psm
Nimbostratus
Pois é ...
A tua análise é inteligente mas esbarra na vertente das responsabilidades.
Quando se coloca um "aviso vermelho",esse aviso é feito por pessoas e não por computadores, que perante determinados pressupostos têm que agir e com sentido de responsabilidade.
No fundo ,e em escalas diversas,eu comparo estes avisos às previsões do IM que muitas vezes no Verão indicam a possibilidade da ocorrência de aguaceiros e trovoadas durante a tarde e depois,...nicles...não se passou nada.
Ontem, efectivamente ,,havia a possibilidade da ocorrência de fenómenos extremos a norte.Com a Galiza a registar mínimos de pressão de 975 hPa , isso não implicou ocorrerem com a gravidade que a possibilidade apontava.
Mas, e se tal ocorresse? Sem o respectivo aviso?
Havia condições favoráveis.
A quem se iria imputar as 1ªs responsabilidades?
Estes avisos , têm sempre uma componente humana, julgo eu, e como tal,estará tudo dito.
Ainda assim, entendo a tua mensagem.
Quanto aos diversos olhos de furacões avistados hoje nestas páginas a aproximarem-se do Continente por alguns membros, recomendar-se-á o mínimo do razoável que será a descrição e a cautela:
-Quando não se sabe de todo,não será melhor sermos reservados?
Certeza será a chuva ,que irá continuar em abundância .
Que fartura...
Quem diria há um mês atrás?
A Balduina vai ondulando, ora é de Oeste, Noroeste como já foi, ora é Sudoeste como está agora e já tinha sido.
Mais chuvas, mais ventos até domingo.
Concordo em pleno.
Quanto a olhos de lembrar,e foi bem postado pelo o vince e minho que aquele "fenomono"está num sector quente tal como ainda estamos nesta em que hora estou a escrever.
Neste momento caiu um enorme aguaceiro com uma bela incus,vejo a base da incus,e sol para sul(praia), está já a acontecer á 10 minutos
Sugerir a compra do livro "O TEMPO" com o prefácio de Ian McCaskill famoso meteorologista reformado da BBc e dos professores B.W Atkinson e DrºAlan Gadd neste livro tem uma explicação muito concreta de como funciona certos sistemas frontais,nem sempre são tão prefeitos como foi o caso do primeiro acontecimento.
Tem sido o típico Abril águas mil, e é cada vez mais comum os picos de precipitação e temporais a registarem-se na primavera (e outono), o que nos aproxima das características mais mediterranicas do nosso clima, como acontece com a vizinha Espanha por exemplo.
como era previsivel, começou a pingar por volta das 00, mas a partir das 03 (como o guru previa), deu-lhe com mais força, e continuar a chuviscar até ás 05. Das 05 às 07 caíu o maior pé de água, foi de facto impressionante, infelizmente nao tenho registos mas aguardo pelos valores do algarvio q está aqui a +- 500m, se tanto. O costume aqui, quando chove com intensidade, é acontecer aí durante 5-10m, se tanto. Pois a Balduína (belo nome han
) fez das suas e durante 2h choveu intensamente sem parar com períodos bastante fortes. Como digo, anseio pelos registos. O vento estou certo que houve rajadas frequentes de 100 km/h, e uma delas no pico da chuva fe-la cair praticamente na horizontal numa larga área, o que não é assim muito vulgar. No satélite não se vislumbravam aquelas tipicas meninas convectivas explosivas bem gordas... pelo que desta vez fiquei mesmo surpreso com a quantidade de água que caíu por aqui!
Espero que os entendidos se manifestassem e explicassem a fundo esta garota e dessem os seus testemunhos locais 


