Previsao sazonal Outono - Inverno 2012/13

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por xes 6 Ago 2012 às 16:24.

  1. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,193
    Local:
    Olhão (24 m)
    Se formos consultar a previsão do CFS v2 indica os meses todos secos no sul, agora fui ver os mapas no meteociel e encontrei isto lá, para o mês de Janeiro

    [​IMG]

    A carta do geopotencial também indica valores negativos.

    Mas com este cenário, para Janeiro não será de esperar um Janeiro chuvoso, porque as altas pressões andam pela Islândia e aqui temos o corredor aberto como em 2009/2010. :unsure:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,031
    Local:
    Oeiras / Portel
    As cartas do Meteociel referem-se a uma única run (há 4 diárias), enquanto as que aparecem no site da NOAA referem-se à média dos últimos 10 dias.
     
  3. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Por isso mesmo se calhar ... a previsão vale aquilo que vale e esta mudança catastrófica, alterada drasticamente num periodo de 10 dias dá que pensar.
    Mas palpita-me que daqui a 10 dias volta tudo ao normal, isto porque houve aqui uns dias que deitaram tudo a perder relativamente á previsão, por aquilo que tenho vindo a acompanhar houve aqui uns 6 a 8 dias catastróficos em quase todas as runs e neste momento apanhou exactamente em cheio essas runs.

    Por aquilo que tenho visto é que a previsão tem tido imensos saltos mesmo de um dia para outro com o Anticiclones a mudarem sempre muito de posição.
    Noto é agora o mês de Novembro com uma tendência a tender digamos para o normal, ou então seco.

    Sinceramente este ano não sei que dizer dos modelos de previsão sazonal, não sei porquê, mas não me inspiram muita confiança ..... e para eu dizer isso, é porque a coisa vai mal .... loooll
     
  4. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,431
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Só este ano? :D

    Claro que as previsões oficiais são médias de bastantes dias de corridas de modelos sazonais, como referiu o David, atenuando um pouco o disparate de variabilidade total de saída para saída, mas, cartas como a que o Algarvio mostrou, do produto novo que o Meteociel nos fornece, ajudarão a desmistificar a "bola de cristal" destes modelos.

    Basta olhar com atenção para saídas consecutivas e ver as diferenças...
     
  5. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    O modelo CFS que o meteociel nos apresenta é uma run de entre 4 runs diarias iniciadas com dados que são retirados de medições atmosféricas realizadas num periodo de algumas horas antes do modelo ser corrido.
    O modelo é corrido ás 00z, 06z, 12z e 18z, pelo que as centenas de terabites de informação que alimentam o modelo a essas horas são recolhidos num prazo de algumas horas antecendentes a cada run.

    Depois o modelo com base em formulas fisicas/matematicas e com estatistica climatologica vai digerindo os dados a 6 meses.

    Pode-se dizer que o modelo representa aquilo que é possivel ocorrer daqui a 6 meses, com base no estado da atmosfera durante umas horas de um dado dia....ora...isso costuma dar imensos erros porque não se teem em conta padrões dinamicos de longo termo..

    A NOAA para fazer os mapas de distribuição usa um método mais complexo e representativo.
    Corre o modelo com uma média das condições atmosfericas e teleconexões do ultimo mês, ou 15 dias, e adiciona parametros como as varias possibilidades de evolução do ENSO, AMO, anomalias da temperatura do mar, anomalias da cobertura das calotes polares e do albedo continental ( neve), etc.
    Daqui resultam varias linhas de analise com varias hipotese, sendo depois feita uma analise estatistica que pode desvendar um padrão mais transversal, ou como se tem passado este ano, uma ideia de grande variabilidade.

    O meu metodo para fazer as minhas previsões conta apenas com uma analise algo simples das anomalias da temperatura do mar, das coberturas de neve/gelo, da convecção tropical ( intensidade dos ventos aliseos e anomalias de temperatura) e mais um ou outro topico....depois olho para dois ou 3 modelos sazonais e tiro algumas conclusões.

    Na minha opinião, e já o disse antes, penso que teremos uma garnde variabilidade...periodos mais quentes e chuvosos, outros mais frios, mas em geral penso que as condições se resumem a uma tendencia de fluxo de NW/W, com um nucleo de baixas pressões na Irlanda e bloqueio nos Açores e na Islandia.
    Poderemos ter um Inverno normal a fresco nas temperaturas e com uma anomalia positiva de precipitação a norte e centro, com o sul a situar-se na média ou eventualmente um pouco acima do normal, tendo em conta que tambem haverão situações de fluxo instavel de W/SW e algumas depressões a oeste de Pt continental.

