Previsão e Seguimento dos Ciclones no O. Índico - Temporada 2019/2020

meteo_xpepe

Cumulus
Registo
2 Mai 2016
Mensagens
318
Local
Vila Ruiva, Cuba (250m)
Acompanho com especial atenção esta situação pois trabalho num projecto na barragem de Cahora Bassa. Parte da precipitação prevista irá incidir na bacia hidrográfica do Zambeze e aquilo que posso adiantar é que neste momento a barragem não tem muito volume de encaixe de cheias (cota próximo do NPA). Posto isto é provável que se tenham de fazer descargas consideráveis o que complica ainda mais a situação a jusante...
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Imagem de satélite às 15h00 de hoje

14.03.2019_15h00.jpg

SAT24

Ciclone tropical Intenso (IDAI), categoria 4, com o centro localizado nas coordenadas 19.8 graus Sul de latitude e 37.1 graus Este de longitude e com pressão de 950 hectopascais, ventos de 190 km/h e rajadas até 210 km/h. O sistema desloca-se em direção à costa da província de Sofala, podendo atingir o continente (Centro ou olho do Ciclone) entre os distritos de Dondo e Beira a partir das 18 horas do dia 14 de Março de 2019.
Este sistema já está influenciar o estado de tempo nas províncias da Zambézia (distritos de Chinde, Luabo, Inhassuge, Mopeia, Nicoadala, Maquival, Mocubela, Mulevala, Milange, Dere, Morrumala, Mocuba e Cidade de Quelimane), Sofala (todos os distritos), Manica (todos os distritos), Tete (distritos de Changara, Mutarara, Doa, Marara, Cahora Bassa, Moatize, Chiuta e Cidade de Tete) e Inhambane (distritos de Govuro, Inhassoro, Vilankulo e Massinga) com ventos muito fortes (190 a 220 quilómetros por hora), acompanhados por chuvas muito fortes ( mais de 150 milímetros em 24 horas) e trovoadas severas.
O INAM prevê também a continuação de ocorrência de chuvas moderadas a fortes ( 30 a 50 mm/24h), acompanhadas de trovoadas severas e ventos com rajadas a norte das províncias de Niassa , Cabo Delgado e norte de Tete.

Instituto Nacional de Meteorologia (Moçambique)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e rokleon

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
22h00 locias

Ciclone tropical Intenso (IDAI), categoria 4, com o centro localizado nas coordenadas 19.8 graus Sul de latitude e 35.6 graus Este de longitude e com pressão de 955 hectopascais, ventos de 165 km/h e rajadas até 200 km/h. O sistema entrou no continente da província de Sofala, pelo distrito de Dondo, baixando de intensidade esperamos que atinja a categoria 3.

Instituto Nacional de Meteorologia (Moçambique)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Idai-AIRS.021-768x593.png


On the March 14, the AIRS instrument aboard NASA’s Aqua satellite analyzed cloud top temperatures of Tropical Cyclone Idai in infrared light. AIRS found cloud top temperatures of strongest thunderstorms were as cold as or colder than minus 63 degrees Fahrenheit (minus 53 degrees Celsius) around the eye. Credit: NASA JPL/Heidar Thrastarson

Hurricane And Typhoon Updates

Registo de - 53 ºC no topo das nuvens do olho do furacão IDAI (11h29 UTC); ventos máximos sustentados de 185 km/h. Este furacão pode trazer consequências catastróficas imprevisívies... Decretado o recolher obrigatório.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
  • Gosto
Reactions: StormRic e Hawk

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,649
Local
Açores
ipSEWoH.png


nYMkEQ4.gif


Impacto direto em Beira.

É preciso recuar bastante para se ver um ciclone (com intensidade mais relevante) tão perto da referida cidade.

