Sim, também estive lá no ano passado. Mais preocupante que os incêndios estivais, são secas que se estendem por meses a fio e que provocam défices hídricos inesperados até fora da época estival. O Gerês é das raríssimas áreas em Portugal continental onde existe um ecossistema atlântico aliado a florestas primitivas climácicas em que qualquer incêndio é muito grave... No entanto, normalmente, estas florestas não ardem bem, o que arde mais são os pinheiros e os eucaliptos. Gostaria de ver o relatório do parque relativamente ao sucedido. Mas sem dúvida que tanto no Gerês como no exterior, os incêndios são algo evitável e triste. Bom, chega de offtopic.
Temperaturas agradáveis e alguma chuva a cheirar a outono, mas é só um leve odor quase imperceptivel. Na previsão a dez dias do INM dão 35 outra vez para coimbra na semana que vem. Nãooooooo!!!!!
Bem, como vocês podem ver eu sou novo por estes lados.. Nas minhas pesquisas na net sobre meteorologia, encontrei este forum que é claramente o melhor meio de discutir meteorologia via net em Portugal. Eu quero seguir meteorologia no ensino universitario, pois desde que comecei a ler praticamente, o meu primeiro instinto foi logo ver boletins meteorologicos. o que eu vos queria perguntar, ou melhor, que me explicasses o que influencia o estado do tempo em portugal continental no Outono/inverno. Sei que temos um anti-ciclone localizado a oeste da Peninsula Ibérica onde as suas deslocaçoes influenciam significativamente o estado do tempo em Portugal. peço a voces que me eclareçam esta duvida.. obrigado
Antes de mais, bem-vindo A tua pergunta é um pouco confusa. Antes demais tens que entender a definição de estado de tempo, equivale a um conjunto de fenómenos num determinado local ou região, que ocorrem num período de 24h. Quanto ao Outono e o anticiclone, bom, ele varia muito na sua posição, tanto poderá tar a oeste, como leste, como norte ou nw, normalmente quando está a oeste, temos tempo húmido e nublado poderá chover mas será algo muito fraco.
Sim, eu essas treminoligias entendo.. Sei tambem que o clima na europa, nomeadamente em portugal e influenciado pelo NAO (oscilaçao do atlantico norte). Gostaria de saber se estes dois fenomenos (a localizaçao do anti-ciclone e o NAO) esta relacionados.. Eu nao sei os termos técnicos que ''voces'' usam, mas faço um esforço por pesquisar.. A medida que vou lendo os diferentes tópicos, vou pesquisando e encontrando respostas, por isso, podes utilizar termos especificos, e nao te preocupes em escrever para ''que eu perceba'', eu desenrrasco-me.. Obrigado!
OK Então assim sendo, NAO+ (positiva) está a associado em Portugal, ao anticiclone, e a tempo seco e frio, NAO- (negativa) está a associada a depressões, logo tempo húmido e que poderá variar entre ameno e frio.
Estou a perceber.. Bom grafico, bastante esclarecedor.. Obrigado Nao estou errado ao dizer que nao existe a minima possibilidade de saber a oscilaçao da NAO nos meses futuros, exemplo: Novembro,Dezembro, Janeiro, Fevereiro, certo? é que tirando estes 2 fenomenos, chamemos-lhe assim (nao sei se e correcto), nao vejo por onde e que o clima portugues possa ser influenciado.
É bastante complexo tentar arriscar na tendência da NAO, se conseguíssemos ter a sua previsão exacta, teríamos grande parte do problema das previsões resolvido. Aquilo que poderá fazer-se ou seguir-se é tendências, por exemplo neste último Inverno que passou a NAO passou pra negativa de repente e assim seguiu, sem que ninguém contasse, acabamos por ter um Inverno extremamente chuvoso, sendo o mais chuvoso de sempre em algumas regiões. Aqui tens a NAO, como variou, como poderás ver Dezembro e parte de Janeiro foi muito negativo, períodos nos quais choveu bastante por cá. E naquele período positivo a meio de Janeiro assustaram o pessoal, pois nessa altura deixou de chover, pois veio o anticiclone, e houve pessoal que até já temia que o Inverno tivesse acabado e que agora apenas seria tempo seco. No entanto a partir dos finais de Janeiro e ao longo de Fevereiro todo a NAO tornou-se negativa e acabamos por ter um mês ainda mais chuvoso e frio que Janeiro. Dá uma olhadela neste tópico. http://www.meteopt.com/forum/climatologia/monitorizacao-clima-global-teleconexoes-2010-a-4360.html
Hum.. ok, eu ja dei uma vista de olhos por alto, mas vou ver melhor.. Obrigado pelo (s) esclarecimento (s)..
Ouvi dizer (o que é muito fiável neste país...) que as temperaturas já não se elevarão acima dos 30º porque nos estamos a aproximar do equinócio de outono. Como não percebo nada de NAO nem de ECW vou fazer a dança da chuva. Mas leio atentamente os vossos posts, não levem a mal. Um dia hei-de perceber alguma coisa disto.
Bastará 1 ou 2 dias para a teoria do ouvi dizer ir por terra! A partir de 6ª e por uns dias razoáveis, até deverá andar sempre acima disso, com a entrada de ar mais quente vindo do Norte de África, como em muitos episódios deste Verão. Claro que com o aproximar do equinócio a magnitude dos eventos é menor, já não andará nos 40º, mas acima dos 30º ainda há muita margem para ir para já, e em qualquer altura do mês de Setembro, e até acima dos 35º é bem provável nos próximos dias. Este padrão tem sido muito persistente este ano, portanto não é nada de admirar que continuemos com episódios de calor bem acima do normal durante algum tempo. E mesmo temperaturas acima dos 30º não têm nada de anormal perto do equinócio!
Tem sido uma constante tópicos dedicados a um tema descambarem para discussões que se arrastam por inúmeros post's que desvirtuam o assunto que estava a ser discutido. Espero que tal não aconteça mais para bem de todos. As mensagens foram movidas para: http://www.meteopt.com/forum/climatologia/precipitacao-em-portugal-4892.html
A NOAA insiste em prever NAO- Para o meses mais invernosos (Novembro a Fevereiro). De todas as previsões feitas por este organismo, a anomalia de geopotencial costuma ser a mais certeira, até porque a estes mapas não corresponde pelo menos uma das previsões abaixo (precipitação e temperatura). Com a anomalia de geopotencial prevista para Janeiro e Fevereiro, ou teremos bastante precipitação como o último inverno, e a previsão está errada, ou então teremos uma repetição de Fevereiro de 2005, com o jet tão a sul, que só recebemos o fluxo de leste das depressões que entram no Mediterrâneo, e consequentemente a anomalia negativa de temperatura seria bem maior que a prevista. Alguém sabe da previsão do ECMWF, que este Verão foi tão certeira?