Previsão sazonal - Outono 2009



Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu sei que ainda falta para o Outono, mas gostaria de saber quais são as previsões.

Seja feita a sua vontade !!





Como pode verificar a seca está para durar de acordo com estas previsões mas creio que agora no final de Setembro é que teremos uma previsão sazonal mais actualizada para o Outono, mas na minha modesta opinião, teremos precipitação abaixo da média mas não tão seco como o último !!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
As previsões sazonais valem o que valem:rolleyes::rolleyes::p

Mas a olhar para estas previsões a seca vai continuar.:(
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga


Como pode verificar a seca está para durar de acordo com estas previsões mas creio que agora no final de Setembro é que teremos uma previsão sazonal mais actualizada para o Outono, mas na minha modesta opinião, teremos precipitação abaixo da média mas não tão seco como o último !!

Essa previsão para Outubro é deprimente. Esperemos que se enganem.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Essa previsão para Outubro é deprimente. Esperemos que se enganem.

Essa previsão é um flop.:lmao:
A minha está melhor feita e será assim( atenção que é só para o Algarve):

Previsão Outono 2009 no Algarve

Vamos ter um Outono ameno e com precipitação na média ou ligeiramente acima da média, de referir um Setembro com temperaturas acima da média, um Outubro acima da média e precipitação na média, um Novembro na média ou ligeiramente acima da média em termos de temperatura e precipitação.


Setembro: Mês com temperaturas superiores à média e precipitação dentro da média.

Temperaturas: anomalia entre 0.6ºC e os 1.2ºC

Precipitação: 5 mm e os 30 mm


Outubro: Mês com temperaturas acima da média e precipitação na média.


Temperaturas: anomalia entre os 0.3ºC e os 0.8ºC.


Precipitação: 40 mm e os 70 mm


Novembro: Mês com temperaturas acima do normal e precipitação acima da média.

Temperaturas: anomalia entre 0.3ºC e os 0.9ºC

Precipitação: 80 mm e os 130 mm

Estas são as minhas previsões, para um Outono que eu prevejo que venha a ser mais húmido que nos últimos anos.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
As minhas previsões são estas:
Setembro - A precipitação média em Portugal andará entre os 30mm e os 40mm. A temperatura mínima terá uma anomalia de 0ºC a -1ºC e a máxima de 0ºC a 1ºC.
Outubro - A precipitação média em Portugal andará entre os 100mm e os 120mm. A temperatura mínima terá uma anomalia de 0ºC a 1ºC e a máxima também.
Novembro - A precipitação média em Portugal andará entre os 80mm e os 90mm. A temperatura mínima terá uma anomalia de 0ºC a -1ºC e a máxima também.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Essa previsão é um flop.:lmao:
A minha está melhor feita e será assim( atenção que é só para o Algarve):

Previsão Outono 2009 no Algarve

Vamos ter um Outono ameno e com precipitação na média ou ligeiramente acima da média, de referir um Setembro com temperaturas acima da média, um Outubro acima da média e precipitação na média, um Novembro na média ou ligeiramente acima da média em termos de temperatura e precipitação.


Setembro: Mês com temperaturas superiores à média e precipitação dentro da média.

Temperaturas: anomalia entre 0.6ºC e os 1.2ºC

Precipitação: 5 mm e os 30 mm


Outubro: Mês com temperaturas acima da média e precipitação na média.


Temperaturas: anomalia entre os 0.3ºC e os 0.8ºC.


Precipitação: 40 mm e os 70 mm


Novembro: Mês com temperaturas acima do normal e precipitação acima da média.

Temperaturas: anomalia entre 0.3ºC e os 0.9ºC

Precipitação: 80 mm e os 130 mm

Estas são as minhas previsões, para um Outono que eu prevejo que venha a ser mais húmido que nos últimos anos.


Vê lá se levas goleada maior que o Setubal :lmao::lmao::lmao:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Em relação aos mapas em cima colocados da NOAA, as previsões para Setembro foram um fiasco, apesar de já estarem corrigidas, mas vai haver locais no sul do país com anomalias positivas de precipitação muito grande. Castro Verde em 2 horas teve 70 mm, o que pressupõe uma anomalia positiva de quase 200 por cento em relação à normal de Beja, 25 mm. Para Outubro e Novembro a previsão mudou e agora transformaram as previsões muito secas em muito humidas. Pior que uma previsão errada é um organismo dizer que o Outono será seco e uma semana depois dizer que vai ser chuvoso. Aí a credibilidade vai toda à vida.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Para Outubro e Novembro a previsão mudou e agora transformaram as previsões muito secas em muito humidas. Pior que uma previsão errada é um organismo dizer que o Outono será seco e uma semana depois dizer que vai ser chuvoso. Aí a credibilidade vai toda à vida.

Qualquer previsão a médio prazo é falível, principalmente nos tempos que correm, com numerosos eventos inesperados.

