Previsão sazonal Primavera/Verão 2011

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Se assim for, vai ser um Verão digno de se ver... Ou melhor, de não se ver, nem cá pôs os pés... :shocking: Tudo o que é demais enjoa, e este padrão já mudava...

A malta do UK então nem se fala... Puro "Inverno"... :confused:
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Muito provável que mude, que adie, ou que retire força, mas só para "chatear" a nossa fé em previsões sazonais, uma vez que antes ameaçava calor (se me lembro de ver as saídas sazonais do ECMWF anteriores) e agora aparecem estas frescas que o David colocou..

Não é que os dois principais modelos se lembram de entrar em sintonia com um cenário tórrido já a partir do f-d-s, para Julho terminar a escaldar, e Agosto entrar com "ganas" de ser para durar e doer.







E agora... Em que ficamos???? :D:rolleyes:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Não é que os dois principais modelos se lembram de entrar em sintonia com um cenário tórrido já a partir do f-d-s, para Julho terminar a escaldar, e Agosto entrar com "ganas" de ser para durar e doer.





E agora... Em que ficamos???? :D:rolleyes:

Só um pequeno acrescento rozzo. EM relação ao GFS (0z) a saída operacional é um outlier quente com as restantes linhas do ensemble abaixo no médio/longo prazo (Peço desculpa por não colocar a figura mas tou com problemas no upload de imagens)... Obviamente que haverá ajustes mas nunca é um bom indicador tal acontecer.
Uma vez que o ECM apresenta uma tendência sólida de aquecimento no fim do mês é provável contudo que as próximas saídas sejam já mais consistentes num possível final de Julho / início de Agosto mais quente.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Só um pequeno acrescento rozzo. EM relação ao GFS (0z) a saída operacional é um outlier quente com as restantes linhas do ensemble abaixo no médio/longo prazo (Peço desculpa por não colocar a figura mas tou com problemas no upload de imagens)... Obviamente que haverá ajustes mas nunca é um bom indicador tal acontecer.
Uma vez que o ECM apresenta uma tendência sólida de aquecimento no fim do mês é provável contudo que as próximas saídas sejam já mais consistentes num possível final de Julho / início de Agosto mais quente.

Olha vitamos, não tinha visto isso, e ainda bem que o referes, é bastante importante! Obrigado. :)

Mas ainda não tinha visto cartas do ECMWF no meteociel com vermelhos/acastanhados no geopotencial tão carregados desde o Atlântico até França este ano, a fazer-me lembrar as cartas do ano passado antes de eventos tórridos (que não foram poucos).

Let's wait and see.. ;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Esta saida das 12z do GFS começou a erodir muito a crista na Russia a partir das 170h.
Está a favorecer uma circulação menos bloqueada, com o cinturão subtropical a fortalecer e o AA a tornar-se mais resiliente....daqui a umas saidas suponho que o ensemble começe a "puxar" para cima.

Caso tal se confirme, aliando a esta tendencia o facto de haver muita energia tropical no Atlantico W, poderemos ter uma reviravolta para algo mais similar ao padrão de que eu estava á espera, e que significa temperaturas altas..

É-me muito dificil compreender a razão que levou á repetição daquele bloqueio na russia, assim como a sucessão de cavados profundos que teem varrido a Europa ocidental...situação bastante estranha a meu ver...

Depois de um Julho que saiu completamente ao lado da minha previsão sazonal...será que as coisasa melhoram em ago/set? como irá o padrão reagir a este percalço? que implicações terá nos proximos meses?

A ver vamos:thumbsup: