Previsão Sazonal: Outono-Inverno 2011/2012

josecarlos

Cirrus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
11
Local
Cova da Piedade
boas

tenho acompanhado o forum, mas não sou membro activo em comentarios, mas vou por a minha "colherada".

Este vai ser um inverno "seco", pelo menos ate meados de Dezembro, e concordo com alguns membros, este inverno será mais uma primavera; pouca chuva, pouco frio, albufeiras sem agua.... o ciclo planetario esta em mudança... quem quer neve e trovoadas, que espere sentado.
Vi um documentario que preve isso, estamos num novo ciclo climatologico... e os "parametros " aos poucos estao a aparecer.
 


cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
nao adianta muito estarmos a tentar ser bruxos a fazer previsoes com muito poucos factos concretos, alguem sabe como ou onde aceder as previsoes bastardi sem pagar ou quando é que saem aqui para a europa.

outra sugestão vamos tentas juntar todos os anos em que ocorreu nina- neutro e nina forte novamente e comparar com pdo negativo e amo para começarmos a poder tirar algumas conclusoes porque assim é mera futurologia
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
nao adianta muito estarmos a tentar ser bruxos a fazer previsoes com muito poucos factos concretos, alguem sabe como ou onde aceder as previsoes bastardi sem pagar ou quando é que saem aqui para a europa.

outra sugestão vamos tentas juntar todos os anos em que ocorreu nina- neutro e nina forte novamente e comparar com pdo negativo e amo para começarmos a poder tirar algumas conclusoes porque assim é mera futurologia

Tem razão no 1º parágrafo:thumbsup::thumbsup:

mas no 2º parágrafo , mesmo que se faça o que sugere seria igualmente futurologia. La nina está longe de ser o único fator que influencia a situação meteorológica, como sabe de certeza. As conclusões que sairiam dai seriam meramente empiricas e fazer previsão por indução... não parece boa ideia.
Não leve isto a peito. Eu ainda tenho a ideia que a previsão sazonal é uma ferramenta em fase inicial de desenvolvimento, muito, muito longe de ser fiável ao ponto de lhe chamarmos previsão para fins úteis.
É a minha posição pessoal.
Podem atirar pedras e flechas aqui ao Bernardino, mas é o que eu penso.
Tirar conclusões e afirmações categóricas de "Janeiro vai ser seco e frio", passar essas conclusões para o exterior pode por em causa a credibilidade da meteorologia e o esforço sério de melhorar as previsões sazonais que está a ser feitos por vários institutos por este mundo fora.
saudações

p.s. - O Bastardi é interessante mas não sei se a sua posição vale assim tanto. Ele tem mérito e capacidade, quer científica quer na estratégia de comunicação, passando uma imagem apelativa de "guru" mas é mais isso que outra coisa...
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Tem razão no 1º parágrafo:thumbsup::thumbsup:

mas no 2º parágrafo , mesmo que se faça o que sugere seria igualmente futurologia. La nina está longe de ser o único fator que influencia a situação meteorológica, como sabe de certeza. As conclusões que sairiam dai seriam meramente empiricas e fazer previsão por indução... não parece boa ideia.
Não leve isto a peito. Eu ainda tenho a ideia que a previsão sazonal é uma ferramenta em fase inicial de desenvolvimento, muito, muito longe de ser fiável ao ponto de lhe chamarmos previsão para fins úteis.
É a minha posição pessoal.
Podem atirar pedras e flechas aqui ao Bernardino, mas é o que eu penso.
Tirar conclusões e afirmações categóricas de "Janeiro vai ser seco e frio", passar essas conclusões para o exterior pode por em causa a credibilidade da meteorologia e o esforço sério de melhorar as previsões sazonais que está a ser feitos por vários institutos por este mundo fora.
saudações

p.s. - O Bastardi é interessante mas não sei se a sua posição vale assim tanto. Ele tem mérito e capacidade, quer científica quer na estratégia de comunicação, passando uma imagem apelativa de "guru" mas é mais isso que outra coisa...


