Previsão sazonal Primavera/Verão 2011

• Thread starter Thread starter stormy
  • Data de início Data de início
Se assim for, vai ser um Verão digno de se ver... Ou melhor, de não se ver, nem cá pôs os pés... :shocking: Tudo o que é demais enjoa, e este padrão já mudava...

A malta do UK então nem se fala... Puro "Inverno"... :confused:

Muito provável que mude, que adie, ou que retire força, mas só para "chatear" a nossa fé em previsões sazonais, uma vez que antes ameaçava calor (se me lembro de ver as saídas sazonais do ECMWF anteriores) e agora aparecem estas frescas que o David colocou..

Não é que os dois principais modelos se lembram de entrar em sintonia com um cenário tórrido já a partir do f-d-s, para Julho terminar a escaldar, e Agosto entrar com "ganas" de ser para durar e doer.

E agora... Em que ficamos???? :D:rolleyes:

Não é que os dois principais modelos se lembram de entrar em sintonia com um cenário tórrido já a partir do f-d-s, para Julho terminar a escaldar, e Agosto entrar com "ganas" de ser para durar e doer.

E agora... Em que ficamos???? :D:rolleyes:

Só um pequeno acrescento rozzo. EM relação ao GFS (0z) a saída operacional é um outlier quente com as restantes linhas do ensemble abaixo no médio/longo prazo (Peço desculpa por não colocar a figura mas tou com problemas no upload de imagens)... Obviamente que haverá ajustes mas nunca é um bom indicador tal acontecer.
Uma vez que o ECM apresenta uma tendência sólida de aquecimento no fim do mês é provável contudo que as próximas saídas sejam já mais consistentes num possível final de Julho / início de Agosto mais quente.

Só um pequeno acrescento rozzo. EM relação ao GFS (0z) a saída operacional é um outlier quente com as restantes linhas do ensemble abaixo no médio/longo prazo (Peço desculpa por não colocar a figura mas tou com problemas no upload de imagens)... Obviamente que haverá ajustes mas nunca é um bom indicador tal acontecer.
Uma vez que o ECM apresenta uma tendência sólida de aquecimento no fim do mês é provável contudo que as próximas saídas sejam já mais consistentes num possível final de Julho / início de Agosto mais quente.

Olha vitamos, não tinha visto isso, e ainda bem que o referes, é bastante importante! Obrigado. :)

Mas ainda não tinha visto cartas do ECMWF no meteociel com vermelhos/acastanhados no geopotencial tão carregados desde o Atlântico até França este ano, a fazer-me lembrar as cartas do ano passado antes de eventos tórridos (que não foram poucos).

Let's wait and see.. ;)

Esta saida das 12z do GFS começou a erodir muito a crista na Russia a partir das 170h.
Está a favorecer uma circulação menos bloqueada, com o cinturão subtropical a fortalecer e o AA a tornar-se mais resiliente....daqui a umas saidas suponho que o ensemble começe a "puxar" para cima.

Caso tal se confirme, aliando a esta tendencia o facto de haver muita energia tropical no Atlantico W, poderemos ter uma reviravolta para algo mais similar ao padrão de que eu estava á espera, e que significa temperaturas altas..

É-me muito dificil compreender a razão que levou á repetição daquele bloqueio na russia, assim como a sucessão de cavados profundos que teem varrido a Europa ocidental...situação bastante estranha a meu ver...

Depois de um Julho que saiu completamente ao lado da minha previsão sazonal...será que as coisasa melhoram em ago/set? como irá o padrão reagir a este percalço? que implicações terá nos proximos meses?

A ver vamos:thumbsup: