Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2007)

  • Thread starter Thread starter Mago
  • Data de início Data de início
Situação no Atlântico

atlwe0.jpg


90L
O 90L está a ter o mesmo problema de todos os outros distúrbios de há uns tempos para cá. O Windshear ao afastar a convecção do centro da depressão impede que se desenvolva. Só terá hipoteses disso se o windshear dimimuir nos próximos dias, mas a probalidade disso acontecer deve ser baixa.

90lty9.gif


animol3.gif


THE AREA OF LOW PRESSURE HAS BEEN MOVING TOWARD THE WEST-SOUTHWEST
ABOUT 10 MPH AND IS NOW LOCATED IN THE CARIBBEAN SEA JUST SOUTH OF
THE MONA PASSAGE. SURFACE PRESSURES HAVE CONTINUED TO FALL BUT THE
SHOWER ACTIVITY HAS NOT BECOME ANY BETTER ORGANIZED SINCE
YESTERDAY. THE LOW IS EXPECTED TO CONTINUE MOVING ON A GENERAL
WEST-SOUTHWESTWARD OR WESTWARD TRACK AND TROPICAL CYCLONE
FORMATION...IF ANY...IS NOT EXPECTED TO OCCUR UNTIL THE SYSTEM
REACHES THE WESTERN CARIBBEAN SEA IN ABOUT TWO DAYS
. SHOWERS AND
SQUALLS ARE EXPECTED TO CONTINUE OVER PORTIONS THE VIRGIN
ISLANDS...PUERTO RICO...AND HISPANIOLA.
 
Apesar de todo o ambiente hostil o Invest 90L lá conseguiu chegar a Depressão Tropical, mas claro, devido a todo esse windshear que já foi apontado não são de esperar grandes desenvolvimentos apesar de haver grande divergência das trajectórias entre os modelos


THE CENTER OF THE DEPRESSION IS DIFFICULT TO IDENTIFY ON INFRARED OR
NIGHT-VIS IMAGERY. RECENT MICROWAVE PASSES ALSO ARE NOT
CONCLUSIVE...BUT SUGGEST THAT THE DEPRESSION IS CONTINUING ON ITS
PREVIOUS TRACK...WITH AN INITIAL MOTION ESTIMATE OF 300/6. DEEP
CONVECTION NEAR THE CENTER LACKS ANY APPRECIABLE BANDING...AND A
RECENT ASCAT PASS DOES NOT INDICATE THAT ANY STRENGTHENING HAS
OCCURRED. WITH AN UPPER-LEVEL LOW IMPARTING WESTERLY SHEAR OVER THE
CYCLONE...THE ENVIRONMENT DOES NOT FAVOR MUCH DEVELOPMENT IN THE
SHORT TERM. GLOBAL MODELS SUGGEST THAT THE UPPER LOW WILL WASH OUT
IN A COUPLE OF DAYS...LEAVING THE CYCLONE UNDER A LESS HOSTILE
UPPER PATTERN...BUT THE ENVIRONMENT NEVER APPEARS TO BE IDEAL FOR
DEVELOPMENT.
IN ADDITION...THERE IS AMPLE OPPORTUNITY FOR LAND
INTERACTIONS OVER THE NEXT FEW DAYS THAT WOULD HINDER
STRENGTHENING. THE GFDL AND HWRF INTENSITY FORECASTS...WHICH
SUGGEST A MORE VERTICALLY-CONNECTED CYCLONE THAN APPEARS TO
EXIST...ARE LARGELY BEING DISCOUNTED. THE OFFICIAL FORECAST IS IN
GOOD AGREEMENT WITH THE LGEM.