    Na Madeira teremos anomalia positiva de precipitação nas encostas norte especialmente, e temperaturas abaixo da média.

    Nos Açores, anomalia negativa da precipitação, e temperaturas na média.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,193
    Local:
    Olhão (24 m)
    As previsões sazonais estão a ficar bonitas estão estão. Vendo as últimas previsões do NOAA cada vez estão mais secas, as do IBIMET colocam um Novembro seco e um Dezembro muito seco. A aguardar pelas previsões do ECMWF que também não devem andar muito longe disto, por isso, neste momento e atendendo às previsões sazonais que os modelos indicam é que será mais um Inverno seco a muito seco. Ver vamos, se isto ainda muda ou já é uma tendência mais realista do que se vai passar aqui mais uns meses.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Se esperas algo de positivo do ECM estás enganado, pois por aquilo que consegui vislumbrar através do site ECM, no que toca á previsão sazonal, é que seja um Inverno bem seco, pelo menos no que ao sul diz respeito isto porque o AA estará posicionado entre os Açores/Madeira e Sul de Portugal.
    estou á espera da previsão no site ILMETEO para confirmar se tal é como me pareceu ter visto !
     
  8. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Boa tarde,

    Acabou de sair a previsão do ECM no site http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali

    Será apenas impressão minha, ou estas previsões estão caóticas, ou seja, não parece existir sinal !
    Esta "barafunda" meteorológica será resultado de uma grande variedade climatológica, e parece estar mais ou menos de acordo com a previsão do UKMO, mais coisa menos coisa.

    Destaque também para uma anomalia térmica positiva destacável na peninsula escandinava numa fase inicial, e posteriormente no leste Europeu, ao mesmo tempo uma anomalia negativa na zona dos Açores, do mesmo modo anomalia positiva na precipitação na PI e negativa nos Açores..

    Tal situação para mim apenas pode ser possivel, caso os mapas estejam correctos, de depressões a mergulharem de Norte (originando ventos de norte nos Açores) e depois fluxo de sul na Peninsula Ibérica.
    Ao mesmo tempo existiria um anticiclone entre os Açores e Madeira, e na peninsula escandinava !

    Alguém quer comentar ?
     
  9. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    2,213
    Local:
    loule-caldeirao
    Se não estou em erro o ano passado, nesta altura, estava-se aqui a discutir as previsões que indicavam que o Outono/Inverno iria ser normal a chuvoso nas regiões do Sul e abaixo da média nas regiões do Norte, e depois foi o que se viu.
    Sinceramente não confio nada nessas previsões se bem que é possível termos um Outono/Inverno abaixo da média mas não acredito que seja tão seco como na época passada. Isso a ser verdade, nem as ribeiras correrão aqui por estes lados e as barragens ficarão entre os 0 e os 30%.
     
  10. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    3,275
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    Meu Deus já falam de Dezembro e Janeiro meus amigos fiquemos por Outubro e no máximo Novembro previsões nem o professor chibanga:D
     
  11. Norther

    Norther
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    25 Nov 2010
    Mensagens:
    1,875
    Local:
    Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
    Melhor é deixar acabar Outubro Aurélio para termos uma melhor noção, mas do que vi e pelo que percebi ainda concordo mais com o stormy ("uma tendencia de fluxo de NW/W, com um nucleo de baixas pressões na Irlanda e bloqueio nos Açores e na Islandia.
    Poderemos ter um Inverno normal a fresco nas temperaturas e com uma anomalia positiva de precipitação a norte e centro, com o sul a situar-se na média ou eventualmente um pouco acima do normal, tendo em conta que tambem haverão situações de fluxo instavel de W/SW e algumas depressões a oeste de Pt continental.")

