Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por David sf 19 Jul 2010 às 21:38.

  1. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Qual o link da previsão do ECM para a Europa Rozzo??
    Já agora tu dás 5% de crédito ás previsões de temperatura do CFS e eu dou 5% ás previsões de precipitação dos outros modelos como MetOffice, IRI e sei lá mais o quê .....

    O CFS tem uma forte apetência por ser mais frio que o habitual e é sempre assim todos os anos, e o IRI/IBIMET e sei lá mais o quê, sempre a tendencia para serem mais quentes que o habitual, como por exemplo o IRI !!
    Mas opiniões são opiniões e eu acompanho as previsões dos modelos ao longo de meses e não semanas ....
    E sim o CFS falha sempre na temperatura mas ao contrário de muitos outros acerta melhor na precipitação que os outros ...
     
  2. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Já agora as previsões para Outono e Inverno apenas ligo no inicio de Outubro quando a atmosfera já teoricamente está melhor definida, e isto para todos os modelos !!
     
  3. Climat

    Climat
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    10 Mar 2010
    Mensagens:
    28
    Local:
    Moncarapacho, a 7 kms de Olhão
    Boas noites, se para muitos aqui, ficaram alarmados com a minha previsão para o Verão, eu pergunto afinal quem acertou? Não, quero dizer com isto, que sou sábia só mostrou que a opinião que tinha e olhando para o ECM notei que o Verão ía ser escaldante, tal como o membro Stormy sempre afirmou.

    Quanto ao Inverno, tenho muito receio do que possa dizer, neste momento, porque é algo contraditório do que foi dito aqui, até agora, a maioria fala em seca, mas o Inverno que eu prevejo não tem nada haver com o de 2005, falarei dele mais daqui a algo tempo. Atenção, ao mês de Outubro que eu prevejo que seja com temperaturas mais baixas do que o habitual, quanto à precipitação será um mês interessante, com talvez um sistema extratropical a visitar-nos durante esse mês com probabilidade de acontecer de 60%.

    O ECMWF está a mostrar um inverno ao contrário do NOAA.

    Brevemente, voltarei para vir discutir com vocês o próximo inverno.
     
  4. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,151
    Local:
    Oeiras / VN Poiares
    Igual ao ano passado?
     
  5. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Há que clarificar uma coisa...eu sempre apoiei a ideia que o verão ia ser muito quente..e foi, mas eu tambem pensava que iamos ter um padrão sinoptico de NAO+...talvez logo após maio, e isso não foi bem verdade....tivemos um verão com anomalias positivas de geopotencial no NW de Africa, mas com o AA um pouco mais fraco do que eu esperava...
    ..........................

    O outono/inverno, suponho que venham a ser dentro da normalidade dos ultimos 10-15 anos...ou seja..com precipitações, eventualmente, abaixo da média de 70-00 ( não muito abaixo..)...e temperaturas dentro dessa média.
    Espero um outono ( out-dez) com precipitação dentro ou um pouco acima da média de 70-00, e temperaturas acima dessa média...num padrão de NAO neutra...compensado por um inverno ( jan-mar) com precipitações um pouco abaixo da média, tal como as temperaturas, num cenario de NAO tendencialmente positiva...assim sendo poderiamos ter alguns episodios de frio, principalmente em Fevereiro, e de alguma precipitação forte em Outubro-dez.
    O facto da actividade tropical ter arrancado em força em agosto diminuiu a instabilidade potencial nos trópicos...e, com o artico a atingir temperaturas dentro de valores médios, associando ainda a eminente la niña, tenho um certo grau de certeza que o inverno nas nossas latitudes médias será bastante tranquilo...com um ou outro episódio mais interessante pelo meio, mas modo geral, tranquilo:)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga

    Não foi uma questão de ficar alarmado ou não, se te estás a referir a mim eu na altura só te perguntei se tinhas a certeza, pois a ser assim seria um dos Verões mais quentes de sempre, e assim foi.



    Agora, eu fiquei confuso com isso tudo na altura, pois na sequência dessa discussão uma alma caridosa fez-me chegar às mãos os mapas de Maio e neles não vi essa anomalia. E olhando para eles hoje, será que o ECMWF acertou assim tanto ? No 3º mapa suponho que apontavam para 0.5-1.0ºC ou sou eu que estou a fazer confusão ?


     
  7. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,151
    Local:
    Oeiras / VN Poiares
    O verão de 2010 teve uma anomalia de +1,7 graus no continente. O mês de Junho estragou um bocado o recorde. O ECM nessa carta de Maio previu cerca de +1, não falhou por muito, ao contrário da NOAA que previu um trimestre abaixo da média.

    Que a alma caridosa possa arranjar de novo os ultra-secretos mapas da previsão sazonal do ECM, pagos com o dinheiro de todos nós.
     
  8. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Sim, nós prometemos que não divulgamos essa informação a ninguém ...... fica apenas aqui para a comunidade MeteoPT !!
    Vá lá Climat, quero saber o que eles dão para o meu Outono/Inverno

    NOAA: Outono - ligeiramente acima da média (Out/Nov/Dez), sendo Out e Nov acima da média em termos de precipitação;
    Inverno - muito abaixo da média Jan/Fev/Mar, ou se preferirem Dez/jan/Fev

    MetOffice: Outono e Inverno: ambos acima da média e em especial quando se caminha para o Inverno;

    IRI e IBIMET: Outono e Inverno secos

    LaMeteo (não é official): o mais espectacular, sempre chuvoso todos os meses.

    NASA: Outono na média ou acima da média mais no sul;
    Inverno sem sinal;

    Russos: dão precipitação acima da média;

    Previsões para todos os gostos ... mas então o que preve o ECMWF, entendido como o REI por alguns .... mas cujas previsões sazonais desconheço.
     
  9. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    curiosament, hoje, o GFS está a colocar, após um periodo de estabilidade que duraraia entre este sabado e dia 2 de outubo, uma grande tendencia de precipitação forte associada a uma violenta baixa a NW...um cenario de AA a SW e muita actividade ciclonica que levaria á entrada ineterrupta de uma pluma tropicl/WCB sobre a PI....uma coisa meio monstruosa:shocking::rolleyes:

    As temperaturas seriam muito amenas e a precipitação forte e continua:w00t:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    O Borda d'água será ?? :rolleyes::rolleyes::rolleyes::rolleyes:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  11. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,456
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Eu sinceramente na altura, antes de começar a "tosteira", e quando se colocaram e discutiram os mapas do ECMWF. além dos aqui colocados, consegui ter acesso a mais produtos (não colocáveis aqui lamento..) e todos indicavam sem margem para dúvidas um Verão acima da média por Portugal. Não tanto talvez como chegou a ser.. Mas seja como for, previsões a uma escala mensal, com anomalias positivas até 1º ou localmente mais, são muito assinaláveis e de "abrir o olho". Não?
    E agora olhando para trás, e comparando essas, com previsões COMPLETAMENTE OPOSTAS do CFS, a apenas um mês de distância dos eventos, acho bastante absurdo se não se admitir que o ECMWF teve uma prestação fantástica face a outros.

    E volto a referir, o exemplo que dei ontem, podia ser só um, e ser enganoso, mas eu acho longe de enganoso. Este tipo de reviravoltas, se forem ver os históricos de previsão no CFS (que estão lá para ver isso mesmo) têm constantes mudanças da "noite para o dia" de um mês para o outro, além de que se for verificar uma previsão uns 3/4 meses depois, sinceramente, nas situações importantes ou significativas, parecem-me sempre que foram más, a não ser já no próprio mês, que de nada serve.

    E ainda em relação às previsões do ECMWF, para começar, os produtos infelizmente não são públicos, e uma previsão para o Inverno como a que vimos para o Verão, só deverá existir a meio do Outono suponho.
    E também neste não me fio apenas no caso deste Verão isoladamente. Já o Inverno passado, segundo me disse o meu chefe, que teve acesso a essas previsões, foi bastante surpreendente a capacidade do modelo sazonal do ECMWF prever bem a NAO a uma distância de até 2 meses, quando sabemos que essa previsão é difícil, e vemos nas páginas que não se arrisca muito acima dos 15 dias.

    E afinal de contas, os modelos do ECMWF, até ver, são os melhores.
    Daí toda a minha curiosidade em ver a próxima previsão desta entidade. A do CFS a 3/4 meses, sinceramente, se acertar, diria ser por mero acaso! :p
     
  12. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Análise Sazonal

    Seria interessante também pelo menos dizeres aqui o que eles dizem sobre o Inverno (ECMWF) para que aqui a malta saiba o que esperar !!

    As previsões que eu vi aqui acertaram mais ainda foi as da NASA !!!
    No Inverno passado acertaram quase todos os modelos, tirando o IRI como sempre que funciona sempre ao contrário ...
    O CFS tem o problema de estarem sempre a actualizar, e a forma de fazer a previsão deles é diferente, porque baseiam-se em condições iniciais dos ultimos 10 dias, e outras coisas juntas !!
    O CFS devido a isso que disse é necessário ir acompanhando ao longo de meses para verificar a sua tendencia, porque chegar lá um dia e simplesmente olhar é um erro enorme !!
    O ano passado começaram em Junho/Julho a dizerem que o Outono seria chuvoso a norte e que o Inverno seria bastante chuvoso em especial no Centro e Sul (basta irem ao site). Nos z200 e z700 também acertaram...

    Este ano desde Junho dizem que teremos um Outono na média e um Inverno (dez/jan/fev) muito seco e isto tem sido dito ao longo dos ultimos meses...
    Se falharem eu próprio venho cá "mandar vir com eles"

    É IMPORTANTE REALÇAR QUE AS PREVISÕES SAZONAIS DEVEM SER ENTENDIDAS NÃO COMO PREVISÕES MAS COMO TENDENCIAS IGNORANDO-SE SE DIZEM QUE ESTE MES É SECO E O PROXIMO É CHUVOSO POIS ISSO PODE-SE SER MUITO ALEATÓRIO (A SITUAÇÃO PREVISTA PARA O FINAL DO MES AFINAL OCORRE NO MÊS SEGUINTE).
    VERIFICAR A 3 MESES SERÁ SEMPRE UM INDICADOR MELHOR QUE A MENSAL !
     
  13. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Já agora alguém liga ás previsões da NASA, ou do MetOffice ??

    O MetOffice de agosto para Setembro, tem tudo a ver como um homem e uma mulher, um tomate e um pepino, :D:D:D
    Passou num mês de um Outono e Inverno extremamente seco para extremamente chuvoso !!!
    A NASA tem algo parecido com a previsão do ano passado no Outono e Inverno mas mais soft ...
    Anomalia a norte e chuva a sul podendo atingir ou não Portugal em especial no centro e sul !!

    Por estas bandas espero que Setembro e Outubro se mantenham secas ... pois não tenho saudades nenhumas dos ultimos Outubros chuvosos !!
     
  14. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,456
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Re: Análise Sazonal

    Mas eu não tenho acesso a isso assim livremente. Ainda atrás disse isso, e que para já penso não haver nenhuma previsão "oficial" do ECMWF para o Inverno, como a que foi colocada antes do Verão!
    :p
     
  15. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Qual é o modelo da NASA Aurélio ?
     

Partilhar esta Página