Previsão Sazonal: Outono-Inverno 2011/2012

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
eu nao quero dizer que com duas ninas o inverno seja frio na P I o que refiro no primeiro post é que podemos tentar entre todos estabelecer alguns padroes baseando nos no passado para tirar conclusões sobre o que poderá se passar.

1º duas la ninas

2º pdo negativo embora pouco penso eu estaremos a entrar na fase negativa que salvo erro é de 30 em 30 anos

pdoindex_big.gif


mesmo havendo muitas ninas nos anos 50 e 70 NAO não terá sido assim tão positivo como se costuma associar.
Penso que o NAO negativo é essencial para um grande inverno mas não varia directamente de ser nino ou nina

era optimo se alguem conhece-se um arquivo com as anomalias de temperatura de inverno na europa em arquivo.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O problema do PDO é que nem sequer se tem a certeza que exista de facto um padrão regular de 30 anos. Reconstruções climáticas mais antigas não encontraram padrões certos, nuns casos são ciclos de 60/70 anos, noutros de 30 anos.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,207
Local
loule-caldeirao
Já agora sei que pode não valer de nada...mas em 2009 aqui no sul foi um Outono de lamúrias a respeito de precipitação e que por sinal até choveu logo cedo em Setembro e inicio de Outubro mas depois tivemos uma metade de Outubro e um Novembro extremamente seco...chegou a fazer 30º no mês de Novembro! Ora tudo isto para dizer que apesar das previsões algo negativas muitos diziam que pela intuíção quando a brecha abri-se vinha aí molha e realmente foram praticamente 3 meses de chuva constante.
Não estou a dizer que tal vá acontecer de novo mas dúvido que tenhamos um Inverno seco com este Outono assim tão seco...até em 2005, salvo erro, tivemos um mês de Outubro bem chuvoso, depois é que foi o descalabro
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Já agora sei que pode não valer de nada...mas em 2009 aqui no sul foi um Outono de lamúrias a respeito de precipitação e que por sinal até choveu logo cedo em Setembro e inicio de Outubro mas depois tivemos uma metade de Outubro e um Novembro extremamente seco...chegou a fazer 30º no mês de Novembro! Ora tudo isto para dizer que apesar das previsões algo negativas muitos diziam que pela intuíção quando a brecha abri-se vinha aí molha e realmente foram praticamente 3 meses de chuva constante.
Não estou a dizer que tal vá acontecer de novo mas dúvido que tenhamos um Inverno seco com este Outono assim tão seco...até em 2005, salvo erro, tivemos um mês de Outubro bem chuvoso, depois é que foi o descalabro

Sim, estou farto de dar essa comparação, isto apenas empiricamente, é muito raro um padrão destes em meses de suposta chuva durar assim tanto tempo, normalmente é algo cíclico, e tanto eu como outros membros já aqui comentámos que até é bom ser nesta altura, e esperar que seja algo semelhante a 2009, com um padrão bom a chegar na melhor altura.

Mas nada disto também (embora provável) é garantido, cada caso é um caso, e embora na maior parte dos anos hajam estas mudanças de padrão ao fim de meses, ninguém a pode garantir, nem quando, nem em que forma.

Quero com isto dizer, que apesar de ainda ser muito cedo, e pela lógica, comparação com outros anos, etc, o que de longe é mais provável é que mais tarde ou mais cedo, seja ainda em Outubro, seja em Novembro, já em Dezembro, seja quando for, o padrão vir a mudar para chuvoso e animado, temos de também lembrar, que embora pequena, muito pequena, pois é pouco natural, há sempre a tal chance de ser um ano de excepção, em que essa mudança de padrão não chega a tempo, e que se isso acontecesse sim, era muito gravoso, iamos ter um Inverno extremamente seco, e se calhar a chuva só vinha na Primavera.