TbhwTaA.png
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Ciclone já fez 68 mortos em Moçambique

O número de mortos em Moçambique, à passagem do ciclone Idai, já subiu para 68, na província de Sofala, de acordo com a edição online do jornal moçambicano O País. Na cidade da Beira, há 55 vítimas mortais e, em Dondo, são 13. Nos dois municípios, o jornal aponta para a existência de cerca de 1500 feridos.

O balanço é ainda preliminar: o acesso a zonas mais remotas continua a ser muito complicado e o mau tempo vai prolongar-se nos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia moçambicano, citado pelo jornal Verdade, preveem-se fortes e persistentes chuvadas (com mais de 150 milímetros em 24 horas), ventos com rajadas fortes até 60 quilómetros/hora e trovoadas severas, que se poderão prolongar até quinta-feira.

As cidades da Beira e Dondo têm estado sem energia, água e comunicações. Também a circulação está fortemente condicionada: há muitas árvores caídas nas ruas da Beira e militares das Forças de Defesa e Segurança foram mobilizados para a remoção destes obstáculos.

Na estrada nacional 6, no troço entre Tica e Nhamatanda, o piso cedeu às correntes fortes do rio Mutua que galgou as suas margens. Na descrição do jornalista de O País, as famílias que ali residem foram apanhadas de surpresa e subiram às árvores para escapar às cheias.

Os efeitos da passagem da tempestade fazem-se sentir das formas mais inesperadas. Na Beira, por exemplo, de quinta-feira a sábado foram adiados 32 funerais, previstos para os três cemitérios oficiais e outros privados da cidade. Já as ligações aéreas da Beira com o resto do país, suspensas por três dias, foram retomadas este domingo.

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, interrompeu a visita de Estado que estava a fazer à Suazilândia, para se deslocar a Quelimane, província da Zambézia, e inteirar-se dos danos provocados pelo ciclone. O mau tempo vai continuar em todos os distritos das província de Sofala e Manica e em vários distritos das províncias de Tete (incluindo a cidade de Tete), Inhambane (incluindo Vilanculos) e Gaza, a norte de Maputo.

Destruição no Zimbabwe e Malawi

O rasto de destruição do Idai estende-se aos países vizinhos do Zimbabwe e Malawi. Um balanço do número de mortos nos três países, não atualizado, apontava para 150 mortos.

Dois alunos internos de uma escola estão entre as 31 pessoas que morreram no leste do Zimbabwe, noticiou a BBC. Os estudantes dormiam no dormitório da escola quando grandes pedras deslizaram de uma montanha e derrubaram uma parede da escola, confirmaram as autoridades.

Outras três pessoas estão desaparecidas, depois de um autocarro ter sido arrastado, quando o motorista do veículo tentou atravessar um rio inundado.

A tempestade tropical cortou a energia e as comunicações na província de Manicaland, ao longo da fronteira com Moçambique, onde 21 pessoas morreram.

Fonte: Diário de Notícias
 
Última edição:

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
As chuvas muito fortes deverão continuar a ocorrer nas zonas afectadas pelo ciclone Idai.

O INAM prevê a continuação de ocorrência de chuvas persistentes em regime forte a muito forte (mais de150 milímetros em 24 horas), ventos com rajadas fortes até 60 quilómetros por hora e trovoadas severas, que poderão se prolongar até quinta-feira, 21 de Março de 2019

Instituto Nacional de Meteorologia (Moçambique)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,649
Local
Açores
Pelos modelos, o futuro CT Joaninha poderá eventualmente constituir uma ameaça para Rodrigues, ilha. Nas próximas horas a perturbação tropical deverá aumentar rapidamente de intensidade.

anim_gkt5.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,649
Local
Açores
anim_zch8.gif


Pelo AROME, Rodrigues vai passar por um mau bocado.

O centro de Reunião indica que o ciclone deve passar a noroeste/este da ilha e em contínuo enfraquecimento.

Já o JTWC também tem o mesmo trajeto mas indica que o ciclone aumentará ligeiramente de intensidade. Daqui a uns 25/30 minutos será emitido um novo aviso.