Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por David sf 19 Jul 2010 às 21:38.

  1. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    Apenas disse que ate 31 de Julho este ano de 2010 foi ate essa data mais fresco que o 2009 e que em 2010 já choveu praticamente o mesmo que em 2009 no ano inteiro e disse tambem que considerando o facto de em 2009 os meses de Setembro,Outubro,Novembro terem sido quentes e secos é bem provavel que no final do ano a temperatura media anual de 2010 seja infeiror aos 17,3º registados no ano de 2009 ou melhor so um fenomeno do Entrocamento é que faria com que o ano de 2010 seja mais quente e seco que o de 2009.

    cumps
     
  2. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    ?????

    Não tem sido???? este ano ate á data tem sido mais fresco e muito mais chuvoso que o ano de 2009 ate a mesma data e basta termos um outono normal para que a o ano de 2010 seja mais fresco e chuvoso mas de longe com o de 2009.

    cumps
     
  3. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga

    SocioMeteo, o Inverno foi muito chuvoso, em termos nacionais o 11º mais chuvoso desde 1931/32, mas nalguns locais como Lisboa foi mesmo o mais chuvoso desde 1870, ou na Madeira desde 1865, Horta desde 1901.

    Mas Invernos destes são muito raros, se calhar em média só temos um assim por década ou ainda menos (não sei ao certo, mas penso que poderá ser algo assim). Não caracterizes Lisboa ou o país pelo que se passa num Inverno ou um Verão, ainda por cima comparando a 2009 abaixo da média, com seca que iniciou em Março e só terminou em Novembro (norte e centro) ou Dezembro (sul).

    O padrão atmosférico este ano no hemisfério norte foi mesmo muito raro, a conjugação, intensidade e persistência de NAO- e AO- foi única nos registos (desde 1800), ao qual se juntou humidade tropical que migrava dos trópicos para norte devido ao El Nino. Uma conjugação única de factores que segundo alguns especialistas provavelmente só se dá uma vez por século, responsável por alguns grandes nevões nos EUA e Europa e pelo nosso Inverno chuvoso.

    Quanto à temperatura, o Inverno apesar de nevões interessantes não foi um Inverno que considero muito frio, a temperatura mínima esteve na média, a temperatura média teve apenas uma anomalia de -0,5ºC e a máxima sim, é que teve uma anomalia já significativa de -1.1ºC, ao que não é alheio a muita nebulosidade e muitos dias chuva. Penso que um Inverno é considerado bastante frio quando temos boas anomalias negativas na mínima e média, pelo menos é o que terá mais impacto na população, no verão será mais o inverso.

    As grandes ondas de frio costumam ser secas, com as já aqui referidas entradas de nordeste reforçadas por inversões que se dão com tempo anti-ciclónico com céu limpo, gerando mínimas muito baixas. Normalmente anos húmidos não são frios, este até foi bastante frio para o que choveu, o que nem é muito normal, e terá a ver com o tal padrão, NAO- e AO- a fazer boas incursões de frio dos pólos para sul, mas simultaneamente o Nino a fazer boas incursões de humidade tropical para norte. Este ano tivemos vários nevões em que a entrada húmida se dava de oeste/sudoeste para cima do frio previamente instalado de norte ou nordeste, tal como no Reino Unido aconteceu, deixando a ilha completamente branca como há muito não se via. As incursões de plumas tropicais explicam também a tragédia da Madeira por exemplo.

    Em termos de ano não sei como ficará obviamente, um Inverno frio mas não muito, e agora um Verão quente, que certamente será um dos mais quentes de sempre a nível nacional, arrisco o top3/4 a nível nacional, em Lisboa por exemplo desconfio que possa ser mesmo o mais quente. Mas não sei claro, temos que esperar pelo relatório de verão do IM.

    O Outono tenho sérias dúvidas que seja frio, abaixo da média, o meu palpite é que seja ligeiramente acima da média (+0.5ºC), e Dezembro teria que ser bastante frio para compensar o Verão quente. Agora, 2009 também foi um ano quente, o 10º mais quente desde 1931, mas apesar disso duvido muito que 2010 no final seja menos quente que 2009.
     
  4. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Para muitos especialistas e não especialistas olhem tomando como exemplo a China parece que sempre que existem inundações ... são sempre as piores dos ultimos x anos. Eu agora pergunto ?
    Será que essas inundações são sempre em sitios diferentes ou as pessoas tem um bocado de memória selectiva. (informação dada pelos media)
    Em relação em termos de ter sido o 11º Inverno desde 1931 em termos nacionais não acho de nada de especial, recordando que o Inverno é entre 22 Dezembro e 22 Março +-, o que dá um ano destes por década. Situação normal (espero que me esteja fazendo entender :huh:)
    Em relação ao sul é perfeitamente normal (os meses de janeiro e Fev tem caido a pique a precipitação), senão vejam como foram os ultimos 30 anos nomeadamente áquilo que se passa sempre em Janeiro e Março em que a média de precipitação mensal tem caido a pique enquanto que no Outono tem aumentado. Por isso acho normal poder ser em Lisboa o mais chuvoso dos registos.
    Não sei e peço desculpa por isso mas para mim:
    Outono - Out a Dez;
    Inverno - Janeiro a Março;

    O IM não sei exactamente como consideram.
     
