Previsões longo prazo (Outono/Inverno 2017/2018)

Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal


Já fiquei mais entusiasmado em saber que o tempo poderá dar a volta, pois a achuva é muito necessária, e agricultura depende em exclusivo do que poderá chover a curto/ médio prazo.

Permita-me discordar, mas essas previsões a médio prazo do BestWeather são uma anedota e têm falhado redondamente. Compreendo que no actual cenário seja difícil uma formulação com alguma certeza, mas essa previsão em concreto baseia-se em especulação.
 


ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Permita-me discordar, mas essas previsões a médio prazo do BestWeather são uma anedota e têm falhado redondamente. Compreendo que no actual cenário seja difícil uma formulação com alguma certeza, mas essa previsão em concreto baseia-se em especulação.
Pessoalmente acho que as previsões médio prazo no geral são como ir à bola de cristal...
 
  • Gosto
Reactions: jamestorm

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Permita-me discordar, mas essas previsões a médio prazo do BestWeather são uma anedota e têm falhado redondamente. Compreendo que no actual cenário seja difícil uma formulação com alguma certeza, mas essa previsão em concreto baseia-se em especulação.
É o normal do Stormy, é bom rapaz mas sempre demasiado optimista :lol:
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e lserpa

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
  • Gosto
Reactions: MipsUc e luismeteo3

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
A previsão mensal da AEMET está idêntica: http://www.aemet.es/documentos_d/enportada/20171201084115_p54tesp1.pdf
Todos sabemos que para chover por cá, a temperatura tem de ser acima da média, rara é a vez que aparecem as duas coisas ao mesmo tempo. Sendo residente numa zona que nunca vê neve, neste momento só penso em chuva, até porque, o frio ainda vem é complicar mais as coisas.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
A malta da Europa Central vai dizer que o AG não existe. Tanto frio que vai fazer lá.

Pelo ECM a primeira metade de Dez está feita para os europeus ocidentais.

Para o je, já houve muita chuva. Também quero um arctic blast mas não vai ser com um anticiclone de 1035hPa de vigia.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
A malta da Europa Central vai dizer que o AG não existe. Tanto frio que vai fazer lá.
Provavelmente algumas pessoas não mas outras, sim! :p Aliás, uma das consequências do aquecimento global é as temperaturas serem mais severas no inverno nas regiões mais a sul com as anomalias positivas no artico e com o degelo.
É como em Portugal, mas mais no caso da precipitação, se chover bastante no inverno e se a seca acabar, grande parte das pessoas vão- se esquecer disso!
No meu caso, por exemplo, acredito no aquecimento global. Podia cair um enorme nevão aqui em Arronches como em janeiro de 2010 e não deixava de acreditar no AG, pelo contrário, ainda acreditava mais porque o clima vai sendo cada vez mais de extremos. Nunca se sabe para o que estamos guardados, e tão depressa podemos passar de uma seca extrema para o contrário.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
MetOffice

Se2G2J4.png

TWkchiW.png

kBoWxr5.png


Já li algures no portal da Copernicus (CS3) - que ainda não foi atualizado - que o compósito tem maior valor preditivo do que qualquer modelo individual. Portanto, nada de desesperar.

Lá também diz isto:

The centres currently providing forecasts to C3S are ECMWF, The Met Office and Météo-France; at a later stage Deutscher Wetterdienst and Centro Euro-Mediterraneo sui Cambiamenti Climatici will be added to the list.

Do centro alemão já publiquei cartas -> https://www.dwd.de/EN/ourservices/seasonals_forecasts/charts.html?nn=495490

Já do CMCC nada sei -> http://www.cmcc.it/models e o modelo climático deles - aparentemente - deriva do ECM -> https://www.cmcc.it/database/seasonal-predictions

Há cartas publicamente disponíveis deste centro?
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: MipsUc e joselamego