Previsão Sazonal - Primavera/Verão 2013

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por algarvio1980 17 Fev 2013 às 13:47.

1. Cluster

Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Set 2012
    Local:
    Lisboa
    É possível que o o dia mais quente tenha tido uma uma média de temperatura igual aos outros, mas na média de todos os dias está bastante mais baixa, pelo menos aqui em Lisboa:p. Segundo os dados da estação oficial no wunderground a média (arredondada) deste mês situa-se nos 12. Segundo o IPMA as normas de 81-2010 Lisboa tem uma média de 14,9, logo estamos a cerca de 3 graus abaixo da normal (para já) ou eu estou a ler mal os dados:)

2. Sunrise

Sunrise
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    10 Mar 2013
    Local:
    Rio Tinto
    Sempre tenho alguma razão ao dizer que este tempo anda-se a "esticar" demasiado.Muitos dizem que está a ser um Março "normal".Talvez seja um Março normal ao compararmos o mesmo mês no tempo dos Afonsinhos,agora em relação aos anos mais recentes está a sair fora.

3. blade

blade
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Ago 2012
    Local:
    grande lisboa (Best city in the world)
    thx cluster (=

Já agora podias ver o março de 1997 no wunderground e dizer se é verdadeiro ou não?

Parece bom de mais ter todos os dias a passar dos 19

4. james

james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2011
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    Este ano , aqui pelo Litoral Norte estamos a ter um mês de março dentro da normalidade , depois de um março de 2012 completamente atípico , com temperaturas superiores a 30 graus , o calor deve vir no tempo dele .

Na minha modesta opinião , abril não vai ser muito diferente .

P . S . : Existe gente que quando vê 2 ou 3 anos atípicos ou num mês a temperatura sobe bastante 2 ou 3 dias já acha que isso é o normal . O que interessa são os registos .

Enfim , se as pessoas lessem alguma coisa de jeito talvez falassem de outra forma e dissessem menos asneiras .

E já agora , no tempo dos " Afonsinhos " , se foi no tempo daquele grupo dos anos 80 , os " afonsinhos do condado " , sim , realmente nessa altura , março foi mais frio do que tem sido nestes últimos 2 ou 3 anos .

5. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre (400m) / Lisboa (60m)
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. overcast

overcast
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    1 Abr 2012
    Local:
    Monte Estoril
    Bom, voltando ao tema deste tópico (já que é previsão e não o histórico; minha culpa também :p) que esperar do início de Abril estendendo-se aos restantes meses da Primavera?

Ao que parece uma Primavera com a precipitação dentro do normal mas quanto a temperaturas?

#36 overcast, 18 Mar 2013 às 16:40
    Última edição: 18 Mar 2013 às 16:46
  7. Cluster

Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Set 2012
    Local:
    Lisboa
    De nada, quanto ao pedido já foi aqui posto pelo SpideVV:)

8. Nickname

Nickname
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Fev 2012
    Local:
    Rio de Loba, Viseu (520m)
    De 1 a 18 de Março a média em Viseu foi de 7.6ºC, sabendo que a média para Março é de 10.3ºC, e que a primeira metade do mês é mais fria que a segunda, não me parece que vá ser um mês tão anormal quanto isso em termos de temperatura.
    Já em termos de precipitação não se pode dizer o mesmo, já vamos com mais de 200% de anomalia.
    A média para este mês não chega aos 80mm e já cairam mais de 160mm.

9. blade

blade
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Ago 2012
    Local:
    james mais de 30 graus em março no litoral norte no ano passado?

cluster- isso eu conseguia aceder mas eu estava a perguntar se os dados eram verdadeiros ou tinham erros e ninguém respondeu a isso.

o que se pode esperar para os próximos tempos?
    Mais chuva estamos rodeados de nuvens x)

10. Cluster

Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Set 2012
    Local:
    Lisboa
  11. blade

blade
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Ago 2012
    Local:
    Dia mais quente 1 de janeiro a 19 de março em Lisboa

Ano 1997 - *28ºc*
    Ano 1998 - *27ºC*
    Ano 1999 - *26ºC*
    Ano 2000 - *20ºC* (faltam dados de março por isso foram pelo menos 20ºc)
    Ano 2001 - *21ºC*
    Ano 2002 - *21ºC*
    Ano 2003 - *24ºC*
    Ano 2004 - *22ºC* (faltam dados de janeiro)
    Ano 2005 - *27ºC*
    Ano 2006 - *23ºC*
    Ano 2007 - *23ºC*
    Ano 2008 - *22ºC*
    Ano 2009 - *27ºC*
    Ano 2010 - *20ºC*
    Ano 2011 - *22ºC*
    Ano 2012 - *25ºC*
    Ano 2013 - *18ºc*

12. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa
    Boas:)

Segundo os modelos sazonais, e tendencias estatisticas para as teleconexões, continuaremos nos proximos meses com um PDO-, AMO+ e ENSO neutro.