Mas ainda bem que existe honestidade para reconhecer o erro e tentar fazer (prever) melhor;).

Neste caso concreto, tomara que não voltem a mudar de opinião:thumbsup:.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Em relação aos mapas em cima colocados da NOAA, as previsões para Setembro foram um fiasco, apesar de já estarem corrigidas, mas vai haver locais no sul do país com anomalias positivas de precipitação muito grande. Castro Verde em 2 horas teve 70 mm, o que pressupõe uma anomalia positiva de quase 200 por cento em relação à normal de Beja, 25 mm. Para Outubro e Novembro a previsão mudou e agora transformaram as previsões muito secas em muito humidas. Pior que uma previsão errada é um organismo dizer que o Outono será seco e uma semana depois dizer que vai ser chuvoso. Aí a credibilidade vai toda à vida.

Só que existe outros modelos que prevêm meses chuvosos até Dezembro. Metoffice, Lameteo são 2 exemplos disso, agora o NOAA fez a rectificação e está mais próximo da realidade.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
David SF se tens seguido as previsões sazonais dos ultimos meses (ao longo dos ultimos meses) terias verificado que apenas num pequeno periodo ... do mês de Agosto as previsões mudaram para Outono seco !!
Mais importante do que um modelo é analisar os restantes modelos de previsão sazonal que usam diferentes modelos ou critérios de previsão.
Olhando para todos, podes observar não só de agora ... mas ao longo dos ultimos meses que a tendencia para este Outono/Inverno variava entre o normal e a tendencia para chuvoso!!

Em relação á história da média de Beja ou do que quer que seja, vê o seguinte:
se tivesses 5 estações no distrito, com 4 a registar 0 mm no mês e uma 70 mm a média de Beja é de 70 mm ou 14 mm???
Obviamente não existe 5 estações no distrito de beja (acho eu) mas certamente a média de Beja não será 70 mm.
De acordo com as previsões (se as coisas se mantiverem) apenas o interior do alentejo, mais uma pequena faixa até ao Sado e qui sa zonas da serra algarvia terão precip. acima da média.

Para analisares se o Sul tem precipitação acima ou abaixo do normal terias que tomar em consideração todas as estações do Sul, e olha que existem muitas a zeros.
Olha por exemplo em grande parte do litoral algarvio e alentejano !!
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Qualquer previsão a médio prazo é falível, principalmente nos tempos que correm, com numerosos eventos inesperados.

Mas ainda bem que existe honestidade para reconhecer o erro e tentar fazer (prever) melhor;).

Neste caso concreto, tomara que não voltem a mudar de opinião:thumbsup:.

Sim, seria muito mau se de facto o período que ainda se considera como repositor dos valores normais, mais importante ainda, minimamente suficientes de precipitação em pontos estratégicos do País com vista à sua auto-suficiência hídrica, de repente ficasse sob o efeito de seca que até poderia ser extrema se o mesmo fosse longo...

Tudo isso ainda está bem fresco na memória! :(
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Qualquer previsão a médio prazo é falível, principalmente nos tempos que correm, com numerosos eventos inesperados.

Amigo Veterano eu faço só um acrescento: Ao falarmos de sazonal falamos de longo prazo e não médio! E aí o erro que referes é aumentado exponencialmente por motivos óbvios.

Eu já disse muitas vezes que tenho alergia a previsões sazonais... Obviamente que olho para este tópico com todo o respeito :) Isto porque por não crer em algo que para mim falha vezes e vezes sem conta, não me apetece vir para aqui dizer que falhou no mês X ou Y, esquecendo que possa ter acontecido no Z... Isto poderia parecer oportunismo meteorológico, e se alguns se possam dedicar a isso eu não tenho propriamente paciência para tal!

De resto e embora não ligue nada a estas coisas da previsão sazonal mantenho o respeito pelas instituições que o fazem que, mesmo errando, têm prestígio reconhecido e profissionais que certamente farão o seu melhor na área a que se dedicam :)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Irra ... qualquer dia espeto aqui todos os mapas do NOAA ou NCEP, dos ultimos anos, dos mapas lançados em Setembro, Dezembro e Março !!
Depois logo me dizem alguma coisa ... agora estou sem paciência !!:angry::angry:
O ano passado falhou apenas um mês da época Outono/Inverno ... há dois anos equivalente !!

Em 2006 davam precipitação no Outono acima da média e foi isso que tivemos ...em 2004-2005 davam uma seca descomunal e foi isso que tivemos ... e ainda veem-me dizer que falham vezes sem conta e sei lá o que mais ... até parece que o serviço que prestam não presta !!
Digo mais o MetOffice e o NOAA são quem acertam mais nas previsões sazonais !!
E digo mais todos os modelos á data de Setembro apontam para pelo menos o Outono com precipitação acima da média !!
Até ao final de Setembro o cenário pode mudar .. mas penso que a partir daí o que está .. está e normalmente o padrão não mudará pelo menos até Dezembro por isso vamos aguardar !!