Previsão Sazonal - Primavera/Verão 2013

O mapa tem ali um pontinho acima da média a sul de Faro/Olhão, se houver nortada como indica a previsão, aqui prevê-se um Verão quentinho tal como o Verão do ano passado. :D

Curioso, é a anomalia positiva da precipitação na Madeira, será que essa anomalia positiva tem haver com sistemas tropicais? :unsure:

O multimodelo EUROSIP para o Verão.

hgbk8Kp.gif

KRC6MsT.gif

Com base nas anomalias da temp. tentei esboçar a sinóptica...

iflnEeg.png

Penso que seja +- adequado, salienta-se o bloqueio no Atlantico N.

Também a ideia de cavado na Europa parece razoavelmente consistente.

De momento penso que a única complicação tem a ver com a posição exata do cavado na Europa...tendo ideia que as condições parecem favoráveis a muita actividade tropical, essencialmente na MDR ( algo também vincado pelas entidades oficiais), pode ocorrer que a alta subtropical afaste o cavado Europeu mais para leste.

Se o cavado vai para leste, há hipóteses de que o Verão possa ser bem quente, se o cavado se mantem onde está, poderemos ter um Verão mais fresco.

Com base nas anomalias da temp. tentei esboçar a sinóptica...

iflnEeg.png

Penso que seja +- adequado, salienta-se o bloqueio no Atlantico N.

Também a ideia de cavado na Europa parece razoavelmente consistente.

De momento penso que a única complicação tem a ver com a posição exata do cavado na Europa...tendo ideia que as condições parecem favoráveis a muita actividade tropical, essencialmente na MDR ( algo também vincado pelas entidades oficiais), pode ocorrer que a alta subtropical afaste o cavado Europeu mais para leste.

Se o cavado vai para leste, há hipóteses de que o Verão possa ser bem quente, se o cavado se mantem onde está, poderemos ter um Verão mais fresco.

Neste momento a probabilidade de termos um Verão fresco é maior do que termos um Verão quente,mas será possível o cavado da Europa se afastar para leste?Qual a probabilidade de isto acontecer e mudar completamente as previsões actuais?Eu sei que é um pouco redutor falar em probabilidade mas pode ser um indicativo.

Há possibilidade, sim, Sunrise.

E há que ter em conta que as previsões Sazonais teem uma boa dose de incerteza...

Digo-te um exemplo, desde há uns anos que na costa oeste dos EUA tínhamos uma predominância de anomalias negativas da temperatura da agua do mar, uma situação que está associada a certos tipos de comportamento da Atmosfera, designada por PDO-.

Desde há cerca de 4 semanas houve uma alteração drástica, as aguas aqueceram devido a um grande anticiclone que permitiu a entrada de mais radiação e ventos fracos que rapidamente alteraram tudo, revertendo o PDO para uma fase positiva.

Estas mudanças são normais, mas repara, se isto se mantiver assim, os modelos que foram iniciados com dados referentes ao PDO- estarão todos potencialmente errados...se o PDO se mantiver positivo e não regressar á fase negativa que tem predominado nos últimos anos ( creio que 2-4 anos) poderão haver desde logo algumas alterações face aos últimos verões numa escala pelo menos ao nível do hemisfério norte.

Isto é um exemplo entre tantos, de que é muito complicado fazer previsões..por vezes há mudanças rápidas que simplesmente não entram na equação ou não foram tidas em consideração.

Para ser sincero o que me ocorre neste momento pela cabeça é que a atmosfera acaba por mais tarde ou mais cedo encontrar um mecanismo de compensação,ou seja,por exemplo em 2011 tivemos um verão anormal que se estendeu ate Outubro,talvez este ano seja o ano de "equilibrar" se é que me faço entender.Posso até estar a dizer alguma barbaridade mas acredito que aconteça de uma forma não tão simples.
Ja agora esclarece.me uma dúvida sff,nas previsões a longo prazo que o IPMA faz por trimestres e que neste momento apresenta previsões ate Setembro,qual o grau de fiabilidade?

Para ser sincero o que me ocorre neste momento pela cabeça é que a atmosfera acaba por mais tarde ou mais cedo encontrar um mecanismo de compensação,ou seja,por exemplo em 2011 tivemos um verão anormal que se estendeu ate Outubro,talvez este ano seja o ano de "equilibrar" se é que me faço entender.Posso até estar a dizer alguma barbaridade mas acredito que aconteça de uma forma não tão simples.
Ja agora esclarece.me uma dúvida sff,nas previsões a longo prazo que o IPMA faz por trimestres e que neste momento apresenta previsões ate Setembro,qual o grau de fiabilidade?

O IPMA baseia-se no ECMWF e talvez tambem no EUROSIP ( do qual o WCMWF é membro), portanto, o grau de fiabilidade é parecido com o da carta acima colocada pelo Vince...e não é lá muito alto.

Para teres ideia, qualquer pessoa com noções mais ou menos basicas de dinamica atmosferica, teleconexões...consegue fazer previsões a alguns meses com um grau de fiabilidade até bastante proximo ao dos modelos:p

O IPMA baseia-se no ECMWF e talvez tambem no EUROSIP ( do qual o WCMWF é membro), portanto, o grau de fiabilidade é parecido com o da carta acima colocada pelo Vince...e não é lá muito alto.

Para teres ideia, qualquer pessoa com noções mais ou menos basicas de dinamica atmosferica, teleconexões...consegue fazer previsões a alguns meses com um grau de fiabilidade até bastante proximo ao dos modelos:p

Pois,acredito que sim.Aqui há umas semanas atrás um user daqui,creio se não estou em erro o Aurélio,referiu que achava que o próximo verão poderia ser como o de 2003 em que se atingiram recordes de Tmáx por toda a Europa,achas que ainda existem condições favoráveis a que tal aconteça ou se estivesse para acontecer nesta altura(Maio) já exisitiam indicadores?Desculpa lá ser uma melga,mas gosto de saber e tirar duvidas.

Pois,acredito que sim.Aqui há umas semanas atrás um user daqui,creio se não estou em erro o Aurélio,referiu que achava que o próximo verão poderia ser como o de 2003 em que se atingiram recordes de Tmáx por toda a Europa,achas que ainda existem condições favoráveis a que tal aconteça ou se estivesse para acontecer nesta altura(Maio) já exisitiam indicadores?Desculpa lá ser uma melga,mas gosto de saber e tirar duvidas.

Estamos no limite, segundo os modelos e as varias teleconexões, tudo aponta para que haja um cavado na Europa, com anticiclones fortes que do lado Asiático quer no Atlantico-Africa, e também algum bloqueio no Atlantico norte.

Se o cavdo avançar mais para leste, cai-nos em cima o Anticiclone, embora a situação de bloqueio no Atlantico norte possa significar que volta e meia chegue uma ou outra perturbação (trazendo as chamadas trovoadas de verão)....se por outro lado o cavado estiver mais a oeste, teríamos um ano de nortadas mais fortes e temperaturas menos elevadas.

O site italiano já actualizou e a nortada parece que reinar este Verão. Com uma ligeira anomalia negativa junto ao litoral oeste. Já em termos de precipitação, é o pior cenário que podia mostrar o modelo, precipitação inferior a 50% em relação à média no Outono climatológico (SON), muito mau mesmo 6 meses de completa secura no sul. :shocking::shocking: Um ano hidrológico que foi igual ao ano passado e o próximo já os modelos mostram que vem aí mais uma seca tá bonito tá. :mad::angry::angry: