Previsão sazonal Primavera/Verão 2011

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,117
Local
Lisboa
Bom....
No ultimo ano e meio tivemos uma mudança de varios parametros associados ás teleconexões...
Entramos num la niña, houve um periodo muito intenso de NAO/AO- e agora vamos a caminho de um PDO-...

O periodo entre Setembro de 2009 e Maio de 2010 foi quando entramos na niña, começando a desenvolver-se uma forte NAO-/AO- que levou a uma epoca chuvosa particularmente activa em Portugal.

O nosso Verão foi quente e estavel...com a tipica permanencia de condições anticiclonicas ( notavel em Jul-Ago), e inserção na circulação subtropical/tropical.
Neste periodo houve uma acalmia, com os valores NAO/AO a tornarem-se mais neutros e com a circulação atmosferica a fazer-se de um modo mais estavel...um exemplo extremo foi a permanencia do anticiclone que levou a que Moscovo tivesse um periodo de mais de 1 mês sob temperaturas tipicas de paises como o nosso ou qualquer pais Mediterraneo.

Agora...desde Setembro, temos estado outra vez num periodo de NAO-/AO-, reforçado pela entrada do PDO- e tambem pela tipica instabilidade da época de transição....
Após tanta revolução é normal que as coisas começem a acalmar...facto alias já notório no que toca á razoavel estabilização da circulação nas latitudes medias e altas...numa NAO-/AO- que tendem a aproximar-se da neutralidade e um jet que se reforça, em vez de se contorçer desequilibradamente como no ano passado.

A epoca que vivemos no ultimo ano e meio está a reverter algumas coisas....desde já a niña e o PDO- vão arrefecer o maior oceano terrestre, e por consequente deverão arrefecer a Tmed global algumas decimas ( eventualmente pouco mais de meio grau)....esse efeito será notório nas regiões tropicais ao longo do proximo ano.
O polo norte, que tem estado quente á custa de todas as trocas energeticas, deverá começar a perder a anomalia termica a partir de meados da Primavera, e talvez degele menos que em 2010...já que nos espera um periodo de maior equilibrio a partir de meados deste ano ( o jet torna-se forte e as depressões fracas face á diminuição de gradiente termico latitudional)...esse periodo é prova de que atingiu-se um ponto de equilibrio após todo o rebuliço.

A nivel do SW Europeu, eu espero que, finalmente, a partir de Fevereiro se entre numa fase mais calma, com a insurgencia de uma NAO neutra ou +....teremos um Janeiro com precipitação dentro da media, ou pouco acima...e temperaturas amenas...mas Fevereiro talvez já começe a dar alguns vislumbres do regresso do chato AA que nos leva as frentes para NW e traz algum frio de NE:lol:

Espero que o periodo a partir de Março seja o de verdadeira mudança....ainda teremos alguma precipitação abundante até Março, com o AA a tomar uma posição a W, o que traria um Março e um Abril com alguns periodos frescos e precipitações proximas á media, especialmente a Norte do pais.

Finalmente, após Maio e até Agosto parece que teremos um periodo quente e seco....a 2a metade da Primavera será gradualmente mais quente e seca e o Verão será antecipado....podendo ser muito quentes os meses de Junho a Agosto....

É esta a minha previsão nos proximos 6 a 9 meses....um inverno que acabará humido e com temperaturas na média, um inicio de Primavera ( Fev-Abr) com temperaturas dentro ou um pouco abaixo da média e precipitações a começar a enfraquecer mais notoriamente.
Finalmente, o final da Primavera e o Verão ( especialmente o inicio) serão quentes e secos, á medida que uma NAO+/ jet mais forte começa a fazer-se sentir e o PDO- vai reforçando o cinturão subtropical.


A ver vamos :)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,117
Local
Lisboa
Estou cada vez mais certo que este Verão, especialmente entre Mai-Ago, será bem quente, ao estilo dos verões quentes dos 80´s ou 90´s...
Isto devido á Niña e ao efeito crescente do PDO-, ´tambem este periodo de trocas energeticas que aqueceu o polo deverá diminuir o gradiente horizontal e portanto enfraquecer as depressões e o jet.

Acontece que a partir da Primavera espero portanto o retorno a um ponto de equilibrio, com a dorsal subtropical a reforçar-se e o jet a ficar mais forte....no que levará a um verão de NAO neutra a positiva mas consistente...o polo a arrefecer e a Europa mediterranea a ter um bom Verão.

O facto de estarmos numa NAO+ ou neutra, tambem pode significar um Outono razoavel a nivel da convecção....já que o jet não estará excessivamente potente, criando ainda com alguma facilidade aqueças tão adoradas cut-oft´s de Set-Out..

E se tudo se encaixar..após um outono interessante poderemos ter um Inverno fresco...

