A província de Sofala, perto da cidade da Beira será segundo as previsão a zona do landfall na noite de 14 para 15 de Março...
Houve uma substituição da parede do olho durante a madrugada. O JTWC (09z) reduziu a intensidade para cat. 2 muito intenso (95 nós). Prevê apenas uma ligeira intensificação (para 100 nós; cat. 3 de fraca intensidade). O centro da Reunião (06z) sugere uma intensificação um pouco mais significativa mas enfatiza a incerteza da previsão:
Com o ciclone tropical # IDAI previsto para os próximos dois dias, # INGC emitiu ontem um # redalert para as províncias centrais de Sofala, Manica, Zambézia e Tete, já atingidas pela # MozambiqueFloods2019 . Apela US $ 18 milhões para ajudar as populações afetadas.
A anterior parede do olho já desapareceu. A cidade de Beira deve preparar-se para um impacto direto. Fortes chuvas provocaram dezenas de mortos e milhares de desalojados em Moçambique
O Ciclone Tropical # Idai será provavelmente o mais forte TC a atingir Moçambique desde Eline em 2000 (115 kt). O infeliz tempo de conclusão do ERC cerca de um dia antes do landfall significa que o campo de vento será maior e mais forte no momento do landfall. As condições ambientais são ideais.
Alertas/Avisos do Instituto Nacional de Meteorologia (Moçambique): Ciclone tropical (IDAI), categoria 3, localizado nas coordenadas 19.5 graus sul de latitude e 39.0 graus Este de longitude, com a pressão no centro de 962 hectopascais, ventos de 180 km/h e rajadas até 200 km/h, está a causar chuvas em regime muito fortes (mais de 150 milímetros em 24 horas), acompanhadas de trovoadas severas, no canal de Moçambique entre as latitudes de 17 e 23 graus sul. O sistema desloca-se em direção à costa da província de Sofala, podendo atingir o continente pelos distritos de Dondo, Muanza ou Cheringoma, no dia 14 de Março de 2019. Este sistema poderá influenciar o estado de tempo nas províncias da Zambézia (distritos de Chinde, Luabo, Inhassuge, Mopeia, Nicoadala, Maquival, Mocubela, Mulevala, Milange, Dere, Morrumala, Mocuba e Cidade de Quelimane), Sofala (todos os distritos), Manica (todos os distritos) e Inhambane (distritos de Govuro, Inhassoro, Vilankulo e Massinga) com ventos muito fortes (190 a 210 quilómetros por hora), acompanhados por chuvas muito fortes ( mais de 150 milímetros em 24 horas) e trovoadas severas. O INAM prevê também a continuação de ocorrência de chuvas moderadas a fortes ( 30 a 50 mm/24h), acompanhadas de trovoadas severas e ventos com rajadas a norte das províncias de Niassa e Cabo Delgado. Este boletim será actualizado às 10:00 horas do dia 14 de Março de 2019.
Muito feia a situação na zona da Beira certamente. Meteograma GFS com mais de 600mm... O pior será o facto de ser muito extensa a área com centenas de mm's previstos, é muita água. Infelizmente serão de esperar inundações algo catastróficas temo... Valores incríveis segundo os principais modelos na região fronteiriça com o Malawi, quase nos 1000mm até ao final de Domingo! Zona montanhosa, e o deslocamento lento do sistema, com quantidades impressionantes de água precipitável irá fazer "despejar" quantidades enormes de chuva em toda a região. Como disse atrás, o mais impressionante é a extensão da área com valores nas várias centenas de mm's... Preocupante, e vamos ver o que acontece nas bacias hidrográficas de toda aquela região central do país. A isto tudo temos ainda de juntar certamente um potente storm-surge na fase inicial.