Pois tens razão não podemos só pensar na LA NIÑA, mas talvez tenha mais influência do que se pensa, encontrei esta pagina na net com excelentes artigos sobre o nosso planeta e este foi um deles que me despertou mais a atenção http://hypescience.com/la-nada-o-fenomeno-la-nina-pode-estar-desaparecendo/ em que o titulo é La Nada: O fenômeno La Niña pode estar desaparecendo, aqui refere-se os Estados Unidos como exemplo desde que a LA NIÑA enfraqueceu mas acho que este fenómeno tal como o EL NIÑO influencia o globo todo uns lados de uma maneira outros noutra
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pois tens razão não podemos só pensar na LA NIÑA, mas talvez tenha mais influência do que se pensa, encontrei esta pagina na net com excelentes artigos sobre o nosso planeta e este foi um deles que me despertou mais a atenção http://hypescience.com/la-nada-o-fenomeno-la-nina-pode-estar-desaparecendo/ em que o titulo é La Nada: O fenômeno La Niña pode estar desaparecendo, aqui refere-se os Estados Unidos como exemplo desde que a LA NIÑA enfraqueceu mas acho que este fenómeno tal como o EL NIÑO influencia o globo todo uns lados de uma maneira outros noutra

Quem escreveu esse texto do link em português não percebeu nada do que o artigo original dizia, nem parece compreender sequer o fenómeno.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pois tens razão não podemos só pensar na LA NIÑA, mas talvez tenha mais influência do que se pensa, encontrei esta pagina na net com excelentes artigos sobre o nosso planeta e este foi um deles que me despertou mais a atenção http://hypescience.com/la-nada-o-fenomeno-la-nina-pode-estar-desaparecendo/ em que o titulo é La Nada: O fenômeno La Niña pode estar desaparecendo, aqui refere-se os Estados Unidos como exemplo desde que a LA NIÑA enfraqueceu mas acho que este fenómeno tal como o EL NIÑO influencia o globo todo uns lados de uma maneira outros noutra

A história da La niña estar a acabar é pura especulação, ao bom estido do Al Gore e das suas teorias da conspiração..
É tal como os que afirmam que a corrente do golfo está a parar, etc..

A previsão sasonal é feita com base em duas ferramentas:
-Base estatistica, onde são equiparados anos com caracteristicas semelhantes do ciclo atmosferico, como o ENSO, a AMO, o PDO, o IOD, a NAO, a AO, e todasas conjugações entre eles.
Esta base estatistica separa anos analogos uns dos outros daqueles que não o são.

-Base dinamica, onde modelos dinamicos da atmosfera utilizam a base estatistica e aplicam-na á dinamica da atmosfera especifica de uma determinada data, podendo depois fazer runs para os meses seguintes.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bom..vou deixar aqui o prognostico e não mexerei mais nele, a ver o que dá:D

Nov- Precipitação um pouco acima da média e temperatura tambem um pouco acima da media.

Dez- Normal a ligeiramente seco, com temperatura na media.

Jan/Fev- Secos com temp na media ou pouco abaixo.

Mar/Abr- Precipitação acima da média, temperatura abaixo da média.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Relativamente às secas, elas fazem parte do nosso DNA climático, depois de uns anos mais húmidos as secas chegarão cá inevitavelmente, se não for agora, há de ser nos próximos 2 ou 3 anos, é inevitável. Nos últimos anos até tem chovido bem mais do que certas previsões catastróficas que havia baseadas em cenários de alterações climáticas.

De qualquer forma acho abusivo andarmos logo a falar de secas tipo 2004, essas tem períodos de retorno muito grandes, e que diabo, não sejamos tão pessimistas. Para o próximo Inverno pessoalmente espero um Inverno frio e seco, mas sem grandes dramatismos de secas. A ser seco, coisa que a acontecer considero normal no nosso clima, que ao menos seja frio, com umas boas entradas frias de NE, já lá vão uns anos sem umas valentes entradas de frio decentes e respectivas ondas de frio.

Mas contudo parece-me que o padrão que apontava para isso está a mudar ou foi antecipado para o Outono, desconfio que o ECMWF sazonal na próxima saída do dia 15 para o próximo Inverno vai tirar parte do frio e da secura.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Os modelos davam Setembro frio e chuvoso, foi quente e seco. Outubro também deveria ser frio e chuvoso, pelos vistos ficará quente e seco.

Parece-me que, e oxalá esteja certo, parece-me, dizia eu, que isto vai tomando o rumo de um padrão comum em décadas passadas, Verão prolongado Outono dentro e depois Inverno e Primavera frescos e com muitas chuva.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Relativamente às secas, elas fazem parte do nosso DNA climático, depois de uns anos mais húmidos as secas chegarão cá inevitavelmente, se não for agora, há de ser nos próximos 2 ou 3 anos, é inevitável. Nos últimos anos até tem chovido bem mais do que certas previsões catastróficas que havia baseadas em cenários de alterações climáticas.

