Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

... já repararam na debelidade tanto de depressões como de anticiclones...será a transicção ?? parece que o Atlantico acalmou bastante.[/IMG][/URL]

Quero crêr que estas afirmações façam parte da vontade , do desejo e não de leituras objectivas .Também eu anseio ,oh como desejo, uma mudança desta circulação atmosférica .
o que é seguro afirmar agora?
O Atlântico calmo? Logo agora, que ainda não se sabe a verdadeira dimensão do que aí vem? Que impacto e que desenvolvimentos terá a Helga?
O Atlântico Norte ainda está explosivo e é essa a única razão para ainda sonhar com alguma situação de Inverno.
Se já estivesse calmo, tirava o cavalinho da chuva...

Olhando as previsões a partir de Quinta-Feira, a tendencia mantem-se mas contudo parece-me a mim, que oscila demasiado em termos de localização da(s) depressõe(s), e normalmente quando isto acontece, e o GFS é perito nas previsões a mais de 180h, a colocar tudo sobre anti-ciclone ou tudo sobre depressão, e desta vez parece que colocou tudo sobre depressão, e por isso isso tira toda a credibilidade a essas previsões .... Ainda para mais quando colocam linhas depressionaŕias a avançarem e a recuarem o que para mim tira toda a credibilidade ....
Mas enfim a tendencia mantem-se mas o mais certo é termos dominio anti-ciclone...

65769952ne8.png
[/URL]

PS: Ao contrário do que disse ontem, não sei se afinal será a "Helga", mas uma outra em formação, pois essa zona do Atlântico está um confuso caldo de depressões.

Um caldo mesmo! Três núcleos de depressões com pressão < 960hPa, todos perto uns dos outros e a uma latitude > 50ºN. E estamos nós no inicio de Março.:huh:

Bem, ao menos que chegue alguma coisa ao nosso noroeste. Eles, mais que nós precisão de muita muita água.;)

Adeusss frio ou o que lhe queiram chamar olá chuva e calor :D:D (trovoadas) dá-lhe CO2....ai vem as monções :lmao::lmao:

Olhando para o ensemble não seria calor para durar muito. Uma semana quente mas logo na seguinte regressaria frio. É muito longo prazo mas parece haver mais concordância entre tantos membros do que é habitual a tão grande distância.
Se reparares, a saída das 6z a verde, é um dos mais quentes de todos os membros.

Olhando para o ensemble não seria calor para durar muito. Uma semana quente mas logo na seguinte regressaria frio. É muito longo prazo mas parece haver mais concordância entre tantos membros do que é habitual a tão grande distância.

Pois Vince tambem reparei nisso agora vamos lá ver se é um contra todos e ganha ou se é todos contra um e o unico acaba por perder...:p eu sinceramente preferia que o calor ficasse por cá do que regressar de novo o tempo frio ameno gélido calorento ao sol uma pesssoa não sabe como é que se tem que vestir e as constipações andam sempre no vai e vem :mad::mad: é que neste momento nem faz frio nem faz calor mas tambem não está ameno é uma confusão maldito AA...:angry::angry:

Boas, já à algum tempo que vou tendo o prazer de ir seguindo atentamente o vosso construtivo, interessante,motivador e utópico forum nas suas variadas vertentes, e é com imenso prazer que vos deixo esta pequena mensagem! Digo motivador e utópico,pois, diariamente vou tendo o maior dos prazeres ao ver todos vós a tentarem dia após dia deixar por aqui a sua parte de adivinhos, sim porque não passa mesmo disso, pois com um assunto como o "tempo" é o mesmo que estar-mos a tentar fazer previsões utópicas que se descaiem por natureza mesmo que por vezes inconsciente para os nossos desejos!

Já agora já pensaram quantos anos nos restam de vida??????
A minha "séria" previsão vai para 95anos:lmao: vejam a run...:lmao::lmao::angry::lmao:
Que dizem?

Abraço a todos e continuação de um bom trabalho para o forum!!!
Viva a democracia e todos os direitos do Homem.. inclusivé o direito a expor as suas opiniões e a ser respeitado da mesma forma que este também respeita!1

Boa tarde :)

Os meus "humildes" parabéns a todos os membros que postam neste seguimento, a todos sem excepção, bem como à administração deste fórum.
Com mais ou menos conhecimentos, com mais ou menos vontade de ver algo que possa ocorrer, todos os posts são sinal que é feito por todos um seguimento do que poderá ocorrer hoje, amanhã ou no próximo futuro e isso por si só é digno de registo e ser respeitado!

É coerente, lógico e seguro que nestes domínios como em tantos outros onde temos a ciência como corrente que as condicionantes e variáveis inerentes a conhecimentos vários podem todas elas ser postas em causa e por quem quer que seja desde que tenha para tal "conhecimentos que também estes podem ser postos em causa".
Logo, creio que seria gratificante da parte de quem melhor domina esta temática, dar apoio, incentivo e conhecimento a todos os que neste tópico participam evitando levar a que os membros se coibam de intervir no tópico.

Voltando aos modelos, eu que poucos conhecimentos tenho, e que por estas "alturas" não disponibilizo de muito tempo para participar no fórum, mantenho a minha opinião do fim de semana, veremos...;)

Viva a democracia e todos os direitos do Homem.. inclusivé o direito a expor as suas opiniões e a ser respeitado da mesma forma que este também respeita!1

apenas deixei a minha opinião! Humildemente construtiva! Apenas isso"!
Continuação
1

apenas deixei a minha opinião! Humildemente construtiva! Apenas isso"!
Continuação
1

Boas!

