Previsão e Seguimento Furacões (Pacífico Leste e Central 2015)

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,210
Local
Rio Maior
StormRic por vezes é só algumas fotos ou comentários colados no face ou etc..nem sempre se consegue saber os locais porque muita gente a nivel mundial partilha n de fotos no face e nem sempre se sabe o local ou a fonte!;)
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
3,322
Local
Horta, Matriz, (90m)
Pela última animação do satélite, diria que não é mais que uma tempestade tropical...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
14,107
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
EL municipio de Coahuayana registró deslaves carreteros ydesprendimientos de techumbres como consecuencia de las lluvias intensas y vientos por el paso del huracán “Patricia”.

Está a começar...

StormRic por vezes é só algumas fotos ou comentários colados no face ou etc..nem sempre se consegue saber os locais porque muita gente a nivel mundial partilha n de fotos no face e nem sempre se sabe o local ou a fonte!;)

Certo, mas nós temos de ser o filtro, não podemos passar tudo aceitando como real, quem sabe se não são fotos de qualquer outro local ou evento? É preciso um mínimo de referências e credibilidade, senão é como as incríveis "fotos" do tsunami que até o IPMA usa, um descrédito total. Nunca deixarei de insistir neste ponto de citar as fontes,data, hora, local, tudo o que fôr possível.
 
  • Gosto
Reactions: Tstorm e Teles

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
14,107
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Alguns vídeos da chegada de Patricia ao México.
Por serem vídeos tirados da rede social, pode haver algum que não seja realmente do ciclone.

Estes vídeos são interessantes. Mas que ninguém julgue que está a ver exemplos de ventos de mais de 200 Km/h sequer, quanto mais de 300 Km/h. Não posso deixar de frisar isto que é para não substimarem o que ventos daquela ordem podem fazer.

Edição: o primeiro e o último vídeos desta mensagem são os de ventos mais significativos.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,117
Local
Lisboa
StormRic, há alguns vídeos que mostram ventos provavelmente em torno aos 200km.h.
Para os coqueiros se vergarem assim é preciso muita força, são árvores que evoluíram para suportar ciclones extremamente poderosos típicos de muitas regiões tropicais e em especial Sudeste Asiático.

Creio que muitas daquelas construções são boas, as casas são todas de cimento e tijolo, e vidros duplos, este tipo de construção é bastante segura e geralmente só sofre danos quando há objectos a ser projectados...

De qualquer maneira é potencialmente fatal andar na rua com aqueles ventos,qualquer coisa que vá a voar pode empalar uma pessoa com facilidade.

Também faço um reparo á analise do sat, com ciclones tropicais ao desaparecer o olho ( cloud filling eye) geralmente significa que tens uma diminuição da convecção central, mas tambem pode ser sinal de um EWRC, que é o que parece mais óbvio neste caso segundo a discussão do NHC, que fala de uma reestruturação de uma 2a parede a sudeste da eyewall primária, o EWRC pode ser estimulado por processos derivados da interacção com terra ou dinâmica interna do ciclone...em todo o caso não significa de todo que o ciclone vá enfraquecer assim tão rápido, porque a inercia e vorticidade que estes ciclones teem na média e baixa troposfera são extraordinários, só mesmo as montanhas da cordilheira central, com 2,3,4km de altura é que poderão desintegrar completamente a circulação de níveis mais baixos.

Há vários exemplos de furacões de Cat3-4 que não teem olhos bem definidos, um deles é o Joaquin deste ano, que não desenvolveu um olho muito vincado porque havia um pouco de shear, o que dificulta que a convergência do outflow em altura se foque sobre o olho e posteriormente permita subsidência/diminuição de humidade no olho.