Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por David sf 19 Jul 2010 às 21:38.

  1. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Exactamente, nem mais ....
     
  2. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    Se formos rigorosos verifcamos que o Inverno do ano passado não foi anormal nem no aspecto da temperatura media mensal nem nos valores de percipitação nem a nivel de queda de neve.
    Mas julgo q isto é um problema de percepção tenho familia na região do Fundão e é incrivel todos os anos neve no Fundão e todos os anos as minhas tias dizem-me o mesmo que é já não nevava no Fundão a não sei quantos anos etc e tal lol e quase que aposto que este Inverno irão me dizer exactamente o mesmo julgo que memoria metereologica dos portugueses é muito pequena muita memoria curta.

    eu pergunto quando se afirma que os ultimos anos/decadas descaratrerizaram o Inverno e que os Invernos tem sido suaves e que os cidadãos novos não tem percepção do que são Invernos rigorosos.
    Eu pergunto mas não foi em 2006 e 2007 que nevou na Grande Lisboa e no Alentejo???? não foi em 2008,2009 que nevou em todo o norte litoral portugues??
     
  3. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,982
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    É verdade que a memória meteorológica dos portugueses é muito pequena e curta.
    Em relação ao inverno passado, o IM diz o seguinte:

    Sobre a questão do Aurélio, o SNIRH tem dados incompletos. Por exemplo, em Sta. Marta da Montanha, a precipitação que consta para os meses de Outubro e Novembro são 23,6 e 6,2mm. Quando na verdade terão sido uns 150mm em Outubro e uns 250mm em Novembro.

    O facto de nevar 1 dia não significa que o Inverno seja rigoroso.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal

    André refire-me aos episodios de neve em quotas baixas para enuciar que casos excepcionais acontenceram em Invernos recentes e não do ano passado exclusivamente.
     
  5. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,982
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Mas foi a isso mesmo que eu respondi.
    Não são de casos pontuais (excepcionais) que caracterizam toda uma estação.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    Lol estamos de acordo André eheheh sem duvida estamos a dizer exactamente a mesma coisa.
    Pessoal esta semana vem ai chuvinha tempo instavel principalmente para quinta feira já n era sem tempo... mes de setembro praticamente sem chuva a ver com 15-20 mm que se preve que cai-a nesta semana em lisboa ainda tenho esperança que ate ao final do mes se atinja valores de percipitação suficientes para que tenhamos um mes de setembro humido, vamos ver.
     
  7. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Em relação a mim, e a resposta com o Paulo (creio) estavamos somente a falar em termos de volume de precipitação, mas parece-me que terá sido mais chuvoso pelo jeito porque guiei-me pelos dados do SNIRH:angry:
    Assim termos de ano Hidrológico e em termos gerais terá na maior parte do país excedido os 20% em relação á média. Sendo que um bocadito da região Norte terá mesmo excedido os 50%.

    Mas em termos nacionais não terá sido certamente um dos mais chuvosos de sempre ...
    Respeitante somente ao Inverno já nem sei o que dizer ... dado que segui os dados do SNIRH e acho que agora fiquei com as contas baralhadas......
    Se o SNIRH diz que foi superior a 120% no Algarve parte do Sul, e ligeiramente abaixo da média no Norte, se calhar é melhor juntar mais uns 20%:angry::angry::angry::angry:
     
  8. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Ultima actualização do CFS para a previsão sazonal, agora digam-me onde é que já vimos este filme nesta década??

    [​IMG]

    Uploaded with ImageShack.us

    Huummmmm ???????

    Tenho imensas dúvidas nesta situação projectada, dando uma "enorme seca" em toda a Europa nos meses de Inverno!!Então mas o AA vai estender-se pela Europa do Norte e do Sul, desde Portugal até á Russia e as depressões serão quase ausentes ??????
    precipitação abaixo da média em toda a Europa??????????

    Afinal onde vai estar a anomalias do z700, e porque é o z700 e o z200 têm anomalias opostas nos meses de Inverno. Que tipo de bloqueio teremos este ano afinal ??
    Bloqueio continental ou bloqueio atlãntico.
    Onde vai estar a anomalia de pressão positiva ??? Num ponto triangular entre Islandia, Açores e Oeste de França bloqueando tudo o que se mexa ..... e assim for como é o mediterraneo também seria seco, se a tendencia seria para formação de depressões no mediterraneo nesse caso, ou será que teremos um "MURO DE BERLIM" este ano ......

    O que está mal aqui afinal???
    - z200 negativa mas z700 positiva
    - precipitação escassa em toda a europa;
    - temperatura abaixo da média em toda a europa;

    Parece-me é que isto ainda dará uma grande volta ....
    certo, certo é que parece que os sinais de precipitações são postivos para Outubro e metade de Novembro, o que é exactamente o que se passou nos anos secos desta década ...

    Pessoal o que acham ???
    Grande caldeirada não .... ??????

    O que link para quem não sabe:
    http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/
     
  9. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Olha um 2006 ou 2005 take2:lmao:
    ( sério...até nem muita tem piada..)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. Aristocrata

    Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    28 Dez 2008
    Mensagens:
    6,158
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Boa tarde.
    Uma preciosa ajuda poderá vir também das estações amadoras e de dados cá dos nossos membros.
    Para percebermos o que se passa com os dados do SNIRH só tendo acesso a todos os dados da sua rede. Ao que parece faltarão dados a umas quantas das estações. Daqui parece-me que terá falhas o relatório que eles publicaram...mas sou eu a pensar!:rolleyes::huh:

    No que me toca, atendendo à média de precipitação aqui do burgo da "CAPITAL DO MÓVEL", tenho cerca de + 25% de precipitação acumulada neste ano hidrológico a terminar em breve. Andará perto do extrapolado nos mapas do IM.
    Até ao momento acumulei um total de 2173,3 mm. Apesar disto há uma sensação "estranha" de seca meteorológica; talvez porque a precipitação a partir de abril tenha sido pouca a juntar aos muitos dias de vento de NE\E...e que propiciaram que muitas nascentes e poços estejam nesta altura secos ou quase secos na zona. também os rios e ribeiros estão em níveis muito baixos. isto atendendo ao último inverno húmido.;)

    Em relação à última actualização do CFS para a previsão sazonal...nada de novo! As previsões de um outono e inverno secos mantêm-se. Sei que são tendências mas elas tem-se mantido nos últimos meses e em quase todas as actualizações se a memória não me atraiçoa. Esperemos que não se concretizem.
    Os lençóis freáticos estão bastante depauperados nesta altura. Precisaríamos de pelo menos 2 a 3 anos húmidos para os reabastecer. Tivemos este inverno húmido mas boa parte da carga hídrica já se perdeu.:(
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,151
    Local:
    Oeiras / VN Poiares
    Se esta previsão sazonal se concretizar, não só a precipitação mas também as anomalias de geopotencial e de temperatura, nunca vimos este filme nesta década. O único inverno parecido, e digo parecido, porque apenasdteve este padrão durante uma semana em Janeiro e na transição Fevereiro - Março, foi 2005. Choveu nada, mas tivemos anticiclone em cima da península quase todo o inverno, não tendo estado frio, com excepção dos períodos mencionados.
    Agora 3 meses frios (diria muito frios, porque com a anomalia de z200 e z700 prevista, a anomalia projectada de -1ºC está bastante aquém daquela que se teria, só as mínimas, ficariam muitíssimo abaixo da normal) é algo que nunca se viu nesta década. É um padrão de siberiana, uma atrás da outra (claro que não seriam todos os dias frios e secos, mas seria um padrão estável e recorrente).

    Pois eu também tenho dúvidas. Estou à espera da previsão do rei (ECMWF), que neste momento é secreta, mas se o CFS falha é um falhanço descomunal. As anomalias de geopotencial previstas são fortes, principalmente as positivas a norte, vermelho vivo, durante três meses (não vale a pena dizer que se enganou, que era para o mês seguinte).

    Isto foi o que tivemos no final de Fevereiro de 2005, as depressões passam tanto a sul, que só levamos com vento de leste. Ou seja, temos anomalia negativa a z200, e positiva de z700, há frio em altitude com condições para instabilidade, mas pressão atmosférica relativamente elevada (cut-off's, cavados sem expressão à superfície, por exemplo).
    Esta carta do inverno passado (que deu neve em Portalegre e muita polémica aqui no fórum), exemplifica aquilo que a NOAA está a prever:

    [​IMG]

    Temperatura pouco abaixo da média, deverá ser ainda mais inferior e precipitação escassa no levante espanhol e no Adriático, que deverá ser acima da média, ao contrário do previsto

    ou

    z200, z700 estão erradas, e comprometem tudo o resto.
     
  12. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Los meteorólogos prevén que el próximo invierno sea más suave de lo habitual

     
  13. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,456
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Eu só espero pela previsão do ECMWF, o "rei" como disse o David. O modelo que fez a previsão que pareceu "alarmista" antes do Verão, que afinal veio a ser mesmo o mais quente de há não sei quanto tempo..

    Quanto à sazonal do CFS, dou-lhe crédito 5%, como já disse várias vezes. :p


    Previsões de anomalia T2m para Europa para este Verão, feitas em Junho:

    [​IMG]




    E era só um mês de antecedência.. :lol:

    Podemos sempre tentar perguntar ao Punxsutawney Phil, ou arranjar um parecido cá da terra! :p
    http://en.wikipedia.org/wiki/Punxsutawney_Phil
    http://en.wikipedia.org/wiki/Groundhog_Day
     
    #133 rozzo, 21 Set 2010 às 15:57
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  14. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,151
    Local:
    Oeiras / VN Poiares
    Esta notícia podia ir direitinha para os tesourinhos deprimentes. Uma pessoa que leia só o título pensa que está previsto que o próximo inverno seja mais quente que o normal. Quem lê a notícia toda, apercebe-se que afinal é o outono será normal ao nível das temperaturas. De precipitação não diz nada.
    Anomalias de 0,5 no sul e temperatura na média no norte, é um período normal. Não percebo, e aí alguns organismos de previsão sazonal têm culpa porque apresentam mal as suas previsões, porque se diz que uma anomalia de +0,5 configura um período quente. Se a normal for de 15 graus, só quando a média for de 15,00 é que temos normalidade? Se for de 15,5 já foi quente? E de 14,5 significa que foi um período de frio rigoroso?
    E quanto ao inverno? Será suave, pois no período de Outubro a Dezembro a anomalia será positiva. E o verão? Foi frio, pois de Abril a Junho não esteve calor?

    A notícia em si, significa que o ECM prevê um outono normal na península ibérica, ao nível das temperaturas.
     
  15. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Então e a mensão á precipitação, nem vê-la ....:(:(
    Mas normalmente teoricamente deveria ser um sinal de termos vento de Sul/Sudoeste e não de leste.
    É pena que não arriscem !!

    Onde vêem as previsões do ECMWF para a Europa que eu apenas consigo aceder ás tropicais !!!
    O link directo se faz favor !!
     

Partilhar esta Página