Previsões e Alertas - Agosto 2007

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Vince 31 Jul 2007 às 23:20.

1. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    A partir das 15h já teremos ou não sinais disso no satélite. Vai ser um dia interessante para aparecermos pelo forum.

2. mirones

mirones
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Nov 2006
    Local:
    Setúbal
  3. Rogério Martins

Rogério Martins
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    25 Jun 2007
    Local:
    Benfica - Lisboa
    Ahh bem me parecia...alias ate fica uns videos aqui no caso de alguem queira ter um exemplo deste fenomeno meteorologico

Vince caso um destes videos nao seja concretamente o fenomeno de que tivemos a falar tas aprovado em corrigir-me:D:D
    Hasta!

Collapse Signature Expandir Assinatura
    #48 Rogério Martins, 3 Ago 2007 às 16:39
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:58
  4. mirones

mirones
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Nov 2006
    Local:
    Setúbal
    Dentro das minhas possibilidades cá estarei :D Não me parece que vá para a praia amanhã :lol::rain::trovao:

5. TigoStreets

TigoStreets
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    6 Jul 2007
    Local:
    Covilhã
    Pois...parece que será uma madrugada agarrado aqui ao fórum...:D

6. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Mais um run que saiu, sem grandes mudanças para sábado, o que é bom, pois falta pouco e estamos habituados a que retirem.

Mas para Domingo está a pôr uma situação muito potente mesmo ... agora já percebo porque é que o IMN espanhol fez uma nota especial ...
    Com esta potência também as teriamos cá à tarde. Pena é o CAPE afastar-se tanto no das 18z...

Domingo 12/18z

[​IMG] [​IMG]

7. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Mais um run, o das 18z. Para Domingo empurrou mais um pouco para Espanha mas para sábado meteu um pouco mais polvora. Um LI de -5 com um CAPE a chegar aos 1300... ui ui

Sábado 18z

Estive a ver os run's do Lightning Wizard que tem sempre um atraso de 12h em relação aos run's do gfs em que se baseia, mas começa a indicar algumas situações mais extremas para sábado e sobretudo no domingo do interior da peninsula até à fronteira portuguesa e um pouco do interior centro/norte.

Vamos ver se o Estofex faz algum mapa para amanhã e domingo, para já ainda não fez, devem fazer amanhã de manhã.

8. Rogério Martins

Rogério Martins
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    25 Jun 2007
    Local:
    Benfica - Lisboa

E verdade...;) e ate meteram mais qualquer coisa pos nossos lados....e afinal elas ao k parecem veem adiantadas!:lol: Tao com a pressa toda :lmao:
    Hasta

Ah outro ponto a fundamentar e que tenho observado e que a partir de Domingo salvo erro mas com maior incidência na segunda iremos ter provavelmente nortada intensa...muito possivelmente podemos vir a ter ventos na media dos 40 a 50km/h e acompanhamento das rajadas:intrigante:
    Veremos no que ira dar...;)

9. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    Vento de Nortada... isso não é nada nada bom para as trovoadas. Ar frio em altitude é excelente para trovoadas o mesmo não se passa quando o ar frio está junto ao solo...

10. Rogério Martins

Rogério Martins
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    25 Jun 2007
    Local:
    Benfica - Lisboa

Pois eu sei disso...mas isso so ira acontecer a partir de domingo que e logo no dia em que a probabilidade de ocorrencia de trovoadas e muito mais para o interior...Amanha e que pelos vistos aqui e que pode vir dar alguma coisa mas so nos resta esperar...;)
    Hasta

11. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    Bem interessante como o responsável pela introdução possível instabilidade e descida das temperaturas é o ex-Chantal ele próprio.

Observem como se dá o "rompimento" do Anticiclone permitindo a entrada de um fluxo de N/NW..

Pressão a nível do Mar - Análise das 18h

Pressão a nível do Mar - 24horas depois

12. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    A ULL (Upper Level Low)/ DANA e respectiva bolsa de ar frio nos niveis altos que amanhã nos chegará de SW e ajudará à festa:

Agora neste momento (00z) ainda completamente invisivel no IR

00z

Mas no Vapor de água a ver-se muito bem toda a evolução da sua formação ao longo do dia de hoje:

06z 12z 18z 00z

13. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Run da meia noite voltou a enfraquecer um pouco para nós sábado e sobretudo para domingo, já não parece tão extremo em Espanha.

O Van Der Velde do Estofex já fez uma análise às 03:45 portanto já foi com o run da meia noite, e dá probalidade de trovoadas em todo o interior mas também parte do litoral sul. Não indica qualquer risco extremo, mas não afasta a possibilidade de algum microburst muito localizado, fenónomo que o Rogério ontem aqui abordou.

Interessante a análise, aborda a Cut off low (DANA) a iniciar as hostitilidades da instabilidade vinda de SW e também o pormenor da depressão térmica a Sul a fornecer algum ar humido subtropical à peninsula.

Mais tarde a cut off low será absorvida pela trough que vem de norte /vaguada como dizem os espanhois a introduzir instabilidade devido ao corredor que o Minho ontem à noite falou, embora no nosso caso acho que é ela que nos roubará as trovoadas de Domingo pois trará para nós demasiado frio para os niveis baixos.

14. Rogério Martins

Rogério Martins
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    25 Jun 2007
    Local:
    Benfica - Lisboa
    Boas
    Vince tambem fui observar o Estofex e reparei no pormenor aqui para a nossa Zona. Poderá ser interessante o panorama:thumbsup: E em relação a esse fenomeno (microburst) é provavel tambem que possa vir ocorrer.
    Vince queria-te pedir um favor...Tens algum conhecimento dum site ( como eu hei-de te explicar) que prevee assim mais pormonorizado em relação a intensidade dos ventos e isso? E que normalmente vejo o wheatheronline mas contem muitas falhas por parte deles salvo erro. Se tivesse esse conhecimento agradecia que me colocasses o site;)
    Hasta

15. mirones

mirones
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Nov 2006
    Local:
    Setúbal
    Vamos aguardar pela saida as 6Z. Eu recordo-me que um antigo forista bem conhecido por estas bandas dizia (há uns meses atrás) que a run das 6z era a melhor para avaliar a curto prazo enquanto as das 0 e 12 Z era optimas para longo prazo. Veremos então sendo interessante este estudo que o Vince trouxe a este espaço. Por aqui por Setúbal vou estar apesar de uma gripe monumental :sad: atento e prometo assim se justifique fotos para complementar depois o seguimento.

Abraço pessoal.

Partilhar esta Página