Previsões longo prazo (Outono-Inverno 2015/2016)

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Esta malta está sempre atenta, não deixa escapar nada :D
No anexo do ipma conclui que eles consideram o 1º Trimestre (Dezembro, Janeiro, Fevereiro), o segundo trimestre (Janeiro, Fevereiro, Março) e o terceiro trimestre (Fevereiro, Março, Abril). É uma questão de português, um pouco estranho é verdade, mas que tem uma explicação, pois na verdade são 3 trimestres (3 meses cada um). Mas concordo que o ipma deveria ser um pouco mais explícito no comunicado, pois muitas pessoas podem não ver o anexo e acham (e com razão) que a previsão abrange até Agosto e podem ficar confusas ao ver o comunicado:thumbsup:

Não pode ser, um trimestre é um conjunto de 3 meses, portanto se o 1º trimestre é composto por Dezembro, Janeiro, Fevereiro, o segundo trimestre não pode ter meses do 1º trimestre como fazendo parte do 2º trimestre, neste caso, Janeiro e Fevereiro já estão incluídos no 1º trimestre, assim como o 3º trimestre não pode ter mêses do 2º trimestre nem faz sentido o 3º trimestre ter como meses Fevereiro Março e Abril, então o Fevereiro e Março já não fazem parte do 1º e 2º trimestres? :confused:

Para mim os trimestres do ano são 4:

1º Janeiro, Fevereiro, Março.

2º Abril, Maio, Junho.

3º Julho, Agosto, Setembro.

4ª Outubro, Novembro, Dezembro.
 
Última edição:


qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Não pode ser, um trimestre é um conjunto de 3 meses, portanto se o 1º trimestre é composto por Dezembro, Janeiro, Fevereiro, o segundo trimestre não pode ter meses do 1º trimestre como fazendo parte do 2º trimestre, neste caso, Janeiro e Fevereiro já estão incluídos no 1º trimestre, assim como o 3º trimestre não pode ter mêses do 2º trimestre nem faz sentido o 3º trimestre ter como meses Fevereiro Março e Abril, então o Fevereiro e Março já não fazem parte do 1º e 2º trimestres? :confused:

É verdade, um ano tem 4 trimestres, mas também é verdade que um trimestre é um período de 3 meses. O ipma pode estar a considerar um trimestre como um período de 3 meses, independentemente de esses meses já estarem incluídos noutro trimestre. É tudo uma questão de português, tem a ver com os vários significados que a palavra trimestre pode ter:thumbsup: Eles não estão a considerar 1º trimestre, 2º trimestre, 3º trimestre no contexto anual. Estão a considerar 1 trimestre(1 período de três meses) 2 trimestres( 2 períodos de 3 meses) 3 trimestres/ 3 períodos de três meses. Não sei se fui muito explícito, mas esta é a interpretação que faço. Àparte os trimestres, no anexo podemos confirmar que a previsão de precipitação e temperatura acima do normal vai até Abril. Tal como disse antes, o ipma devia ter sido mais explícito, mas isto depende do que eles consideraram trimestre.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
É verdade, um ano tem 4 trimestres, mas também é verdade que um trimestre é um período de 3 meses. O ipma pode estar a considerar um trimestre como um período de 3 meses, independentemente de esses meses já estarem incluídos noutro trimestre. É tudo uma questão de português, tem a ver com os vários significados que a palavra trimestre pode ter:thumbsup: Eles não estão a considerar 1º trimestre, 2º trimestre, 3º trimestre no contexto anual. Estão a considerar 1 trimestre(1 período de três meses) 2 trimestres( 2 períodos de 3 meses) 3 trimestres/ 3 períodos de três meses. Não sei se fui muito explícito, mas esta é a interpretação que faço. Àparte os trimestres, no anexo podemos confirmar que a previsão de precipitação e temperatura acima do normal vai até Abril. Tal como disse antes, o ipma devia ter sido mais explícito, mas isto depende do que eles consideraram trimestre.

