Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas olhando aos modelos bem parece que ao longo de Janeiro e durante os restantes meses até final da Primavera a tendencia parece tornar-se um padrão de NAO +/neutra....
Isso obviamente será bom para os do norte e mau para os do sul, mas que de resto eu já esperava tal desenrolar.
O que não sabia era que a PDO está novamente negativa, creio que 40 anos depois quando o seu ciclo normal é de 30 anos .....
Por aquilo que sei parece que quando o PDO é negativo, parece que existe tendencia para que durante o Inverno o padrão existente seja o NAO -, por norma, bem como os anos, mas claro como se sabe é durante o Inverno que o NAO - tem mais importância... destaque também para o facto de quando isto acontece, normalmente os Invernos também são mais frios...

Ou seja, provavelmente um PDO-, com NAO - combinam muito bem em especial nos Invernos tornando estes frios, mas chuvosos em vez de frio e secos dado que o PDO favorece bem estes factores...

Portanto com estes condimentos penso que os próximos anos poderemos assistir a uma recuperação da precipitação durantes os meses de Inverno, e provavelmente os Outonos mais secos....
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas olhando aos modelos bem parece que ao longo de Janeiro e durante os restantes meses até final da Primavera a tendencia parece tornar-se um padrão de NAO +/neutra....
Isso obviamente será bom para os do norte e mau para os do sul, mas que de resto eu já esperava tal desenrolar.
O que não sabia era que a PDO está novamente negativa, creio que 40 anos depois quando o seu ciclo normal é de 30 anos .....
Por aquilo que sei parece que quando o PDO é negativo, parece que existe tendencia para que durante o Inverno o padrão existente seja o NAO -, por norma, bem como os anos, mas claro como se sabe é durante o Inverno que o NAO - tem mais importância... destaque também para o facto de quando isto acontece, normalmente os Invernos também são mais frios...

Ou seja, provavelmente um PDO-, com NAO - combinam muito bem em especial nos Invernos tornando estes frios, mas chuvosos em vez de frio e secos dado que o PDO favorece bem estes factores...

Portanto com estes condimentos penso que os próximos anos poderemos assistir a uma recuperação da precipitação durantes os meses de Inverno, e provavelmente os Outonos mais secos....

Desta vez é diferente...ao PDO- vai-se aliar uma AO/NAO+ ou neutra...ou seja, a tendencia ( não já deste ano) dos proximos anos será de verões quentes e invernos normais a frescos...com precipitações mais fracas e concentradas no Outono e no Inicio da primavera.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Desta vez é diferente...ao PDO- vai-se aliar uma AO/NAO+ ou neutra...ou seja, a tendencia ( não já deste ano) dos proximos anos será de verões quentes e invernos normais a frescos...com precipitações mais fracas e concentradas no Outono e no Inicio da primavera.

Desculpa mas como é que sabes o estado da NAO daqui a uns meses ou anos, quando apenas é possivel determinar o seu estado num periodo de 15 dias e mesmo assim com muitas falhas...
Verões quentes e provavelmente secos ..ok tudo bem nada de novo...
Invernos normais a frescos .....ok tudo bem, tem sido o habitual

Agora precipitações mais fracas e concentradas no Outono e inicio de Primavera porquê? Que dados tens que te permitem afirmar aparentemente com tanta certeza tal situação .... que por acaso foi o que tivemos nos ultimos 10 anos, grande parte da precipitação ocorrida no inicio do Outono e depois mais no inicio da Primavera (Abril)...

Fundamenta melhor essas ideias que mostras-te senão teria que te chamar de "BRUXO" como me chamaram quando dei previsões ... ;)
Vá lá eu sei .. que foste buscar isso a algum lado ... saca aí isso cá para fora :p
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Geralmente o PDO- está associado aos super invernos do antigamente, geralmente frios e secos,

Frios e secos, onde ???
Na década de 40-70 que foi o periodo mais chuvoso que tivemos no século passado, associado a um NAO -, frio e chuvoso é aquilo que normalmente estava associado na relação NAO, PDO e Invernos ....
Recordo que nos super-invernos do antigamente as precipitações aparentemente começavam mais tarde, normalmente em Novembro e prolongavam-se até Março sendo os meses mais chuvosos de forma geral (Norte a Sul) os meses de Dezembro e depois Março..
Neste momento Março aqui mais a sul já tem de média quase tanto como Maio
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Aurelio, estamos a entrar num niña e num PDO-, o que vai resultar num arrefecimento da Tmed global com maior expressão nos Tropicos.
O polo tem estado a sofrer com um periodo de ano e meio ( desde Set 2009) de grande actividade no que diz respeito a trocas energeticas com as latitudes mais baixas....algo que é fruto e reforça a NAO-/AO-.

A entrada de um periodo mais estavel, agora com a mudança para PDO- vai começar a causar uma maior estabilidade depois deste periodo de rebuliço...a diminuição do gradiente horizontal deverá enfraquecer o jet e as depressões....essa fase deverá durar mais uns meses...com a permanencia ainda de NAO- ou neutra.
Acontece que o polo está muito quente...e ao perder a a anomalia estraremos num periodo em que a NAO terá que se tornar gradualmente positiva...numa média a longo prazo.

Por isso acho que a apartir dos finais desta Primavera teremos uma cenario de NAO neutra a positiva melhor "cimentado", ao invés desta NAO- que tem estado patente há ano e meio.

Este Verão vai ser provavelmente outro verão quente nas latitudes médias....o PDO reforça o cinturão subtropical..mas a entrada num periodo de acalmia e NAO+ deverá trazer um verão mais fresco ás latitudes altas...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ah .. ok, mas aí estamos a falar mais num periodo de 6 a 9 meses, entendo o que estás a dizer respeitante aos próximos anos, só que dás a ideia que quando falas de anos que falas de 5, 10 ou 20 anos ...
E sim no próximo ano espero efectivamente uma NAO+/neutra também em especial ... Ups esqueci-me já estou no próximo ano... e o que quero dizer é que provavelmente no próximo ano hidrológico/climatológico teremos esse estado de NAO neutra/positiva...
Mas não consigo falar em anos como tu .... até porque o PDO para mim é apenas mais uma variável, e creio que para a Europa o PDO está para a Europa como o La Nina / El Nino estão para a Europa, ou seja, os seus efeitos não são assim tão claros quanto isso ...
Aqui para a Europa e para o nosso cantinho o tempo que temos é mais uma conjugação de várias variáveis e essa conjugação é que verdadeiramente influencia ....

Senão seria mais agora temos 30 anos chuvosos, depois teriamos 30 anos secos, que piada teria isso ?????

Eu estou á espera do seguinte nos próximos meses:
Janeiro - temperatura acima da média, chuvoso a norte e centro e seco a sul (10 em 11 anos);
Fevereiro - temperatura abaixo da média, precipitação na média ou ligeiramente abaixo da média;
Março - temperatura acima da média, mês bem seco claro;
Abril - temperatura abaixo da média, precipitação na média ou abaixo da média;
Maio - temperatura na média, precipitação na média (também é tão baixa ... loooll)
Junho - temperatura acima da média, mês seco;
Julho - temperaturas escaldantes, mês seco;
Agosto - temperaturas normais, mês seco;
Setembro - temperatura na média, precipitação (?)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Frios e secos, onde ???
Na década de 40-70 que foi o periodo mais chuvoso que tivemos no século passado, associado a um NAO -, frio e chuvoso é aquilo que normalmente estava associado na relação NAO, PDO e Invernos ....
Recordo que nos super-invernos do antigamente as precipitações aparentemente começavam mais tarde, normalmente em Novembro e prolongavam-se até Março sendo os meses mais chuvosos de forma geral (Norte a Sul) os meses de Dezembro e depois Março..
Neste momento Março aqui mais a sul já tem de média quase tanto como Maio


Que é mais frio era indiscutível. Quanto à precipitação:

Porto - Serra do Pilar:

1951-1980 : 1235 mm anuais (http://www.meteopt.com/forum/climatologia/normais-climatologicas-do-porto-serra-do-pilar-4409.html)

1971-2000: Quase igual, cerca de 1250 mm (http://www.meteo.pt/pt/oclima/normais/index.html?page=normais_pto.xml)

Bragança:

1951-1980: 741 mm http://www.meteopt.com/forum/climatologia/normais-climatologicas-de-braganca-4426.html)

1971 - 2000: 780 mm (http://www.meteo.pt/pt/oclima/normais/index.html?page=normais_bgc.xml)

Comparação Moura / Beja:

Moura (1941 - 1963): 437 mm

Beja (1971 - 2000): 581 mm

Não mudou muito, exceptuando no Alentejo, mas aí o posto de observação é diferente, que pode explicar as diferenças.

Mas quando me referia a frio e seco, não me referia tanto a médias, mas sim a evento extremos. Se fores ao tópico da neve a cotas baixas verás que o número de eventos nas décads entre 40 e 70 é escandalosamente superior ao da década 70-2000. Nos últimos anos, com a tendência de neutralização do PDO, temos assistido a um novo aumento na frequência destes fenómenos.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Ah .. ok, mas aí estamos a falar mais num periodo de 6 a 9 meses, entendo o que estás a dizer respeitante aos próximos anos, só que dás a ideia que quando falas de anos que falas de 5, 10 ou 20 anos ...
E sim no próximo ano espero efectivamente uma NAO+/neutra também em especial ... Ups esqueci-me já estou no próximo ano... e o que quero dizer é que provavelmente no próximo ano hidrológico/climatológico teremos esse estado de NAO neutra/positiva...
Mas não consigo falar em anos como tu .... até porque o PDO para mim é apenas mais uma variável, e creio que para a Europa o PDO está para a Europa como o La Nina / El Nino estão para a Europa, ou seja, os seus efeitos não são assim tão claros quanto isso ...
Aqui para a Europa e para o nosso cantinho o tempo que temos é mais uma conjugação de várias variáveis e essa conjugação é que verdadeiramente influencia ....

Senão seria mais agora temos 30 anos chuvosos, depois teriamos 30 anos secos, que piada teria isso ?????

Eu estou á espera do seguinte nos próximos meses:
Janeiro - temperatura acima da média, chuvoso a norte e centro e seco a sul (10 em 11 anos);
Fevereiro - temperatura abaixo da média, precipitação na média ou ligeiramente abaixo da média;
Março - temperatura acima da média, mês bem seco claro;
Abril - temperatura abaixo da média, precipitação na média ou abaixo da média;
Maio - temperatura na média, precipitação na média (também é tão baixa ... loooll)
Junho - temperatura acima da média, mês seco;
Julho - temperaturas escaldantes, mês seco;
Agosto - temperaturas normais, mês seco;
Setembro - temperatura na média, precipitação (?)

Quando falo em anos falo talvez nos proximos 1/2 anos...periodo em que entraremos na PDO- de modo mais intenso....obviamente que dentro de um cenario PDO- há variações...mas esse PDO- talvez se aguente por uma decada em media( fora as oscilaçoes quasi-decadais e decadais)

A minha previsão está aqui:

http://www.meteopt.com/forum/meteorologia-geral/previsao-sasonal-primavera-verao-2011-a-5246.html
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Que é mais frio era indiscutível. Quanto à precipitação:

Porto - Serra do Pilar:

1951-1980 : 1235 mm anuais (http://www.meteopt.com/forum/climatologia/normais-climatologicas-do-porto-serra-do-pilar-4409.html)

1971-2000: Quase igual, cerca de 1250 mm (http://www.meteo.pt/pt/oclima/normais/index.html?page=normais_pto.xml)

Bragança:

1951-1980: 741 mm http://www.meteopt.com/forum/climatologia/normais-climatologicas-de-braganca-4426.html)

1971 - 2000: 780 mm (http://www.meteo.pt/pt/oclima/normais/index.html?page=normais_bgc.xml)

Comparação Moura / Beja:

Moura (1941 - 1963): 437 mm

Beja (1971 - 2000): 581 mm

Não mudou muito, exceptuando no Alentejo, mas aí o posto de observação é diferente, que pode explicar as diferenças.

Mas quando me referia a frio e seco, não me referia tanto a médias, mas sim a evento extremos. Se fores ao tópico da neve a cotas baixas verás que o número de eventos nas décads entre 40 e 70 é escandalosamente superior ao da década 70-2000. Nos últimos anos, com a tendência de neutralização do PDO, temos assistido a um novo aumento na frequência destes fenómenos.

Sim entendo o que dizes ... mas a forma de precipitação é que tem vindo a alterar-se drasticamente mas acho que isso tem a ver com as alterações climáticas, senão vejamos:
- o que dizem os climatologistas é que teremos um forte aumento da temperatura no Verão e tenderá a manter-se mais ou menos no Inverno. Ou seja aumento das amplitudes térmicas anuais (diferenças entre máximas verificadas no Inverno e no Verão). O Verão como grande impulsionador da temperatura anual na PI;
- por outro lado que haverá uma extensão do Verão até Maio e Outubro e que as chuvas ficará mais concentradas nos meses de Inverno, ou seja, entre Dezembro e Fevereiro....

Ora bem o que verificava era que os Invernos tinham uma maior dispersão em termos de pluviosidade falando em relação á normal de 41-70 ou 51-80 se quiseres .... com depressões geralmente menos agrestes, pelo menos em termos de pluviosidade, é como hei-de dizer "ia chovendo".
Actualmente as chuvas são mais concentradas e concentram-se mais em determinados meses, nomeadamente Dezembro afectando de forma diferente as regiões do nosso território....
Dizem-se referente a essas estações embora seja perigoso falar em estações, seria melhor em termos de regiões, mas pronto fizeste um estudo em termos de valores comparativos entre normais ... ok tudo bem, admito que estejam correctos por serem oficiais ... mas se fizesses um outro estudo a nivel mensais irias ver certamente um deslocamento nas precipitações de uns meses para outros...

E não podes mesmo comparar Moura com Beja pois Moura é bem mais seco estando na faixa seca do Alentejo.....

Em termos nacionais a média de 71-2000 é inferior claramente a 61-90 e a 41-70 (alguém pode completar isto, não encontrei os valores), e isto devido á forma como a redução da precipitação em determinados meses afectou o nosso território.
Infelizmente gostaria de dizer onde foi ... mas falta-me dados:( , mas por exemplo em relação a Faro e ao Algarve admito o seguinte: (depois de 1940)
Outubro - manteve-se ao longo do século;
Novembro - subiu na decada de 71-2000, face a 61-90;
Dezembro - subiu claramente face a 61-90;
Janeiro - desceu face a 61-90, no gráfico do IM já é ligeiramente abaixo de Fevereiro;
Fevereiro - manteve;
Março - já é mais seco até que Abril;
Abril - parece ter-se mantido;
Maio - cada vez aparenta mais quente e seco;

Nos ultimos 10 anos mais uma vez tem-se mostrado os extremos; o que estava a dizer ... Janeiro a sul é cada vez mais seco, no ultimos 11 anos (ou mais) apenas um foi chuvoso...(superior ao normal: o ano passado)
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Que desilusão de Inverno que estamos a ter estou convencido que se as previsões quinzenais se confirmarem teremos dos 2 meses de Inverno Dezembro,Janeiro mais amenos dos ultimos tempos, temperaturas amenas e as previsões não são nada animadoras preve-se dias quase primaveris para as proximas 2 semanas sem percipitação sol, temperaturas minimas não muito baixas e temperaturas maximas acima dos 16º,17º graus na região de Lisboa.
Que enorme desilusão este Inverno nem deu para aquecer ok no total tivemos 2 episodios de frio nos finais de Novembro e inicios de Dezembro e outro por altura do Natal mas que foram logo atenuados por dias seguintes com temperaturas elevadas para epoca, boicotando logo a Media.
Enfim mais uma prova que as previsões sazonais são pouco fiaveis.
Sei que muitos portugueses e alguns Users deste forum estão concerteza satisfeitos com este Inverno curto ameno e desinteressante, para mim é uma perfeita desilusão.
Ainda existe uma pequena esperança que o mês de Fevereiro traga alguma supresa e algum frio mas tenho as minhas duvidas, estou mesmo convencido que em Fevereiro teremos dias ja primaveris... um Inverno igual ao de 2007/2008 que prometeu muito mas se revelou uma desilusão.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Que desilusão de Inverno que estamos a ter estou convencido que se as previsões quinzenais se confirmarem teremos dos 2 meses de Inverno Dezembro,Janeiro mais amenos dos ultimos tempos, temperaturas amenas e as previsões não são nada animadoras preve-se dias quase primaveris para as proximas 2 semanas sem percipitação sol, temperaturas minimas não muito baixas e temperaturas maximas acima dos 16º,17º graus na região de Lisboa.
Que enorme desilusão este Inverno nem deu para aquecer ok no total tivemos 2 episodios de frio nos finais de Novembro e inicios de Dezembro e outro por altura do Natal mas que foram logo atenuados por dias seguintes com temperaturas elevadas para epoca, boicotando logo a Media.
Enfim mais uma prova que as previsões sazonais são pouco fiaveis.
Sei que muitos portugueses e alguns Users deste forum estão concerteza satisfeitos com este Inverno curto ameno e desinteressante, para mim é uma perfeita desilusão.
Ainda existe uma pequena esperança que o mês de Fevereiro traga alguma supresa e algum frio mas tenho as minhas duvidas, estou mesmo convencido que em Fevereiro teremos dias ja primaveris... um Inverno igual ao de 2007/2008 que prometeu muito mas se revelou uma desilusão.

O mês de Dezembro teve temperaturas abaixo do normal, não foram 10 diazitos de tempo quente que "boicotaram" o resto do mês. Este mês de Janeiro é que está a ser bastante quente:calor:.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Que desilusão de Inverno que estamos a ter estou convencido que se as previsões quinzenais se confirmarem teremos dos 2 meses de Inverno Dezembro,Janeiro mais amenos dos ultimos tempos, temperaturas amenas e as previsões não são nada animadoras preve-se dias quase primaveris para as proximas 2 semanas sem percipitação sol, temperaturas minimas não muito baixas e temperaturas maximas acima dos 16º,17º graus na região de Lisboa.
Que enorme desilusão este Inverno nem deu para aquecer ok no total tivemos 2 episodios de frio nos finais de Novembro e inicios de Dezembro e outro por altura do Natal mas que foram logo atenuados por dias seguintes com temperaturas elevadas para epoca, boicotando logo a Media.
Enfim mais uma prova que as previsões sazonais são pouco fiaveis.
Sei que muitos portugueses e alguns Users deste forum estão concerteza satisfeitos com este Inverno curto ameno e desinteressante, para mim é uma perfeita desilusão.
Ainda existe uma pequena esperança que o mês de Fevereiro traga alguma supresa e algum frio mas tenho as minhas duvidas, estou mesmo convencido que em Fevereiro teremos dias ja primaveris... um Inverno igual ao de 2007/2008 que prometeu muito mas se revelou uma desilusão.

Ainda antes de Fevereiro a temperatura deve descer para valores abaixo da média. Nota-se já ao longe a possibilidade de mudança de padrão com a assunção da dorsal atlântica dentro de 7/10 dias. Apesar de já termos visto muitas saídas malucas a 300 e tal horas, a verdade é que nos últimos 2 dias começaram a ganhar consistência, estando já a média dos ensembles do GFS abaixo de 0ºC a 850 hpa no norte do país a partir de dia 20. Portanto muito longe de estar terminado, não vamos dar por perdido o inverno que ainda não vai a meio.

De qualquer modo grande fiasco das previsões sazonais neste início de inverno, previam um Janeiro muito seco no norte do país, e acho que já está muito perto da normal em muitas EMAs. Se não houver uma clara mudança de padrão, com o aparecimento de altas pressões na Escandinávia ou Islândia, poderemos dizer que foi um fiasco escandaloso. Falhariam quase todas.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ya ... e os modelos davam isto tudo exactamente ao contrário daquilo que davam os modelos ....
Olhando assim á lupa, eu diria que os modelos aprestam-se para falharem todos sem excepção relativamente a este mês ..... isto claro a menos que isto dê uma volta de 180º na ultima decada do mês !!
Neste momento os modelos de previsão sazonal dão uma anomalia muito grande a sul e perto do normal no Norte ... mas olhando aos modelos eu diria que será exactamente ao contrário ....
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Este inverno até não se tem portado mal, pelo menos por aqui. Desde meados de Novembro até ao dia de hoje já tive, por aqui, uns 26 dias com temperatura média igual ou inferior a 5,0ºC (mais ou menos metade do que costuma ocorrer num inverno). Os valores de precipitação também estão dentro do normal. O que está a desiludir é este inicio de Janeiro com valores bem acima do que é normal. Então nestes últimos 4 dias os valores de temperatura foram mais típicos de um mês de Abril que de Janeiro.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Este inverno até não se tem portado mal, pelo menos por aqui. Desde meados de Novembro até ao dia de hoje já tive, por aqui, uns 26 dias com temperatura média igual ou inferior a 5,0ºC (mais ou menos metade do que costuma ocorrer num inverno). Os valores de precipitação também estão dentro do normal. O que está a desiludir é este inicio de Janeiro com valores bem acima do que é normal. Então nestes últimos 4 dias os valores de temperatura foram mais típicos de um mês de Abril que de Janeiro.

É um pouco de memória curta. Já viste a quantidades de posts durantes as vagas de frio de Novembro e Dezembro a dizer que este estava a ser um ano muito frio:rolleyes:?