De qualquer forma acho abusivo andarmos logo a falar de secas tipo 2004, essas tem períodos de retorno muito grandes, e que diabo, não sejamos tão pessimistas. Para o próximo Inverno pessoalmente espero um Inverno frio e seco, mas sem grandes dramatismos de secas. A ser seco, coisa que a acontecer considero normal no nosso clima, que ao menos seja frio, com umas boas entradas frias de NE, já lá vão uns anos sem umas valentes entradas de frio decentes e respectivas ondas de frio.

Mas contudo parece-me que o padrão que apontava para isso está a mudar ou foi antecipado para o Outono, desconfio que o ECMWF sazonal na próxima saída do dia 15 para o próximo Inverno vai tirar parte do frio e da secura.

Relativamente ás secas como dizes Vince elas são recorrentes e do mesmo modo que temos 2/3 chuvosos também temos 2/3 secos ... e se não for este ano será nos proximos ..... e os ultimos 2 anos (anos hidrológicos) não considero chuvosos mas sim normais, sendo que a região sul é que registou maior anomalia cerca de 20% a mais salvo erro (em media).
Relativamente aos modelos por aquilo que me lembro das previsões em Agosto, quase todos os modelos apontavam para até certo ponto um Set a Nov, de certa forma normal ... e aqueles que tinham previsões mensais a maioria apontavam para um tempo seco ou normal, na maior parte desses 3 meses.... excepto a NOAA que dava Setembro normal (+-), Outubro e Novembro muito chuvoso.
ECM, METOFFICE, IRI, NASA davam em Agosto Set a Nov seco;
ECM METOFFICE, IRI, NASA davam em Setembro Out a Dezembro normal;
NOAA dava em Agosto Set a Novembro chuvoso;
NOAA dava em Setembro Out a Dez chuvoso;

Portanto em resumo esperava-se um trimestre, baseada na ultima actualização um Out, Nov e Dez de forma geral normal nos modelos, mas que fazendo a comparação por trimestres vindouros ... constatava-se que a influencia seria causada presuvilmente por um Outubro chuvoso....

Ora bem Outubro está revelar-se extremamente seco e para já sem quaisquer alterações atmosféricas no horizonte ...
O que constato é efectivamente uma alteração ou se quiseres uma antecipação das condições do Inverno ...

Mas caramba vamos com calma e sem alarmismos que ainda estamos a 5 Outubro, e não existe nada que garanta que os ultimos 10 dias não possam ser extremamente chuvosos .....
Recordo-me de 87/88:D

E sim, também eu estou ansioso por conhecer as novas actualizações dos modelos de previsão sazonal .... mas algo me diz que janeiro e fevereiro vão continuar a dar seco, mas que vão tornar Nov e Dez mais chuvoso .. é o que acho !!

E este tempo tão quente com corrente de leste, que influencia poderá vir a ter nos modelos a medio/longo prazo e comportamento atmosférico???
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Relativamente ás secas como dizes Vince elas são recorrentes e do mesmo modo que temos 2/3 chuvosos também temos 2/3 secos ... e se não for este ano será nos proximos ..... e os ultimos 2 anos (anos hidrológicos) não considero chuvosos mas sim normais, sendo que a região sul é que registou maior anomalia cerca de 20% a mais salvo erro (em media).
Relativamente aos modelos por aquilo que me lembro das previsões em Agosto, quase todos os modelos apontavam para até certo ponto um Set a Nov, de certa forma normal ... e aqueles que tinham previsões mensais a maioria apontavam para um tempo seco ou normal, na maior parte desses 3 meses.... excepto a NOAA que dava Setembro normal (+-), Outubro e Novembro muito chuvoso.
ECM, METOFFICE, IRI, NASA davam em Agosto Set a Nov seco;
ECM METOFFICE, IRI, NASA davam em Setembro Out a Dezembro normal;
NOAA dava em Agosto Set a Novembro chuvoso;
NOAA dava em Setembro Out a Dez chuvoso;

Portanto em resumo esperava-se um trimestre, baseada na ultima actualização um Out, Nov e Dez de forma geral normal nos modelos, mas que fazendo a comparação por trimestres vindouros ... constatava-se que a influencia seria causada presuvilmente por um Outubro chuvoso....

Ora bem Outubro está revelar-se extremamente seco e para já sem quaisquer alterações atmosféricas no horizonte ...
O que constato é efectivamente uma alteração ou se quiseres uma antecipação das condições do Inverno ...