huirti3.jpg



53022289ys5.jpg
 
Nova depressão tropical pode transformar-se em tempestade sobre Haiti e Cuba

A 16.ª depressão tropical desta temporada de furacões no Atlântico desencadeou alertas no Haiti e Cuba onde pode hoje converter-se em tempestade tropical, anunciou o Centro Nacional de Furacões de Miami, Florida, EUA. Os meteorologistas admitem que a tempestade possa trazer 15 a 25 centímetros de chuva em Hispaniola e ainda mais chuva na Jamaica e sudoeste de Cuba, podendo chegar aos 38 centímetros. Se a depressão se converter em tempestade tropical receberá o nome de Noel.
Os alertas de tempestade foram dados no sábado no Haiti, enquanto o Governo de Cuba lançou as prevenções nas províncias de Granma, Santiago de Cuba e Guantánamo. Às 03:00 de Lisboa, a depressão localizava-se a 315 quilómetros a sul-sueste de Port-au-Prince, Haiti, deslocando-se a 11 quilómetros/hora, com ventos máximos de 56 quilómetros/hora.

© 2007 LUSA
 
BOLETIN DEPRESION TROPICAL DIECISEIS ADVERTENCIA NUMERO 3
CENTRO NACIONAL DE HURACANES MIAMI FL
1100 AM AST DOMINGO 28 DE OCTUBRE DE 2007

...DEPRESION AL BORDE DE CONVERTIRSE EN TORMENTA TROPICAL...
...LLUVIAS SIGNIFICATIVAS Y POTENCIAL PARA INUNDACIONES PARA
PORCIONES DEL CARIBE...

UN AVISO DE TORMENTA TROPICAL PERMANECE EN EFECTO PARA EL SUROESTE DE LA PENINSULA DE HAITI DESDE LA FRONTERA ENTRE LA REPUBLICA DOMINICANA Y HAITI HASTA PUERTO PRINCIPE. UN AVISO DE TORMENTA TROPICAL SIGNIFICA QUE SE ESPERAN CONDICIONES DE TORMENTA TROPICAL EN EL AREA BAJO AVISO DURANTE LAS PROXIMAS 24 HORAS.
UMA VIGILANCIA DE TORMENTA TROPICAL PERMANECE EN EFECTO PARA LA PORCION SURESTE DE CUBA EN LAS PORCINCIAS DE GRANMA...SANTIAGO DE
CUBA Y GUANTANAMO. UNA VIGILANCIA DE TORMENTA TROPICAL TAMBIEN SIGUE EN EFECTO PARA JAMAICA. UNA VIGILANCIA DE TORMENTA TROPICAL
SIGNIFICA QUE SON POSIBLES CONDICIONES DE TORMENTA TROPICAL DENTRO DEL AREA BAJO VIGILANCIA...GENERALMENTE DENTRO DE LAS PROXIMAS 36 HORAS.
A LAS 11 AM EDT...1500Z...EL CENTRO DE LA DEPRESION TROPICAL
DIECISEIS ESTABA LOCALIZADO CERCA DE LA LATITUD 16.5 NORTE...
LONGITUD 72.5 OESTE O COMO A 220 MILLAS...335 KILOMETROS...AL
SUROESTE DE SANTO DOMINGO EN LA REPUBLICA DOMINICANA Y COMO A 145 MILLAS...255 KILOMETROS AL SUR DE PUERTO PRINCIPE HAITI.


LA DEPRESION SE ESTA MOVIENDO AL OESTE NOROESTE A CERCA DE 6 MPH Y SE ESPERA QUE CONTINUE ESTE MOVIMIENTO GENERAL POR LAS PROXIMAS 24 HORAS. AUNQUE EL CENTRO DE LA DEPRESION TROPICAL PUDIERA PASAR AL SUR DE LA ESPANOLA...LAS LLUVIAS FUERTES AL NORTE Y ESTE DEL CENTRO PASARA SOBRE LA REPUBLICA DOMINICANA Y HAITI EN LAS PROXIMAS 24 A 36 HORAS.

NHC

$$

PRONOSTICADOR KNABB
 
Formou-se a tempestade tropical NOEL!

