Previsão sazonal Primavera/Verão 2011

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por stormy 5 Jan 2011 às 00:23.

  1. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Quais são os análogos que encontraste ? Contava fazer esse exercício nos próximos dias, meados de Maio, que é quando eu acho que se podem começar a fazer previsões sazonais para o Verão com um mínimo de consistência pois até aí é mera voodoo science. Que analogias encontraste ? Anos, períodos, padrões ? Uma coisa que eu acho é que previsões sazonais para o Verão feitas por exemplo em Março nunca poderão ser iguais às feitas em Abril ou Maio dado as importantes anomalias de Abril, e seja qual for o método, tem que haver algum impacto a não ser que as previsões até aí fossem mera brincadeira de advinhação.
     
  2. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Sim vince, agora tendo em conta que a primavera correu como correu, é normal que haja um desvio em relação ao padrão actual.

    Anos analogos achei alguns, é só procurares anos com PDO-/niña, AMO+ sendo que nos anteriores 2 anos houve um el niño e uma NAO/AO tendencialmente negativa.
    Encontrei analogos desde 1950 para a frente...quantos? olha uns 8 ou 9 assim mais relevantes, mas sinceramente já não sei quais foram..desculpa mas fiz essa pesquisa em janeiro e depois esqueci-me..mas é só procurares segundo estes parametros que referi.

    Depois tenho seguido tanto o blog do bastardi como o CPC e tenho pegado nas ideias mais consistentes para tentar depois fazer o raciocinio para o padrão.

    Acerca de agora vires a ter uma situação diferente para o verão dado que a primavera acabou por correr diferentemente do esperado...o padrão base das teleconexões em principio manter-se-há identico...portanto a base está lá..
    Agora..numa escala menos global, sabendo que houve desvios a essa tendencia mas de caracter mais local, há que ir vendo como essas mudanças vão afectar todo o equilibrio do padrão base.

    Na minha opinião as minhas previsões falharam no que toca a essas situações na escala mais pequena...sendo que o padrão geral está mais ou menos dentro do esperado.
    Estou algo confiante pois tanto o bastardi como o CPC ( CFS model) estão razoavelmente "na minha onda"...mas claro que tendo em conta os desvios que houve talvez possa haver um reajuste do padrão que leve a modificações no longo prazo.
    Mas de modo geral creio que a minha ideia poderá estar razoavel:thumbsup:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Mas quais foram então os anos análogos ? Este tópico só vale a pena se der para discutir e comparar coisas concretas. Mesmo que dê tudo errado vale sempre a pena se soubermos a fundamentação e mesmo dando tudo errado, aprendemos sempre algo mais.

    O ano passado fiz algumas analogias do Verão ser como 1998 se não estou em erro, e expliquei as analogias que me levavam a dizer isso, acabou por não ser como esperava, foi mais quente ainda.

    Aquilo que peço é que quando tentamos fazer este exercício quase impossível de fazer previsões sazonais que ao menos mostremos a todos o que nos leva a dizer uma coisa ou outra, e não certo uso/refúgio de palavras ambíguas onde cabe quase tudo.
     
  4. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Já agora esclarece o pessoal sobre quais foram as caracteristicas dinâmicas da atmosfera, a posição do AA, as correntes predominantes, e as teleconexões e suas caracteristicas que se verificaram na altura, porque todos gostamos de aprender um bocado !!
    Cumprimentos
     
  5. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    ATENÇÃO!
    Eu estava distraido e apontei os anos errados...estava á procura de periodos de grande transição entre um forte el niño e uma forte la niña.
    E em vez de apontar o ano a seguir a esse ano de trasição apontei o proprio ano em que se deu a passagem do ENSO+ para o ENSO-...e este ano é já o ano seguinte á passagem para la niña ( deu-se na primavera de 2010).

    Portanto os anos analogos são:
    1949
    1964
    1973
    1974
    1988/9
    1999

    Com enfase 1999, 1989, 1974 e 1949.


    Peço desculpa por esta falha...

    Bom...Aurelio, os padrões atmosfericos são o que resulta da interacção entre um padrão base establecido pelas teleconexões e todo o conjunto de anomalias que leva a que a posição dos anticiclones e depressões tenda a fixar-se num certo ponto.

    Um exemplo, durante a la niña há pouca atividade convectiva no pacifico oriental, isso leva ao enfraquecimento do jet subtropical e ao establecimento de bloqueios no pacifico...normalmente os efeitos são a formação de um anticiclone perto do hawai ( formação não...a intensificação) e outro no S dos estados unidos...este mesmo padrão é fortalecido pelo PDO-
    Tambem este tipo de sinoptica no pacifico W tende a deslocar a baixa das ilhas aleutas para SW.

    Agora, pegando nesta "imagem" em que tens uma depressão localizada entre o alasca e o japão, um anticiclone entre o hawai e o canadá e outro anticiclone no sul dos EUA, podes tentar "adivinhar" quais vão ser as posições dos outros centros de pressão á volta do pacifico.

