Previsao sazonal Outono - Inverno 2012/13

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por xes 6 Ago 2012 às 16:24.

  1. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    3,137
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    O accuweather até pode acertar na tendência em muitos pontos. Mas quando se põe a falar de locais concretos, nomeadamente Paris, valha-me Deus.. Segundo o resumo, Paris poderá ver neve no final da temporada?! Mas isso é lá alguma previsão? Ou alguém os corta rentes e jura a pés juntos que não neva em Paris até meio de Janeiro?? Só se não houver precipitação.. :)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Azor

    Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Out 2011
    Mensagens:
    1,477
    Local:
    Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
    Previsões Sazonais a essa distância e a meu ver, são sempre um tiro no escuro. Falo obviamente dos Açores porque previsões para a minha zona geralmente acabam sempre por cair por terra abaixo, mas espero sinceramente que a previsão se concretize (apesar de ter as minhas dúvidas) porque o que precisamos agora é de um Inverno seco (para os Açores claro), porque se o Inverno que se aproxima for chuvoso, podemos vir a ter muitas complicações graves já que as nossas terras em muitos lugares já extravasaram o limite da sua capacidade de retenção de água devido às chuvas dos últimos dias, semanas, e meses.

    Fruto disso são as inúmeras quebradas de terra visíveis um pouco por todo o arquipélago dos Açores, em S. Miguel, em S. Jorge, no Pico, e até no Corvo onde houve um grande deslizamento de terras de uma arriba daquela ilha que deu origem a novos ilhéus provocada obviamente pelo mau tempo dos últimos dias...
     
  3. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Segundo a analise ao padrão da anomalia da temperatura da agua do mar, o padrão de circulação atmosférico ao logo das ultimas 3 a 6 semanas tem sido este:

    [​IMG]

    A analise ao padrão da sst é muito importante, pois as anomalias de sst reflectem directamente padrões atmosfericos numa escala intermédia entre o médio/longo prazo e a escala sazonal ( mensal).

    Segundo esta carta, publicada hoje, podemos ver que o padrão atmosférico está mais ou menos proximo aquele que eu previ em Setembro.

    http://www.meteopt.com/forum/meteor...tono-inverno-2012-13-a-6622-3.html#post342733

    Os maiores erros da minha analise de Setembro focaram-se na porção oeste do Atlantico, pois eu previa uma maior prevalencia de sistemas de baixa pressão a subir pelos EUA até á Islandia, e o que tem sucedido é que o anticiclone tem estado forte desde o canadá até ao atlantico central.

    De resto, na Europa W e Atl E/NE a minha previsão até foi boa até agora.

    Bom....para o proximo mês/mês e meio penso que que o padrão se vai manter, mas com uma tendencia maior para a formação de cavados a descer pelos Açores, aproveitando a energia que se tem concentrado no oeste de Africa.

    Na Europa, haverá tendencia para bloqueio anticiclonico a surgir no Med ocidental, com cavados e circulação depressionária a surgir pela europa central até ao Med Central/E e algum bloqueio na Escandinavia.


    Resumindo..
    Poderemos ter um Nov/Dez com anticiclone na Bermuda-Gronelandia e na Argelia-Med W, com depressões a surgir a oeste e N da PI e na Europa central-Europa SE.

    Tendencia para temperaturas na média e precipitação superior á média...a previsão quanto ás temperaturas é a mais complicada pois podem haver alguns eventos de plumas tropicais a proceder de SW/S, tal como tambem pode surgir uma entrada fria de N.

    Para as Ilhas, a RAM tende a manter-se num padrão humido e com temperaturas normais, enquanto a RAA sofrerá de tempo fresco e com precipitação a tender para abaixo da média.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,193
    Local:
    Olhão (24 m)
    O site italiano já actualizou a previsão sazonal do ECMWF. Um Inverno sem grande frio, aliás com temperaturas na média ou ligeiramente acima da média. Um mês de Dezembro, em princípio seco e depois um Janeiro e Fevereiro sem qualquer sinal em termos de precipitação. Uma previsão, um pouco estranha. :unsure:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    A meu ver ... a minha leitura é que este ano não existe uma tendencia definida nem a nivel de temperaturas, nem a nivel de chuvas.
    Do mesmo modo penso que não se pode tirar nenhuma conclusão respeitante a esses mapas, bem como eles próprios afirmam isso no seu texto.

    Aliás o que temos tido até ao momento tem sido um Outono normal até ao momento embora obviamente em alguns locais como o sotavento algarvio e partes do Alentejo, já têm precipitação muito acima da média.

    Preve-se também uma grande variabilidade climatérica como se tem visto até ao momento, basta para isso ver a enorme inconsistência nos modelos !
     
  6. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Já que estamos a meio do mês aproveito para lançar a previsão defenitiva para o trimestre de Inverno, segundo a minha opinião e analise dos actuais modelos sazonais e padrão das teleconexões.

    A ter em conta, ao nivel das teleconexões, temos:

    - Tendencia para AO-, impulsionada pelas anomalias positivas de temperatura dadaa acumulação de energia criada pelo degelo excessivo no verão.

    - Tendencia para ENSO neutro a ligeiramente positivo, que criará uma circulação no Pacifico e America do norte mais zonal e menos bloqueada ( PNA neutra a positiva).

    -Tendencia para PDO-, com especial anomalia negativa da temperatura da agua do mar na região do Havai..

    - Tendencia para AMO+.