Há anos assim, basta ir ver históricos, portanto pode muito bem acontecer este ano, é uma realidade, mas é também real que anos assim são de EXCEPÇÃO, e que a chance de esse cenário dramático vir a acontecer é reduzida, portanto.. Calminha, que ainda vamos a 7 e Outubro!
:D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
30 de Setembro o cenário era este:

9227938_tmkDc.jpeg


Uma semana depois, o cenário é este:

9256646_Me9Jn.jpeg


Pior do que isto não deve ficar. :D

Daqui a uma semana farei nova actualização.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Por esse mapa Portugal é o pais da Europa com maior anomalia negativa de precipitação em todos os meses.:confused:
Esperemos que não acerte.
 

Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Eu nunca confiei nesse modelo e tb ele pouco têm acertado nos ultimos anos!!;)
Normalmente o que ele prevê acaba por ser o contrario, ou seja se ele só nos dá seca quer dizer que vamos ter muita chuva nesses meses!!!;)
É apenas a minha opinião, mas esse modelo não é muito fiável!!
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Não sei se é o modelo ser ou não fiável.Acho que é mais da dificuldade em se conseguir prever com meses de antecedencia,o que vai sempre falhar imenso.Nem costumo acreditar em tendências para tantos meses.Mas uma tendência tão repetida,durante vários meses,já assusta. Mas lá está,é só uma tendência :thumbsup:
Nós aqui encostados ao grande Atlântico,relativamente perto das depressões constantes do Atlântico Norte,perto do tempo quente de África,e por vezes influenciados pelo frio nas Correntes de Leste que passa pela Europa gelada...Com tantas variáveis se calhar somos dos paises mais dificeis de se fazer uma previsão sazonal.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O que esses tipos dizem, Vince, é compativel com fluxos duradouros de NNW nas British, e o tipo que vê a coisa mais amena deve estar a contar com a predominancia de fluxo de SW/W..talvez W..

Bom, o que é certo é que bate certo com a minha ideia de AA aqui proximo, estendendo-se ocasionalmente pela Europa ou mais para NW..resultanto num inverno seco e com temperaturas um pouco abaixo do normal..ou até mais proximas ao normal.
Acho que só na recta final do Inverno e na 1a metade da Primavera é que teremos uma situação mais bloqueada, um take 2 deste prox Out-Nov, com eventualmente um evento de neve/frio tardio..a Primavera poderá até ter um comportamento chuvoso e com temperaturas proximas á media.

Já fiz mais uma compilação de anos analogos..baseados no Enso, PDO, AMO, AO, NAO, IOD...e cheguei a estes anos:
( Nov-Abr)
50
54
89-90
75-76
98

Voltei a fazer uma analise aos parametros e fiz umas alterações, em vez de apenas analisar anos com caracteristicas similares a este, fiz um estudo mais detalhado em que descobri os anos não só mais parecidos a nivel das teleconexões mas com os 3 anos precedentes mais simillares ao periodo 2009-2011.

Assim cheguei á conclusão que os anos com o padrão potencialmente mais similar a este proximo inverno de 2011-2012, são:

1954
1961
1967
1998
2002
2007

Então corri estes dados com os anteriores analogos ( que são eventuamente menos precisos..menor grau de analogia) pelo modelo de reanalise do NCEP:

Geopotencial médio aos 500hpa ( DJF):



Uploaded with ImageShack.us

Temperatura média á superficie (DJF):



Uploaded with ImageShack.us

Temperatura média aos 850hpa (DJF):



Uploaded with ImageShack.us

Precipitação média (mm/dia) para DJF:



Uploaded with ImageShack.us

Vento médio aos 2m ( Dir/Vel) para DJF:



Uploaded with ImageShack.us

Pressão média reduzida ao nivel do mar ( DJF):



Uploaded with ImageShack.us

Portanto, o tipico cenário de Inverno seco, com temperaturas na média..
Na Europa, algum bloqueio no Centro/leste, com bastantes ciclogeneses no Mediterraneo...tempo chuvoso na bacia Mediterranea e frio na Europa central...mais a norte, chuva e amenidade na Europa ocidental e de norte.

Quanto a Out-Nov, geralmente apresentam precipitações e temperaturas na média ou acima.

Portanto, mantenho a minha ideia de que ainda poderemos ver alguma chuva até Nov/inicios de Dez, e depois virá alguma sequidão, mas em principio não tão acentuada como em 2004-2005...cenários dessa ordem de gravidade só apresentam alguma possibilidade de ocorrencia no S/SE da Peninsula.