Mas há que focalizar no tema do tópico..portanto...revejo em "alta" a possibilidade de um periodo mais fresco agora em Fev-Abr, mas um retorno ao calor a partir de Maio devido á NAO+/AO+ e ao pacifico que se manterá frio reforçando o anticiclone da California, ao invés do regime de NAO-/PDO+ que tende a dar primaveras instaveis e um Verão mais concentrado em Jul-Set.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,117
Local
Lisboa
É incrivel a recuperação dos indices de NAO/AO para valores positivos ao longo dos ultimos 10 a 15 dias....brutal:surprise:

Eu supunha que tal acontecesse num processo mais calmo e gradual até Abril/Maio...com os proximos meses a serem ainda instaveis no que toca aos indices...mas parece que, haja ou não ainda bastantes flutuações, estamos num rapido caminho de retorno á NAO/AO positivas!

A minha ideia inicial para o trimestre Fev-Abr, é de precipitações entre os 60-80% da média e temperaturas por volta dos -0.5 a -1º de anomalia...com bastante incidencia de cavados de N/NW, e um fluxo fresco de N/NW/NE, por vezes humido, intercalado por periodos secos e amenos de circulação de E/SE.

Tendo em conta que tudo se está a desenrolar bem mais rapido que o esperado, teremos de fazer ajustes.....dependendo de quanndo será o climax da situação la niña/PDO-.

Tudo aponta para uma La niña a perdurar até meados do Verão...sendo o climax agora no inicio da Primavera ( Mar-Abr), e o PDO- deverá manter-se estavel tambem durante os proximos tempos.....assim sendo este padrão AO+/NAO+ deverá fortalecer-se durante os proximos 4 meses...talvez tornado a Primavera um pouco mais seca e quente do que eu esperava, e o Verão ( Jun-Ago) um pouco menos quente do que a minha ideia inicial.

Em todo o caso tenho algumas esperanças de que este periodo AO+/NAO+ acabe por enfraquecer um pouco lá para meados de Fevereiro...algo que é normal pois não é costume os padrões de longo prazo mudarem num abrir e piscar de olhos.

Portanto...se este periodo for efemero...podemos dizer que o meu raciocinio inicial está correcto ( até porque eu referi que tais flutuações seriam de esperar)...se todo este padrão se intensificar e tornar-se coeso ( coisa que não acho muito provavel...o mais provavel é haver um pico e depois um colapso da AO+/NAO+...num processo oscilatorio antes de se atingir a estabilidade, que suponho ser por Abr-Mai), daqui a uns tempos postarei um take2 das previsões sasonais ( 6 a 8 meses):)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,117
Local
Lisboa
Padrão melhor defenido para o medio a logo prazo...com uma grande area de anomalia positiva de geopotencial no pacifico e um grande cavado nos EUA....o anticiclone do pacifico norte empurra o vortice polar para SE em direcção ao Atlantico, e o cavado recolhe brutais quantidades de energia tropical do Pacifico e de parte da zona das caraibas..

Resultado...uma NAO+ mas com uma enormissima actividade depressionaria no Atlantico norte e uma crista forte a S dos Açores...
Efeitos por cá...teremos tempo ameno e com a passagem de algumas perturbações frontais a norte e centro...até lá, teremos tempo anticiclonico entre dia 3 e meados da 2a semana do mês..

Talvez tal perturbação acabe por se deslocar mais para o leste do pacifico, lá para finais de fevereiro ou inicios de março, levando ao establecimento do tal padrão mais pujante de circulação de NW e instabilidade com origem em cavados para meados de março e até abril ou inicios de maio.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Como é um meteorologista bastante citado nestes tópicos sazonais, fica aqui a notícia. Joe Bastardi após 32 anos de carreira abandona a Accuweather. Desconhecem-se para já as razões da saída e os seus projectos futuros.

Famed meteorologist Joe Bastardi leaves AccuWeather

AccuWeather has announced this evening on its forums and Facebook pages that meteorologist Joe Bastardi has left the company after a distinguished 32-year career. Bastardi made no mention of anything related to his departure in his blog post this morning and weather fanatics around the country are now left wondering what his next step will be.

AccuWeather released this statement about the news...

We are pleased to announce the promotion of Paul Pastelok to the role of leader of AccuWeather’s Long-Range Forecasting Team. Paul has been a key player in the Long-Range Team for many years and will continue our dedication to providing our clients with the most exceptional service.

Joe Bastardi has left AccuWeather after a distinguished 32-year career. We at AccuWeather appreciate Joe’s dedicated service to our clients over these many years.

AccuWeather’s commitment to your success remains our top priority

AccuWeather.com community director Jesse Ferrell stated in the AccuWeather forums that he has not spoken to Joe [Bastardi] and does not know his reasoning, or what he is planning to do next.