  5. Dan

    Dan
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    9,692
    Local:
    Bragança (675m)
    Normalmente utiliza-se o trimestre Junho, Julho e Agosto como correspondente ao Verão e o trimestre Dezembro, Janeiro e Fevereiro ao Inverno. É mais fácil assim.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    4,282
    Local:
    Sintra/Carcavelos/Óbidos
    Parabéns pela tua paciência em explicar tudo isso. Basta ver os relatos de ondas de calor comparados com os das ondas de frio em Portugal em 2010 e até já roça o patético fazer a comparação tendo em conta o que se tem passado este ano.
    Como também mostrou o gráfico postado pelo André, ATÉ AGORA estamos claramente e no geral, com uma anomalia positiva, nem vejo qual é a dúvida.
    Não sei como é que vai ser daqui para a frente, como já disse, vamos ver, mas realmente as probabilidades de vir a ser um ano abaixo da média em termos de temperaturas, são baixas... Mas ainda assim, volto a frisar: logo se vê.
    Tenho andado a estudar ecossistemas em que as secas têm tido impactos preocupantes, não fosse este último Outono/Inverno e mais algumas boas chuvas primaveris, nem sei como estaríamos agora...
    Um caso emblemático, a nível ibérico, foi no Parque Nacional de Tablas de Daimiel, em que até haviam fogos subterrâneos e os pântanos estavam todos a secar!! :(
    Felizmente que choveu e bem para ajudar a situação desastrosa em que estava aquele Parque.
    E depois claro, escusado será dizer, a situação em que estava o Alentejo, Andaluzia, Nordeste Transmontano, etc...
    Enfim, só vendo com os próprios olhos se tem alguma noção do que realmente se passa.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Então assim nesse já não consigo classificar a evolução temporal ao longo das décadas pois onde os sinais são claros é mais relativamente a Janeiro e Março... mas sim fica para outro tópico...
    Falando ainda em relação ás previsões sazonais neste momento o conjunto trimestral Out/Nov/Dez aponta para estar na média ou ligeiramente acima da média no sul do país.
    Parece segundo o CFS, que existe anomalia positiva de pressão, durante o Outono nas latitudes mais a norte e negativa quase nos trópicos o que me faz pensar :confused::confused::confused:
    Do mesmo modo, existe maior potencial para precipitação acima da média nas latitudes mais baixas podendo alcançar ou não Portugal.
    Acho que temos que esperar mais o final do mês para sabermos o que temos pela frente ....
     
  8. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    9,969
    Local:
    Porto
    É mais fácil.

    Mas no caso do sotavento algarvio, há perto de cinco meses de Verão climatológico, pois há temperaturas máximas médias iguais ou acima dos 20.0ºC desde o final de Maio até meados de Outubro.
     
  9. Dan

    Dan
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    9,692
    Local:
    Bragança (675m)
    Sim, o Verão climatológico em Portugal não tem relação alguma com esta divisão, nem que não seja pelo facto de, normalmente, o mês de Setembro ser mais quente que o de Junho. Esta divisão acaba por algum interesse pois possibilita a comparação com outras regiões do globo.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. fabiosilva

    fabiosilva
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    31 Ago 2010
    Mensagens:
    53
    Local:
    Oliveira de Azeméis
    Bom, eu também confesso que sou muito "nerd" nestas coisas da meteorologia e todas estas análises e expressões que aqui leio para mim são chinês (no sentido positivo da palavra).

    Também não sou fã do Verão e do calor. Prefiro mil vezes o aconchego dos cobertores grossos do que os trajes menores. Troco os gelados do Verão pelas castanhinhas assadas do Outono/Inverno. Sabe muito melhor. :)

    E tal como o zenuno disse, resta-me alimentar a esperança de que vêm aí um Inverno à minha maneira. :rain: Por esse motivo vou acompanhar atentamente este tópico.

    Abraços.
     