Caro Mr.AA: Confesso que li e reli o seu post de entrada no fórum, uma vez que foi o primeiro que efectuou!
Digo isto porque me pareceu confuso da primeira vez que o li e certamente que alguns foristas devem ter ficado com a mesma ideia. A internet é um local onde se deve ser extremamente cuidadoso com as palavras. Tanto nas opiniões que expressamos relativamente ás previsões de tempo como em todos os asuntos que abordamos e nomeadamente quando efectuamos uma crítica!

Penso que a sua crítica se baseou na pretensa falta de rigor científico das previsões aqui colocadas. A verdade é que este tópico teve em tempos outro nome "previsão segundo os modelos". Embora o nome tenha mudado (e quanto a mim bem), este tópico continua maioritariamente a ter o mesmo âmbito. Poderá e justamente colocar a ressalva que muitas vezes neste tópico existe um laivo mais sonhador, algum membro que pareça afirmar algo convictamente que se encontra fora da realidade, por vezes alguns excessos baseados no desejo pessoal. Aqui caro Mr.AA reconheço-lhe razão caso seja esse o seu pensamento e faço claramente até um "mea culpa". Agora quando a nossa opinião se baseia em modelos falamos sempre de uma opinião, mas a verdade é que é uma opinião de DADOS CIENTÍFICOS. Os modelos são efectivamente ferramentas de previsão meteorológica! E se nos baseamos em modelos então a nossa visão não poderá ser assim tão utópica... não concorda comigo? Desta forma a palavra utópica, ou falar em qualquer "adivinhação" da nossa parte poderá ser mal interpretada... cá está a problemática da força das palavras!
Obviamente que este é um fórum livre e democrático, mas tentamos ao máximo e sobretudo neste tópico basear toda um conjunto de opiniões em dados de previsão meteorológica de forma a podermos dar o máximo de credibilidade a este fórum!

Penso que genericamente a minha opinião traduz o sentimento generalizado daquilo que pretendemos neste fórum, mas certamente que qualquer um dos moderadores ou administração deste fórum lhe poderá dar esclarecimentos sobre esta temática!

Queira aceitar os melhores cumprimentos e peço-lhe desculpa (a si e a todos) por este longo texto, mas como referi algumas palavras que disse podem ser mal interpretadas e e u penso que a sua intenção seria positiva

boas,
parece-me que chuvinha no domingo e segunda já cá canta:D, pelo menos a norte de Sistema ME.
pouca...mas vem...
interessante são as previsões do freemeteo para o norte.

no domingo temperaturas a rondar os 0ºC a 1.200 metros,
na quinta temperaturas de 14/15 ºC.

É primavera no seu melhor:)

pelos vistos não fomos os únicos a ter um inverno quentinho...

Data: 7 de Março de 2008
Autor: IM

De acordo com o Instituto finlandês de Meteorologia (FMI), este Inverno a temperatura média do ar registou os valores mais elevados desde há um século, altura em que se iniciaram os registos neste país.

As temperaturas registadas resultaram de correntes de ar de Sul e Sudoeste continuadas durante todo o Inverno e das alterações climáticas, segundo este serviço.

Em muitas partes do país as temperaturas médias registadas neste Inverno constituem novo recorde, com quase 1ºC acima do anterior valor médio.

Ver Tambem: http://www.ilmatieteenlaitos.fi/news/index.html?Id=1204549200.html

Tudo vai mudar para o normal, mas chuva a partir do dia 17 de Março é certinha :D:D

Eu continuo na minha a partir do dia 17 vem a chuvinha :rain::rain: e até o Accuweather estes americanos malucos:D seguem a minha previsão e metem a partir do dia 17 chuva e trovoada para Faro :D:D :lmao::lmao:

Boas, já à algum tempo que vou tendo o prazer de ir seguindo atentamente o vosso construtivo, interessante,motivador e utópico forum nas suas variadas vertentes, e é com imenso prazer que vos deixo esta pequena mensagem! Digo motivador e utópico,pois, diariamente vou tendo o maior dos prazeres ao ver todos vós a tentarem dia após dia deixar por aqui a sua parte de adivinhos, sim porque não passa mesmo disso, pois com um assunto como o "tempo" é o mesmo que estar-mos a tentar fazer previsões utópicas que se descaiem por natureza mesmo que por vezes inconsciente para os nossos desejos!

Já agora já pensaram quantos anos nos restam de vida??????
A minha "séria" previsão vai para 95anos:lmao: vejam a run...:lmao::lmao::angry::lmao:
Que dizem?

Se bem entendi, estás a querer dizer que por aqui prolifera um bando de adivinhos que, não percebendo nada de meteorologia, tenta adivinhar o tempo.

Pela minha parte, não percebo efectivamente nada de meteorologia, mas tambem não opino, consulto apenas.

De qualquer forma, á parte um ou outro excesso, muitas vezes propositado e em tom de gozo, penso que há por aqui de facto muita gente que percebe bastante de meteorologia e que dá gosto ler as suas análises meteorológicas sérias.

Assim, e de acordo com o seu ultimo parágrafo, sou de opinião que o seu post é perfeitamente descabido e, se não gosta, bastava-lhe fazer logout ou ir para outra página.

Cumprimentos