Era bom que viesse aqui para terras de D.Afonso Henriques mas não me parece seria bom de mais :rain::rain: no ultimos 3 anos já tivemos 3 fenómenos tropicais este ano estamos condenados a não ter nenhum.
 
Era bom que viesse aqui para terras de D.Afonso Henriques mas não me parece seria bom de mais :rain::rain: no ultimos 3 anos já tivemos 3 fenómenos tropicais este ano estamos condenados a não ter nenhum.

Sabes, que não podemos ter sempre ciclones tropicais nas nossas paragens, a nossa posição geográfica não o permite, no entanto fomos privilegiados nos últimos anos...;)
 
Tempestade Noel

Olá a todos! Estou um pouco preocupada, pois vou ara Punta Cana no próximo dia 12 de Novembro e sei que passou por lá uma tempestade tropical de nome Noel que devastou algumas zonas...gostava de saber como vai estar o tempo quando eu for...e se há risco de novo temporal...obrigada!
 
Re: Tempestade Noel

Olá a todos! Estou um pouco preocupada, pois vou ara Punta Cana no próximo dia 12 de Novembro e sei que passou por lá uma tempestade tropical de nome Noel que devastou algumas zonas...gostava de saber como vai estar o tempo quando eu for...e se há risco de novo temporal...obrigada!

Olá Mary,
Se deres uma olhadela no tópico da Climatologia de Ciclones Tropicais no Atlântico verás que Novembro é quase o final da época ciclónica e um mês bastante calmo na Republica Dominicana. Os ciclones são mais raros e geralmente mais fracos.

No entanto, como tudo nas estatísticas, isso não garante que não possam ocorrer, por vezes assim sucede. O NOEL infelizmente veio recordar esse facto. Tempestades tropicais como o NOEL são precisamente o tipo de sistemas que vemos no final da época, mas o NOEL apesar de não ter sido muito intenso acabou por ser bastante trágico porque se manteve quase estacionário sobre uma região provocando muita precipitação que persistiu durante muitos dias provocando inundações.

Mas como disse, em termos de climatologia, Novembro costuma ser um mês calmo. Vai passando pelo Forum para te manteres informada.
 
Re: Furacão NOEL (Atlântico 2007 #14)

]ToRnAdO[;45623 disse:

Quentes não são propriamente, mas ... vamos ver. Nos próximos dias teremos 2 depressões, uma mais forte a formar-se nos Açores, outra fraquinha a vir de sul. Mas nenhum modelo indica algo de tropical, embora possam eventualmente ter um "cheirinho". Aguardemos, pode ser que haja aqui algum tipo de interacção entre as duas situações.

1-8.jpg


2-10.jpg
 
Situação no Atlântico
Para além do ciclone extra-tropical NOEL ao largo da costa leste norte americana, temos uma zona de baixas pressões no mar das Caraíbas sob vigilância do NHC.

atl-33.jpg


À partida não constitui grande problema, as probalidades de se desenvolver são baixas, e o movimento previsto é para Oeste ou Sudoeste, rumo à América Central. Ontem esta zona apresentava algumas trovoadas mais persistentes, daí a vigilância do NHC, mas hoje parece menos instável.

AN AREA OF LOW PRESSURE CENTERED BETWEEN JAMAICA AND HONDURAS IS
ACCOMPANIED BY A LARGE AREA OF CLOUDINESS AND THUNDERSTORMS.
DEVELOPMENT...IF ANY...WILL BE SLOW TO OCCUR AS THE SYSTEM DRIFTS
WESTWARD OR WEST-SOUTHWESTWARD TOWARD CENTRAL AMERICA
.

ELSEWHERE...TROPICAL CYCLONE FORMATION IS NOT EXPECTED DURING THE
NEXT 48 HOURS.
 