Do ponto de vista que 1 trimestre é um conjunto de 3 meses tudo bem, embora seja estranho dizerem que o trimestre Dezembro Janeiro e Fevereiro vai ser acima da média, e depois mencionar novamente meses que já mencionaram anteriormente que iam ser acima da média, no 2º e 3º trimestres, são critérios muito confusos, portanto, vão ser acima da média duas vezes ?:D
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Li o comunicado agora e também achei estranhíssimo. Mais ou menos cabível seria dizer que os meses em questão estão compreendidos em, mas não abrangem, 3 trimestres:

Outubro, novembro e dezembro
Janeiro
, fevereiro e março
Abril
, maio e junho.

Mas nem isso é...
 

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Do ponto de vista que 1 trimestre é um conjunto de 3 meses tudo bem, embora seja estranho dizerem que o trimestre Dezembro Janeiro e Fevereiro vai ser acima da média, e depois mencionar novamente meses que já mencionaram anteriormente que iam ser acima da média, no 2º e 3º trimestres, são critérios muito confusos, portanto, vão ser acima da média duas vezes ?:D

Era bom que fosse assim :D
Imagina que o segundo trimestre da previsão, por exemplo, dizia que ia ser abaixo da média, ao contrário do primeiro. Como 1ºtrimestre (DEZ, JAN, FEV)
seria acima da média e (JAN, FEV, MAR) abaixo da média, isso queria dizer que Março iria ser um mês seco, tão seco que iria compensar a anomalia positiva dos 2 meses iguais das duas previsões. Concordo que estes critérios são confusos, acho que era melhor o ipma fazer a previsão por mês ou por trimestres sem meses repetidos ;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Pelo andar da carruagem, até meados de Dezembro não cairá nada de jeito, por aqui. Dia 4 já faz um mês que não cai uma pinga por aqui, não fosse aquele episódio torrencial no dia 1 e a seca continuava, mas a continuar assim não tardará a aparecer. As barragens vão continuar a perder armazenamento e já foram 2 meses do semestre húmido à vida, só falta 5 meses (Dezembro, Janeiro, Fevereiro, Março e Abril) para recuperar alguma coisa, mas até a vista alcança não se vê nada de significativo e as previsões sazonais apontam para um Inverno seco no sul.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Previsão de longo prazo - Previsão mensal - 30 nov. a 27 dez. 2015

Precipitação com valores abaixo do normal e temperatura acima
Na precipitação total semanal preveem-se valores abaixo do normal, para todo o território, nas semanas de 30/11 a 06/12 e de 07/12 a 13/12, e apenas para a região sul, na semana de 14/12 a 20/12. Na semana de 21/12 a 27/12 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Na temperatura média semanal preveem-se valores acima do normal, para todo o território, nas semanas de 30/11 a 06/12, de 14/12 a 20/12 e de 21/12 a 27/12. Na semana de 07/12 a 13/12 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Fonte: IPMA
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
mais do que a falta de chuva (que ja vem sendo habito desde ha uns anos), espanta-me o facto de as temperaturas estarem tão altas nesta altura do ano...quase em Dezembro ainda se anda bem de t-shirt...ainda não tive um único dia de formação de geada na zona de Alenquer, e ainda não foi hoje o primeiro. Habitualmente a Geada aparece por aqui em Novembro. A ver o que Dezembro nos trás ...mas parece-me que este será mais um Inverno fraco para quem gosta de eventos de Frio e chuva! :buh:
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
mais do que a falta de chuva (que ja vem sendo habito desde ha uns anos), espanta-me o facto de as temperaturas estarem tão altas nesta altura do ano...quase em Dezembro ainda se anda bem de t-shirt...ainda não tive um único dia de formação de geada na zona de Alenquer, e ainda não foi hoje o primeiro. Habitualmente a Geada aparece por aqui em Novembro. A ver o que Dezembro nos trás ...mas parece-me que este será mais um Inverno fraco para quem gosta de eventos de Frio e chuva! :buh:

