Previsão Sazonal - Primavera/Verão 2013

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por algarvio1980 17 Fev 2013 às 13:47.

1. blade

blade
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Ago 2012
    Local:
    grande lisboa (Best city in the world)
    2003 não foi muito quente x) nem senti

Este ano está a ficar parecido com 2010

O que sei é que antes de abril não vai mudar

2. irpsit

irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Inverness, Escocia
    Aqui na Islândia está um grande bloqueio.

Todo o inverno houve pressões bastante baixas (bem mais do que o normal, com pressões a chegar aos 940mb várias vezes), uma NAO positiva forte. Além disso, a anomalia térmica era bastante elevada e muito mais precipitação (sob a forma de chuva) do que normal.

Agora estámos com uma situação mais NAO negativa. Portanto, a manter-se, creio que isto criará situações potenciais para secas e vagas de calor extremo para o verão (em Portugal e Europa ocidental).

A questão é para onde a jet stream irá. Será que estará bloqueada totalmente? Será que passará mais vezes a norte? Ou será que mais vezes sob Portugal?

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Luso Meteo

Luso Meteo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    22 Set 2012
    Local:
    Felgueiras, Porto (500 mts)
    Isto que vou dizer não se baseia em nenhum modelo mas tenho um feeling que esta primavera vai ter precipitação acima do normal\muito acima do normal no Litoral Norte e normal \acima do normal no resto do pais a
    exceptuando o algarve que penso que poderá ter precipitação abaixo do normal... A temperaturas devem ser normais

4. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    A actualização do ECM a nível sazonal, parece-me que vamos ter uma Primavera dentro da média quer na temperatura quer na precipitação. Para o Verão, parece-me uma tendência clara para a nortada, visto que a maior anomalia na temperatura é no Sotavento Algarvio, ao nível da precipitação vai ser seco no Norte e Centro e dentro da média no Sul, já em Setembro parece que vai haver uma cut-off já que a precipitação é acima da média. :D

http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali

5. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Sabes o que eu vejo nesse modelo ..... Vejo 2003, lembras-te?
    E eu pessoalmente acredito em ciclos de 10 anos, em termos de periodos de retorno de dinâmica atmosférica ...
    Eu pessoalmente acho que o Verão será escaldante em especial no interior centro e sul !

6. Maria Papoila

Maria Papoila
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Set 2011
    Local:
    Ericeira + Lisboa (Marquês de Pombal)
    Já não é o primeiro a falar em nortada para o Verão. Como passo os Verões na Ericeira imaginam certamente como aquele vento teimoso de norte pode estragar férias. É claro que não espero um Verão como o do ano passado pois foi caso bastante raro mas daí a não poder abrir as portas para as varandas ...
    Bom, aquela nortada a soprar sem parar não apetece. Certo é que nos últimos anos quando se tem falado de Verões quentes ali pela Ericeira chove e está céu encoberto.:unsure: O padrão da normalidade não se aplica àquele microclima ericeirence ou então é mesmo aquele assunto da teoria do caos e ... podem haver vários resultados. Continuem com as previsões por favor. Estarei atenta. :)

7. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    Verão já estão a falar do Verão mais de quinze dias e é foturulogia prever o para meses. Já agora nortadas são certas como certas como a noite e o dia

8. GabKoost

GabKoost
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    19 Jan 2009
    Local:
    Longos, Caldas das Taipas (Entre Brg e Gmr) Altit
    Pois eu, desde que sou pessoa, nunca vi um ano sem Nortada!

9. Maria Papoila

Maria Papoila
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Set 2011
    Local:
    Ericeira + Lisboa (Marquês de Pombal)
    Futurologia? Na minha modesta opinião emitir um parecer sob forma de previsão baseado em documentação cientifica como esses mapas, cartas sinopticas entre outros dados recolhidos, não é futurologia. Estamos em Abril. Acho que é altura de previsões.
    Quanto à Nortada, refiro-me a um vento na Ericeira com intensidade e duração por forma a não te deixar abrir chapéu de sol na varanda nem sequer abrir as portas durante semanas e semanas. Esta é a Nortada que ali sopra em certos anos. Não é que eu queira torrar - aí passava as férias em Marrocos (ou no Algarve). Aquele vento que só os windsurfers apreciam deixa-me nervosa a ponto de dar vontade de tomar um calmante. Espero que não seja esta a (intensa) nortada que se prevê aqui :unsure:

10. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    De momento, quase todos os modelos sazonais minimamente credíveis apontam para um final de primavera/ início de verão frescos na Península Ibérica e sem sinal ao nível da precipitação.

ECMWF:

UKMO:

MeteoFrance:

CPC:

JMA:

Teste de consistência, um ensemble de variadíssimos modelos sazonais:

Nota-se, pela anomalia do Z500 e da pressão atmosférica, que a tendência é para a presença do anticiclone dos Açores um pouco a norte da sua posição natural, colocando-se um pouco a sul da Islândia. Assim sendo, e em consonância com a previsão de temperatura abaixo da normal, o fluxo dominante em Portugal continental deverá ser de norte, situando-se um cavado na Europa Ocidental, com uma dorsal na Europa Central e de Leste.

11. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Se as altas do Açores ficam ancoradas mais a norte não sei se funcionará o habitual regime de nortada no mês de julho que tanto afecta os dias de praia.

12. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    2003 faz 10 anos, nortada a norte e mais fresco e bem quente aqui mais a sul !

13. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Actualização do ECMWF, continua a apontar para verão pouco quente no litoral:

14. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Ou seja,forte nortada?

15. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa
    lol David, se no litoral o Verão já costuma ser fresco, com anomalias de -1ºC seria mesmo frio...

Partilhar esta Página