Mas caramba vamos com calma e sem alarmismos que ainda estamos a 5 Outubro, e não existe nada que garanta que os ultimos 10 dias não possam ser extremamente chuvosos .....
Recordo-me de 87/88:D

E sim, também eu estou ansioso por conhecer as novas actualizações dos modelos de previsão sazonal .... mas algo me diz que janeiro e fevereiro vão continuar a dar seco, mas que vão tornar Nov e Dez mais chuvoso .. é o que acho !!

E este tempo tão quente com corrente de leste, que influencia poderá vir a ter nos modelos a medio/longo prazo e comportamento atmosférico???

Há alguns vislumbres de uma mudança de padrão agora no medio prazo..e eu não duvido que com o acalmar da actividade tropical e o arrefecimento da America do norte, a zona de maior actividade se mova para o Atlantico central o que dará num periodo chuvoso e instavel por cá, á semelhança do que se passou em Abril mas com uma anomalia termica inferior.

Geralmente os anos La niña, como estes que vamos entrar, nomeadamente quando reforçados pelo PDO-, apresentam o semestre chuvoso com anomalia negativa da precipitação, e o semestre seco com anomalia positiva..mas esta tendencia é pouco pronunciada.
O que eu espero para os proximos meses é basicamente um resto de Outono normal, um Inverno seco e com temperaturas na media, e uma Primavera fresca e chuvosa..
Como estamos no final do ciclo positivo na AMO, e no inicio do cliclo positivo do par NAO/AO, pode ser que o proximo Verão seja mais quente que este passado, mas mais concentrado nos meses "tipicos".

A instabilidade na Primavera, a meu ver, deve-se a um periodo mais instavel da NAO, após o Inverno estavel em fase positiva.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
aquilo que quis dizer com as ninas é que é um facto muito relevante haver duas ninas consecutivas não consigo colocar a imagem mas deixo o linkhttp://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/analysis_monitoring/ensostuff/ensoyears.shtml

temos ninas seguidas entre 54 e 56 , 70 e 71, 73 e 76, 99 e 01

estas ninas todas dos anos 70 alguma influência tiveram na queda das temperaturas a nível global já nos anos 90 se verifica o contrário
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
aquilo que quis dizer com as ninas é que é um facto muito relevante haver duas ninas consecutivas não consigo colocar a imagem mas deixo o linkhttp://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/analysis_monitoring/ensostuff/ensoyears.shtml

temos ninas seguidas entre 54 e 56 , 70 e 71, 73 e 76, 99 e 01

estas ninas todas dos anos 70 alguma influência tiveram na queda das temperaturas a nível global já nos anos 90 se verifica o contrário

excelente link.
prefiro um link a uma imagem.

a minha questão/objeção a estas inter pretações é pensar em la nina como causa das alterações. Ela não é certamente uma causa, per si.

E as relações que existem entre eventos la nina e condições meteo na P.I. penso que existem, foram publicada mas não as encontro. (alguém possui isso?)
Mas recordo que tinha uma varabilidade estatistica enorme ! Parece-me perigoso estabelecer relações causa - efeito desta forma, e elaborar previsões com base nestas.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
excelente link.
prefiro um link a uma imagem.

a minha questão/objeção a estas inter pretações é pensar em la nina como causa das alterações. Ela não é certamente uma causa, per si.

E as relações que existem entre eventos la nina e condições meteo na P.I. penso que existem, foram publicada mas não as encontro. (alguém possui isso?)
Mas recordo que tinha uma varabilidade estatistica enorme ! Parece-me perigoso estabelecer relações causa - efeito desta forma, e elaborar previsões com base nestas.

Unica coisa que sei relevante a esse evento ... é que normalmente se traduz numa queda das temperaturas a nivel global (diferente de a nivel zonal ou local). Repare-se que este ano aqui na PI está sendo extremamente quente e estamos em La Nina.
A nivel de precipitação a unica coisa que encontrei dizia que em termos de Inverno força uma tendencia para NAO+, cujo maior relevo se traduz num Inverno seco a nivel do Sudeste da PI ( o site era Espanhol).
Por outro lado fala-se numa tendencia para Outono mais chuvoso e maior predomancia de Cut-offs. O Atlântico fica mais bloqueado e força essa formação....
Não me recordo de mais nada ....

Mas em relação ao LA NINA existem contudo excepções á regra ... !!