É de facto preocupante. Muito preocupante. Pelo andar da carruagem em anos próximos não vai ser necessário ter roupa de Inverno no armário. No entanto vejo inclusivé amigos meus a referirem que assim é que é bom! Para eles era Primavera o ano todo. Mas não pode ser assim. A natureza não funciona assim! É triste. Muito triste. Só espero que 2016 traga prosperidade meteorológica ao nosso país, que tanto precisa!
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não é absolutamente nada preocupante, o inverno ainda não começou. Estas temperaturas são perfeitamente normais durante o mês de dezembro. O facto de estar tempo ameno e anticiclónico no início de dezembro não implica um inverno fraco, nem o seu contrário.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Ainda há dias uma tia minha dizia que em Novembro começava a geada, em Dezembro havia gelo e nevoeiro todo mês, as senhoras que iam lavar a roupa de manhã e tinham que primeiro partir o gelo dos tanques e as vezes era tão denso que deitavam agua quente primeiro lool para mim que nasci nos anos 80's isto parece surreal !! :shocking: Também me lembro que quando era puto íamos pra escola de luvas em Outubro...hoje em dia os miúdos andam de calções até Dezembro :intrigante:também me lembro de haver muitas trovoadas no Inverno, que agora praticamente desapareceram. Se isto não é prova de aquecimento e estabilidade do clima, não sei o que será...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Ainda há dias uma tia minha dizia que em Novembro começava a geada, em Dezembro havia gelo e nevoeiro todo mês, as senhoras que iam lavar a roupa de manhã e tinham que primeiro partir o gelo dos tanques e as vezes era tão denso que deitavam agua quente primeiro lool para mim que nasci nos anos 80's isto parece surreal !! :shocking: Também me lembro que quando era puto íamos pra escola de luvas em Outubro...hoje em dia os miúdos andam de calções até Dezembro :intrigante:também me lembro de haver muitas trovoadas no Inverno, que agora praticamente desapareceram. Se isto não é prova de aquecimento e estabilidade do clima, não sei o que será...

Dois exemplos, ao acaso, de inícios de Dezembro amenos, 1977 e 1978, na EM do Aeroporto de Lisboa (T: Temp. média; Tmax: Temp máxima; Tmin: Temp mínima):

C7NpJ4A.png


b0Xlc5b.png
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Em 2008, também tivemos um Outono monótono e quase ameno e, de repente, no mês de Janeiro seguinte, o frio instalou -se e congelou o país.

Não quer dizer que a história se repita, mas o frio, para se instalar, não precisa de se fazer anunciar. Aparece e pronto...

Convém não esquecer que ainda estamos no Outono, lembremos - nos do ensinamento e sabedoria popular " frio a sério só lá para o Natal . "
 
  • Gosto
Reactions: Iceberg e TekClub

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Dois exemplos, ao acaso, de inícios de Dezembro amenos, 1977 e 1978, na EM do Aeroporto de Lisboa (T: Temp. média; Tmax: Temp máxima; Tmin: Temp mínima):

C7NpJ4A.png


b0Xlc5b.png
Não me parece que seja o mesmo que está e vai continuar a acontecer na próxima semana. Porque nesses anos nos dias que tens máximas acima de 17ºC, tens mínimas altas. Máximas de 18/20ºC e mínimas de 12/15ºC em Dezembro isso certamente teve ai no meio vários dias de chuva, ou céu muito nublado.
Vamos ter máximas a rondar os 20ºC, não um dia, mas vários seguidos. Não me lembro de um fim de Novembro e início de Dezembro com máximas tão elevadas. Frio a sério, é esperar, por agora só em locais que hajam inversões térmicas... Depois, aparece o sol, e lá temos nós 20ºC. Em Dezembro! Isso nos espera na proxima semana pelo menos no Centro e Sul, excluindo zonas com maior altitude.
 
Última edição: