Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Eu acho desculpaveis os erros dos modelos sazonais....dada a complexidade do actual padrão atmosferico no HN.

Acredito piamente que Fev-Mar-Abr será um trimestre fresco e com precipitações proximas ao normal a Norte e um pouco abaixo da media a Sul...com o padrão predominante a ser o de AA entre os Acores-Madeira e as ilhas Britanicas/Islandia, com fluxos frescos e moderadamente humidos de N/NW....frio mas um moderado frio Atlantico, bem longe das entradas ( pelo menos directas) de NE/E;)
 


SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Este inverno até não se tem portado mal, pelo menos por aqui. Desde meados de Novembro até ao dia de hoje já tive, por aqui, uns 26 dias com temperatura média igual ou inferior a 5,0ºC (mais ou menos metade do que costuma ocorrer num inverno). Os valores de precipitação também estão dentro do normal. O que está a desiludir é este inicio de Janeiro com valores bem acima do que é normal. Então nestes últimos 4 dias os valores de temperatura foram mais típicos de um mês de Abril que de Janeiro.

a temperatura media mensal em Janeiro em Bragança de 4,4º graus abaixo dos 5º não sei onde está o extraordinario pelo facto de ter valores de temperatura media inferiores a 5º nada demais. A fonte que eu consulto ainda não tem disponivel os valores Medios tanto do ano de 2010 como do mês de Dezembro, quando tiver acesso a essa informação poderei falar com maior fiablidade. Mas penso que em maior parte do territorio não se vai registar uma anomalia negativa no mês de Dezembro mas posso estar enganado.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
a temperatura media mensal em Janeiro em Bragança de 4,4º graus abaixo dos 5º não sei onde está o extraordinario pelo facto de ter valores de temperatura media inferiores a 5º nada demais. A fonte que eu consulto ainda não tem disponivel os valores Medios tanto do ano de 2010 como do mês de Dezembro, quando tiver acesso a essa informação poderei falar com maior fiablidade. Mas penso que em maior parte do territorio não se vai registar uma anomalia negativa no mês de Dezembro mas posso estar enganado.

Extraordinário são estes elevados valores de temperatura em Janeiro, mas o mês ainda só leva 8 dias. Quanto aos 27 dias com temperatura igual ou inferior a 5,0ºC, estes foram registados quase na totalidade nos meses de Novembro e Dezembro. Neste Janeiro apenas se registou 1 dia. Na normal de 1971/2000, a temperatura média de Novembro é de 8,2ºC e a de Dezembro é 5,6ºC. Em 2010 estes dois meses tiveram anomalia negativa.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Extraordinário são estes elevados valores de temperatura em Janeiro, mas o mês ainda só leva 8 dias. Quanto aos 27 dias com temperatura igual ou inferior a 5,0ºC, estes foram registados quase na totalidade nos meses de Novembro e Dezembro. Neste Janeiro apenas se registou 1 dia. Na normal de 1971/2000, a temperatura média de Novembro é de 8,2ºC e a de Dezembro é 5,6ºC. Em 2010 estes dois meses tiveram anomalia negativa.

Se a segunda metade do mês não for muito fria vamos ter uma anomalia de temperatura bem positiva em Janeiro:(

O mês que normalmente costuma ser o mais frio está a deixar muito a desejar no que toca a temperaturas baixas, mas pelo menos tem chovido bem...
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Se estamos a discutir previsões sazonais, a uma escala temporal mais alargada, vamos esperar, fazer médias com períodos mais alargados ou esperar pelo relatório de clima do IM.
Note-se que o mês de Dezembro registou anomalia negativa das temperaturas.

É salutar, no entanto, confrontar os modelos com as observações... mas convém esperar que elas sejam feitas.

cps

bernardino
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Enquanto não saem os mapas do IM, segundo a reanálise (de baixa resolução) as anomalias (referentes a 1968-1996) para o primeiro mês do Inverno climatológico foram estas:


Temperatura

templ.gif



Precipitação

prec.gif
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Enquanto não saem os mapas do IM, segundo a reanálise (de baixa resolução) as anomalias (referentes a 1968-1996) para o primeiro mês do Inverno climatológico foram estas:


Temperatura




Precipitação

Esses mapas são muito irrealistas, Bragança está aí como tendo tido um mês normal em relação À precipitação, mas segundo o ogimet registou mais de 200mm:rolleyes:.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Enquanto não saem os mapas do IM, segundo a reanálise (de baixa resolução) as anomalias (referentes a 1968-1996) para o primeiro mês do Inverno climatológico foram estas:

é muito interessante comparar as cartas postadas hoje pelo Vince (reanálise) com as colocadas pelo DAVID Sd na primeira página deste tópico.
Bem sei que as do Vince de hoje são só para um mês, pelo que a comparação não tem validade... mas tem a sua piada.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eheheheh calma pessoal as fontes que consulto são só de senso comum mas por vezes valem tanto como os Mapas de previsões sazonais:

http://www.accuweather.com/en-us/pt/lisboa/lisbon/forecast2.aspx

http://www.meteo.pt/pt/cidadeprev10dias.jsp

Ambas as previsões determinam um descrescimo da temperatura a partir da proxima semana normalmente quando isto acontence signfica que a temperatura ira naturalmente descer.
Mas vamos esperar para ver .

Realmente já sei as previsões para o próximo mês:lol::lol::lol:
E pensava eu que ele falava de algum modelo de previsão sazonal, ou coisa parecida, enfim mais do mesmo ...
Recordo que este tópico chama-se "Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11" ...

Relativamente ao tópico em questão parece-me que relativamente a este mês existem muitos modelos que poderão muito bem falhar a previsão para este mês ....
Destaque ainda que os modelos olhando ao que modelam para o trimestre Fev/Março/Abril, e de acordo com MetOffice, NCEP, NASA .. ect .. teria uma forte anomalia do z500 (anomalia negativa na pressão aos 500 hpa) nesse trimestre, sendo que em alguns essa anomalia seria registada este mês...
Em resumo estaria previsto assim uma NAO - certamente, e a localização desta vez das altas pressões na Escandinávia até ao UK !!
Agora a minha questão é:
- a NOAA indica que até dia 28 Janeiro teremos uma NAO positiva;
- os modelos de previsão a médio prazo no máximo dos 15 dias, indica tempo anticiclónico nos locais onde devia ser ciclónico, o que para mim indica que lá se vai as previsões deles (sazonais) por um canudo, relativamente ao mês em questão. Claro que em relação aos próximos 3 meses não se pode ainda garantir nada..
- Por isso não me parece que antes do final do mês o cenário Anticiclónico se altere;

PS: Pode ser que seja parecido com o ano passado, em que começou a secar por esta altura mas voltou em força no final do mês !!
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Ambas as previsões determinam um descrescimo da temperatura a partir da proxima semana normalmente quando isto acontence signfica que a temperatura ira naturalmente descer.

É verdade, e digo mais.. "Estar vivo é o contrário de estar morto!" :p

Vá, fora de brincadeira.. :D
Como disse o Aurélio isso não será propriamente uma previsão sazonal, nem sequer se está a ir buscar ferramentas para tal mas ok.
Sim é um facto que deverá arrefecer, se não acontecer é de facto um Janeiro muito anormal.
Daí a extrapolar assim as coisas para Fevereiro estamos muito longe.
E mesmo nos modelos não sazonais, o longo prazo vem constantemente adiando cenários de frio mais intenso, o normal. Embora o tente ameaçar.
Vamos ver se em tempo útil cedo em Fevereiro, ou se tarde demais..
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
que frustante este Inverno depois de um mês de Janeiro ameno onde não aconteceu nada de especial temos dias primaveris no inicio de Fevereiro que treta desculpem o desabafo....