Previsões curto prazo (até 3 dias) - Maio 2016

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
EO6QmEt.png

Algarve in red :D :rain: :rain:
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
xandrea.jpg

NASA

As imagens de reflectividade do radar do IPMA mostram que a estrutura nebulosa da superfície frontal fria que tem estado a atravessar o território de Portugal Continental pauta-se pela quase ausência de grandes topos de desenvolvimento vertical, justificando-se a ausência de descargas eléctricas atmosféricas. A precipitação está quase toda associada a movimentos convectivos que ocorrem na baixa e média troposfera.

A situação será diferente a partir do início da manhã de Domindo: aproximação do núcleo de baixas pressões ao noroeste da Península Ibérica, entrada de ar mais frio, maior instabilidade atmosférica e então melhores condições para o desenvolvimento de nebulosidade vertical. Assim, será amanhã que ocorrerão melhores condições para a ocorrência de aguaceiros acompanhados por trovoadas, aguaceiros esses que podem ocasionalmente ser bastante fortes.
 
Última edição:

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Definição de Litoral, segundo a Wikipedia:

Litoral é um termo que designa a faixa de terra junto à costa marítima que engloba cerca de 50 km para o interior, dependendo da legislação de cada país. ....
Não sei qual a distância mais pequena do Distritos de Santarém e Évora ao mar, agora fiquei com dúvidas :unsure:

Snifa, este teu post fica-te bem. Eu pouco escrevo mas acho que estas palavras se adequam.

Realmente eu sei que Rio Maior pertence a distrito de Santarém e essa localidade fica a 20 e picos km do mar (em linha reta) ali entre Peniche e Nazaré.
Fui pesquisar. uma extrema do dist de Évora fica a 26 km do Atlântico (eu verifiquei este valor no google earth).

O problema é considerar-se o distrito de Évora e Santarém como um todo.... são distritos onde há diferenças meteo/climáticas brutais.

fim de off-topic e abraço forte a todos,
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,115
Local
Belas
A chuva continua até ao dia 12 de Maio, por mais estranho que parece no dia 13 de Maio (dia de Aparição de N. Senhora de Fátima), vem a bonança e o céu limpo. Já estou a ver que vão ser criadas muitas analogias.

Mais frentes oclusas e linhas de instabilidade devem afetar o território todo, que, só na primeira quinzena de Maio, já deve ultrapassar as normais de precipitação.

E a 240h já se vê mais chuva...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Instável...E que bom para as terras do sul que bem precisavam de água.:thumbsup:

Na imagem de satélite de massas de ar das 21h (20h UTC), já se observa o núcleo frio secundário no qual se vai integrar o núcleo depressionário que nos tem afectado por estes dias.
Como se vê, este núcleo secundário já está a absorver muito ar frio polar oceânico; quando se encontrar com o (agora) pequeno núcleo que resiste a O do NO da península, o sistema depressionário evoluirá para sul e depois E e afectará o sul e centro da península nos próximos 3 a 4 dias, providenciando mais uma boa quantidade de chuva nestas zonas.
Aguardemos para confirmar se assim sucederá - o GFS assim o "VÊ". ;)

swS38cP.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Os modelos estão mais ou menos concordantes, tanto o GFS como o ECM, colocam precipitação que pode ser intensa no Algarve, na madrugada de 3ª feira e de 4ª feira com mais de 10 mm previstos e com uma maior probabilidade para ocorrerem trovoadas, poderá surgir novamente inundações urbanas como aconteceu na noite passada, mais precisamente, em Olhão e Faro, embora tenha ocorrido em menor número um pouco por todo o Algarve.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Não percebo muito os avisos amarelos do IPMA para todo o país até às 21h de hoje (dia 9, segunda) - porque é a só no fim do dia de hoje que a coisa agrava (devido ao núcleo que o Aristocrata referiu acima)... O grosso do segundo round deverá ser na madrugada de terça. Será que eles meteram os avisos só até às 21h para depois o "renovarem"? :unsure:
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,115
Local
Belas
Não percebo muito os avisos amarelos do IPMA para todo o país até às 21h de hoje (dia 9, segunda) - porque é a só no fim do dia de hoje que a coisa agrava (devido ao núcleo que o Aristocrata referiu acima)... O grosso do segundo round deverá ser na madrugada de terça. Será que eles meteram os avisos só até às 21h para depois o "renovarem"? :unsure:
Acho que ao longo do dia devem "renovar"
 
  • Gosto
Reactions: Gerofil

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Não percebo muito os avisos amarelos do IPMA para todo o país até às 21h de hoje (dia 9, segunda) - porque é a só no fim do dia de hoje que a coisa agrava (devido ao núcleo que o Aristocrata referiu acima)... O grosso do segundo round deverá ser na madrugada de terça. Será que eles meteram os avisos só até às 21h para depois o "renovarem"? :unsure:

Temos que contar com forte irradiação terrestre resultante do aquecimento diurno, o que pode potencializar o desenvolvimento de nebulosidade convectiva e a ocorrência de aguaceiros, pontualmente fortes e acompanhados de trovoadas, ao longo do período diurno.

Muito bem os avisos.

EDIT (11h20): A forte radiação solar está a aquecer a superfície terrestre; esta, por sua vez e por efeito de irradiação, aquece a camada inferior da troposfera, gerando rápidos movimentos ascendentes de massas de ar que arrefecem rapidamente em altitude, condensando e levando à formação de nuvens de desenvolvimento vertical. Assim, óptimas condições para a ocorrência de aguaceiros e trovoadas durante o período diurno, especialmente nas regiões do centro e do sul (menor latitude).

Esta situação deverá manter-se pelo menos até Quarta-feira.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Boa Tarde , curiosa esta imagem do Meteo Galiza , alguém quer comentar aqueles dois vortex ?

Dois núcleos depressionários secundários inseridos numa região depressionária. Em termos gráficos é algo como isto:

xZnd0ov.png


Acrescento que no caso, as depressões secundárias surgem e fundem-se ao longo do tempo, formando por vezes uma depressão mais ou menos unificada.
 
Última edição:

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Entretanto, a linha de instabilidade que afectou o centro/sul ao final da manhã e início da tarde dirige-se agora para o norte, em rotação relativamente ao centro depressionário.

Assim, até ao final desta tarde teremos uma melhoria geral do estado do tempo no centro/sul e a continuação da instabilidade agora concentrada nas regiões do norte e centro/norte.
 

AMFC

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2012
Mensagens
592
Local
Queijas/Oeiras


DISCUSSION

.... Portugal, Spain, Morocco ....

The cold pool that has formed west from Portugal creates a favorable environment for DMC events in the Iberian Peninsula and NW part of Morocco. Latest model guidance suggest a combination of strong mid level winds and several impulses within the unstable low level air masses, with a vorticity lobe crossing the countries after 12z. DLS is calculated around 20 m/s or more, overlapping with 1000 J/kg of MLCAPE. DLS values over Morocco exceed the 30 m/s, but CAPE values are meager. Any cluster of storm that will appear in this environment, will be capable of producing large hail, even though GFS produces low LCL heights, ECMWF forecasts lower mixing ratios in the PBL and higher LCLs. Moreover, strong to severe wind gusts cannot be excluded at the storms' outflows.