ele uma vez me falou de neve várias vezes em Abril e até em Maio nos sitios do costume por onde ele anda, Lamas, etc, isto claro, sempre a cotas altas.





Discussões sobre o Aquecimento global, por favor dirigam-se para o tópico mais apropriado.
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
O Minho não está cá nestes dias para confirmar, mas acho que ele uma vez me falou de neve várias vezes em Abril e até em Maio nos sitios do costume por onde ele anda, Lamas, etc, isto claro, sempre a cotas altas.

Vince, não vamos mais longe...Basta olhar p o ano passado..!E sim, em Trás os Montes e Minho não é assim tao raro nevar nesta altura e até mais tarde..!:thumbsup::)
 

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
O Minho não está cá nestes dias para confirmar, mas acho que ele uma vez me falou de neve várias vezes em Abril e até em Maio nos sitios do costume por onde ele anda, Lamas, etc, isto claro, sempre a cotas altas.

Eu vivo a somente 5Kms de Lamas de Mouro e posso confirmar que tem sido abitual nevar nos meses de Abril (em Maio é mais raro,e cada vez se tem tornado mais raro,de á 10 anos a esta parte).Por vezes em Abril costuma acumular muita neve mas derrete rápidamente.
E´claro que estou a falar de cotas superiores a 1000m,mas lembro-me de ter nevado acima dos 700m no dia 1 de Maio de ? (á 10 ou 15 anos).
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Bem, isto é que foi um dia animado...grande debate:)

Relativamente á neve por esta altura, não seria uma novidade, pois, até relativamente a Maio penso haver registos de neve em Bragança.

Para Domingo temo que aconteça o de sempre, ou seja, chega o frio vai-se a precipitação...

Meteograma de Bragança
99991986metgramgl6.gif




Quando as melhores condições em termos de frio se encontrarem, lá se vai a precipitação do Nordeste...
gfs-2-78ygz8.png


Se bem que os ensembles são um pouco mais animadores relativamente á precipitação para a manhã de Segunda...
gens-0-2-84rrj3.png