A statement was also left on the Joe Bastardi Facebook fan page that read the following...


Farewell to Joe Bastardi who has left AccuWeather after a distinguished 32-year career. We appreciate Joe’s dedicated service to our clients over these many years and wish him luck with all his endeavors. In addition, a hearty congratulations to two great meteorologists who will both be taking on expanded roles -- Paul Pastelok is now leader of AccuWeather’s Long-Range Forecasting team and Henry Margusity is taking an expanded role with the Pro site.

We can answer any (reasonable) questions here. Thanks for your support over the years.


Bastardi graduated with a bachelor's degree in meteorology from Penn State on March 4, 1978; the very next day he started at AccuWeather, the world's largest commercial weather organization. Joe rose steadily through the ranks, receiving promotions to Forecaster and Senior Forecaster for his excellent work. Bastardi made it all the way to Expert Senior Forecaster at AccuWeather, and he was heard daily on a number of radio stations. His daily weather column was the most extensive in the business and has helped establish him, along with his videos, as the internet's go-to guy for long-range and hurricane forecasting (Source: AccuWeather.com). Bastardi is also well known for his big stance against global warming, but there is no information to believe this is what led to his departure. We will have more information as it becomes available from AccuWeather.

Continue reading on Examiner.com: Famed meteorologist Joe Bastardi leaves AccuWeather - Albany Weather | Examiner.com http://www.examiner.com/weather-in-...joe-bastardi-leaves-accuweather#ixzz1EhdVq23t
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,322
Local
Inverness, Escocia
Ontem eu registei uma pressão de 960 ao nível do mar aqui na Islândia.

Apesar de em Dezembro-Janeiro a pressão ter chegado a valores de 1030mb (devido ao AA da Gronelândia), desde final de Janeiro, que a pressão tem atingido frequentemente valores baixos. O comboio de depressões não tem parado, é um cenário fortemente NAO+
 

Pedro

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Não sou certamente a pessoa mais acertada para responder, mas pelo que acho, costuma começar lá para final de Abril, inícios de Maio.

Mas há gente que conseguirá responder melhor e mais correctamente.;)
 

David sf

Staff
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,167
Local
Oeiras / VN Poiares
Não gosto muito de mencionar previsões sazonais para o verão, tudo é muito complicado de prever. Uma cut -off na Madeira origina uma onda de calor, a mesma depressão uns 500 km a este e temos chuva e temperaturas amenas.
Ainda por cima depois do falhanço generalizado nas previsões para o inverno. Mas cá ficam as previsões sazonais do ECMWF para o verão, diria que agradáveis, para quem como eu não suporta o calor, toda a Europa quente menos Portugal:

Maio/Junho

maijunt2m.png


Julho/Agosto:

julagot2m.png
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Não gosto muito de mencionar previsões sazonais para o verão, tudo é muito complicado de prever. Uma cut -off na Madeira origina uma onda de calor, a mesma depressão uns 500 km a este e temos chuva e temperaturas amenas.
Ainda por cima depois do falhanço generalizado nas previsões para o inverno. Mas cá ficam as previsões sazonais do ECMWF para o verão, diria que agradáveis, para quem como eu não suporta o calor, toda a Europa quente menos Portugal:

Maio/Junho

maijunt2m.png


Julho/Agosto:

julagot2m.png

espero que estes modelos e estas previsões se venham a concretizar tambem perfiro verões mais frescos....
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
410
Local
PT
Incrível como alguém consegue olhar para os mapas de cima e ver uma previsão de "Verão fresco"
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,117
Local
Lisboa
Quem deseja um verão fresco será desiludido...

O padrão actual leva-me a querer que o periodo Maio-Agosto terá uma anomalia de +1.5º a +2.5º em relação a 71-00...acho que teremos uma anomalia positiva de geopotencial entre os Açores e a PI, com o AA bem forte e aqui pelo Atlantico E-NE.
 

David sf

Staff
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,167
Local
Oeiras / VN Poiares
Quem deseja um verão fresco será desiludido...

O padrão actual leva-me a querer que o periodo Maio-Agosto terá uma anomalia de +1.5º a +2.5º em relação a 71-00...acho que teremos uma anomalia positiva de geopotencial entre os Açores e a PI, com o AA bem forte e aqui pelo Atlantico E-NE.

Só de memória, creio que o verão passado foi o inverso, com anomalia negativa no triângulo continente-Açores-Madeira e tal originou um verão tórrido.

Uma eventual anomalia positiva entre os Açores e a PI potencia, e muito, a possibilidade de nortada. Entradas de sul como tivemos umas 5 o ano passado, serão muito menos prováveis, a única hipótese de calor generalizado (não esquecer que vento de norte causa muito calor no Algarve) era com vento de leste, caso o AA se extendesse em crista para o golfo da Biscaia.