Previsão Sazonal - Primavera/Verão 2013



irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Aqui na Islândia está um grande bloqueio.

Todo o inverno houve pressões bastante baixas (bem mais do que o normal, com pressões a chegar aos 940mb várias vezes), uma NAO positiva forte. Além disso, a anomalia térmica era bastante elevada e muito mais precipitação (sob a forma de chuva) do que normal.

Agora estámos com uma situação mais NAO negativa. Portanto, a manter-se, creio que isto criará situações potenciais para secas e vagas de calor extremo para o verão (em Portugal e Europa ocidental).

A questão é para onde a jet stream irá. Será que estará bloqueada totalmente? Será que passará mais vezes a norte? Ou será que mais vezes sob Portugal?
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Isto que vou dizer não se baseia em nenhum modelo mas tenho um feeling que esta primavera vai ter precipitação acima do normal\muito acima do normal no Litoral Norte e normal \acima do normal no resto do pais a
exceptuando o algarve que penso que poderá ter precipitação abaixo do normal... A temperaturas devem ser normais
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
A actualização do ECM a nível sazonal, parece-me que vamos ter uma Primavera dentro da média quer na temperatura quer na precipitação. Para o Verão, parece-me uma tendência clara para a nortada, visto que a maior anomalia na temperatura é no Sotavento Algarvio, ao nível da precipitação vai ser seco no Norte e Centro e dentro da média no Sul, já em Setembro parece que vai haver uma cut-off já que a precipitação é acima da média. :D

http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A actualização do ECM a nível sazonal, parece-me que vamos ter uma Primavera dentro da média quer na temperatura quer na precipitação. Para o Verão, parece-me uma tendência clara para a nortada, visto que a maior anomalia na temperatura é no Sotavento Algarvio, ao nível da precipitação vai ser seco no Norte e Centro e dentro da média no Sul, já em Setembro parece que vai haver uma cut-off já que a precipitação é acima da média. :D

http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali

Sabes o que eu vejo nesse modelo ..... Vejo 2003, lembras-te?
E eu pessoalmente acredito em ciclos de 10 anos, em termos de periodos de retorno de dinâmica atmosférica ...
Eu pessoalmente acho que o Verão será escaldante em especial no interior centro e sul !
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
Para o Verão ... tendência clara para a nortada...

Já não é o primeiro a falar em nortada para o Verão. Como passo os Verões na Ericeira imaginam certamente como aquele vento teimoso de norte pode estragar férias. É claro que não espero um Verão como o do ano passado pois foi caso bastante raro mas daí a não poder abrir as portas para as varandas ...
Bom, aquela nortada a soprar sem parar não apetece. Certo é que nos últimos anos quando se tem falado de Verões quentes ali pela Ericeira chove e está céu encoberto.:unsure: O padrão da normalidade não se aplica àquele microclima ericeirence ou então é mesmo aquele assunto da teoria do caos e ... podem haver vários resultados. Continuem com as previsões por favor. Estarei atenta. :)
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Pois eu, desde que sou pessoa, nunca vi um ano sem Nortada!
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
...já estão a falar do Verão ... é foturulogia

Futurologia? Na minha modesta opinião emitir um parecer sob forma de previsão baseado em documentação cientifica como esses mapas, cartas sinopticas entre outros dados recolhidos, não é futurologia. Estamos em Abril. Acho que é altura de previsões.
Quanto à Nortada, refiro-me a um vento na Ericeira com intensidade e duração por forma a não te deixar abrir chapéu de sol na varanda nem sequer abrir as portas durante semanas e semanas. Esta é a Nortada que ali sopra em certos anos. Não é que eu queira torrar - aí passava as férias em Marrocos (ou no Algarve). Aquele vento que só os windsurfers apreciam deixa-me nervosa a ponto de dar vontade de tomar um calmante. Espero que não seja esta a (intensa) nortada que se prevê aqui :unsure:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
De momento, quase todos os modelos sazonais minimamente credíveis apontam para um final de primavera/ início de verão frescos na Península Ibérica e sem sinal ao nível da precipitação.

ECMWF:

ZITiF7l.jpg


UKMO:

fyQNGPN.jpg


MeteoFrance:

7qCvpNn.jpg


CPC:

1WGnfL2.jpg


JMA:

FwWBMp9.jpg


Teste de consistência, um ensemble de variadíssimos modelos sazonais:

uiAPxJ0.jpg


Nota-se, pela anomalia do Z500 e da pressão atmosférica, que a tendência é para a presença do anticiclone dos Açores um pouco a norte da sua posição natural, colocando-se um pouco a sul da Islândia. Assim sendo, e em consonância com a previsão de temperatura abaixo da normal, o fluxo dominante em Portugal continental deverá ser de norte, situando-se um cavado na Europa Ocidental, com uma dorsal na Europa Central e de Leste.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Se as altas do Açores ficam ancoradas mais a norte não sei se funcionará o habitual regime de nortada no mês de julho que tanto afecta os dias de praia.