    E pronto..depois é só aplicar outras teleconexões ou padrões sinopticos como o regime monsónico, a AMO, a NAO, a AO, etc e consegues formar um padrão geral para o hemisferio norte.

    :thumbsup:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. TaviraMan

    TaviraMan
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    18 Dez 2007
    Mensagens:
    401
    Local:
    Stº Estevão - Tavira
    Boas

    Nem imaginava que os padrões meteorologicos fossem dependentes de tantas influencias!! Grande matéria :p

    Mas agora que falamos sobre padrões atmosfericos estava curioso para saber quais foram as combinações ou o padrão que causou a seca do Inverno 2005, isso poderá repetir-se?

    Desculpem se este não for o sitio adequado ou se existir já algum topico em aberto sobre o assunto, movam o post. ;)
     
  7. fmds

    fmds
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    7 Mai 2011
    Mensagens:
    5
    Local:
    beja
    Pois pois, mas nao se esqueçam do aquecimento global e uma coisa muito importante que me deixou maluco !!!!!! A TEMPERATURA MAIS BAIXA DE 2011 (ate agora) FORAM DE 6.7 GRAUS CELCIUS A 10/JAN/11 E A MAIS ALTA 35.4 A 11/ABR/11 ( dados de lisboa e claro que em bragrança viseu penhas douradas as temperaturas chegaram a vontade aos 8 graus negativos...):cold:

    BEJA- MAIS BAIXA 5.8 GRAUS CELCIUS 8/JAN/11 MAIS ALTA 37.0 GRAUS CELCIUS A 13/ABR/11 hoje beja tambem bateu um recorde atingiu os 35.1 graus celcius
    :calor:
    precipitação em mm durante todo o 2011 - 340mm precipitação prevista desde 1 jan ate 30 abr 276mm anomalia - existente | grau - Medio alta :rain:

    :thumbsup:
     
  8. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Bom..esta discussão toda levou-me a voltar a pensar em toda a minha ideia para o verão...de facto pus em causa algumas ideias que tinha.

    Bom...como ideia principal continuo a achas que vamos ter um verão quente, tanto JJA como JAS, com anomalias que penso que podem chegar ou ultrapassar o patamar dos +1.5º.

    Tambem a posição dos centros de acção me parece razoavel...a minha ideia inicial reforçava a intnsidade da dorsal Atlantica-Africana, que teria dois nucleos principais, um no NW de Africa e outro perto ou a W dos Açores.

    Tendo em conta que a Primavera mostrou-se diferente da minha ideia inicial...sendo essa a razão para que muitos de vós tenham duvidado da minha previsão ( é assim que o espirito cientifico funciona...com erros e duvidas :) ) tentei perceber melhor as razões da falha.

    Assim sendo cheguei a algumas conclusões...o padrão base que eu previ estava mais ou menos certo, mas foi a posição exata dos centros de acção que levaram ao erro.
    As razões para isso a meu ver estão naquele periodo após Fevereiro em que houve uma forte tendencia positiva da AO e que influenciou a NAO a ficar tambem neutra a positiva mais cedo do que eu esperava.

    Tambem a dorsal Africana esteve mais intensa.

    Assim sendo, transpondo isto para o verão, fiz algumas modificações.

    Estou em duvida façe ao facto de Julho e Agosto serem tão secos como anteriormente pensava...e acho que Junho poderá manter estas tendencias convectivas.

    Portanto..o verão será quente..mas talvez não seja assim tão seco.

    Resumo final para o geral do pais:
    Junho- Anomalia de +1º a +1.5º precipitação nos 60 a 100%
    Julho e Agosto- Anomalia de +1º a +2.5º precipitação nos 40 a 60%
    Setembro- Anomalia de +1º precipitação 60 a 110%

    A ideia para om Outono mantem-se...inicio ameno e algo chuvoso, final mais seco e fresco.

    E pronto...agora logo se verá..
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #38 stormy, 11 Mai 2011 às 12:05
    Última edição: 2 Jun 2011 às 00:28
  9. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    Com todo o respeito para as opiniões baseadas em dados cientificos muitos dos quais não tenho sequer de momento a capacidade dos interpertar e compreender relativo as previsões sazonais acabo por ter uma opinião muito própria, ou seja, penso que estão um pouco ao nivel dos debates politicos ou de futebol, ou seja, influenciados pelas nossas perferencias pessoais, se formos alguem que gosta mais de tempo fresco e temperaturas frescas iremos procurar uma serie de modelos padrões escolas cientificas que prevejam um verão mais fresco, se formos alguem que goste deseje muito calor e bater records vamos procurar uma serie de modelos,padrões e escolas cientificas que vão de encontro a esse desejo a essa vontade pessoal e penso que existem sempre previsões bem fundamentadas para todos os cenários.
     
  10. meteo

    meteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    15 Fev 2008
    Mensagens:
    1,960
    Local:
    Oeiras
    SocioMeteo,nem tudo se resume aos gostos pelo calor e frio.Ha muito mais para alem disso,o querer ser realista utilizando dados cientificos,querer aprender Meteorologia, o querer jogar com variaveis meteorologicas e o saber e ver se mais tarde tal se concretiza ou nao, etc etc
    O gosto pelo calor e frio,nao anda na cabeça de toda a gente quando se trata de Meteorologia ;)
     
  11. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Sociometeo...isto das sazonais não é nem adivinhação nem "whiscasting"..é uma questão de analise de padrões como o ENSO..

    Vejamos o MEI para os ultimos 51 anos:
    [​IMG]

    Uploaded with ImageShack.us

    O ultimo ciclo foi entre 2006 e agora 2011...passamos de uma situação neutra para um forte el niño, depois reverteu para la niña em 09/10 e agora caminhamos para uma fase mais neutra.

    Anos analogos...por exemplo referentes ao ENSO, são todos aqueles que, como 2011, tiveram um background do comportamento do ENSO similar..

    Anos em que estavamos em fase la niña após nos dois anos anteriores se ter passado de um niño para uma niña.

    O ENSO como grande impactador no comportamento da atmosfera, é como tal um dos grandes padrões a ter em conta para o comportamento da atmosfera...e anos com comportmentos do ENSO similares teem geralmente comportamentos da atmosfera similares.

    Há muitos mais indices...e os anos com mais indices compativeis serão anos analogos a um determidado ano que compartilha com esses anos indices iguais.

    Um exemplo rapido..se olharmos para o ciclo de 87-89, vemos que havia um el niño forte, que reverteu para la niña e que em 89 começou a entrar em neutro...um padrão similar a 2011, portanto, 89 é analogo de 2011 em termos do ENSO.

    Agora..há diferenças...apesar da amplitude do ciclo ser similar, o ciclo de 87-89 teve uma fase positiva ( niño) muito mais forte...isso trará consequencias algo diferentes daquelas que se esperam para este ano.
    Apesar de tudo o ano de 89 compartilha bastantes pontos em comum com 2011, noutros ciclos, como o PDO, a AMO e as oscilações articas..portanto até é um bom analogo...



    Meteo..eu tambem curto outras areas da meteo..principalmente eventos de grande calor ou frio, temporais atlanticos..trovoadas..hehe
    Mas achon que a parte de previsão...especialmente as sazonais, teem um grande interesse..analisar os pormenores...raciocionar acerca de como a atmosfera se vai adaptar a situações novas..é giro :)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,515
    Local:
    Olhão (24 m)
    Tenho muitas reservas ao próximo Verão, acredito num Verão mais fresco do que o ano passado, não é muito normal tantos dias de corrente de leste como temos tido em Abril e Maio. A previsão que eu faço é que seja um Verão com temperaturas superiores ao normal com uma anomalia de +0.5ºC a +1.0ºC, mais do que isso tenho muitas dúvidas.

    A previsão do ECMWF para o Verão é bastante animadora quer a trimestral quer a mensal. Na mensal, o mês mais quente será Julho com anomalia de +1.0ºC, enquanto Junho e Julho são meses com anomalia entre 0ºC e 0.5ºC em relação à normal, por isso, será um Verão normal a quente, mas não escaldante como foi o ano passado.

    Os mapas mensais não os tenho, mas na universidade consigo ter acesso a eles, mas é impossível copiar que estão protegidos com um código de segurança que não permite copiar as imagens.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    vem ai muita agua ou seja muita percipitação para esta semana para a região da Grande Lisboa, teremos concerteza um mês de Maio humido bem como um final do Mês com temperaturas mais frescas e baixas,espero que o mês de Junho traga supresas e poucos episodios de calor.
     
  14. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,936
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Precipitação em forma de aguaceiros e trovoadas. Todos sabemos a sua imprevisibilidade e selecção que se pode traduzir num nada/ num tudo ao lado. Mas também estou confiante que teremos sorte.
    Quando a temperaturas, continuo muito céptico.
    Há uma semana também se previam 2-3 dias de calor e no entanto estamos de novo em onda de calor.
    Em Lisboa, a primeira quinzena do mês de Maio acabou com uma anomalia de +3,6ºC na temperatura máxima e +2,7ºC na temperatura mínima.
    Dado que pelo menos até dia 23 a temperatura dever-se-à manter acima do normal, dificilmente Maio será um mês fresco, ou mesmo normal.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Junho/Julho/Agosto


    ECMWF (Sys3)

    [​IMG]

    [​IMG]




    EUROSIP (Multi-modelo)

    [​IMG]

    [​IMG]






    Verões 1980-2010

    [​IMG]
     

Partilhar esta Página