Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
É bom que não aconteça:(, se acontecer vai ser cá com uma seca:

Não sei se vai acontecer ou não, pouco ou nada me arrisco em previsões sazonais..

Mas que esses mapas a mais de 1/2 meses não são muito de fiar, não são mesmo.

Experimente-se ver o histórico, e ver as previsões de anomalia de T2m para a nossa zona para Julho, recuando simplesmente às previsões com base em Junho e Abril.
Completamente ao contrário! Mudou totalmente para o quente apenas no próprio mês...

O facto de ter o histórico é bom para verificar, e fixando num determinado mês conhecido, e indo ver como ele ia sendo previsto nos meses atrás, é raríssimo o que não muda do dia para a noite..
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
...

Experimente-se ver o histórico, e ver as previsões de anomalia de T2m para a nossa zona para Julho, recuando simplesmente às previsões com base em Junho e Abril.
Completamente ao contrário! Mudou totalmente para o quente apenas no próprio mês...
..

Nem mais.
Eu também dou a estas previsões a importância que julgo apropriada.
Ou seja , muito pouca.Basta confrontrar previsões anteriores com a realidade efectivada.
Se por vezes há algum alinhamento, são mais as vezes que há desvios gritantes.
E ainda bem que assim é.O nosso fascínio nestas andanças
reside não só nos fenómenos que neste ou naquele momento vivemos
mas sobretudo pelo grau de incertezas com que muitas vezes somos confrontados.
Bem sei que cada vez mais vemos mais longe.Mas quantas vezes
a Natureza nos baralha já aqui para tão perto?
Outono e Inverno como vão ser?
Em linguagem totobolística continuo a apostar numa tripla...
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Num raciocínio empírico, mas já aqui estão algumas décadas nas pernas:D, diria que a vaga de calor que a Rússia atravessa, muito acima do normal, poderá no Inverno ter correspondência em frio extremo.

No nosso país, inclino-me também para bastante frio mas pouca precipitação.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Em Portugal é muito mais complicado acertar nas previsões sazonais no Verão do que no Inverno, isto porque os centros de acção que regem o nosso Verão são de muito pequena dimensão e grande imponderabilidade, como cut-offs ou a depressão térmica, muito difíceis de ver num modelo de previsão sazonal. Por isso as previsões para o Verão são uma lotaria. No Inverno nem tanto, o ano passado os modelos até se portaram relativamente bem.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Já alguém já pensou nas implicações que o actual Verão (HN) e Inverno (HS) poderão ter no "nosso" Inverno a nível nacional/Europeu ? Basta comparar uma carta do ano passado com a de este ano e verão a diferença de que falo, é algo abismal, a Rússia está mergulhada em calor extremo há mais de 15 dias, o Paquistão está a sofrer monções nunca vistas, os furacões morrem à nascença, embora ainda estejamos a entrar agora no pico da época, a neve no sul do Brasil entre outros locais. Isto tá tudo louco, e se continuar a não haver furacões poderá haver todo o tipo de fenómenos mais extremos em qualquer local planeta :eek:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Já alguém já pensou nas implicações que o actual Verão (HN) e Inverno (HS) poderão ter no "nosso" Inverno a nível nacional/Europeu ? Basta comparar uma carta do ano passado com a de este ano e verão a diferença de que falo, é algo abismal, a Rússia está mergulhada em calor extremo há mais de 15 dias, o Paquistão está a sofrer monções nunca vistas, os furacões morrem à nascença, embora ainda estejamos a entrar agora no pico da época, a neve no sul do Brasil entre outros locais. Isto tá tudo louco, e se continuar a não haver furacões poderá haver todo o tipo de fenómenos mais extremos em qualquer local planeta :eek:

Já pensei bastante nisso do extremo "surreal" da Rússia este Verão e em implicações aqui.
Alguma terá de ter..
Notória ou não? Não sei..
A curto prazo ou longo? Não sei..
Quente ou fria? Também não sei.. :D

Mas as anomalias não só na atmosfera, como em especial ao nível do solo, vegetação, etc etc, geradas por tamanho fenómeno são enormes e terão de ter algum tipo de repecurssão..
Por um lado, sendo o sentido médio de propagação da sinóptica de W para E.. Até poderia pouco nos afectar, pois a Rússia está muito a Este de nós.. E sim afectar a Ásia, isto a curto prazo.. Aliás, estará.. Com toda a certeza essas chuvas anormais no Paquistão terão sinóptica anormal associada ao também bloqueio quente anormal na Rússia, estará certamente ligado na posição das peças no puzzle..

A longo prazo aqui? Não sei mais uma vez.. É possível que sim, ou que então se misture tudo e nem demos conta..
A curto/médio prazo, ainda aqui, a única coisa que me ocorre, é que apesar de estar muito a Este de nós.. Todo o processo possa ir gradualmente evaporando e secando cada vez mais a vegetação e solo, cada vez mais para Oeste, numa espécie de feedback, a gerar mais calor e secura para Oeste gradualmente..
Mas sinceramente pode ser uma ideia sem grande lógica, até porque se por acaso houvesse alguma entrada atlântica vigorosa rapidamente "varreria" tudo isto..

Mas cá está a dificuldade.. Se as consequências práticas dos padrões sinópticos nós já as entendemos bem, e sabemos o que esperar delas.. Já o que leva a essas situações, e relações entre padrões atmosféricos, acabando na previsão sazonal, mesmo com artimanhas tipo NAO e afins, são o maior mistério da Meteorologia!
:D
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Já pensei bastante nisso do extremo "surreal" da Rússia este Verão e em implicações aqui.
Alguma terá de ter..
Notória ou não? Não sei..
A curto prazo ou longo? Não sei..
Quente ou fria? Também não sei.. :D

Mas as anomalias não só na atmosfera, como em especial ao nível do solo, vegetação, etc etc, geradas por tamanho fenómeno são enormes e terão de ter algum tipo de repecurssão..
Por um lado, sendo o sentido médio de propagação da sinóptica de W para E.. Até poderia pouco nos afectar, pois a Rússia está muito a Este de nós.. E sim afectar a Ásia, isto a curto prazo.. Aliás, estará.. Com toda a certeza essas chuvas anormais no Paquistão terão sinóptica anormal associada ao também bloqueio quente anormal na Rússia, estará certamente ligado na posição das peças no



A longo prazo aqui? Não sei mais uma vez.. É possível que sim, ou que então se misture tudo e nem demos conta..
A curto/médio prazo, ainda aqui, a única coisa que me ocorre, é que apesar de estar muito a Este de nós.. Todo o processo possa ir gradualmente evaporando e secando cada vez mais a vegetação e solo, cada vez mais para Oeste, numa espécie de feedback, a gerar mais calor e secura para Oeste gradualmente..
Mas sinceramente pode ser uma ideia sem grande lógica, até porque se por acaso houvesse alguma entrada atlântica vigorosa rapidamente "varreria" tudo isto..

Mas cá está a dificuldade.. Se as consequências práticas dos padrões sinópticos nós já as entendemos bem, e sabemos o que esperar delas.. Já o que leva a essas situações, e relações entre padrões atmosféricos, acabando na previsão sazonal, mesmo com artimanhas tipo NAO e afins, são o maior mistério da Meteorologia!
:D

Sei tanto ou menos que a maioria dos Users deste forum, mas sigo um pouco a minha intuição e eu a uns meses atras disse... que para mim o aquecimento global iria provocar um arrefecimento ou manutenção das condições e dos normativos climaticos a Oeste dos Alpes e que o Leste europeu iria aquecer... neste mes de Janeiro Leste europeu conheceu uma onda de calor com temperaturas perto dos 30º graus no mediterraneo oriental algo que nunca acontenceu em Janeiro em territorio portugues... pelo menos que eu tenha conhecimento....Volto a dizer o Leste ira aquecer o Oeste arrefecer... não concordo nada com estudos catastroficos e alarmistas que condenam a Penisula Iberica a um clima semi-arido alias julgo q vai acontecer exactamente o contrario uma diminuição da temperatura media do ar e um aumento da percipitação anual...a instablidade oceanica ira aumentar bem como o posicionamento do Anti-ciclone dos açores iremos ter uma penisula iberica mais atlantica e menos sub-Saariana... é a minha convicção... este Outono/Inverno voltará a ser chuvoso e frio... com grandes massas de ar e baixas pressões vindas do atlantico...não me baseio em nada apenas convicção... so isso sem fundamento....
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ondas de calor ou de frio, não nos dizem nada sobre tendências definitivas. Somente se for comprovado o seu aumento de intensidade e periodicidade, relativamente à norma climática.
Esta é a minha convicção.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Pois, provavelmente este padrão está ainda ligado ao padrão que houve no Inverno de bloqueio, que tanta animação nos deu a nós, e frio em toda a Europa..
Associar um ano a A.Global é à partida um erro..
Mas também não podemos dizer inequivocamente que é um ano simplesmente ocasional, ou um possível padrão mais frequente no futuro..
De qualquer forma, até foi um padrão fora do habitual recente em termos sinópticos.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sabendo-se que os ciclos climáticos são normalmente 30 anos e ainda não li nada a indicar o contrário .... e sabendo-se que o planeta(globalmente??) está aquecendo nos ultimos 30 anos, mas sabendo-se que os 30 anos anteriores foram mais chuvosos e frios do que o normal, um outro ciclo, creio que estamos a chegar a uma altura em saberemos finalmente o que se passa ....
Mas deixo isto para os entendidos na matéria que não sou eu certamente, mas garanto-vos que não pode ser feita nenhuma associação a A. Global simplesmente porque a Russia está com um Verão tórrido !!

Em termos de previsão sazonal, existe aqueles que acreditam nas previsões sazonais e os que não, do mesmo modo que existe quem ainda acredite no Pai Natal e os que não ... lol
Em relação ao outono/inverno existe aqui alguém que possa dizer que as previsões sazonais não acertaram em cheio, sabendo-se que começaram a prever o que se verificou ainda em Junho do mesmo ano ????
Pois é ....

O problema surge é nos Outonos/Invernos amenos, ou seja, naqueles em que a atmosfera não tem tendencia definida em que temos um mês mais chuvoso, e outro menos chuvoso ou seco e aí apenas acertam mais em cima.
No caso deste ano parece-me que a têndencia está muito definida para um bloqueio em grande pelo menos nesta fase.
Só que a natureza é um pouco volátil e sabendo-se que estamos no Verão apenas quando este acabar poderemos ter certezas, porque por vezes o Verão provoca oscilações na atmosfera que provoca consequências no Outono mas isto mais no Mediterrâneo !!
Aguardemos então mais um mês ....
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Ya! Os padrões climáticos estão loucos....
Eu que digo com o calorzinho aqui na Islândia....
Mas era de prever: NAO-, El Nino...

Já alguém já pensou nas implicações que o actual Verão (HN) e Inverno (HS) poderão ter no "nosso" Inverno a nível nacional/Europeu ? Basta comparar uma carta do ano passado com a de este ano e verão a diferença de que falo, é algo abismal, a Rússia está mergulhada em calor extremo há mais de 15 dias, o Paquistão está a sofrer monções nunca vistas, os furacões morrem à nascença, embora ainda estejamos a entrar agora no pico da época, a neve no sul do Brasil entre outros locais. Isto tá tudo louco, e se continuar a não haver furacões poderá haver todo o tipo de fenómenos mais extremos em qualquer local planeta :eek:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Ainda estamos a tempo de ver mudanças mas é um pouco estranho como uma das temporadas com melhores condições de mar e ar para o desenvolvimento de tempestades tropicais ainda não tenha avançado da letra C a metade do mês de agosto. Suponho que toda a energia acumulada nos mares tropicais se esgotará fora da época noutras latitudes apesar do sistema ser caótico.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Ainda estamos a tempo de ver mudanças mas é um pouco estranho como uma das temporadas com melhores condições de mar e ar para o desenvolvimento de tempestades tropicais ainda não tenha avançado da letra C a metade do mês de agosto. Suponho que toda a energia acumulada nos mares tropicais de esgotará fora da época noutras latitudes apesar do sistema ser caótico.

Por acaso também reparei nisso! Seria de esperar que, de acordo com aquilo que era previsto "globalmente, o ano mais quente dos últimos.." por organismos oficiais, que toda esta energia a mais se desdobrasse não apenas em calor mas também em trabalho (mais tempestades, ou as mesmas contudo mais potentes), mas na verdade, pelo menos até ao momento, apenas significou acréscimo de calor, traduzindo-se em anomalias positivas na temperatura em latitudes pouco comuns (ex: Russia, Islândia,...).

Noutras latitudes mais baixas, e concretamente no Hemisfério Sul, podemos observar temperaturas frias (neve no sul do Brasil, gelo em África do Sul,..), nada que seja muito fora do comum, mas certamente sem grandes anomalias positivas nas temperaturas (comparando com o Hemisfério Norte).

Não me arrisco a fazer qualquer prognóstico para Outono/Inverno!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Por acaso também reparei nisso! Seria de esperar que, de acordo com aquilo que era previsto "globalmente, o ano mais quente dos últimos.." por organismos oficiais, que toda esta energia a mais se desdobrasse não apenas em calor mas também em trabalho (mais tempestades, ou as mesmas contudo mais potentes), mas na verdade, pelo menos até ao momento, apenas significou acréscimo de calor, traduzindo-se em anomalias positivas na temperatura em latitudes pouco comuns (ex: Russia, Islândia,...).

Noutras latitudes mais baixas, e concretamente no Hemisfério Sul, podemos observar temperaturas frias (neve no sul do Brasil, gelo em África do Sul,..), nada que seja muito fora do comum, mas certamente sem grandes anomalias positivas nas temperaturas (comparando com o Hemisfério Norte).

Não me arrisco a fazer qualquer prognóstico para Outono/Inverno!


Pois, mas acontece que este ano, á semelhança de outros, temos muita instabilidade em altura no atlantico tropical e subtropical, com bastantes TUTT´s/ULL´s, que causam shear e impedem a ciclogénese tropical.
A falta de ciclogénese tropical adia a dissipação de calor nos tropicos o que fará com que as anomalias de SST se mantenham...
Para este outono/inverno, devido á niña e ao PDO- assim como ao retorno de um AO+ preve-se um ano em que o cinturão subtropical será mais imponente, o que se traduz numa NAO+ no atlantico...apesar de tudo temos que ir vendo como é que a atmosfera reage a dois factores que actualmente se evidenciam com maior realce, o primeiro é o bloqueio na russia e o seguindo é o calor não dissipado nos trópicos e em grande parte do atlantico norte e mediterrano.
Na minha opinião a NAO+ deverá trazer um outono com temperaturas proximas á media, iniciando-se quente e acabando fresco, já as precipitações serão geralmente abaixo da média embora as elevadas SST/T2m em set-out poderão levar a algum outbreack convectivo por cá.

O inverno...talvez seja como o de 2005...seguindo o principio da NAO+:unsure:
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
O inverno...talvez seja como o de 2005...seguindo o principio da NAO+:unsure:[/QUOTE]

o inverno ate que pode ser mais seco que o normal,mas serã muito mas muito dificil pior que 2005 ou igual e tu deves saber porque ;)