A diferença face ao ano passado está essencialmente na situação de seca agravada no sul e sudoeste dos EUA, e uma anomalia térmica muito vincada no Atlantico norte, sendo que ambas tendem a gerar comportamentos de bloqueio na atmosfera ( o ar anormalmente quente gera geopotenciais altos, desviando as depressões subpolares á sua volta).

No polo, o gelo anda abaixo da média tanto na espessura como extensão, o que resultará em principio num degelo grande durante a estação, incentivando uma circulação desorganizada com bloqueios nas latitudes altas e médias, contribuindo para um aumento da incerteza nesta previsão.

No Atlantico equatorial, o padrão de distribuição das anomalias da SST sugere uma intensificação dos ventos aliseos no golfo da Guiné, com intensificação da ICTZ e mais á frente da monção do Sahel.
    Por outro lado, a posição de uma bolsa de agua fria na Bermuda-Florida tenderá a enfraquecer o aliseo nessa região, e facilitará a penetração de perturbações da frente polar no leste dos EUA ( anomalia negativa do geopotencial).

Sendo assim, a minha ideia para a Primavera-Verão ( Abril-Setembro), de modo geral, será esta:

Azul claro- + precip. tropical
    Vermelho- - precip tropical

Linhas azul escuro- Areas de actividade depressionária não tropical

Resumindo...parece que teremos aqui entre a PI e a Islandia uma situação de bloqueio, com o AA/dorsal Africana forte a S e SE, e uma anomalia Anticiclónica no Atlantico norte, sendo que com o inicio da época dos furacões é provavel que esta tendencia se acentue.

Quanto ao tipo de bloqueio...bom, a tendencia é que seja um bloqueio misto, com fases em que teremos depressões/cut off´s a passar entre a PI e o UK, e outras em que a dorsal Africana se vai pegar com o Anticiclone na Islandia gerando um forte campo Anticiclónico na Europa W.

Na Europa central e de leste, tenderão a ocorrer perturbações de W e NW, com temperaturas mais frescas e precipitação abundante e regular.

Para cá, Portugal continental, é provavel que o periodo tenha anomalias térmicas positivas, e precipitações dentro ou acima da média, em especial no norte e interior norte/centro.

Para a RAM, é provavel uma situação de temperaturas acima da média e precipitação abaixo da média.

Para a RAA, parece possivel uma situação de temperatura acima da média e precipitação acima ou muito acima da média.

#42 stormy, 19 Mar 2013 às 11:23
    Última edição: 28 Mai 2013 às 13:52
  13. Sunrise

Sunrise
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    10 Mar 2013
    Local:
    Rio Tinto
    Qual a probabilidade de isto ("dorsal Africana se vai pegar com o Anticiclone na Islandia gerando um forte campo Anticiclónico na Europa W") acontecer stormy?e que consequências possivelmente?

14. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Stormy, tem atenção que no sul basta uma cut-off no mês de Abril ou Maio e a precipitação fica logo na média ou mesmo acima da média, eu até fiz a minha previsão para a Primavera, que está no meu blogue.

Março 2013: Mês com temperaturas normais ou ligeiramente inferiores à média e precipitação acima da média.

Temperaturas: anomalia entre -0.7ºC a -0.1ºC

Precipitação: 80 mm e os 130 mm

Abril 2013: Mês com temperaturas normais e precipitação acima da média.

Temperaturas: anomalia entre os -0.2ºC e os +0.3ºC

Precipitação: 40 mm e os 70 mm

Maio 2013: Mês com temperaturas acima do normal e precipitação na média ou acima da média.

Temperaturas: anomalia entre +0.2ºC e os +0.6ºC

Precipitação: 15 mm e os 25 mm

Mas eu a fazer previsões sazonais é mais as vezes que erro do que aquelas que acerto. :D:lol:

15. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Neste momento em Faro estamos com cerca de 100 mm acumulados, mais do que somando Dez/Jan/Fev ...
    Quanto ao que toca a Abril, Maio e Junho, eu sinceramente acredito que lá mais para Maio vamos entrar numa situação de NAO +, sendo que a 2ª metade de Abril em especial lá mais para a ultima semana, e depois o mês de Maio acredito que seja bastante quente para a época, em especial no interior sul e sotavento algarvio.
    Em relação ao Verão já há alguns anos que não é muito quente, a atendendo a que tivemos um Inverno normal, e uma Primavera que começa mais fresca que o normal penso eu, então presumindo que a NAO volte a ficar positiva acredito numa vasto campo anticiclónico cobrindo toda esta região da PI ..
    Assim sendo acredito num Verão quente e prolongado até meados de Outubro, bem como uma Primavera quente na 2ª metade e algo instavel, em especial na 1ª metade.

Recordo que faz 10 anos que tivemos um Verão escaldante e eu pessoalmente acredito em periodos de retornos mais ou menos certos !
    Se não for este ano será no próximo certamente !

Partilhar esta Página