Quanto á Primavera...talvez seja chuvosa e Fresca..mas esse é outro campeonato.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Voltei a fazer uma analise aos parametros e fiz umas alterações, em vez de apenas analisar anos com caracteristicas similares a este, fiz um estudo mais detalhado em que descobri os anos não só mais parecidos a nivel das teleconexões mas com os 3 anos precedentes mais simillares ao periodo 2009-2011.

Assim cheguei á conclusão que os anos com o padrão potencialmente mais similar a este proximo inverno de 2011-2012, são:

1954
1961
1967
1998
2002
2007

Então corri estes dados com os anteriores analogos ( que são eventuamente menos precisos..menor grau de analogia) pelo modelo de reanalise do NCEP:

Portanto, o tipico cenário de Inverno seco, com temperaturas na média..
Na Europa, algum bloqueio no Centro/leste, com bastantes ciclogeneses no Mediterraneo...tempo chuvoso na bacia Mediterranea e frio na Europa central...mais a norte, chuva e amenidade na Europa ocidental e de norte.

Quanto a Out-Nov, geralmente apresentam precipitações e temperaturas na média ou acima.

Portanto, mantenho a minha ideia de que ainda poderemos ver alguma chuva até Nov/inicios de Dez, e depois virá a sequidão, mas em principio não tão acentuada como em 2004-2005...cenários dessa ordem de gravidade só apresentam alguma possibilidade de ocorrencia no S/SE da Peninsula.

Quanto á Primavera...talvez seja chuvosa e Fresca..mas esse é outro campeonato.

Análise interessante, mas estás a fazer uma média. Faz 1954 sozinho. E depois 2007 sozinho. e verás diferenças relevantes.

O que se passa é que escolheste anos, que de memória, foram bastante diferentes entre si (pelo menos 1954, 1998 me 1997, que são os que me lembro bem, por terem sido extremos (uns secos, outros quentes, outros frios). Como são diferentes, acabaste por obter a média de todos os invernos dos últimos 40 anos. Provavelmente se o fizeres dará algo parecido.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Análise interessante, mas estás a fazer uma média. Faz 1954 sozinho. E depois 2007 sozinho. e verás diferenças relevantes.

O que se passa é que escolheste anos, que de memória, foram bastante diferentes entre si (pelo menos 1954, 1998 me 1997, que são os que me lembro bem, por terem sido extremos (uns secos, outros quentes, outros frios). Como são diferentes, acabaste por obter a média de todos os invernos dos últimos 40 anos. Provavelmente se o fizeres dará algo parecido.

Acho que estás a exagerar..mas podes ir lá ao NCEP brincar um pouquinho e ver como fica..hehe
Bom, claro que mesmo com padrões semelhantes podem haver comportamentos diferentes, até porque somos um pais pequeno, e bastam pequenas variações na posição exata dos centros de pressão para diferenças significativas.
O que é facto é que o padrão está lá...eu já fiz a previsão final antes e estes dados novos só a corroboram..
Mas logo veremos:thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Acho que estás a exagerar..mas podes ir lá ao NCEP brincar um pouquinho e ver como fica..hehe
Bom, claro que mesmo com padrões semelhantes podem haver comportamentos diferentes, até porque somos um pais pequeno, e bastam pequenas variações na posição exata dos centros de pressão para diferenças significativas.
O que é facto é que o padrão está lá...eu já fiz a previsão final antes e estes dados novos só a corroboram..
Mas logo veremos:thumbsup:

Estou com pouco tempo. Mas vê a diferença entre o inverno de 1954 e de 2007 ao nível do geopotencial a 500 mbar:

2007

comphour213581622012821.gif


1954

1954.gif


1998

1998p.gif
 
Última edição:

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Estou com pouco tempo. Mas vê a diferença entre o inverno de 1954 e de 2007 ao nível do geopotencial a 500 mbar:

2007

comphour213581622012829.gif


1954

comphour213581622012829.gif

Denoto tambem bastantes semelhanças...
A meu ver acredito num cenario mais perto do de 2007...parece-me que entrar num cenario de 1954 é demasiado extremo.