Previsão do Tempo e Alertas - Setembro 2008

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,397
Local
Olhão (24 m)
Eu estou mais confiante com o ECMWF do que com o GFS, o que eu acho é que o modelo europeu tem existido na instabilidade a partir do dia 18/19 e continua run após run, não seria inédito ter precipitações surpreendentes em Setembro, antigamente Setembro aqui no Algarve lembro-me em 2001, de ter 2 vezes o túnel cheio, por isso, confio no ECMWF tem mostrado mais consistência, posso estar enganado, mas espero que o ECMWF como europeu que sou :D espero que o modelo europeu vença o modelo americano:angry:,

Dia 19 o AEMET já prevê chuva para Ayamonte, tal como o IM prevê chuva para Faro a partir do dia 19.:D





Falta muitos dias ainda, mas estou convicto que algo vem aí, Setembro tem que ter precipitação na média ou acima da média, e eu sei que vai ser.:D:w00t::rolleyes:

Não venham agora dizer que vai tirar, que vai vir a seca que eu não acredito:lmao::w00t:
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Eu estou mais confiante com o ECMWF do que com o GFS..., por isso, confio no ECMWF tem mostrado mais consistência, posso estar enganado, mas espero que o ECMWF como europeu que sou :D espero que o modelo europeu vença o modelo americano.

Mais uma reviravolta de 180º do modelo europeu.
A tal chuva abundante para o final da semana que vem deu por ora, nisto:

semttulogy6.png
[/URL][/IMG]

Que dizer? O mesmo de sempre.
Para mais que 5, 6 dias, cautelas e caldos de galinha...
O GFS ainda indica algumas precipitações a partir do final de terça mas tudo parece-me ainda muito preclitante.
Certo, certo, é este sol instalado pelo menos até segunda ,com as temperaturas a recuperarem,a nortada a abrandar e depois, se verá.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Vai um bloqueio ??

Pois é, parece que vamos ter um situação um pouco complicada para que a chuva chegue até cá, a não ser que se forme uma depressão a sul do AA, isto é, a sul do bloqueio de 1030hpa que é visivel na carta.

De facto a depressão está lá, agora se irá mais pra sul ou oeste é que veremos.

 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
A previsão indica uma semana interessante para a Madeira, com uma depressão que ficará a fazer ronda pela ilha desde o dia 17 até 24 Set, segundo o GFS.Possibilidade de trovoadas e precipitação moderada a localmente forte.


Segundo o GFS e agora também, paulatinamente, o ECMWF, visualiza essa prespectiva.
Já são os dois , ainda que, com nuances.
Posto isto,e antes de mais nada ,
ROG, prepara-te.
Será quase certo que terás que contar dentro em breve.
E esse previlégio de contadores de histórias, será posteriormente extensível ao luso rectângulo ?
Irá a situação depressionária "Madeirense" deslocar-se para nordeste, para o Continente, lá para mais tarde?
É muito cedo ainda para defenir onde se irá agachar e como se irá acomodar todo um vasto trajecto continental
quase siberiano, no Oceano.
Ai se estivéssemos em Janeiro com esta disposição de peças:
Falar-se-ía das chuvas anunciadas para a Madeira ,concerteza ,mas falar-se-ía muito mais das hipóteses de neve a cotas baixas no continente.
Não seria?
Ainda assim, serão mais prováveis as chuvas neste tempo que eventualmente virá,lá mais para diante, do que as neves que nessas alturas tanto frustam expectativas ...
O sol instalado,de lés-a-lés ainda cá está .
Irá prolongar a sua estada em relação ao inicialmente previsto.
Que haja a Surpresa ...sempre.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
OI!

Como estará o tempo por aqui este Sábado???? Precisava que estivesse bom tempo e com o mar calminho:huh::huh::huh: para a realização da Limpeza Subaquática que estou a organizar!!!!!

Alguém me poderá dar umas indicações do tempo para esse dia, ainda que a 5 dias de distância????:huh:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
OI!

Como estará o tempo por aqui este Sábado???? Precisava que estivesse bom tempo e com o mar calminho:huh::huh::huh: para a realização da Limpeza Subaquática que estou a organizar!!!!!

Alguém me poderá dar umas indicações do tempo para esse dia, ainda que a 5 dias de distância????:huh:

tas com azar vai chover,por vezes forte, ondulaçao entre 1 e 2 m com sets de 2.5m.
vento a rondar os 15 nós do quadrante leste.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
tas com azar vai chover,por vezes forte, ondulaçao entre 1 e 2 m com sets de 2.5m.
vento a rondar os 15 nós do quadrante leste.

Aqui no Algarve vai estar assim????:angry::angry::angry:
Quando a malta quer mau tempo, nada!!! E agora que fazia falta bom tempo.....:angry::angry:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Aqui no Algarve vai estar assim????:angry::angry::angry:
Quando a malta quer mau tempo, nada!!! E agora que fazia falta bom tempo.....:angry::angry:

Ainda não está nada defenido o ideal é esperares por sexta ;) os modelos estão todos muito incertos.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Ainda não está nada defenido o ideal é esperares por sexta ;) os modelos estão todos muito incertos.

Vou aguardar mais uns dias...a ver o que isto dá!!!

PS: Acho que tenho que falar com os tipos que definiram o Dia Internacional da Limpeza para o final de Setembro, a ver se o mudam para Julho ou Agosto!!!!:D
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Vou aguardar mais uns dias...a ver o que isto dá!!!

PS: Acho que tenho que falar com os tipos que definiram o Dia Internacional da Limpeza para o final de Setembro, a ver se o mudam para Julho ou Agosto!!!!:D

desculpa !!!!!!
eu pensei q fosses de lagoa açores :unsure::unsure:
entao acho q tas c um pouco mais de sorte q os açoreanos é q ai eu penso q o tempo estara significativamente melhor q nas ilhas com ondulaçao de leste com 1.5m (situaçao de levante ou sueste) vento fraco a moderado ( 9/13 nós) e possibilidade de aguaceiros (q em principio serao retirados ate la)