    - Anomalias da temperatura do mar no Atlantico sul, e da circulação do Anticiclone do Atlantico sul favoravel a anomalias positivas da convecção tropical no Atl Equatorial-Amazónia-SE do Brasil, e tambem em porções da Africa Equatorial ( estação das chuvas bem activa em boa parte da AM do sul)

    -NAO tendencialmente neutra.

    Esta conjugação leva-me a crer num padrão similar ao que a Accuweather indica, mas com algumas diferenças:

    [​IMG]

    Em resumo, para o continente poderemos ter um Inverno com temperaturas dentro ou ligeiramente abaixo da média, tal como na Madeira , enquanto nos Açores a tendencia é para temperaturas dentro ou ligeiramente acima da média.

    Nas precipitações, o continente e a Madeira ficarão acima da média, e os Açores abaixo dos valores normais.

    Para a Europa espera-se um Inverno com precipitações acima da média e temperaturas abaixo da média, excepto na faixa sudeste/Mar Negro onde as temeraturas ficarão acima da média e as precipitações serão menos significativas.

    Poderão ocorrer alguns eventos de neve significativos na Europa Central e NW.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Para o Continente quais os locais que pensas que poderemos ter uma anomalia na precipitação mais significativa ??
     
  8. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,193
    Local:
    Olhão (24 m)
    Segundo a Previsão Sazonal que está no site do IM:

     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    9,883
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Sinaliza negativamente o mês de dezembro na precipitação sem assinalar nada nas temperaturas... vamos aguardar. Não tem aspecto de anticiclonico e em boa verdade o anticiclone dos açores ainda não apareceu.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,193
    Local:
    Olhão (24 m)
    Pelo Algarve, diria que este mês, ficará abaixo da média, se chover cerca de 50% já não seria mau, talvez lá para o final do mês venha algo que atinja mais o Sul. De ano para ano, a região sul está cada vez mais dependente das cut-off's, porque depressões cavadas e superfícies frontais cada vez são mais raras a afectarem o sul, tirando o Inverno 2009/2010 que foi a excepção todos os outros tem sido Invernos pouco chuvosos. Este Outono, a chuva que o Algarve e parte da região sul teve foi devido a cut-off's e nada mais.

    As estações do Outono e Primavera são cada vez mais as estações cruciais, o Inverno cada vez mais tem vindo a ter menos precipitação, especialmente o mês de Janeiro que a diminuição tem sido bastante notória, já chove tanto em Janeiro como em Março. Daqui mais uns anos, acredito que o mês de Novembro passará a ser o mês mais chuvoso no Algarve, visto que Dezembro tem tornado-se mais seco nos últimos anos, excepto 2009 e 2010.

    A previsão do NOAA, aponta para um Dezembro seco no sul e normal no Norte, já o Janeiro e Fevereiro apontam para meses bem secos. :shocking:

    Vou hibernar que em Março logo volta a animação. :lol:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Os modelos andam confusos...acho que este ano especialmente pois temos uma conjugação complexa nas teleconexões.

    Mas devo-te dizer que aqui pelo forum as previsões Sazonais até foram muito boas, tendo em conta os ultimos meses.
    Por exemplo as previsões do David, feitas com base numa analise ás teleconexões e contrapondo com os modelos, teem sido de um excelente grau de acerto, e mesmo as minhas, usando +- as mesmas tecnincas não foram nada más tambem.

    Este ano acho que é melhor fiares-te aqui nas previsões do forum em vez da NOAA:lol::p
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,193
    Local:
    Olhão (24 m)
    A previsão sazonal do MetOffice já saiu e não é nada animadora, com precipitação abaixo da média para os próximos meses.

    Aqui, existem vários modelos http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/NMME/monanom.shtml e a previsão para Janeiro é mais seco no sul. Já o NOAA continua a meter um Janeiro seco e um Fevereiro extremamente seco e já Dezembro está a ser seco no sul e até ao final do ano, o sul não verá nada de extraordinário.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. Rainstorm

    Rainstorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Ago 2012
    Mensagens:
    541
    Local:
    Massamá
    Mas eles também não acertaram na previsão deste outono!!
     
  14. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Em relação ao MetOffice eu não dou valor, acho que tem muitas falhas aquele modelo, em especial ao nível das temperaturas.
    No que toca á precipitação é importante frisar que as suas previsões são somente a períodos de 3 meses, e a tendência sempre foi para um inicio de Outono chuvoso, e depois seco a partir do mês em que estamos.
    Contudo face aos outros modelos este sempre foi o modelos mais seco, e claramente o que mais falhou no global relativamente ao Outono !
     
  15. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,193
    Local:
    Olhão (24 m)
    O ECMWF também indicava um Outubro/Novembro chuvoso e assim foi pelo sul e depois mostra seco a partir de Dezembro. Amanhã, deve sair no site italiano a actualização deste mês e acredito que não vai ser muito diferente do MetOffice. A previsão sazonal do IM também indica isso, para mim não acredito num Inverno chuvoso, o padrão tem sido muito idêntico ao ano passado, acreditar que o Inverno vai ser normal ou mesmo chuvoso é contrariar os modelos. Raramente, as previsões falham nas previsões sazonais para o Inverno, os modelos sazonais têem muito mais dificuldade nas estações intermédias Outono e Primavera do que no Inverno.

    Inverno rigoroso não acredito, quando vejo as cegonhas já a construírem o ninho e as cegonhas já no ano passado tiveram por cá o ano inteiro e este ano ainda cá estão, só no ano 2009/2010 e 2010/2011 durante o Inverno é que elas não tiveram por cá, por isso, as previsões sazonais vão de encontro às previsões das minhas vizinhas cegonhas. :D
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página