    To confiante em termos um belo inverno
     
  12. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,193
    Local:
    Olhão (24 m)
    O NOAA alterou a sua previsão para o mês de Novembro, colocando-o acima da média em todo o território, sendo mais chuvoso no Sotavento Algarvio, Andaluzia e Marrocos.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. Meteo Trás-os-Montes

    Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    28 Jan 2007
    Mensagens:
    4,393
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Acaba de sair a previsão sazonal by AccuWeather:

    [​IMG]

    While cold shots blast portions of western and northern mainland Europe at times, stormy weather may hit southern Spain, the Mediterranean region and southeastern Europe.
    Meteorologists expect Siberian cold to reach portions of western and northern mainland Europe, especially during the middle to latter part of winter. Much of the United Kingdom, Denmark, the Netherlands, Belgium, Poland, Germany, Switzerland, France, Spain and Portugal will have below-normal temperatures for the season.
    "January to February will be the best chance for cold air coming out of Siberia," AccuWeather.com Senior Meteorologist Alan Reppert said.

    However, the cold will not last as long or be as harsh as the deep freeze of last winter, Reppert emphasized. During the second half of January and early February 2012, bitterly cold air originating from Siberia killed hundreds of people across Europe.
    RELATED: Europe's Deadly Deep Freeze of January and February 2012
    Well to the north of the active storm track expected this winter, near- to slightly below-normal precipitation is in store for the U.K., Ireland and Scandinavia.
    "London will be mild to start [this winter]. Then it will be turning colder for the end of the winter. That could be there best chance for any snowfall late January and February," Reppert said.
    Farther south, a storm train will be in place for much of the winter from southern Spain, the Mediterranean region and southeastern Europe. Above-normal water temperatures of the Mediterranean Sea will help storms to strengthen as they move across the region, enhancing rainfall.

    [​IMG]

    Italy, Greece, former Yugoslavia, Romania, Bulgaria and Turkey are all included in the zone that could receive above-normal precipitation for the winter season. The active winter storms will keep temperatures close to normal for the season in this zone.
    The above-normal rainfall predicted from southern Spain to Italy and southeastern Europe will be beneficial for drought-stricken areas. Severe to exceptional drought conditions are gripping portions of Portugal, Spain, Italy and eastern Europe.
    The drought impacted agriculture, including a significant hit to grapes that will cause higher wine prices.
    Meanwhile, snowfall for places like Rome, Italy, which received rare snow last winter, is less likely this season.
    One exception to unusual snow occurrences this winter may be the French Riviera.
    "The French Riviera is like Jacksonville, Fla. It typically gets snow once every five years or so," AccuWeather.com Expert Senior Meteorologist Jason Nicholls explained. "There might be a cold outbreak in France, especially late in season, during February, for southern areas that may allow snow to fall."
    Paris may also receive a snowfall during the latter part of the season.

    [​IMG]

    On the northern edge of the storm train, more snow than usual is forecast in the Pyrenees Mountains, the Alps and Balkan Mountains. With above-normal snow and temperatures that will be cold enough to sustain heavy snow pack, a good ski season is anticipated.
    Across Germany, above-normal snowfall is forecast from Frankfurt on south. Berlin may receive near-normal snow.
    Weather News

    http://www.accuweather.com/en/weather-news/europe-winter-forecast-2012-2013/961001
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Concordo em certos pontos com a ideia da Accuweather...

    O padrão no que toca á posição média dos centros de acção é mais ou menos este:

    [​IMG]

    O que segundo a minha analise, á qual sou fiel pois é uma questão de congruencia...poderá dar em algo deste genero:

    "
    Na minha opinião, e já o disse antes, penso que teremos uma garnde variabilidade...periodos mais quentes e chuvosos, outros mais frios, mas em geral penso que as condições se resumem a uma tendencia de fluxo de NW/W, com um nucleo de baixas pressões na Irlanda e bloqueio nos Açores e na Islandia.
    Poderemos ter um Inverno normal a fresco nas temperaturas e com uma anomalia positiva de precipitação a norte e centro, com o sul a situar-se na média ou eventualmente um pouco acima do normal, tendo em conta que tambem haverão situações de fluxo instavel de W/SW e algumas depressões a oeste de Pt continental.

    Na Madeira teremos anomalia positiva de precipitação nas encostas norte especialmente, e temperaturas abaixo da média.

    Nos Açores, anomalia negativa da precipitação, e temperaturas na média. "




    No entanto espero fazer uma nova previsão no inicio de Dezembro, com especial atenção aos meses de Janeiro e Fevereiro, e talvez com alguma ideia para a Primavera ( consoante já se consiga denotar um padrão relevante ou não..)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. Rainstorm

    Rainstorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Ago 2012
    Mensagens:
    541
    Local:
    Massamá
    Ou seja poderá ser um Inverno com bastantes eventos de queda de neve e :cold:
     

Partilhar esta Página