  11. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    vamos ver um aspecto aquilo que eu afirmei não foi que o ano de 2010 ira ser um ano com uma temperatura Media anual inferior a temperatura media dos normativos climaticos da cidade de Lisboa que é cerca de de 16º graus, mas sim inferior á sentida nos ultimos anos quando refiro-me nos ultimos anos aos ultimos 5,6 anos ou se quiserem mesmo a ultima decada tendo em conta que no ano de 2009 a temperatura media anual foi de 17,3º em 2008 de 16,8º de 2007 16,5º de 2006 de 17,1º não me parece que seja assim tão improvavel que a temperatura media anual deste ano seja igual ou superior a 17º antes pelo contrario por isso julgo q o cenario que fiz aqui é um cenario bem provavel e real... referi tambem a questão da percipitação onde tambem referi que é bem provavel que este ano de 2010 seja um ano mais chuvoso que os anteriores mas não superando nem de perto nem de longe anos como 1997 ou 1998 onde os valores de percipitação em Lisboa foram superiores a 1000mm. O que não deixa de ser interessante podermos ter um ano mais fresco e mais chuvoso em 2010 nos ultimos anos tendo em conta que normalmente ou temos um ano fresco e pouco chuvoso ou um ano mais ameno e muito chuvoso.

    Outro ponto que referi é no meu ponto de vista o exagero que a Moda Onda do aquecimento global eu não nego o aquecimento global pois ele de facto existe e sente-se aqui em Portugal obviamente que se vermos que nos 60,70 tinhamos em Lisboa temperaturas medias anuais em alguns anos de 14,5º,15º em alguns anos e que nestas ultimas decadas isso é quase impossivel de acontecer e nunca mais aconteceu.O que eu considero é que é devido ao aquecimento global ao seu aproveitamento politico e comercial tornou-se quase impossivel por exemplo dizer-se que um ano foi mais fresco ou que choveu mais porque o que vende a tendencia é so dar noticias que comprovem o aquecimento global e nunca o contrario... temos N exemplos disso vemos as pessoas a escreverem livros,darem coloquios etc a afirmarem que Portugal vai tornar-se um deserto(passe o exagero) logo se tivermos por ventura um ano mais chuvoso e fresco isso nunca será noticia nem será explorado pois vem contrariar o paradigma dominante.

    Outro ponto que gostaria de referir é que Portugal tem as 4 estações climaticas bem defenidas e que em meados de 21 de setembro nota-se nitidamente a mudança da estação ou em 21 de Março ou em 21 Junho ok o nosso verão não é chuvoso e humido como o verão tropical da europa central ou o verão fresco nas ilhas britanicas mas isso não invalida que tenhemos o nosso verão o nosso inverno o nosso outono e a nossa primavera com as nossas caracteristicas obviamente que o inverno lisboeta é mais ameno que o inverno londrino mas não deixa de ser inverno... não acontece em Portugal aquilo que acontece em climas subtropicais como o clima do sul do Brasil ou da Florida nos EUA onde numa semana na estação menos quente tem 1,2 dias frios com temperaturas negativas e logo a seguir tem dias de 30º graus isso não acontece em Portugal em Portugal sabemos que os meses de Dezembro,Janeiro e Fevereiro serão meses onde as temperaturas irão se nivelar por valores mais baixos como acontece em todos os climas temperados.

    Gostaria tambem de dizer que nunca tive a pretenção de generalizar o clima de Lisboa com o clima de Portugal alias eu aqui tenho tido mtas tomadas de posição sob as grandes influencias atlanticas a norte de Montejunto so dei o exemplo da cidade de lisboa por mero acaso provavelmente por viver perto da cidade de Lisboa.


    cumps
     
  12. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal



    Sim Belem a mim tambem me dá muita tristeza ver o Soajo arder e saber que o ano passado estive no Geres a contemplar a sua paisagem atlantica com bosques de folha caduca de perder de vista pinheiros alpinos fenomenais agua a correr em todo o lado enfim falo tambem na região de Melgaço e Monção e pensar que o ano passado estive nessa região e pensar que ela ardeu praticamente toda a mim da-me uma tristeza atroz enfim mas se existem incendios no alasca e na russia porque é que não pode haver no Geres... eu acharia improvavel mas enfim 10% do parque natural ardeu... por isso Belem todos nos sentimos e vemos as consequencias que este calor excessivo provoca.
     
  13. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Eu compreendo as ideias aqui transmitidas mas pedia que não andemos agora a medir a "temperatura uns aos outros":D
    Isto trata-se de previsão sazonal e daqui a pouco estamos a discutir o aquecimento global.
    Claro que tentar perceber se será um Outono mais frio ou menos tb é importante .... mas cuidado para não começarmos agora andar em ciclo e começar a discutir a questão se é aquecimento global.
    Eu sei que não moderador nem estou a tentar fazer esse trabalho...:(
     
  14. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,902
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Estes dados correspondem a que estação?
    Lisboa (Geofísico), teve 21,1ºC de temperatura média em Junho e 25,1ºC em Julho. (2010)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. Costa

    Costa
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    14 Abr 2007
    Mensagens:
    403
    Local:
    VNF/RT
    O utilizador SocioMeteo gosta de manipular dados e dar-lhes uma edição à sua maneira, sempre sem colocar a fonte de onde os tira. :thumbsup:
     

Partilhar esta Página