A zona de baixas pressões sob vigilância no mar das Caraíbas é agora oficialmente o INVEST 91L pois de forma um pouco surpreendente cresceu e organizou-se repentinamente em 3 ou 4 horas.

Como o trajecto previsto é para Oeste/Sudoeste e não está longe da Nicarágua, não terá muito tempo para se desenvolver antes de chegar a Terra, mas é possível que se continuar como nas últimas horas ainda chegue a depressão tropical.

91L-6.jpg


anim-51.gif


SHOWER ACTIVITY ASSOCIATED WITH AN AREA OF LOW PRESSURE CENTERED
ABOUT 200 MILES EAST OF THE COAST OF NICARAGUA HAS BECOME BETTER
ORGANIZED THIS MORNING. UPPER-LEVEL WINDS APPEAR TO BE FAVORABLE
FOR FURTHER DEVELOPMENT...AND A TROPICAL DEPRESSION COULD FORM
DURING THE NEXT DAY OR SO AS THE SYSTEM MOVES SLOWLY
WEST-SOUTHWESTWARD
. INTERESTS IN THE SOUTHWESTERN CARIBBEAN SEA
SHOULD MONITOR THE PROGRESS OF THIS SYSTEM.

ELSEWHERE...TROPICAL CYCLONE FORMATION IS NOT EXPECTED DURING THE
NEXT 48 HOURS.
 
Re: Furacão NOEL (Atlântico 2007 #14)

Olá Vince e todos os outros que obtenham mais informações:

Tenho uma viagem marcada para Punta Cana, mais precisamente para Cabeza de Toro, dia 5/11 e, por motivos conhecidos (Noel), estou receosa! Será que me podem dar informações mais precisas e prognosticos mais especificos relativamente a esta zona?! Tipo, houve consequencias nesta zona? haverá possibilidades do furacao voltar aquela costa?

Obrigado
 
Re: Furacão NOEL (Atlântico 2007 #14)

Olá Vince e todos os outros que obtenham mais informações:

Tenho uma viagem marcada para Punta Cana, mais precisamente para Cabeza de Toro, dia 5/11 e, por motivos conhecidos (Noel), estou receosa! Será que me podem dar informações mais precisas e prognosticos mais especificos relativamente a esta zona?! Tipo, houve consequencias nesta zona? haverá possibilidades do furacao voltar aquela costa?

Obrigado

Olá Drufas,
Não há nada no horizonte para os próximos dias.

A única coisa que há é um disturbio (91L) no Mar das Caraíbas mas que não se desloca para aí, está agora está a começar a afectar a Nicarágua, e como já está a interagir com Terra não teve hipoteses de se desenvolver. Entre as Antilhas e África há uma zona com circulação mas que enfrentará condições muito hostis para se desenvolver, e nem sequer está sob vigilância do NHC (Centro Nacional de Furacões de Miami)

De resto, não está previsto nada nos próximos dias. Ontem partiu outro forista para Cuba, espero que tenham umas boas férias e que corra tudo bem.


atl-34.jpg



91L

THE LOW PRESSURE AREA IN THE SOUTHWESTERN CARIBBEAN SEA IS MOVING
WESTWARD AND IS NOW JUST OFFSHORE THE NORTHEASTERN COAST OF
NICARAGUA. EVEN THOUGH UPPER-LEVEL WINDS REMAIN FAVORABLE FOR A
TROPICAL DEPRESSION TO FORM...THE PROXIMITY OF THE SYSTEM TO THE
COAST SHOULD PREVENT ANY SIGNIFICANT DEVELOPMENT FROM OCCURRING.
HOWEVER...SQUALLY WEATHER SHOULD PREVAIL OVER EASTERN HONDURAS AND
NICARAGUA TODAY
WITH THE POSSIBILITY OF HEAVY RAINS DURING THE NEXT
DAY OR TWO. THESE RAINS COULD CAUSE LIFE-THREATENING FLASH FLOODS
AND MUD SLIDES.